Mauá

Mauá-SP
banner

Bem-vindo a Mauá!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Mauá, fotos, informações, os principais hotéis de Mauá, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Mauá, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 764m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 375.055 habitantes. A área total de Mauá é de 62,6km², e sua densidade demográfica é de 5.991,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mauá-SP é 09300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mauá

Roteiros do Brasil

Região Capital Expandida

Grande São Paulo

Capital da Louça e da Cerâmica

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O núcleo que deu origem ao município de Mauá surgiu em torno da pequena capela do Pilar Velho, erguida por volta de 1883. Entre os primeiros povoadores dessa região, estavam Antônio Franco da Rocha e um tal capitão João.
Não demorou muito e várias construções foram surgindo no lugar, dentre elas, um engenho de açúcar e um armazém, construídos por Lourenço Pinto. Nessa mesma época, Joaquim Rosa chegou ao povoado e se estabeleceu no comércio da madeira.
Novos habitantes foram, aos poucos, sendo atraídos e o núcleo começou a se expandir. Sua proximidade com outros centros de comércio facilitou seu desenvolvimento, sobretudo no setor comercial, e passou a abrigar diversos estabelecimentos como, por exemplo, uma serraria instalada por Bernardo Monelli, uma fábrica de cerâmica construída por Manente Pedotti e, posteriormente, uma fábrica de anilina e uma indústria para moagem de trigo.
Outro grande impulso ocorreu com a inauguração da estação de Mauá, pertencente a São Paulo Railway. Sua formação administrativa teve, no entanto, um início recente, com a criação do distrito do município de São Bernardo, atual São Bernardo do Campo, em 18 de outubro de 1934. Pouco tempo depois, em 30 de novembro de 1938, foi transferido para o município de Santo André e, apenas em 30 de dezembro de 1953, conquistou sua autonomia municipal.  

Significado do Nome

Mauá significa aquele que é elevado, língua Tupi, e como se trata de um município, pode-se traduzir Cidade elevada.

Originalmente, o nome "Mauá" designava uma área onde hoje situa-se a zona portuária do Rio de Janeiro e onde Irineu Evangelista de Souza construiu um grande porto. O Imperador, reconhecendo a importância da obra, nomeou-o barão.Na criação do distrito de Mauá, durante o processo de emancipação, o nome "Mauá" passou a designar a estação local e o povoado que surgiu ao seu redor em substituição ao antigo "Pilar", que fazia referência ao Caminho do Pilar (antigo nome da Avenida Barão de Mauá), que ligava a vila de São Bernardo á Igreja do Pilar

Aniversário da Cidade:

08 de Dezembro 

Gentílico:

Mauaense 

População:

417.281 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Embora existam vários ramos de atividade econômica na cidade, Logística, Metalurgia, Indústrias Químicas e Materiais Elétricos, e Petroquímico. Ainda hoje Mauá é lembrada como a "Capital da Louça e da Cerâmica", devido ao fato de esta atividade ter sido bastante importante para o desenvolvimento do município. Existem dois polos industriais (Capuava e Sertãozinho) e um grande Pólo Petroquímico onde está localizada a refinaria da Petrobrás, a RECAP, estes polos transformaram Mauá em um dos maiores parques industriais do país. Estão em implementação grandes intervenções viárias (Rodoanel e o prolongamento da Avenida Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores), que devido á facilitação do acesso á cidade devem influenciar no crescimento da atividade industrial que hoje sofre com o estrangulamento da malha viária e com sua crônica falta de manutenção.

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana de São Paulo  

Limites:

Norte: São Paulo; Nordeste: Ferraz de Vasconcelos; Sudeste: Ribeirão Pires e Oeste: Santo André. 

Acesso Rodoviário:

 

Percurso Urbano 

 

Distâncias:

Da Capital:

22 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Acesso: O acesso pode ser facilitado por meio da implantação de sinalização turística ou mesmo elaboração de material informativo do Parque, apresentando-se os meios de acesso.
A partir do centro de Mauá, segue-se pela Avenida Barão de Mauá passando pelo trevo da padaria Lisboa, até o número 3700 aproximadamente. A partir da Estrada de Sapopemba (vindo de Ribeirão Pires), chega-se a um trevo, com a única placa de sinalização (verde) que indica o Parque, na Av. Barão de Mauá.

