Diadema

Diadema-SP
banner

Bem-vindo a Diadema!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Diadema, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Diadema, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 780m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 335.078 habitantes. A área total de Diadema é de 30,7km², e sua densidade demográfica é de 10.914,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Diadema-SP é 09900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Diadema

Roteiros do Brasil

Região Capital Expandida

Grande São Paulo

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Desde o início, o processo de ocupação de Diadema teve um fator fundamental: sua localização geográfica entre o litoral - Vila de São Vicente - e o planalto - Vila de São Paulo de Piratininga. Foi a existência de uma via de ligação entre São Bernardo e Santo Amaro que proporcionou a chegada de uns poucos moradores ainda no século XVIII. As avenidas Antonio Piranga e Piraporinha originaram-se desses caminhos primitivos.
Até a década de 40, a região de Diadema era constituída por quatro povoados pertencentes a São Bernardo: Piraporinha, Eldorado, Taboão e Vila Conceição. Dispersos, eles eram ligados apenas por caminhos precários. Cada um tinha sua vida própria. Piraporinha próximo a São Bernardo; o Taboão, também ligado pela proximidade a São Bernardo e a São Paulo pela Avenida Água Funda. O Eldorado, que guardava características muito próprias, graças à Represa Billings, vinculava-se mais a São Paulo, à região de Santo Amaro. E finalmente a Vila Conceição formada pelas chácaras pertencentes ao loteamento da Empresa Urbanista Vila Conceição.
Em 1925, com a criação da Represa Billings, a região do Eldorado passou a despertar o interesse de moradores da capital que buscavam opções de lazer. Nos anos 30, os irmãos Camargo, donos das terras2, resolveram melhorar a ligação com a Vila Conceição (centro) por meio da abertura da atual Avenida Alda até o Parque 7 de Setembro. O trajeto até o centro foi completado pelo sr. Alberto Simões Moreira. Nessa estrada passaram a transitar carros de boi, cavalos, automóveis e a primeira jardineira que fazia o itinerário Eldorado - Vila Conceição - Praça da Árvore (SP).
Apesar da proximidade geográfica com a Capital, até os anos 50 a cidade pouco sentiu os efeitos das transformações produzidas pela industrialização em São Paulo. Até então, Diadema não tinha nenhuma importância econômica regional. Foi nas cidades localizadas ao longo da ferrovia Santos- Jundiaí, principal via de circulação de mercadorias na época, que ocorreu a expansão industrial paulista até a década de 40, especialmente em São Caetano, Santo André e Mauá.
Após a década de 50, o sistema de escoamento da produção, feito até então pelos eixos ferroviários, entra em declínio e o governo passa a optar pelos circuitos rodoviários. A Via Anchieta, inaugurada em 1947, representa uma nova fase da industrialização paulista e da implantação do capitalismo no Brasil. Em São Bernardo, ao longo dessa estrada, instalaram-se grandes indústrias multinacionais; e em Diadema, principalmente pequenas e médias empresas nacionais que produziam, na sua maioria, objetos complementares para as multinacionais.
Em 1948, com a Lei n0 233, criou-se o Distrito de Diadema. As transformações ocorridas a partir dos anos 50 na região do ABCD paulista - abertura de estradas, industrialização, migrações, novos loteamentos, crescimento das cidades -despertaram o interesse das lideranças políticas da região de Diadema. Havia o entendimento de que a mudança de distrito para município favoreceria o desenvolvimento do lugar.
A Vila Conceição liderou o movimento pela emancipação local. Além de contar com as lideranças políticas mais interessadas na questão, o vilarejo encontrava-se bastante isolado de São Bernardo, sentindo particularmente a falta de infra-estrutura e serviços básicos.Os moradores de Piraporinha, Taboão e Eldorado eram, na sua maioria, desfavoráveis ao movimento. Foi a conjugação de vários fatores que determinou a emancipação político-administrativa de Diadema, como a expansão urbana e industrial paulista em direção ao ABC, a articulação de políticos da localidade, como o professor Evandro Caiaffa Esquível, com lideranças de influência no âmbito estadual, como o jurista Miguel Reale e a intensa participação dos moradores da Vila Conceição na Campanha da Emancipação.
Aprovado o processo de emancipação pela Assembléia Legislativa, ocorreu o plebiscito no dia 24/12/1958. As pessoas residentes há mais de dois anos no local votariam a favor ou contra a emancipação. Participaram cerca de 300 eleitores e a emancipação venceu por pequena margem, apenas 36 votos. Em 1959 realizaram-se as primeiras eleições para os poderes Executivo e Legislativo do município de Diadema. E no dia 10/01/1960, com a posse do primeiro prefeito, vice-prefeito e vereadores, instalou-se oficialmente o novo município.
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

