Piatã

Piatã-BA
banner

Bem-vindo a Piatã!

banner

As melhores pousadas em Piatã podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Piatã, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1878. A localidade está em uma altitude de 1.268m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.766 habitantes. A área total de Piatã é de 1.513,8km², e sua densidade demográfica é de 11,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Piatã-BA é 46765-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Piatã

ROTEIROS DO BRASIL

Região Chapada Diamantina

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Conta os historiadores que a fundação do povoado mais velho da Chapada Diamantina se deu das paragens do movimento expansionista do século XVII, resultando na penetração dos bandeirantes pelos sertões do Rio de Contas, quando subiam o rio a cata de pedras preciosas e principalmente do ouro, junto a serra de Santana e Tromba onde havia negros amocambados desde 1680.
No início do século XVII, com a descoberta de grandes jazidas de ouro junto a serra de Santana, foi construído um Planalto formado pelos vales das duas serras (Santana e Tromba) uma igreja com paredes e portais em pedras lavradas e posteriormente em torno desse templo formou-se uma pequena povoação. Muitos foram os bandeirantes que se aventuraram pelos sertões do Rio de Contas e se confrontaram com os gentios que infestavam a região.
Dentre muitos nomes de bandeirantes, destacamos Pedro Barbosa Leal, como sendo encarregado pelo vice-rei, o Conde de Sabugosa, de abrir um caminho ligando Rio de Contas a Jacobina. Também conta a história que o capitão-mor Antônio Veloso da Silva, que provavelmente era português, teve intensa atuação nos Sertões da Bahia, com ordem do Governo Baiano para combater Índios bravos e negros fugidos. Em 1732 foi imbuído da missão de descer o Rio de contas e conduzir o material da casa de fundição que seria erguida, além de abrir um melhor caminho para aquelas minas. Em 1738 o bandeirante travou um violento combate com os Índios num determinado trecho do rio, fundando ali uma fazenda de gado (hoje Jussiape).
Foi numa expansão descontrolada e silenciosa, que fizeram chegar levas de homens imbuídos da ambição de riqueza no povoado que acentuava progresso e recebia o nome de Bom Jesus dos Limões, pertencente ao município de Minas do Rio de Contas. O distrito de Bom Jesus dos Limões foi criado pela lei provincial nº 169 de 25 de maio de 1842, depois teve seu território desmembrado pela lei nº 1813 de 11 julho de 1878 com a denominação de Bom Jesus do Rio de Contas.
Em 29 de janeiro de 1916 a lei municipal de nº 31 aprovou a lei de nº 1162 e criou o distrito de Ipiranga (hoje Inúbia). Em 8 de julho de 1931 com o decreto estadual nº 7479 Bom Jesus do Rio de Contas passava a se denominar Anchieta. Já em 1934, no dia 29 de maio o decreto lei estadual de nº 8940 cria na sede do Arraial de Cana Brava dos Gatos o distrito de Cabrália. Em 31 de dezembro de 1943 o decreto lei estadual nº 141 deu o nome ao município e a sede que passou a se chamar pelo topônimo de Piatã. Em 1962 perdeu parte de seu território com a emancipação de Abaíra e Boninal. 

Significado do Nome:

"Piatã" é um nome com origem na língua tupi: significa "pé duro", através da junção dos termos py (pé) e atã (duro)

Aniversário da Cidade:

11 de Junho  

Gentílico:

piatãense ou piatense

População:

18.421 habitantes - censo IBGE/2013  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É o município mais alto e mais frio do estado da Bahia. Com essa temperatura amena o ano todo é muito agradável para descansar da correria do dia a dia da cidade grande. Povo alegre e hospitaleiro, com muitas festas principalmente festas juninas e carnaval, e a graça de cidade de interior, atrai muitos turistas para a região. Nascentes, rios, florestas, tudo isso e muito mais voce vai encontrar em Piatã. Agende já suas férias para Piatã. Voce e sua família vão adorar.

Clima:

Tropical de altitude Csb 

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia BR-381

Localização:

Piatã encontra-se num platô entre as Serras da Tromba - um prolongamento das Serra da Mantiqueira, onde estão as nascentes do Rio de Contas e do Rio Machado - e de Santana, onde fica a capela do Senhor do Bonfim. 

