Poço Redondo

Poço Redondo-SE
banner

Bem-vindo a Poço Redondo!

banner

As melhores pousadas em Poço Redondo podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Poço Redondo

Roteiros do Brasil

Roteiro: Aracaju - Xingó

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Poço Redondo, a 185 quilômetros de Aracaju, já pertenceu a Porto da Folha. As primeiras penetrações na localidade datam de fins do século XVII, quando se intensificava a colonização na região instituída pelo fidalgo dom Antonio Gomes Ferrão Castelo Branco. Além de Poço Redondo, Gararu e Canindé também faziam parte desse mesmo território.
De acordo com Alcino Alves Costa, que está escrevendo o livro ‘Poço Redondo, a saga de um povo’, alguns aventureiros e caçadores da região começaram a se estabelecer às margens do Riacho Jacaré. Eles construíam pequenas moradias e foram surgindo os currais e fazendas, já que as terras não tinham donos.
“Nasceram as pequenas propriedades como o Recurso, China do Poço, Monte Santo, Riacho Largo, entre outras. Dois caboclos se destacaram na edificação de fazendas naquele bruto sertão: Manoel do Brejinho e Julião Nascimento, pai de Zé de Julião, que foi para o bando de Lampião”, diz um trecho do livro ainda inacabado. Anos depois, as terras de Poço Redondo também começavam a ser descobertas pelos grandes fazendeiros, que se interessaram em criar gado no local.
Alcino diz ainda que no final do século XIX, uma família vinda da região de Rosário do Catete chegou ao Sertão do São Francisco com o objetivo de curar familiares que tinham enfermidades e precisavam de clima seco. O chefe da expedição, Manoel Cardoso de Sousa, se agradou e começou a construir moradia no lugar que passou a se chamar Poço de Cima.
“Logo, no lugar que nasceu forte, já existiam casa grande, igreja, senzala, escravos, vivendas dos colonos e currais. Tudo era uma inesperada e grandiosa novidade que deixava os nativos atônitos e admirados. Tudo ali era diferente dos costumes da sertanejada caipira que não conhecia outro mundo que não fosse o mato, as veredas, a vaqueirice e a caça. E os chamados ‘Sousa’ se tornaram senhores respeitados em toda a região”.
Até então os moradores da beira do Jacaré tinham casas separadas umas das outras, mas resolveram seguir o exemplo do Poço de Cima e se agruparam em um único lugar. “A idéia foi de Luís da Cupira, uma espécie de líder daquela gente. O local escolhido era um descampado situado a um quilômetro da grande fazenda. Em pouco tempo, vinte casas já estavam prontas e o lugar passou a se chamar Nossa Senhora da Conceição do Poço Redondo”, informa Alcino.
No final do século XVIII, Poço de Cima começa a decair e os Sousa resolvem construir residências no Povoado Poço Redondo, no entanto, quando alguém da família morria, era levado para ser enterrado na frente da capelinha existente na povoação anterior.
De acordo com a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, a cidade de Poço Redondo nasceu a partir de 1902, quando Manoel Pereira, estabelecido com fábrica de descaroçar algodão no arraial de Poço de Cima, resolveu transferir seu estabelecimento para Poço Redondo. “Essa mudança influiu fortemente no espírito de diversos habitantes de Poço de Cima que, afinal, seguiram o exemplo de Manoel Pereira, mudando também suas casas para Poço Redondo, nome que lhe veio do fato de situar-se em local semicirculado pelo Riacho Jacaré”.
Mas, segundo as pesquisas de Alcino Alves Costa, a história não aconteceu bem assim. “Manoel Pereira jamais residiu em Poço de Cima e nem tampouco possuía uma fábrica de descaroçar algodão na propriedade dos ‘Sousa’. Sua fabriqueta foi instalada inicialmente nos fundos de sua casa, construída em Poço Redondo”, discorda ele.
Com o decorrer dos anos, o crescimento de seus primeiros habitantes, ajudado pela emigração dos que vieram tentar a vida cultivando suas terras, torna Poço Redondo um povoado promissor, com feira livre concorrida e comércio próspero. Entretanto, tais fatores sempre foram dificultados pelas prolongadas estiagens que castigam a região.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atividades econômicas: Pecuária e agricultura

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sertão Sergipano  

Limites

Sergipana do Sertão do São Francisco

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

139 km da Capital. 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Poço Redondo.

 

hspace=0 

hspace=0 (79) 3337-1281

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.cnm.org.br

              www.infonet.com.br

              www.agencia.se.gov.br

              www.municipionline.com.br

              www.flickr.com.br

              http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Edu Jung.