Parque Municipal do Guapituba “Alfredo Klinkert Jr.”

Endereço: Avenida Capitão João, 3220, Jardim Guapituba.
Contatos: 4555- 2931 – contato via email diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente.
Período de Funcionamento: diariamente, das 7:00 às 17:00.

Descrição e Atividades realizadas no local: Com área de 540 mil m², o parque, que era uma antiga fazenda, foi inaugurado em 17/12/1995 e é composto por jardins, “ruas”, estradas e caminhos, pomares, pedreiras, represas e antigas moradias, hoje requalificadas como áreas administrativas, depósito e centro de recepção e biblioteca ambiental.
O objetivo principal do parque é proteger o meio ambiente e realizar a conscientização e a educação ambiental de seus freqüentadores, constituindo-se em espaço de contato com a natureza, conhecimento e “sossego”.
A chamada “casa de baixo” (por se localizar na parte inferior da propriedade), atualmente utilizada como espaço para recepção de grupos e biblioteca ambiental, é uma construção datada da década de 1930. Na década de 1940, a propriedade (na época, uma fazenda) foi adquirida por um alemão que nmorava em Santos, produtor de vinagre, para se constituir como local de descanso, para “fugir” do calor. Em 1949, construiu a casa sede ou principal (atualmente sede administrativa do parque). Com a II Guerra Mundial, os estrangeiros foram obrigados a deixarem os locais considerados como de “segurança nacional”, e por Santos
abrigar um dos principais portos do país, a família foi obrigada a se mudar para a então segunda residência. As maiores árvores do parque foram plantadas pela família nessa época, com finalidades comerciais, como os eucaliptos e as araucárias. Há, atualmente, maciços com cerca de 36.000 araucárias, sobreviventes das cerca de 120.000 plantadas na época.
A casa principal (hoje sede administrativa) possui granitos (conhecido como granito Mauá) da propriedade. Este tipo de granito foi usado por Vitor Brecheret no Monumento às Bandeiras e na construção da Catedral da Sé. O chamado Jardim de Pedras (o antigo jardim da propriedade, cercado de pedras, nascente e jardins) também foi confeccionado com pedras da propriedade.
O parque possui vegetação nativa (mata secundária, em processo de formação) e exótica (já frondosa e mais antiga), como o caso da “Maria-semvergonha”, espécie africana que se multiplica em demasia, e conforme o técnico local, atualmente necessita de controle; as palmeiras, as araucárias e os eucaliptos, espécie de origem australiana, estas últimas plantadas com finalidades comerciais para transformar-se em carvão, “combustível” de São Paulo no início do século XX, mas que com o advento da tecnologia e mudança da matriz energética no Brasil, perdeu sua importância e, por isso, muitos eucaliptos não foram retirados para comercialização. Além destas, é possível observar espécies como orquídeas, bromélias, samambaias-açu, além de cobras, lagartos, saruês, aves e répteis diversos, que não aparecem freqüentemente aos visitantes.

ABC Orquidário

Razão Social / CNPJ: Centro Técnico de Pesquisas Biológicas / 56181068/0001-79
Endereço: Estrada do Sapopemba, KM 36,5 – São Lúcido – Mauá – SP
Contatos: 4576-2255 / www.abcorquidario.com.br
E-mail: [email protected]

Período de Funcionamento: Segunda a sexta, das 8:00 às 17:00. Sábado, das 8:00 as 11:30.
Descrição e Atividades realizadas no local: instituição privada, em funcionamento desde 1986.
O ABC Orquidário está localizado na divisa dos municípios de Mauá e Ribeirão Pires. A propriedade foi adquirida em 1908. Sua área ainda preserva um pouco da Mata Atlântica com algumas espécies de árvores nativas. O ABC Orquidário possui uma área de 5.000m² de
estufas para abrigar suas plantas. Uma estufa abriga as suas matrizes, outra com coletivos e as demais de mudas e plantas para crescimento.
O orquidário conta um local para expor e vender suas plantas, além de uma grande área verde, onde os visitantes podem passear e admirar nas estufas plantas floridas. Tem como objetivos preservar todas as espécies que estão em extinção através de reprodução assimbiótica ou clonagem; criar híbridos de cores diferentes das existentes atualmente; cultivar orquídeas que floresçam nos períodos em que o mercado consuma mais (Dia das mulheres, dias das mães, dia dos namorados, natal, etc...). 

