Mucugê

Mucugê-BA
banner

Bem-vindo a Mucugê!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Mucugê, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Mucugê. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Mucugê para programar a sua viagem.

A cidade de Mucugê, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1847. A localidade está em uma altitude de 983m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.648 habitantes. A área total de Mucugê é de 2.491,8km², e sua densidade demográfica é de 5,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mucugê-BA é 46750-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


De norte a sul do país é possível encontrar cidades incríveis para visitar. Os destinos são para todos os gostos e preferências, pois, devido à diversidade do Brasil, você pode viajar para lugares quentes, frios, agitados, calmos, com praias, montanhas, e tantos outros. Escolher o destino que você irá visitar pode ser uma tarefa difícil em meio a tantas opções. Por isso, é sempre bom saber um pouco sobre os lugares antes de fazer sua escolha definitiva. Diversos são os roteiros de viagem que você pode se programar para fazer, dependendo do tempo que você dispõe para o passeio e, também, do dinheiro que pretende gastar nesses dias. A cidade de Macugê, na Bahia, está entre aquelas que você pode visitar. Saiba mais sobre o município de Macugê.

Belezas naturais atraem turistas para Macugê

A cidade de Macugê tem como uma de suas principais atividades econômicas o turismo. Isso acontece devido a seus inúmeros atrativos e belezas naturais, que atraem turistas de todos os cantos do País e do mundo. Para aqueles que não dispensam belas paisagens e tudo que a natureza tem de melhor para oferecer, Macugê pode ser uma ótima opção de viagem. O município conta com diversos canions, montanhas e cachoeiras, cenário adequado para quem quer relaxar, descansar e também se divertir e se encantar.

O Centro Histórico preservado permite ao visitante uma viagem no tempo, conhecendo a cidade pela sua arquitetura e edificações. O município é pequeno, com somente duas avenidas principais (de paralelepípedo). A praça (com seu coreto), igrejas e calçamento feito de pedras são um convite ao turista para passear a pé e com calma e tempo. E ao chegar em Macugê, você não pode deixar de conhecer a casa de Dona Nena se quiser se deliciar com ótimas comidas caseiras. Outro ponto para conhecer é o Cemitério Bizantino, um curioso e interessante lugar.

Para agendar os passeios que você quer fazer em Macugê, deve ir até a Associação de Guias. Lá, você terá todas as informações de como conhecer as belezas locais e se divertir em seus dias em Macugê, além de ter contato com os profissionais de turismo da cidade.

Informações de Mucugê

Roteiros do Brasil

Região Chapada Diamantina

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região de Mucugê, que desde o início do século XIX era parcialmente ocupada por fazendeiros que mantinham criação de gado, foi a primeira a atrair os exploradores ávidos por novas jazidas de pedras preciosas. Diz a história oficial que o primeiro diamante da região foi encontrado em 25 de junho de 1844 por Cristiano Pereira do Nascimento, afilhado de José Pereira do Padro, ou Cazuza do Prado, um grande coronel da região. A pedra teria sido acidentalmente achada no leito do riacho das Cumbucas enquanto Cristiano lavava as mãos. Um grupo comandado por Cazuza do Prado explorou a região e recolheu muitas outras pedras. O segredo da nova riqueza só foi revelado quando um dos participantes, ao tentar vender uma pedra, foi acusado do assassinado um minerador e acabou obrigado a revelar onde a havia encontrado. Expalhada a notícia da morte do Coronel Horácio de Matos, a região foi invadida por garimpeiros e viajantes de todo o país, especialmente do Serro e Diamantina (MG), onde a exploração já acontecia. A cidade de Mucugê do Paraguaçu foi oficialmente fundada em 1844, com o nome do rio que a cerca, que por sua vez se referia a uma fruta comida pelos índios. Pouco tempo depois, já abrigava uma população flutuante de 12.000 pessoas, lideradas por senhores de grandes posses vindos de Minas e Europa com suas famílias e riquezas. Pessoas de vários locais do país e estrangeiros (árabes, judeus, franceses) misturavam-se com centenas de escravos vindos da África. Desmembrada da cidade de Nossa Senhora do Livramento do Rio de Contas, muda seu nome para Freguesia de São João do Paraguaçu, voltando a se chamar Mucugê em 1917. Este crescimento descontrolado causou diversos problemas e dificuldades sociais. Em busca do rápido enriquecimento, valia a lei das armas e do dinheiro. Jagunços matavam em nome de seus senhores, sempre ávidos por mais terras, escravos e, consequentemente, diamantes. Na tentativa de controlar o caos da concentração urbana, os homens importantes da região (sempre os mais ricos) reuniam-se para discutir regras de cresecimento e convívio social. Foram tentativas quase sempre frustradas de regular o tamanho das construções, as medidas usadas no comércio e até a limpeza das ruas (quem atirasse lixo no chão podia ser multado e preso por cinco dias). Já na década de 1870 a exploração do diamante entra em crise, em parte pela descoberta de jazidas no sul da África, obrigando a região a buscar atividades alternativas. A criação de gado, explorada pelas tradicionais famílias locais, voltou a ser a principal fonte de renda de Mucugê, assim como o cultivo de café e cereais. Com a proibição oficial do tráfico de escravos, sua venda por preços até três vezes maiores também se tornou uma forma de compensar a escassez de diamantes.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

