Arujá

Arujá-SP
banner

Bem-vindo a Arujá!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Arujá, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Arujá, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 755m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 56.237 habitantes. A área total de Arujá é de 97,7km², e sua densidade demográfica é de 575,61hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arujá-SP é 74000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Arujá

Roteiros do Brasil

Região Capital Expandida

Grande São Paulo

Cidade Natureza

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Arujá teve sua origem em 1781, com a construção de uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus de Arujá. Através do Decreto Estadual nº 9.775/38, Arujá foi incorporado ao Município de Santa Isabel.
A capela do Senhor Bom Jesus de Arujá foi ereta em capela curada em 3 de julho de 1839, tendo obtido nesta mesma ocasião as provisões de ereção e bênção.
Em 8 de junho de 1852, por Lei sancionada por Hipólito José Soares, presidente da Província de São Paulo, cuja Lei tomou o nº 4, sendo sancionada nessa mesma data. Nessa época Arujá pertencia ao vizinho Município de Mogi das Cruzes. A data oficial do “Dia do Município” é o de 8 de junho, reconhecido pelo governo estadual através da publicação no Diário Oficial do Estado do dia 27 de janeiro de 1967, Decreto nº 47.664, de 26 de janeiro de 1967 e Lei Municipal nº 21/61, de 21 de setembro de 1961.
A data oficial do Padroeiro da Cidade “Senhor Bom Jesus de Arujá”, 06 de agosto, foi determinada pela Lei Municipal nº 01/62, de 12 de abril de 1962.
Em 18 de fevereiro de 1959 foi sancionada pelo DD. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Francisco Franco, a Lei Estadual nº 5.285, elevando Arujá à Município.
Atendendo aos dispositivos da Constituição Estadual de 1959, a instalação solene do Município de Arujá realizou-se em 1º de janeiro de 1960, sob a presidência do MM. juiz de direito da Comarca de Santa Isabel, Doutor Jacintho Elias Rocha Brito.
Em 9 de abril de 1985 a cidade adota pela Lei Municipal nº 634/85 o cognome Cidade Natureza. 

Significado do Nome

Existem várias interpretações para o nome Arujá, mas a interpretação que prevaleceu como oficial foi a de Teodoro Sampaio, na sua obra, O Tupi na geografia nacional (1928), “abundantes de peixinhos barrigudinhos ou guarus”, o que pode ser cardumes de guarus.

Aniversário da Cidade:

1º de Janeiro  

Gentílico:

arujaense

População:

76.777 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

ARUJÁ surgiu com um simples traçado de uma estrada vicinal, que saía da Praça da Sé, passava pelo Brás, Penha, Guarulhos, Bonsucesso, Arujá até chegar ao Rio de Janeiro.
Esta estrada era usada por tropeiros que se dispersavam pela floresta à fora, sentido Vale do Paraíba - Rio de Janeiro. Estes tropeiros eram conhecidos como “faisqueiros”. Estes “faisqueiros” eram os responsáveis pelo contato com os índios, extraíam ouro do Rio Jaguari, levando-o para Bonsucesso e de lá para Guarulhos.
Arujá, no período anterior à 1.700, exibia sua flora e fauna mantidas em seu “habitat” natural. Não havia nenhuma intervenção urbana, enquanto que seus caminhos serviam de artérias de seu sistema de habitação natural.
A descoberta do ouro foi o primeiro passo para o seu desenvolvimento. Pequena aldeia e depois povoado, não se sabe ao certo em qual década de qual século aconteceu; o que se sabe, é que além da extração do ouro, foi a extração de produtos vegetais como a madeira, em escala mais acentuada, o passo decisivo de seu desenvolvimento, pois servia de fonte de energia industrial e doméstica para São Paulo, em sua fase de urbanização.
A extração desordenada de produtos vegetais, contribuiu com a primeira devastação vegetal na região. Conforme investigação, em vários pontos da mancha vegetal, existiam sulcos retangulares caracterizando grandes covas, conhecidas como “carvoeiras”. A queima de madeira em grande quantidade, coberta com capim e terra, com um respiro numa das extremidades, ficava queimando durante 3 dias ou mais, transformando a madeira em carvão vegetal.
Assim, no período do século XIX ao XX, a flora e a fauna foram devastadas quase que totalmente. Enquanto isso, os próprios canteiros de assentamento das “carvoeiras” transformaram-se em moradias, inserindo grandes manchas de plantações de subsistência. Em conseqüência disso, deu-se a origem de maiores fazendas: cafeeiras, açucareiras, etc., contribuindo para o aparecimento das primeiras manchas urbanas, caracterizando um núcleo de comunidade que se concentrava na antiga estrada vicinal denominada Arujá-Bonsucesso, também conhecida como estrada São Paulo-Rio. Naquele período de povoamento no trecho compreendido ao lado da Igreja Senhor Bom Jesus de Arujá, logo suas margens foram edificadas, permanecendo assim até a década de 50 do século XX.
À partir dessa década de 50, surgiram os primeiros loteamentos na área central, implantando-se os primeiros condomínios, em 1974 a Prefeitura de Arujá informatiza-se. Manchas urbanas estabeleceram-se até a década de 80. Outros empreendimentos envolveram a orla central da cidade tendendo para a direção norte e leste, sendo que esses loteamentos pertenciam à classe mais popular. Este avanço limitou-se no divisor de mananciais e nas superfícies íngremes, limitada esta orla por uma barreira física.
À partir dos anos 90, além do Centro Industrial, da arborização, dos Clubes de lazer e esportes e de dois Golf Clubes, "very good", a cidade toma novo impulso com a implantação de novos condominios horizontais, aumentando a qualidade de vida, no setor da comunicação, a cidade possui dois jornais diários de circulação e distribuição gratuita em todo limítrofe municipal (Jornal da Cidade e Jornal de Arujá).

Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

22,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região Metropolitana de São Paulo 

Limites:

Santa Isabel, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Guarulhos.  

Acesso Rodoviário:

BR116 (Rodovia Presidente Dutra)  

Distâncias:

Da Capital:

43 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUJÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (11) 4655-1000

Sites: http://www.aruja.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Transdutra

Telefone: (11) 4652-0099

Site: http://www.viacaotransdutra.com.br

Pássaro Marrom Transportes S/A.

SAC: 0800 285 3047

Site: http://www.passaromarron.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Avenida João Manoel, 518 - Bairro: Centro 
Arujá-SP - CEP: 07400-000
 
Telefone:
(11) 4655-4345

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
 
Atribuições:
Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Arujá

o pouco que conheci de aruja foi lindo e quando precisei de atendimento de urgencia fui atendida maravilhosamente bemparabens pela cidade e gostaria de estar por dentro das festividades dai
Por: ivone pereira dos santos

Morei em Arujá mais ou menos nos anos de 1945 até 1949, foram anos muito marcantes em minha infancia. Tenho muitas saudades deste periodo, sendo assim tenho muita vontade de ir visitar esta cidade. Estou nos meus 70 ano, fiz meu grupo escolar nesta cidade com uma professoura da qual eu tenho muitas saudades. Tenho fotos tiradas no dia que recebi meu diploma do grupo escolar, em frente a antiga igreja em uma pequena pracinha. Muitase muitas saudadessssss. Obrigada. amo Arujá
Por: Jurastel de Souza Stock

O clima de Arujá e o melhor da grande São Paulo.
Por: Luiz Antonio da Cunha

eu gostei apesar de ter passado ´so por algumas horas mais eu gostei é uma cidade bonita muito bom !!!
Por: maicon

Arujá é uma das melhores cidades da região. Com clima tão limpo, chama dos visitantes, a atenção. É um lugar inesquecível... Quem vai a Arujá, jamais se esquece de paraiso tão bom, tão perfeito...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

adoro aruja acho uma cidade bem aconchegante e bonitinha ,qdo preciso descansar a cabeca corro pra lá,esqueço de tudo e de todos e indico a quem quiser
Por: ivone pereira dos santos

aruja e uma cidade muito bonita nem parece que esta tao perto de sao paulo tem bastante natureza e linda
Por: bruna

MORAR EM UM LUGAR TRANQUILO A APENAS 35 MINUTOS DA 3ª MAIOR CIDADE DO PLANETA, DA 7ª ECONOMIA DO PAÍS, E AO MESMO TEMPO AO LADO DAS MELHORES PRAIAS DO ESTADO E TALVEZ DO PÁIS E AINDA PERTINHO DO INTERIOR, CIRCUNDADOS POR MUNICIPIOS VERDES É EXTREMAMENTE MARAVILHOSO E UM PRIVILÉGIO DE POUCO MAIS DE APROXIMADAMENTE 80 MIL ARUJAENSES APAIXONADOS POR ESTA CIDADE. UMA BELA DEFINIÇÃO PARA ESTA BELA CIDADE SERIA: PROGRESSO E NATUREZA ANDAM DE MÃOS DADAS NESTE PARAÍSO DA GRANDE SÃO PAULO. VENHA VOCÊ TAMBÉM AO MENOS CONHECÊ-LA, MAS SE ELA TE SEDUZIR SE ENTREGUE DE CORPO E ALMA E CEDA AO PRAZER DE MORAR NESTA ENCANTADORA CASA.
Por: ANTONIO CARLOS NERES DO NASCIMENTO

Arujá, cidade paraíso dento da rica e poluida cidade de SAO PAULO. ARUJÁ ESTÁ PARA SAO PAULO COMO O MAR ESTÁ PARA SANTOS. Qando se chega em Arujá sentimos uma mudança radical de formas que sentimos como se estivessemos entrado na paz do nosso quarto de dormir. ESTA CIDADE É TUDO! NAO TEM PREÇO.
Por: engº. PAULO ALCANFOR.

cidadezinha agradável en- tre o agito da capital e a calmaria do interior. aru- já, viva-a. adoro a cidade que me recebeu e adotei.
Por: fernando augusto pombares

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arujá
Fundação:
1959
Altitude:
755m
População:
56.237 habitantes
Área:
97,7km²
Densidade Demográfica:
575,61hab/km²
CEP:
74000-000

Envie seu comentário sobre Arujá

banner