Recursos e Atrativos Culturais

As manifestações folclóricas do município são representadas pelas festas religiosas, danças
típicas, cabocla e indígena, além da influência dos imigrantes.
Essa cultura trazida pelos seus migrantes e imigrantes é preservada pelos descendentes que
se fixaram no município se manifesta em diversos eventos. Mauá fora conhecida como a
“Cidade da Porcelana”, e atualmente, há alguns remanescentes históricos e culturais desta
época, como a fachada da porcelana Mauá, a Porcelana Schmidt, a Porcelana Mizuno e a
Porcelana Kojima, além de exposição permanente no Museu de Mauá. Esta referência histórica
é de extrema importância para o desenvolvimento das atividades turísticas do município.

Igreja Matriz da Imaculada Conceição

Endereço: Rua Santa Cecília, 01 – Praça Monsenhor Alexandre Venâncio – Bairro Matriz –
Mauá - SP
Contatos: 4555-2180 / 4555-4678 / [email protected]

Descrição e Atividades realizadas no local: Equipamento religioso de referência municipal.
Encontra-se em processo de tombamento municipal pelo CONDEPHAAT MA tanto a Igreja quanto a imagem da Imaculada Conceição, através de processos respectivos de n° 9735/2002 e 9726/2002.
A Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição teve o altar restaurado, o piso ganhou um revestimento de granito. Os bancos de madeira, originais desde a fundação da igreja, também passarão por restauro. Juntamente com os móveis, os dois confessionários que servem aos fiéis na Matriz também serão restaurados.
Os dois gabinetes de confissão, construídos em madeira com cerca de dois metros de altura, também são peças originais. As paredes têm revestimento de diferentes pedras brasileiras e os vitrais representam a Eucaristia. Seu estado de conservação é considerado muito bom.
Acesso: De localização urbana, fica na Rua do Hotel Villa Brites, próximo ao paço municipal.
Possui bom acesso terrestre e ferroviário, embora não seja bem sinalizado.
Demanda: a maioria dos freqüentadores da Igreja é formada por moradores de Mauá, além de visitantes do entorno regional.

Museu Barão de Mauá

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 276 - CEP: 09310-180 - Vila Guarani - Mauá – SP
Contatos: 4519-6456 / 4519-4011
E-mail: [email protected]
Site: http://www.maua.sp.gov.br/museu/index.asp

Funcionamento: de segunda a sábado, das 09:00 às 16:00.
Descrição e Atividades realizadas no local: Segundo a Prefeitura Municipal, oMuseu Barão
de Mauá é considerado atualmente o principal responsável pelamanutenção da Memória e pela
pesquisa histórica no município de Mauá.
Inaugurado em 06/11/1982 pelo prefeito Dorival Rezende, o museu foi assim nomeado em
homenagem ao patrono da cidade que, segundo se supunha, teria morado na casa. Tal fato,
porém, nunca foi comprovado. O museu possui um acervo de cerca de 10 mil itens que inclui
objetos diversos, fotografias, livros e periódicos, referentes, sobretudo à História de Mauá e do
ABC Paulista. Em suas instalações, realizam-se exposições periódicas referentes aos mais
diversos temas, embora com ênfase na trajetória social e cultural do município.
O museu da cidade de Mauá foi criado por Lei Municipal em 1982, juntamente com a Casa da
Cultura, dividindo com ela o mesmo espaço e nome: "Barão de Mauá". O acervo foi constituído
de forma aleatória através de 99% de doações e 1% de aquisições feitas pela Prefeitura, órgão
ao qual o museu é subordinado.

