Capela

Capela-SE
banner

Bem-vindo a Capela!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Capela, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Capela.

A cidade de Capela, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1835. A localidade está em uma altitude de 162m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.466 habitantes. A área total de Capela é de 431,9km², e sua densidade demográfica é de 61,28hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Capela-SE é 49700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Capela

Roteiros do Brasil

Região Pólo dos Tabuleiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Quando, em princípios do século XVIII, o capitão Luís de Andrade Pacheco e sua mulher, Perpétua de Matos França, fixaram residência em terras situadas entre o rio Japaratuba e a localidade de Coité, já os tupinambás as haviam abandonado, tangidos pela proximidade do homem branco. O sentimento religioso do casal determinou a doação, por escritura lavrada no tabelionato de Santo Amaro das Brotas, da quantia de cem mil réis, destinada à construção de uma capela sob o orago de N. S.ª da Purificação, no sítio enominado Tabuleiro da Cruz, em 1735. Dois anos depois, estava a capela construída. A freqüência de missas e de festejos promovidos pelo padre Luís de Andrade Pacheco, filho dos doadores, atraiu moradores circunvizinhos, que construíram novas casas e ranchos nas proximidades.
O plantio do algodão, a cultura da cana e o açúcar fomentaram o comércio e expandiram a localidade. No princípio do corrente século, o progresso do Município marchava mais vivo com a mecanização de sua indústria açucareira, datando de 1914 a primeira usina de açúcar cristal. Em 1915, o ramal ferroviário Murta-Capela ligou-o aos municípios servidos pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, inclusive às capitais Aracaju e Salvador, o que, sem dúvida, Ihe propiciou notável desenvolvimento.
O distrito deve sua criação ao Alvará de 9 de fevereiro de 1813. Em virtude da Resolução do Conselho do Govêrno, aprovada pela Lei provincial de 19 de fevereiro de 1835, criou-se o Município, sob a denominação de N. S.ª da Purificação da Capela, com território desmembrado do Têrmo da Vila de Santo Amaro das Brotas.
Até a década de 80 (Século XX), Capela posuía usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar, chegando a ter três delas, declinando até chegar a nenhuma. A época das usinas proporcionou riqueza e fama a algumas famílias locais e sustento à população. 

Significado do Nome

Devido a uma Capela construída em 1735 no local, originando, devido a inúmeras missas, sua povoação.  A capelinha que deu origem ao município foi destruída em 1882.  

Aniversário da Cidade:

28 de Agosto 

Gentílico:

capelense

População:

30.769 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Leste Sergipano  

Limites:

Aquidabã, Muribeca, Japaratuba, Rosário do Catete, Siriri, Nossa Senhora das Dores e Cumbe.  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

67 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz Nossa Senhora da Purificaçã

A Bica 

Outra diversão para os moradores da cidade, nascedouro de áquas límpidas e gélidas, localizada numa belíssima área de mata protegida. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Atualmente, Capela é famosa pela sua festa de São Pedro, onde centenas de foliões buscam nas matas próximas à cidade e erguem numa das praças um mastro, árvore escolhida para levar em seus galhos superiores prêmios que serão posteriormente disputados em meio a uma guerra de rojões. Estes prêmios são ofertados pelo comércio local, sendo captados no evento conhecido como Sarandaia, que ocorre no 1º dia do mês de junho, quando um habitante local, travestido de baiana, passa de porta em porta acompanhado por banda de pífanos e foliões. Ao cair da noite, uma imensa fogueira é acessa aos pés do mastro e, enquanto este queima, é travada uma guerra de espadas, busca-pés e limalhas, todos derivações de rojões. Assim que o mastro cai os combatentes se lançam sobre ele à cata dos tais prêmios. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPELA

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3263-2021 / 2450 - Fax: (79) 263-2450 / 1319

Sites: http://www.capela.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO DE CAPELA:

PRAÇA MANOEL CARDOSO SOUZA, 42 - CENTRO
CAPELA - SERGIPE
Telefone : (79) 3263-1239 
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (79) 3263-1237

CORPO DE BOMBEIROS: 193

. Centro Obstétrico Leonor Barreto Franco
Conjunto Asa Branca, s/n, tel: (79) 3263-1632

. Fórum Juiz Francisco Vieira de Andrade
Rodovia Manoel Dantas, s/n, tel: (79) 3263-1317

.Fórum Eleitoral Desembargadora Josefa Paixão de Santana
Praça Manoel Cardoso, s/n, tel: (79) 3263-1592

.Delegacia:
Avenida Monsenhor Eraldo Barbosa, nº 1434, tel:(79) 3623-1242

.Banco do Brasil
Rua Siqueira de Menezes, nº 357, tels: (79) 3263-1240/3263-1261/fax: 3263-1282

.Banco do Estado de Sergipe – BANESE
Praça Manoel Cardoso Souza, nº 1137, tels: (79) 3263-1361/3263-1462

.Correios
Praça Manoel Cardoso Souza, nº 25, tel: (79) 3263-1278

.Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE
Rua da Caixa D’Água, nº 242, tel: (79) 3263-1241

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.wikipedia.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Capela

QUE SAUDADE DA MINHA CIDADE... AGORA RESIDO EM SANTOS LITORAL DE SÃO PAULO, MAIS NADA SE COMPARA A MINHA CAPELA...
Por: AGLESIA

Ola,prefeito Sukita,meu nome e ricardo moro no campo da aviacao atualmente estou em natal-RN a trabalho mais estarei ai no fim do ano e sou muito seu fa,queria que vc desse uma quadra de arreia e uma praca pra o povoai do meu bairro que ficaria legal o nosso bairro.queria tambem dizer que capela ja estar voltando a ser princesa como antes...parabens e boa administracao por mais quatro anos.eu acompenhei sua grande vitoria nas eleicoes 2008...ok?
Por: jose ricardo guimaraes da siva