Limites:

Abaíra

Distâncias:

-Brasília/DF - 985 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.480 km

-Salvador/BA - 538 km

-São Paulo/SP - 1.608 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeira do Patrício

  -É a maior cachoeira  e fica no rio de Contas, distante da sede 9 km. Acesso íngreme.

-Cachimbai

  -Localizada no Machado. Uma linda cachoeira com aproximadamente 40 metros e queda d’água.    Cercado por uma enorme rede de pedra, o lugar encanta os visitantes. Embaixo, encontramos uma piscina natural;

-Cachoeira 3 Bicas

-Cachoeira da Mariazinha

-Cahoeira de Piatã

-Cachoeira do Cochó

-Cachoeira do Rio de Contas

-Cachoeira da Malhada da Areia

-Encontro das águas

  -O Encontro das Águas é um belíssimo lugar, onde os rios Machado e Tamborô se encontram. Uma ótima opção de lazer para os finais de semana;

Os Gerais do Rio de Contas

A Bica do Machado

Localiza-se no oeste a 1 km da cidade. 

Serras

Serra de Santana - Serve de pano de fundo à cidade, chamando a atenção pela sua beleza e altitude. Nela está localizada a Capela do Senhor do Bonfim. Foi nesta Serra que os bandeirantes encontraram grandes jazidas de ouro. Samambaias e orquídeas enfeitam a paisagem;

Serra do Navio

Serra da Tromba

Os Três Morros.

Capela do Senhor do Bonfim

A Capela do Senhor do Bonfim é a única construção na Serra do Santana, atraindo os religiosos, mas também os aventureiros.  A trilha de menos de 1 km e com pequeno grau de dificuldade, é considerada uma via sacra e, como tal, costuma ser muito visitada na Semana Santa. Na Sexta-feira Santa, a maioria dos moradores de Piatã a visita em penitência, enquanto outros vão apenas para se divertir. A chegada recompensa o sacrifício. Daí se tem uma bela visão panorâmica da cidade e das serras que a circundam. Nas proximidades, há uma nascente de água, sempre gelada, que refresca e sacia a sede dos que a alcançam. A trilha continua subindo e vale a pena chegar até o cume da Serra do Santana para se ter outra bela vista panorâmica da paisagem serrana de Piatã.

Rio de Contas

Nasce na serra da Tromba e, após atravessar o município de Jequié, deságua no oceano Atlântico na cidade de Itacaré.

Rio Cochó - nasce na serra da Jucia

Rio dos Remédios ou dos Funis;

Rio Gritador do Salitre;

Rio do Casco;

Rio das Palmeiras

Rio das Pedras

Nasce na serra da Jucia e deságua no rio de Contas. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Senhor Bom Jesus - Padroeiro da cidade e celebrado no dia 1 de janeiro;

- Carnaval - É uma das festas mais animadas da cidade, realizado na praça da Feira, no centro da cidade;

- Semana Santa - É festejada para lembrar os últimos dias vividos por Jesus Cristo na Terra;

- São João - Festejado a 24 de junho, é caracterizado por música sertaneja pé-de-serra, dança e fogueiras. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIATÂ

E-mail: [email protected]

Telefones: (77) 3479-2130

Sites: http://www.prefeiturapiata.com.br 

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (77) 3479-2102

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-www.cnm.org.br

-www.municipionline.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Piatã

Parabéns, pela divulgação do site de nossa terra "Piatã", Municipio onde nascir em 1948, hoje moro em Goiânia/GO, sou advogado militante e adoro minha terra natal. Gostaria que Piatã fosse mais explorado e divulgado mais o turismo da região, todavia, a chapada diamantina é a coisa mais linda de nosso país.
Por: JOSE LOPES CARVALHO

oi foi pr piatã gostei muito das festa da pessoa e muito gostoso murar ai tb q for vai adorar e nem volta...
Por: johnny

é uma cidade maravilhosa para quem procura calma e tranquilidade um local sem violencia e correria da cidade grande,otimo local para passar o carnaval e festa junina sempre tem festas nessas epocas com muita alegria e descontraçao muito bom pra se divertir sem se preocupar com a vida
Por: vitor marco

