São Martinho

São Martinho-SC
banner

Bem-vindo a São Martinho!

banner

As melhores pousadas em São Martinho podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de São Martinho, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 38m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.280 habitantes. A área total de São Martinho é de 236,1km², e sua densidade demográfica é de 13,89hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Martinho-SC é 88765-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


São Martinho é um pequeno município localizado há aproximadamente 147 quilômetros de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Não possui praias, o que faz com que não seja um nome muito badalado no estado e não atraia tantos turistas como em outras cidades tipicamente litorâneas.

Para ter uma ideia, o número de habitantes da cidade é de pouco mais de quatro mil habitantes, o que a torna quase um pequeno povoado próximo a outras cidades maiores do estado de Santa Catarina. Mesmo assim, sua vocação para o turismo atrai centenas de milhares de turistas todos anos.

Turismo religioso

São Martinho leva o título de Capital Mundial das Vocações Sacerdotais. Esse título nada modesto foi dado pelo Vaticano devido à grande capacidade em formar padres que realizam a função sacerdotal. Muitos padres formados em São Martinho foram para outras cidades realizar a obra de Deus.

Por conta da sua vocação para o turismo religioso, São Martinho recebe muitos turistas que buscam a paz e a tranquilidade. A cidade conta com diversos eventos durante o ano todo. Muitos deles são baseados na religião e oferecem a oportunidade para os turistas conhecerem um pouco mais sobre a rica colonização da região.

Ainda no âmbito cultural, São Martinho possui diversos pontos turísticos interessantes, como a Casa da Cultura, que possui itens de moradores antigos; a Gruta Nossa Senhora de Fátima, feita com pedra em estilo rústico; A Igreja Evangélica, obra da época da colonização e considerada patrimônio cultural da cidade, entre outros.

A infraestrutura turística

São Martinho é uma cidade com muitas belezas naturais. Possui diversos saltos, cachoeiras, trilhas e parques. E, por menor que seja, a cidade consegue manter todos os seus atrativos sempre bem providos de infraestrutura, ou seja, em qualquer local que você vá, sempre haverá a infraestrutura mínima para a prática de esportes, para descanso e até alimentação.

Se você estiver em alguma cidade catarinense próxima, aproveite para dar um pulo em São Martinho e conhecer sua cultura de origem europeia, suas belezas naturais e seu povo acolhedor! A estrada que dá acesso à cidade é asfaltada e o caminho é aberto pelo Portal Turístico, o que já dá a ideia do que é a cidade em sua extensão.

Informações de São Martinho

Roteiros do Brasil

Região Encantos do Sul Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os colonizadores, oriundos da Westfhalia, no noroeste da Alemanha, chegaram em São Martinho no final do século XIX, por volta de 1860. Foram eles os responsáveis pelo desenvolvimento econômico da cidade. Construíram suas casas, abriram estradas e ruas, construíram escolas e igrejas. São as heranças desses colonos que tornam tão rica nossa cultura: a arquitetura enxaimel, os jardins floridos, a mesa farta, o idioma ainda muito falado, a música animada, a dança, enfim, no modo de ser e de viver.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

14 de Novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cultura germânica, a arquitetura, a gastronomia, os cuidados com as flores e jardins e a fé religiosa, até hoje estão preservados no dia-a-dia dos seus habitantes.
A cidade com todos os seus costumes, verdejante paisagem que emoldura todo o município e com suas quedas dágua, tem se tornado uma referência turística no sul  do Estado, principalmente por aqueles que buscam o descanso longe dos grandes centros urbanos.
Mas para conhecer os encantos desta bucólica cidade não basta apenas ser conquistado por suas belezas naturais, é preciso degustar o paladar oferecido por cafés coloniais fartos. Um deles é o Café Colonial da Dona Otília, não muito longe do centro da cidade. Outro local que não pode ficar fora do roteiro é Fluss Hauss - ou Casa do Rio, uma fábrica de biscoitos artesanais na localidade de Vargem do Cedro. Em frente a Fluss Hauss uma pousada em estilo germânico, é opção para se passar a noite.
Durante todo o ano os moradores comercializam produtos coloniais ao longo da rodovia. São doces, biscoitos decorados, pães, defumados, licores e queijos.
A história da cidade, de pouco mais de três mil habitantes, pode ser visitada no museu junto a Casa da Cultura, no centro de São Martinho.
São Martinho é considerado pelo Vaticano a Capital Mundial das Vocações Sacerdotais pelo grande número de padres que gerou. Há também a Gruta Nossa Senhora de Fátima construída em pedra rústica, e a igreja Evangélica erguida pelos primeiros colonizadores e tombada como patrimônio histórico cultural, que devem entrar no roteiro de visitas. 