Sou filho da CAPELA, e sempre digo que é a maior Capela do mundo.por isso amo essa cidade.
Por: Marcos Santos da Silva

Já faz 3 anos que vou p/ o São Pedro de capela.A primeira vez eu estava grávida de 5 meses,e mesmo grávida goste.Para o mastro fui pela primeira vez ano passado(2008).Este ano com fé em Deus vou novamente.Meu esposo mandou escolher ir p/ Capela ou um computador? escolhir Capela.Já estou marcando a minha presceça.Meu sogro é de Capela e tem muitos familíares ai por isso ñ faltará lugar p/ ficar.Ferias nota 1000.
Por: Isis Mércia Gomes De Oliveira

O MELHOR SÃO PEDRO DO MUNDO É AQUI ,ESSE JA FOI MAS O ANO Q VEM TEM MAS NÃO PERCAM!!!
Por: Atila Bomfim

Sou nascido e criado em Capela vivo atualmente em Catu Bahia, tenho muito orgulho de ser filho desta cidade e de meus pais que ai moram. Saldade do delicioso banho de bica e dos amigos que aí deixei. Moro em Catu e amo Capela
Por: Iraldo Vieira Rocha

Moro em Aracaju a 10 anos,mais sou filho de Capela com muito orgulho.Cidade limda,Maravilhosa e com boas pessoas.Capela é a cidade que faz a meior e melhor festa de São Pedro do país,só visitando essa cidade pra saber.E quem vai a festa do Mastro nunca mais quer perder.Capela é Top de Linha...Um Grande abraço pra todos Capelenses do amigo Rick.
Por: Angelo Henrique Matos dos Santos

o site está de parabéns. morei em capela minha infância toda.
Por: JENIVALDO PODEROSO

Capela nao tem igual,hoje sim e acapela que meus avos comentava e sim a cidade da qualidade de VIDA capela tem hoje o MELHO SAO PEDRO DO MUNDO. parabens CAPELA
Por: Antonio Carlos dos Santos

meu sonho é voltar em capela e desfrutar a praia de pirambu eu achei simplesmente linda aqui em minas so tem cachoeiras sou de timoteo mg adorei tudo em capela bjs a todos vcs
Por: DEUSINHA APARECIDA CAETANO ROCHA

Estou morrendo de saudades da minha cidade. fiquei muito contente em ver suas fotos.a minha irma nide e minha mae Tereza um grande beijo.AMO VC CAPELA.
Por: rosenilde vieira souza

oi, calera vc que gosta de uma folia mas com segurança, não pode perder o são pedro de capela, é tradição, é lindo, massa, eu tive a honra de presenciar pela primeira vez esse ano e digo a todos que venha, pra sergipe, festejos juninos é aqui, beijocas no encontramos lá. mais informaçoes no sati [email protected]
Por: katiane silva oliveira

ola,meu nome e joão hoje moro em castro(pr) mas meu coração esta em campo da aviação-capela onde eu naci e vivi ate os 17 anos, que saudade!.... abraços para todos.
Por: joão araujo dos santos

Capela é uma cidade maravilhosa,não existe lugar melhor pra morar além de ser linda é também onde tem a melhor festa de São pedro do mundo. Vale a pena conhecer>>>>>>>
Por: simone santtos

já morei quando criança, visitei quando adulta, tenho parentes aí, sinto saudades desse lugar e principalmente do povo simples, humildes que recebe bem os visitsntes, com gentilezas. Abraços ao povo de Capela-SE
Por: Ednalva Ferreira Conceição

gostei muito desta cidade, quando estive air em 2008.
Por: renilson

É MUITO BOM CONCECER ESSA CIDADE MARAVILHOSA,ADOREI MUITO.BJSSSSSSSSSSSS PARA TODOS.
Por: EDILMA DOS SANTOS

adoro capela é uma cidade maravilhosa minha familia mora ai em capela bjs pra todos
Por: SILMARA SOUZA GUIMARAES

TUDO DE BOM AI PRA ESSE POVO LINDO DE CAPELA ESTOU COM MUITA SAUDADES DO COLEGIO EDEZIO, DO MEU TEMPO DE ESCOLA E PRA GALERA DA RUA DE SAO PEDRO QUE MOREI LA, 546 UM ABRAÇO JUTALIA
Por: junior

OLA CAPELA MEU SONHO É MORA AIR E ROU RALIZAR QUANDO EU CASAR COM CLEITON ROCHA QUE SERA EM BREVE,A CIDADE É MUITO LINDA,BEIJÃOOOOOOOOOOO
Por: EDILMA DOS SANTOS

Oi sou filha desta cidade... Meu pai fou um dos homens mais conhecido e respeitado dessa cidade, tenho muito orgulho de ser filha de MAURO PEREIRA MATOS e capela pra mim e tudo quero um dia voltar hj moro em ibiuna sp.....
Por: Monica matos

Adoro capela morro em sao paulo mais meu dejeijo é morar em capela ainda voyu realizar ese sonho da minha capela qerida . abraço a todos !!!!!!!
Por: luiz santos de meneses

E UMA CIDADE ,MARAVILHOSA VALE A PENA CONHECER POVO ALEGRE E HOSPITALEIRO ,O MELHOR E A FESTA DE SÃO PEDRO NÃO TEM COISA MELHOR.
Por: zeneide s silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Capela
Fundação:
1835
Altitude:
162m
População:
26.466 habitantes
Área:
431,9km²
Densidade Demográfica:
61,28hab/km²
CEP:
49700-000

Envie seu comentário sobre Capela

banner