08 de Dezembro 

Gentílico:

Diademense

População:

386.039 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A chegada das grandes indústrias automobilísticas ao ABC marcou o início da história econômica de Diadema. Nos anos 50 a Via Anchieta tornou-se o grande eixo de localização deste setor industrial no Brasil. Instalaram-se aí a Volkswagen, a Willys (mais tarde, Ford), a Mercedes Benz e a Scania. A urbanização de Diadema ocorria em conseqüência da expansão industrial de São Bernardo do Campo. A indústria automotiva abriu mercado para áreas complementares na cidade, como o setor de autopeças e de embalagens. A indústria logo se transformou no ramo de mais intensa atividade econômica do município e ainda hoje permanece como setor de destaque em Diadema.
A metalurgia e as indústrias de cosméticos e de plásticos atualmente são os principais pólos econômicos da cidade. Ainda assim, apesar do predomínio do número de empregos no setor industrial, na última década houve uma pequena mudança no panorama econômico do município. De 1995 a 2000 ocorreu um crescimento nos setores de serviços e comércio em concorrência com a diminuição progressiva dos empregos ocupados na indústria.

Clima:

Quente e Úmido

Temperatura Média:

25° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Metropolitana de São Paulo  

Limites:

Norte, Leste e Sul: São Bernardo do Campo; Oeste: São Paulo. 

Acesso Rodoviário:

BR-101   

Distâncias:

Da Capital:

15 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário do Município

Data: 08 de Dezembro 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIADEMA

E-mail: [email protected]

Telefones: (11) 4044-8958

Sites: http://www.diadema.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

 10EP Jardim Sapopema - Terminal Piraporinha

 11EP Vila Paulina – Terminal Piraporinha

 11P – Vila São José – Terminal Piraporinha

 13EP – Terminal Eldorado – Terminal Piraporinha

 13P – Terminal Piraporinha – Jardim Maria Helena (circular)

 14P – Jardim Gazuza - Terminal Piraporinha

 16P - Jardim Arco-Íris – Terminal Piraporinha

 20DP – Terminal Piraporinha – Terminal Diadema (Centro)

 21DP – Terminal Piraporinha – Terminal Diadema (Centro)

 22DP - Terminal Piraporinha / Terminal Diadema (Centro)

 23DP – Terminal Piraporinha – Terminal Diadema (Centro)

 24DP – Terminal Piraporinha – Terminal Diadema (Centro)

 25DP – Terminal Diadema (Centro) – Terminal Piraporinha

 26DP – Terminal Piraporinha – Terminal Diadema (Centro)

 30ED – Terminal Eldorado – Terminal Diadema (Centro)

 31D – Vila Paulina – Terminal Diadema (Centro)

 32D - Jardim Sapopema/ Terminal Diadema

 32ED - Terminal Eldorado / Jd. Sapopema / Terminal Diadema

 33ED - Terminal Eldorado - Terminal Diadema

 34ED – Terminal Eldorado – Terminal Diadema

 35D - Jardim Luso - Terminal Diadema

 36D - Terminal Diadema / Vila São José - Via Extra Anchieta

 38D – Terminal Diadema - Jardim Paineiras

 39D - Jardim Canhema / Terminal Diadema

Empresas que operam em Diadema:

