São Bento do Sul

São Bento do Sul-SC
banner

Bem-vindo a São Bento do Sul!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em São Bento do Sul, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de São Bento do Sul

 

                        ROTEIROS DO BRASIL

Região Caminho dos Príncipes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No século passado a Cia. Colonizadora, com sede em Hamburgo, mesmo não mais possuindo terras na região da então Colônia Dona Francisca (hoje Joinville), continuava a embarcar colonos para a região. O número de colonos alojados no rancho da Companhia, em Joinville, aumentava, sem que houvesse terras para eles. Urgia uma solução. Em 1873, um pequeno grupo de homens subiu a pé, levando mantimentos e ferramentas em lombo de burros. Após dois dias de caminhada, chegaram às margens do Rio São Bento, onde terras haviam sido compradas. Ali construíram o primeiro rancho e de lá partiram para abrir os primeiros caminhos na mata, sempre ao longo do riacho São Bento. Bavária, Prússia, Polônia, Saxônia, Tchecoslováquia e mesmo Brasil eram os países de origem dos primeiros habitantes. Aqui a realidade era outra: mata virgem, floresta densa, povoada por inúmeros animais e pássaros. Foi preciso muita coragem e vontade de trabalhar para construir aqui uma réplica, ao menos parecida com a pátria que deixaram. Buscar uma nova pátria não significava abrir mão dos usos e costumes deixados para trás, por isso, junto com uma vontade indomável de trabalhar, trouxeram sua história, uso, lembranças, língua e saudade. Cultivavam os campo e a cultura, expressa através da música, da literatura, do teatro. Um misto de lembrança, saudade e determinação de vencer compensava as imensas dificuldades que enfrentavam. Dez anos foi o tempo necessário para que os frutos amadurecessem; em 21 de maio de 1883, pela lei Provincial 1.030, foi criado o Município de São Bento do Sul, que foi instalado em 30 de janeiro de 1884. Francisco Bueno Franco foi o primeiro administrador eleito, juntamente com a Câmara de Vereadores. Muitas vezes as lei são criadas acima da vontade dos cidadãos: em 30 de dezembro de 1943 São Bento mudou de nome: pelo Decreto-Lei Estadual número 941, passou a denominar-se Serra Alta. Cinco anos depois, voltou a ter direito a sua denominação inicial: pela Lei Estadual número 247, de 31 de dezembro de 1948, era novamente São Bento. Para melhor localizar a cidade, um ponto geográfico foi acrescentado; era agora São Bento do Sul. Depois vieram os apelidos: Cidade dos Móveis, Cidade da Música, Cidade do Folclore.

Significado do Nome:

A cidade foi construida às margens do Riacho São Bento.

Aniversário da Cidade:

23/09/1873

Gentílico:

são-bentense

População:

78.998 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município Estância Climática, localizado no planalto norte de Santa Catarina, na divisa com o Estado do Paraná, São Bento do Sul é conhecido como Capital Nacional dos Móveis, Cidade da Música e do Folclore, é o maior exportador de móveis do Estado, reconhecidos internacionalmente por sua beleza e qualidade. Colonizado por alemães, austríacos, tchecos e poloneses, guarda construções em estilo enxaimel e preserva a cultura dos antepassados. Está atraindo muitos turistas devido ao seu clima serrano e suas cachoeiras. Possui bons hotéis incluindo um quatro estrelas, e pousadas. Seu padroeiro é o Puríssimo Coração de Maria.

Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

16ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Florianópolis: BR- 101 ( Rodovia Prestes Maia ) até Joinville e depois SC- 301 ( Rodovia Prefeito Engeibert Oechsler ).