Clima

Temperado

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR 

Localização

Sul do Estado de Santa Catarina

Limites

Braço do Norte, Rio Fortuna, Armazém, Gravatal, Santa Rosa de Lima, Imaruí.

Acesso Rodoviário

BR-101/SC-438 e SC-431

Distâncias

140 km da Capital

hspace=0 TURISMO

O Portal Turístico, em estilo germânico, complementa a paisagem de morros e verdes gramados que embelezam a estrada asfaltada de acesso à cidade que tem como principais atrativos as suas belezas naturais, a cultura e religiosidade do seu povo. Para sentir o verdadeiro clima da cidade, visite a Fluss Hauss, ou Casa do Rio, uma fábrica de biscoitos artesanais na localidade de Vargem do Cedro, ou a Deutsches Hauss. Em frente à fabrica tem uma pousada em estilo alemão, construída em cima de um rio. O Arquivo e o Museu Histórico de São Martinho ficam na Casa da Cultura e ali pode-se encontrar muitos pertences dos antigos moradores da cidade: livros em alemão, móveis e louças, mobílias de casas antigas habitadas por alemães. São Martinho é considerada pelo Vaticano a Capital Mundial das Vocações Sacerdotais, pelo grande número de padres que gerou. Visite também a Gruta Nossa Senhora de Fátima, construída em pedra rústica, e a Igreja Evangélica, construída na época da colonização e tombada como patrimônio histórico cultural. São Martinho é também terra de cachoeiras, parques, trilhas, açudes, muito verde... são muitas as belezas naturais. Comumente, acompanhadas de boa infra-estrutura para esportes. Visite o Salto das Águas, Salto do Rio Capivari, Cascata Aparecida, Salto de Cima, Lago Hoinzen.

Delícias Coloniais - Durante todo o ano os moradores vendem produtos coloniais ao longo das estradas, verdadeiras delícias. Doces decorados, pães, defumados, cachaça, licores, queijo, feitos artesanalmente nas propriedades rurais. Também vendem artesanato em porcelana, vidros e madeira.

Infra-estrutura turística - São Martinho é uma cidade pequena, com pouco mais de 3.000 habitantes. Mas tem razoável estrutura para o turismo, com pousadas e pequenos hotéis. Junto às suas belezas naturais (cachoeiras, lagos, parques...) sempre há boa infra-estrutura para esportes e lazer.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Turísticos

Visite a Fluss Hauss, ou Casa do Rio, uma fábrica de biscoitos artesanais na localidade de Vargem do Cedro, ou a Deutsches Hauss. Em frente à fabrica de biscoitos tem uma pousada em estilo alemão, construída em cima de um rio.

hspace=0 EVENTOS

- Com um vasto calendário de festas típicas, evidencia os costumes e as tradições deixados pelos imigrantes. Como a Festa do Pato, do Colono, do Produto Colonial, além da Expofeira de Gado e a Festa de São Martinho.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São Martinho.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (48) 645-6100

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC São Martinho 
End: Rua Francisco Bechausen, 273 Sala 2
Fone: (48) 3645-6134 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.sc.gov.br

             www.saomartinho.sc.gov.br

Comentários de São Martinho

São Martinho é uma cidade maravilhosa, com muitas cachoeiras pra se refrescar no verão. Vale a pena conhecer
Por: Alice Sehnem Burg

Olá gostaria dizer que conheci a pousada Hellmann em sao martinho e recomendo,pois tem uma infra estrutura fantastica,alem disso uma gastronomia fora de seria. Aprovei e recomendo nota 10. Não deixem de conhecer a pousada hellmann Abracos Joao dos santos
Por: joao dos santos silva

conheco são martinho adorei esta cidade de pura beleza e enacntos naturais pois se dis que viver é um sonho viver em são martinho é sonho realizado, linda e bela, é de santa catarina. parabéns a todos que moram ai. um abraço valmir de agrolândia - sc.
Por: valmir josé moresco

OI Nossa eu conheço e indico os dois cafes coloniais q tem ai em São Martinho o Dona Otilia e o Fuss Hals, sãio maravilhosos...... uma delicia é de sentar e nao ter hora de levantar ..... pois possuem coisas maravilhosas pra se degustar e beber. Você ainda nao conhece São Martinho? então não perca tempo pq tudo ali é maravihoso .
Por: Rosilene Luiz Marcon

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Martinho
Fundação:
1962
Altitude:
38m
População:
3.280 habitantes
Área:
236,1km²
Densidade Demográfica:
13,89hab/km²
CEP:
88765-000

Envie seu comentário sobre São Martinho

banner