 ETCD - Empresa de Transporte Coletivo de Diadema

 Viação Imigrantes

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS 

Rua Sílvio Donini, 222 - Bairro: Jd. Donini 
Diadema-SP - CEP: 09920-530
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (11) 4056-5683 /4056-5411 / 4057-1086 - Fax: (11) 4056-5683
 
Obs: Notas: apenas procurações, reconhecimento de firmas e autenticações. 
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
 
Área Abrangência: Município de Diadema.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas, Notas.

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Diadema

Nossa dizem ke lá é mto bom e tbm nunca fui ñ mas tenhoo vontade de conhecer a famosa DIADEMA... Bj0os..
Por: Luiza Toshinan

Bom.. Diadema eh a cidade onde eu vivo, e tenhu muinto orgulho de morar akii Eh uma cidade onde sempre tem algo legal pra fazer, tem várias praças e agora estão construindo um Shopping no centro que vaii ser minha novaa morada ! =p
Por: Lorynha

VIM DE SOROCABA PRA DIADEMA A 5 ANOS, É UMA CIDADE MUITOBOA, AGRADAVEL, ACOLHEDORA, TEM MUITO TRABALHO,INDUSTRIAS, SÓ ACHO QUE TEM POUCA OPÇÃO DE LASER, VIR PARA DIADEMA FOI A MELHOR DECISÃO DE MINHA VIDA NOS ULTIMOS ANOS, RESUMINDO UM LUGAR BOM DE VIVER, SOU DESQUITADO E MORO COM MINHA FILHA QUE TAMBEM SE ADAPITOU BEM AQUI.
Por: roberto carlos santos

Olá pessoal! Não imaginava que Diadema fosse tão linda assim!!! Vai chegar um dia q qdo for para São Paulo com certeza vou querer conhecer Diadema..e é claro que este dia vai ser breve com certeza!!! Desejo muito conhecer São Paulo..me aguardem que breve estarei aí ok!!! Enorme abraço.. Grande abraço p/todos de Diadema ok! Sou de Londrina-Pr Carmem
Por: Maria Carmem Souza

eu moro em Diadema faz 36 anos e gosto muito da cidade em todas suas for mas, tem de tudo aqui. EDSON MENDES.
Por: EDSON FELIPE MENDES.

Para o povo de diadema ser mais único em sua hospitalidade, só faltava falar "diademês".
Por: Prof. Delio Pereira Lopes

Putz naõ conheiço lugar melhor para morar esta cidade é simplismente igual las vegas. Olha diadema esta de Parabens que pena que eu não moro neste paraiso.
Por: Leonardo

Mudei rescentemente de Diadema e sinto saudades, pois morava na cidade por 20 anos. Quando tenho tempo sempre vou visitar a galera e fazer a famosa feira e comer um pastel com a minha familia. A cidade está crescendo muito. Eu amo esta cidade.
Por: Marcelo T. R. Marcelino

É uma das melhores cidades que tem eu amo diadema de coração,pois nasci e fui criada neste municipio, e por isso adorooooooooo este lugar venham conhecer essa cidade ela é nota 1000.
Por: Eliete Ferreira de Mesquita

BOA TARDE OLHA ME ORGULHO DE TER NASCIDO EM DIADEMA NO BAIRRO CAMPANARIO J MARIA TEREZA R ECA DE QUEIRO OLHA NAO TEM LUGAR MELHOR P SE MORAR JOGAR CONVERSA FORA BOM AMO AQUELE LUGAR
Por: agenor f dias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Diadema
Fundação:
1959
Altitude:
780m
População:
335.078 habitantes
Área:
30,7km²
Densidade Demográfica:
10.914,59hab/km²
CEP:
09900-000

Envie seu comentário sobre Diadema