Localização:

-Mesorregião Norte Catarinense

-Microrregião: São Bento do Sul

Limites:

Campo Alegre, Corupá, Jaraguá do Sul, Piên (PR), Rio Negrinho e Rio Negro (PR)

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.495 km

-Florianópolis/SC - 250 km

-São Paulo/SP - 511 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Estância climática de colonização européia. São Bento do Sul tem clima temperado e, no inverno a temperatura chega a ficar abaixo de 0o C., com as geadas formando belas paisagens, típicas das serras do sul. Construções em estilo alpino integram-se com o verde da cidade e sua gente. São Bento tem música e Festa o ano todo em seu Calendário. O centro da cidade respira progresso, mas não deixa de ser um recanto de paz e tranqüilidade. Paisagens bucólicas do interior, com sua vida serena, centenas de quedas dágua e misteriosas cavernas escondidas no meio da exuberante vegetação da Serra do Mar, possibilitam passeios inesquecíveis. Como se voltasse no tempo, os passeios Maria Fumaça resgatam gostosas lembranças dos passageiros da antiga locomotiva a vapor. 

Principais Pontos Turísticos:

-Morro da Igreja

  -Formação rochosa com 842 metros de altura, situado em Rio Natal, o Morro da Igreja é um convite à aventura. Local para a prática do montanhismo. 

-Parque 23 de Setembro

  -Com 19.000 metros quadrados de muito ar puro e situado no centro da cidade, o parque abriga a réplica da primeira casa construída em São Bento do Sul (Casa do Imigrante), bem como a Gruta de Nossa Senhora de Montes Claros.

-Braço Esquerdo

  -Local de rara beleza, ar puro, próprio à aventuras e momentos de contato com a natureza. A vegetação da Serra do Mar e um belo conjunto de cachoeiras com quedas que leva ao Vale Perdido, local com cachoeiras e uma piscina natural de águas cristalinas, fazem do Braço Esquerdo um paraíso a sua espera. 

-Maria Fumaça a Ferrovia das Cachoeiras

  -O início do passeio em São Bento do Sul pela Ferrovia das Cachoeiras é a Estação de Serra Alta, com arquitetura da primeira década do século que um conjunto com as estações de Rio Vermelho e Rio Natal compõe o cenário histórico do transporte ferroviário em São Bento do Sul. Partindo da Estação Ferroviária de Serra Alta com destino à Corupá, são percorridos 44,8 km pelos trilhos, passando pelo interior do município através de paisagens rurais. A principal atração do passeio está a meio caminho, na Serra do Mar, repleta de belezas naturais: cachoeiras, vegetação exuberante, ponte sobre vales e gargantas com diversos túneis. Já o saudosismo da centenária ferrovia compõe o cenãrio principal.

-Parque das Aves

  -Localizado no bairro de Rio Natal, a 28 km do centro da cidade, o Parque das Aves reúne uma grande variedade de aves características da Serra do Mar, bem como a sua flora, reproduzidos em viveiros gigantescos, com passarelas internas e trilhas no interior da mata.
O passeio culmina no Borboletário, local onde se desenvolvem várias espécies de borboletas da região. Há uma completa infra-estrutura de bar, lanchonete e sanitários, bem como um balneário fluvial, com área de camping e churrasqueiras.

-Recanto do Luli

  -A 35 Km do centro da cidade, na confluência dos Rios Natal e Vermelho, se encontra o Recanto do Luli. Local ideal para se observar e desfrutar as belezas naturais daquela região, o Recanto também possui sanitários, área para camping, campo de futebol e bar. Sua localização fica na Estrada Humboldt. Para se chegar até lá basta seguir a Estrada Geral do Rio Natal.