Acervo

Contém 10.000 itens entre fotos, documentos, objetos, obras de arte, selos, moedas, vestuário,
que estão em processo de catalogação com base nos princípios norteadores da documentação
e da conservação preventiva.

Exposição permanente

“A arte e o trabalho da porcelana em Mauá" - Todas as fábricas de cerâmica, louça e porcelana
que fizeram parte da história da cidade de Mauá são representadas nessa exposição por meio
de inúmeras peças pertencentes ao acervo do Museu Barão de Mauá. Algumas dessas
fábricas remanescem ainda hoje e resguardam a memória da cidade, ícone brasileiro na
produção ceramista durante o século XX.
OBS: Única permanente.
A casa onde funciona o museu é tombada como patrimônio municipal (CONDEPHAAT-MA) e
estadual (CONDEPHAAT). De forma geral, o estado de conservação do atrativo pode ser
considerado bom. Há a possibilidade de agendamento para visitas guiadas que duram, em
média, 40 minutos.
Acesso / localização: de localização urbana, no centro do município, o museu encontra-se há
cerca de 1,5 km do marco zero da cidade. O acesso é pouco sinalizado, assim como
observam-se carências quanto à sinalização de ruas no município. O acesso é considerado
bom e pode ser realizado tanto por transporte rodoviário, como transporte ferroviário (cerca de
10 minutos a partir da estação, caminhando). Há parada de ônibus municipal e intermunicipal
(a partir de São Caetano, São Paulo, e outras cidades do ABC) ao lado do museu.

Capela da JOC (Juventude Operaria Cristã)

Descrição e Atividades realizadas no local: Encontra-se em processo de tombamento
municipal pelo CONDEPHAAT MA, através de processo n° 9729/2002. Por estar inserido
dentro da Santa Casa, com entrada pela ala neonatal, não pode ser considerado um atrativo,
mas sim um recurso potencial, que pode ser inserido num roteiro histórico-cultural assim que o
acesso independente ao hospital seja implementado, via escola municipal próxima, conforme
projetos da Prefeitura Municipal.

Teatro Municipal Anselmo Haraldt Walendy – Teatro Municipal de Mauá

(estacionamento próprio)
Contatos: 4555-0086 / 4513-8224 FAX: 4555-4142
Site: http://www.maua.sp.gov.br/teatro/index.asp
E-mail: [email protected]

Descrição e Atividades realizadas no local: O Teatro Municipal de Mauá foi inaugurado no
dia 10 de Dezembro de 2001, para atender à necessidade da cidade por uma sala de
espetáculos que abrigasse tanto a produção cultural local quanto as produções visitantes.
Sendo um espaço público, a sua missão primeira é estar aberto permanentemente como um
centro de referência e investigação artística da cidade. Tombado pelo CONDEPHAAT MA em
dez/2009.

Porcelana Kojima

Endereço: Rua Kojima, 32-Jardim Feital - Mauá-SP
Contatos: 4576-2166 / 2058-3572
Descrição e Atividades realizadas no local: A fábrica de porcelana artesanal Kojima foi
fundada em 1953 no local onde é atualmente (Mauá), pela família Kojima engenheiros e
técnicos do Japão. Trata-se de fábrica que possui linha exclusivamente de peças japonesas,
como objetos decorativos (gatos da sorte, daruma, vasos, etc.) religiosos e peças para mesa
(copos de chá e saquê, pratos, etc.). Além de conhecer a produção artesanal das peças, em
visitas agendadas com antecedência, é possível adquirir os produtos a preço de fábrica

Porcelana Mizuno

Razão Social / CNPJ: Yoko Mizuno & Cia Ltda. / 50.137.801/0001-71
Endereço: rua Espírito Santo, 91ª – Vila Lisboa
Telefone: (11) 4576-1845
Site: www.porcelanamizuno.com.br / http://cintia_fred.fotos.uol.com.br
E-mail: [email protected]
Descrição: Tradicional fábrica de porcelana artesanal oriental, fundada em 1956 em Mauá, e
gerida pela família Mizuno, vinda do Japão na mesma década.
Atualmente, há produção somente de peças de oratório, com as fases de modelação, pintura e
queima das peças. As demais peças (utensílios, vasos, etc.) têm a produção terceirizada e
somente são decoradas no local, através de pintura artesanal e decalques com desenhos
exclusivos, criados pelos fundadores da fábrica. 