Comentários de Poço Redondo

Ja morei em poço Redondo, adoro esa cidade,parabens por cntinua crecendo.
Por: Edvaldo da silva.

sou sergipano moro em sp, mais não esqueço da minha terra. sempre que posso estou na minha terra, sou filho de carira e amo poço redondo. hoje dia 16 03 09 vir uma reportagem da seca e fiquei muito triste. mais que deus ilumine e der forças pricipalmente a esses bravos criadores que sempre váo precisar da forças do criador. abraços a todos conterraneos.
Por: luiz carlos porto

Já morei lá quando criança desejo voltar lá pra relembrar o passado,sinto saudade
Por: Edno Teixeira dosa Santos

podem visitar, garanto que nao se arrependera, melhores comidas tipicas do estado, melhores beiras de rio, se esquecer da trilha do cangaço.
Por: marlan lima de jesus

ola pessoal,realmente poço redondo é um lugar muito agradavel. sou casado com uma sergipana,e sempre q posso vou até poço para passar as férias.em 2010 estarei ai de novo,um abraço a todo esse povo humilde e batalhador. fiquem com deus. prosperidade e paz a todos.
Por: Mario Buriti

ostaria de conhecer acidade de poço redondo
Por: manoel batista de souza

sou de aracaju mais estive na varias vezes e uma cidade historica de lampiao;apezar de enfrentar a seca , a igreja batista da graça todo carnaval vai ajudar os moradores de la e onde congrego
Por: yngrid rito de amorim

o interior mas bonito do estado nunca vi um lugar tao interecsante como ai
Por: [email protected]

Eu amo poço redondo, desde quando eu mim conheço por jente,
Por: edgar

Gostei e gosto de Poço.Cidade de pessoas pacatas e acolhedoras. È boa para morar, infelismente é muito atrasada,sem educação digna, saúde e moradia precária,ou seja, sem desenvolvimento. Contudo,Poço mora em meu coração.
Por: jonilton vieira

Vivi, ai por 11 anos, e só agora estou planejando uma visita no mês de agosto. Até lá...........
Por: Ejenaldo

morei ai ate meus 10 anos de idade, a 15 anos moro em Bastos-SP, em 2009 voltei para passear fiquei contente ao ver que a cidade esta crescendo.
Por: maria

morei ai 18 anos da minha vida e estou distante ai ha 11 anos fiquei muito feliz de rever minha terra natal.
Por: junior gonçalves do nasçimento

MINHA CIDADE... É MEU BEM QUERER, POIS ELA NÃO É SIMPLESMENTE A CIDADE QUE RESIDO, É MAIS QUE ISTO... É UM LUGAR MARAVILHOSO E MEU NINHO, O QUAL CONSTRU-O MINHA HISTORIA DE VIDA. CONHEÇA MINHA CIDADE, ELA É MARAVILHOSA E SE DESEJAR TENHA UMA NOVA AMIGA (O). PARABÉNS MEU BEM QUERER...TE AMO DE CORAÇÃO E ALMA. GRACIELA
Por: GRACIELA SILVA DOS SANTOS

poço redondo vc é meu bem querer, meu poço amigo estamos juntos com vc. esse é o hino de poço tão conhecido não sou de poço mas tenho muitos amigos..
Por: israel

essa cidade muito rica em cultura, cidade onde hospedou lampiao, ta faltando ser mais divulgado nas radio e na televisao, que os administradores coperem para que ela possa crescer .
Por: ivan pereira da silva

a cidade e bem agradavel fora o calor e tudo maravilhoso
Por: katia

Por finesa meu nome é Edivaldo, sou empresário, e amo essa cidade maravilhosa em breve estarei lançando um livro da minha autoria minha cidade minha história de vida.
Por: edivaldo leite santos

sou casado com uma filha poço mas nunca estive de ai. estamos planejando em agosto conhecemos a festa,e matarmos a saudade dos parentes e amigos.
Por: manoel araujo filho

adoro poço redondo, sempre que posso vou visitar meus parentes, sou muito bem recebida. parabens poço.
Por: selma

Poço Redondo, é uma Cidade de povo simples, porém, muito hospitaleira, com pessoas singulares...Por essas pessoas que alí habitam, lhe tenho carinho, admiraçao e apreço.
Por: Ramire Beserra Rodrigues

So Poço Redondense de coração,esta cidade e a mais linda do brasil, moro em Maceio,mas amo minha cidade. oberto/Beto
Por: OBERTO AGENTINO ALVES

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Poço Redondo

Envie seu comentário sobre Poço Redondo

banner