-Rio Natal e Ano Bom

  -São Bento do Sul é uma agradável surpresa para quem valoriza o contato com a natureza. Os esportes naturais e o ecoturismo encontram amplas possibilidades fora da área urbana, junto ao relevo acidentado e a vegetação da Serra do Mar. A poucos quilômetros da cidade, nas localidades de Rio Natal e Ano Bom, a natureza toma a forma de cachoeiras, rios e lagos, de montanhas, vales e cavernas. Locais ideais para a prática dos esportes de natureza, como rapel, canyonning, rafting, escalada, espeleologia e caminhadas por trilhas ecológicas. Os montanhistas elegeram o Morro da Igreja em Rio Natal, o melhor local para a escalada. Seus 842 metros esculpidos em pedra ferro, quartzo e feldspato impressionam pelo formato irregular de seu cume. Braço Esquerdo, localizado em Ano Bom, é um convite à aventura. Um conjunto de cachoeiras com quedas de até 100 metros conduzem a um portal de pedra. Do portal, por entre fendas na rocha, avista-se o Vale Perdido, lugar de mais cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas.

-Arquivo Histórico

  -Preserva documentos históricos da cidade desde sua fundação. O prédio onde está abrigado é de relevante valor histórico e foi sede do primeiro jornal que circulou no município.

-Calçadão

  -Localizado no centro da cidade, na Rua Visconde de Taunay e Travessa José Zipperer, o Calçadão de São Bento do Sul se traduz através de seu charme e aconchego emoldurado pela arquitetura germânica. Ao longo de sua extensão, possui comércio e serviços variados, tornando-se um ponto de parada obrigatório para quem procura compras, lazer ou um momento de descontração.

-Centro/Arquitetura

  -Os imigrantes imprimiram no traçado das ruas, no desenho das casas, na construção de praças e edifícios de São Bento do Sul diversificado estilo arquitetônico do sul da Europa, do final do século XIX, com predominância da região sul da Alemanha. No centro, a quantidade de prédios tombados pelo patrimônio histórico de Santa Catarina transforma a cidade num pedaço da Alemanha no Brasil. A cada esquina, o novo convive com o velho em inesperados contrastes. Os caminhos da antiga Estrada Dona Francisca, no Bairro de Bela Aliança e as paisagens rurais das localidades de Rio Vermelho e Rio Natal guardam moradias e gente de francas tradições que o tempo parece reverenciar.

-Igreja Evangélica Lutherana

  -A Comunidade Evangélica Lutherana de São Bento do Sul, fundada em 12 de julho de 1887, teve seu atual templo em estilo gótico com vitrais coloridos, inaugurado em 04 de setembro de 1955. Possui em seu interior belíssimo órgão com 1.155 tubos. Rua Marechal Floriano, 207.

-Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria

  -Construída entre 1955 e 1960, destacam-se na matriz o conjunto da Via Sacra com seus painéis cerâmicos, o vitral do altar mor e a própria arquitetura do prédio que se localiza no centro da cidade. Rua Pe. Fidélis Tomelin – Centro.

-Museu Augusto Emílio Klimmek

  -Localizado na sede da CONDOR S/A, a maior fabricante de produtos de higiene, beleza, limpeza e pintura da América Latina, o museu resgata a história da empresa e de seu fundador através do acervo que inclui máquinas, moldes, equipamentos, documentos, fotografias e demais peças ligadas à fabricação de seus produtos.

-Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff

  -Seu acervo conta a história da nossa cidade e região, através de interessantes e raras peças como armas de guerra, ferramentas e instrumentos usados pelos imigrantes, artigos religiosos e maquinários, entre outros. Localizado no centro de São Bento do Sul, ocupa a casa que pertenceu ao Dr. Felippe Maria Wolff, importante personagem da Revolução Federalista. Saliente-se que esta casa foi sede do Governo do Estado de Santa Catarina, durante curto período da década de quarenta.

-Praça Getúlio Vargas

  -Localizada na Rua Barão do Rio Branco, no centro da cidade, com uma área de 5.500 metros quadrados, possui arborização centenária, coreto, monumento aos imigrantes, parque infantil, sanitários e bancos para descanso. É palco do tradicional evento Retretas de Verão, que se realiza todos os anos, nos meses de janeiro e fevereiro.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro e Fevereiro

  -Retretas de Verão

   -Realizada todas as quartas-feiras

-Abril

  -Festa do Rei do Tiro

-Maio

  -Trachtenfes

-Julho

  -Festa do Motorista e do Colono

-Agosto

  -Festa da Padroeira


-Realizada no segundo Domingo c mês.