Chaminé do Curtume

Endereço: Avenida Governador Mario Covas Jr., 01 – Centro.
Contatos: 4519-4444 (Shopping Mauá)
Descrição e Atividades realizadas no local: Segundo Sylmara Jacob (Prefeitura Municipal,
2003), a Chaminé do Curtume é o remanescente das InstalaçõesIndustriais do Curtume Mauá
S/A, desapropriada amigavelmente em 25 deNovembro de 1978 pela Prefeitura Municipal de
Mauá. Atualmente, não possuiutilização nem menção, indicação ou valorização como bem
histórico de grandeimportância que é.
Encontra-se locada entre o prédio do CAIC e o prédio do Mauá Plaza Shopping, sendo que
estas propriedades estão divididas por um muro de divisa lindeiro, estando a chaminé fica
distante cerca de três metros do mesmo e voltada para a área de serviço do Shopping,
podendo ser acessado pela área de estacionamento do mesmo.
A Chaminé do Curtume encontra-se em bom estado de conservação, mantendo suas
características construtivas originais. Construída em alvenaria de tijolos maciços, com base de
sustentação de raio de oito metros, detalhes de borda em tijolos com moldura decorativa em
estilo industrial da década de 1930.

Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia

É também conhecido como Gruta Santa Luzia ou Parque Nascentes do Tamanduateí, abriga uma das nascentes, conhecida por ter poderes curativos, do rio Tamanduateí.
Com vegetação da Mata Atlântica em recuperação, o local é considerado AEIA (Área Especial de Interesse Ambiental) pela Lei de Zoneamento do município. No interior do parque também existem APAs (Áreas de Proteção Ambiental), protegidas por lei federal devido a presença de nascentes. Nele está situado o viveiro municipal, que abastece a cidade com mudas de plantas ornamentais.
Teve seu paisagismo elaborado por Burle Marx, que se inspirou no bosque de Konstanza, situado na fronteira entre a França e a Suíça. Se localiza entre os bairros do Jardim Itapeva e Jardim Adelina, em Mauá.
Criado em 1975 para preservar as nascentes do rio Tamanduateí,nele, localiza-se a Gruta Santa Luzia, a área é considerada uma AEIA (Área Especial de Interesse Ambiental) pela Lei de Zoneamento do município. Existem APAs (Áreas de Proteção Ambiental), protegidas por lei federal em seu interior.
As águas da nascente são impróprias para consumo humano. A conclusão é de estudo realizado pelo Centro Universitário Fundação Santo André, que começou no segundo semestre de 2007 e terminou no ano seguinte. Em trecho distante cerca de 300 metros da gruta, os pesquisadores localizaram na água a presença de micro-organismos que são encontrados em fezes humanas. Por conta da contaminação por esgoto doméstico, apesar de imprópria ao consumo humano, pode ser utilizada sem prejuízo em outros processos.
Para realizar o estudo, foram coletadas amostras de água do Tamanduateí em seis pontos, ao longo de 12 quilômetros do rio, entre Mauá e Santo André.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa Junina - Uma das festas mais tradicionais do ABC é a festa junina de Mauá, que atrai visitantes não só
do ABC, mas também de São Paulo e outros locais. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAUÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (11) 4512-7500

Sites: http://www.maua.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Linhas de Ônibus IntermunicipalA cidade de Mauá é servida por diversos ônibus intermunicipais sob gerenciamento da EMTU. A maior parte das linhas com ponto final na cidade parte de São Caetano e do Sacomã. Há também itinerários que cruzam a cidade, saindo dd Sacomã, de São Caetano ou de Santo André e indo até Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra ou Paranapiacaba. A EAOSA possui a maior parte das linhas, e, além dela, servem o município os viações Ribeirão Pires, Interbus, METRA e RIGRAS.