Eeeeeee BAhia !!! Piata e a cidade natal dos meus pai, eu sempre passo minhas ferias nesta cidade, e vou dizer e tudo de bom, mas bom de mais mesmo!!!
Por: andre candido

olá, estive em Piatã em 95 e achei o máximo, tenho familiares nas cidades de lá (Riachinho, Vereda) e em Piatã também, espero voltar o mais rápido possivelm agora com o meu filho. Um abraço pra todos.
Por: ANA CRISTINA SILVA SOUZA

nasci no canguçu,municipio de piatã,não mora mais nesta regiaõ mas adoro minha cidade,sempre que posso estou visitando-a sinto falta do clima da hospitalidade,dos familiares,principalmente da tranquilidade e do cheiro da minha terra.um abraço meus contrraneo.
Por: maria de lourdes de j ximenes

Piatã é uma cidade de varios encantos povo hospitaleiro, clima gostoso e tem o melhor café da chapada . as festas tipicas como são joão é bom demais ....visite eu recomendo!!!!!!
Por: edivaldo Alves

estive em piata para implantar ocistema de celular e adorei esta cidade e vor morar la adorei o clima e a hospitalidade do povo recomedor a todos meus amigos adoro esta cidade
Por: givaldo (gil)

MAIS QUE CIDADE LINDA CHEIA DE GRAÇA CIDADE MARAVILHOSA
Por: MANUELLY

piata e a cidade dos meus sonhos e onde marcio vitor morra e lllllllinda de mais
Por: MANUELLY

pitã é uma cidade muito boa para viver e mara. as pesoas são acolhedora e amigas. piatã a cidade que um dia vou mara nala um abraço piatã ti amo...
Por: ednilson aguiar marques

piata essa cidade e tudo de bom adorei ter conhecido ela tambem pelas suas festividades fantasticas pelos povos simpres e acolhedor suas naturalidade seu ar umido suas nacente de aguas essa cidade e maravilhosa valtarei logo a esta cidade que mim acolheu de braços aberto muito obrigado povo de piata aquele abraço
Por: jose carlos de melo

esta çidade e xeio de riquezas maravilhosas demaiscomo as fazendas florestas o jerais a serra capela,grupos da terra e etç...eu amo a nossa çidade???
Por: leandrinho do forrò

Piatã terra boa e fria! sinto muita saudade das festas de São João e do povo piatãese, ha tá! e da pinga é claro rsrsr!
Por: Anatan de Araujo Carauba

Eu moro em Piatã !!que bommmmmmmmmmmmmm !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :dd
Por: Lara

piatã que saudades da minha terra natal,cidade maravilhosa,lugar para se viver bem, longe de violençias.eu tenho esperança de um dia poder voltar para poder relembrar todos os momento bons......
Por: ortiléia barros macedo

piatã e uma cidade maravilhosa,rodeada de montanhas, de belas paisagens frio pra danar mais e gostoso, eu amo minha cidade
Por: marinalva macedo

alo meus conterranios de piatã,essa cideda linda o prefeito tem divulgar essa cidade para povo brasileiros precisa conhecer essa cideda para desenvolvimento do turismo.
Por: joaquim oliveira viana

piata é tdo de bom c certeza dia 17/05/10 estarei passando minhas ferias vlw piataaaaaaaaaaaaaa
Por: everaldo bertioga s/p

eu sou natural de piatâ, mas estou en saô paulo,
Por: genivan o . d . s.

estive com minha familia ai em piata ,uma cidade muito calma ,com pessoas super tranquilas ,gostei muito
Por: solange vieira rodrigues

olha eu fui e................................. amei. sabe uma cidade linda é piatã sou de Alagos gosto muito de lá.tenho 45 anos e postei esse comentario isso é tudo, gosto de Alagos mais AMO a Bahia ♥♥♥ beijos...
Por: cristina peres

Bem meu comentario é bem pertinente, morei nessa cicade por muito tempo, olha galera recomendo a todos.. la vc vai encontrar um povo hospitaleiro , otimos lugares pra curtir a natureza e sem falar que la tem o melhor são joão do mundo...." frio pra danar mais é gostoso"é bom demais um abraço pra e amo Piatã.........
Por: Edivaldo Alves