-Schlachtfest/Bauernball


  -Primeira quinzena do mês

-Setembro


  -Expoama


   -Segunda quinzena do mês


-Outubro

  -Polski Festyn

   -Dias 11, 12 e 13

-Novembro

  -Festa Polonesa do Rio Natal

-Dezembro

  -Cidade Natal

-Retretas de Verão

  -A Retreta de Verão é um evento tradicional em São Bento do Sul, de apelo popular, que acontece anualmente desde 1940, durante às noites de quarta-feira entre os meses de Janeiro e Fevereiro.
A confraternização acontece no coreto da Praça Getúlio Vargas, localizada no centro da cidade. A cada noite do evento, anunciado por fogos de artifício, a Banda Treml de São Bento do Sul , apresenta um repertório com músicas folclóricas alemãs em homenagem à população da cidade, visivelmente marcada pela cultura germânica. Ao final de cada retreta ocorre o momento mais esperado pelas crianças, a distribuição de balas.
As Retretas de Verão, em toda a sua história, sofreram interrupção somente nos anos de 1944 e 1945, por ocasião do ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Para melhor conforto e participação do público, a Fundação Cultural e Secretaria de Turismo unem-se na organização do evento. Uma estrutura própria é colocada à disposição, como bancos, mesas, comercialização de comidas, bebidas e muito chopp.
Apresentações culturais de grupos folclóricos passaram a incrementar às noites com danças típicas, sendo mais um atrativo para quem prestigia as Retretas de Verão.

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:


PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENTO DO SUL

Endereço: Rua Jorge Lacerda, 75


Telefones: (47) 3631-6000

E-mail:


Sites: www.saobentodosul.sc.gov.br


SUB-PREFEITURA:


E-mail:


Telefone:


INFORMAÇÕES AO TURISTA:


E-mail: [email protected]

Telefones: (47) 3633-6351 / (47) 3633-6155


TERMINAL RODODVIÁRIO

End: Rua Wenzel Kahlofer, 131
Fone: 633-0935

Telefone:


ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:


E-mail:

 

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:


OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:


E-mail:


Telefones:


Sites: www.saobentodosul.sc.gov.br


CARTÓRIO ELEITORAL:


E-mail:


Telefone:


OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:


HOSPITAIS:


CORPO DE BOMBEIROS: 193


DELEGACIA DE POLÍCIA:


OUTROS:


E-mails e telefones:


Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br

-www.citybrazil.com.br

-www.saobentosul.sc.gov.br

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

-Colaboração: [email protected]


PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de São Bento do Sul

eu moro em Sao Bento do Sul e ja conheço a cidade inteira e e muito legal
Por: patrick

conheço pessoas que moraram em são bento, eles sempre me falaram que era um cidade linda. agora eu acredio, é uma cidade belíssima, arquitetura diferente, muito verde, legal. pretendo conhecer são bento, quem sabe não faço amigos por aí.
Por: efrém

São Bento é linda e tem um clima europeu. E nada deve à região da Serra Gaucha. O que falta é investimentos por parte do poder público e também privado.....
Por: Vilmar Bueno Lima

E MUITO MASSA FUI PRA LA E AMEI LUGARES MUITO LEGAIS
Por: JAQUELINE

Dizem que o mundo tem 7 maravilhas mentira são 8 e 1 e São Bento!?!
Por: patricia

A CIDADE DE SAO BENTO DO SUL E MARAVILHOSA E A MELHOR CIDADE DO MUNDO QUEM MORA LA NUNCA MAIS SAI DE LA. SE DEUS QUIZER UM DIA VOLTO MORAR LA.ABRACO
Por: EVERTON LUIZ MARTELLI

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Bento do Sul

Envie seu comentário sobre São Bento do Sul