Viação EAOSA

143 - Santo André/ Mauá - Vila Mercedes
158 - Terminal Sacomã/ Mauá - Zaíra
158BI - São Caetano/ Mauá - Zaíra
159 - São Caetano/ Mauá - Vila Mercedes
159EX1 - São Caetano/ Mauá - Sertãozinho
160 - Terminal Sacomã/ Mauá - Itapeva
160EX1 - São Caetano/ Mauá - Itapeva via Esperança
325 - Pacaembu/ Mauá - Zaíra
382 - São Caetano via Capuava/ Mauá - Feital
382EX2 - São Caetano via Capuava/ Mauá - Itapeva via Hélida
400 - Diadema/ Mauá - Zaíra
400EX1 - Avenida Paulista/ Mauá - Zaíra
403 - São Caetano/ Mauá - Nova Mauá
441 - Avenida Paulista/ Mauá - Parque São Vicente

Viação Ribeirão Pires

040 - Santo André/ Paranapiacaba
040EX1 - Santo André/ Parque Andreense
063 - Terminal Sacomã - Ouro Fino
063EX1 - Terminal Sacomã/ Rio Grande da Serra
064 - São Caetano/ Vila Mercedes
177 - Santo André Parque das Américas/ Ribeirão Pires Parque das América

Viação Interbus

157 - Santo André/ Mauá - Sílvia Maria
Rigras

336 - Ribeirão Pires? Mauá - Capburgo
Metra

284 - Santo André Terminal Leste/ São Mateus
284M - São Bernardo do Campo/ São Mateus
285 - Ferrazópolis/ São Mateus
487 - Parada Santa Tereza/ Sônia Maria

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

RUA JUNDIAÍ, 148 - MATRIZ
MAUÁ-SP
TELEFONE: (11) 4555-1932  

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  http://www.camaramaua.sp.gov.br  

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Mauá

Mauá cidade linda de Deus...vale a pena conhecer quem tá pensando em ir prá lá..
Por: aline

Sou de Niteroí RJ,morp em Mauá desde nov/2005, é uma cidade acolhedora, muito boa de de se morar,precisa de incentivo cultural.
Por: marcelo baptista

ola,nasci em Mauá,cidade linda e maravilhosa gostaria de rever mais fotos da cidade para recordar momentos importantes em minha vida,porke agora moro no Japao,mas a saudade deste municipio,lindo é enorme! te amo Mauá!
Por: Ana Myhuki Rodrigues Saito

ameiiiiiiii aindabem que eu moro ai pq e lindo e nao enporta se é pobre é uma sidade guardada por deus
Por: raphaela

ola moro em maua mais hoje estou em arcoverde pernambuco,com muitas saudades desse clima frio e dessa correria pois com todos os problemas que acontecem em maua eu amo esse lugar.um abraço para todos vcs idealizadores desse projeto.
Por: Rafael cardoso

este lugar é o melhor para se viver... as melhores férias foi aew! amOo dimais esse lugar
Por: jessica

ADORO ESSA CIDADE. LINDA, ACOLHEDORA COM TUDO QUE ALGUEM PRECISA PARA VIVER FELIZ. TE AMO MAUA
Por: paulo

sou de maua hoje vivo aracuju SE mas não esqueço meu bairro (vermelho)
Por: paulo cesar

Mauá é uma das cidades de destaques, por ser formada por pessoas pacatas, trabalhadoras e inteligentes... Vamos em frente ...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Essa é a nossa Mauá terra onde vivo a 45 anos, cidade onde cresci , casei ,criei meu filhos,ou seja a terra onde decidi viver, portanto sou de Mauá ,nem é preciso falar só no andar da pra notar.
Por: wiliam josé brnicky

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mauá
Fundação:
1953
Altitude:
764m
População:
375.055 habitantes
Área:
62,6km²
Densidade Demográfica:
5.991,29hab/km²
CEP:
09300-000

Envie seu comentário sobre Mauá