Morei em piatã há 8anos, na area da saúde, qdo sai dexei parte do meu sentimento aventureiro nesta cidade, fiz amizades lindas e outras simplesmante amigos, hoje sei que perdi muito em ter saido, deste pedaço de aventura e de natureza que é quem conhece e ama piatã, saudade um abraço
Por: Adão Brizola Matos

Um banho na bica do machado é inesquecivel.E que tal uma subidinha no cume da serra de santana,fica bem atrás da nossa igreja matriz,o visual é deslumbrante.Abçs..
Por: Valfredo Soares

Piatã e a melhor cidade de si morar conheca piatã
Por: gilzinho

muito bonito cidade de minhas familias e sem drogas graças a deus
Por: silas jose da silva

Embora em seja Baiano, infelizmente não conheço Piatã, estou fazendo esse comentário, para saber um puco mais, e ao mesmo tempo tirar uma dúvia, Aprendi na escola que o Rio de Contas Nascia no Município de Piatã, é verdadeiro essa afirmação? Pesquisando o Rio de Contas, tal foi a minha surpresa de que o rio nasce na ciade de Rio Contas. Quanta a Piatã, pelas poucas fotos que visualizei, gostei muito afinal de contas tudo que se refere a cidades da Bahia eu fico emocionado. nunes/
Por: Ednaldo Alves NUnes

Oi Ednaldo Alves Nunes! O rio de contas nasce no gerais, no municipio de Piatã. Abraçoss
Por: Reginaldo A. Lima

Muito linda, pessoas muito educadas e generosas, cidade limpa e bem cuidada, jardins floridos, pracinhas deliciosas e aconchegantes. Parabens a todos, continuem assim.
Por: Railda Fontes

Muito linda, pessoas muito educadas e generosas, cidade limpa e bem cuidada, jardins floridos, pracinhas deliciosas e aconchegantes. Parabens a todos, continuem assim.
Por: Railda Fontes

sai de piatã com 4 anos moro em macaúbas mais adoro piatã essencial no carnaval vou em 2011 vl abs.
Por: weliton

eu nasci nesta bela cidade mais minha familia mudou-se p/são paulo quando eu tinha tres meses de nascido por tanto não conheço a cidade melhor!!!porem minha mae já visitou alguns parentes nossos diversas vezes mais não vai faltar oportunidade de vizitar esta maravilhosa cidade abraços a todos piatánheses.
Por: carlos alberto ferreira

È uma cidade maravilhosa ja morei alguns anos ai hoje moro em bertioga , mas a saudade de piata é demais eu amo essa cidade .
Por: israel de brito pereira

olá piatã, cidade onde eu naci tenho muito orgulho, um abraço.
Por: marli

tenho ai nessa cidade uma amiga muito legal.o nome dela e angela da cesta do povo,desejo um dia conhecer essa cidade encantada.as fotos são lindas, me apaixonei.piata me agurade.
Por: eliene de oliveira lima sousa

Cidade maravilhosa e linda!!!!!!Tem pessoas acolhedoras,sou suspeita em falar,pois é a minha cidade natal,nasci ai!!!!e me orgulho dos lugares existentes e dos amigos que ai estão!!As festas são espetaculares e as decorações exemplares.Amo Você Piatã.Saudades!!!!!!!!!!!
Por: luciana

adoro piata so que a renda minima e pecaria o ganho e pouco mas e tdo de bom....cidade maravilhosa ...................hoje resido em porto seguro bahia ..piata e demaissss
Por: fatima

Eu amo minha cidade... adoro demais, quem não conhece precisa conhecer, vale a pena, o clima é ótimo, frio pra daná mais é gostoso... Vc que não conhece venha conhecer não irá se arrepender... beijos!
Por: Marlúcia Araujo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piatã
Fundação:
1878
Altitude:
1.268m
População:
17.766 habitantes
Área:
1.513,8km²
Densidade Demográfica:
11,74hab/km²
CEP:
46765-000

Envie seu comentário sobre Piatã

banner