17 de Maio

Gentílico:

mucujeense

População:

10.548 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O coração da Chapada Diamantina! A cidade pequena, aconchegante e tombada pelo Patrimônio Histórico está a mil metros de altitude, de arquitetura colonial totalmente preservada e ruas bem limpas, chamam a atenção os seus jardins e canteiros bem floridos. O Alto do Capa Bode está se transformando num pólo de turismo de contemplação, onde habitantes e visitantes garantem ali terem avistado OVNIs - Objetos Voadores Não Identificados.

Clima:

Tropical Semi-Úmido 

Temperatura Média:

19º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Baiano  

Limites:

Ao Norte - Palmeiras e Lençóis; ao Sul, Ibicoara; ao Leste, Andaraí e à Oeste Bominal, Piatã e Abaíra. 

Acesso Rodoviário:

BA-142 

Distâncias:

Da Capital:

490 Km da Capital 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Mucugê oferece também locais de rara beleza, como cachoeiras, paisagens, vales e canyons, histórias de lutas pela posse do garimpo, de defesa contra a invasão da Coluna Prestes e de destemidos coronéis que eram respeitados pelo poder e riqueza. A flora está repleta de espécies vegetais de rara beleza, como bromélias, canelas-de-ema, begônias, e as requisitadas orquídeas.

Outras atrações são as cachoeiras e cascatas, como Piabinha, Tiburtino, Andorinhas, Cardoso, Sibéria, além da atração imperdível oferecida pelo Poço Encantado e a Vila de Igatu. Uma interessante iniciativa é a implantação de uma reserva ecológica para preservação de espécies nativas numa área de 270 hectares.

A energia e paz que o local transmite aos visitantes fazem de Mucugê um conto de histórias e encantos naturais da chapada diamantina. Possui completa infra-estrutura de serviços como Banco do Brasil, hospital, posto médico, correio, telefone, aeroporto asfaltado com 1400 m de pistas, rodovias asfaltadas em todas as direções.

Arquitetura

Casario local do período fausto dos diamantes – Mucugê
Construções à base de pedra seca sem argamassa – Igatu- Habitações sob as rochas em locas e lapas.

Cachoeiras

Devido à topografia acidentada, é grande o número de cachoeiras com fácil acesso, como: Andorinhas, Cardoso, Mar de Espanha, Piabinha, Tiburtino, Sibéria, etc.

Andorinhas - convite irresistível a um delicioso banho em meio a flora exuberante e exótica

Cardoso - uma queda d’água com 15 metros de altura em local sossegado, ideal para o banho tranquilo e repousante

Mar de Espanha - ampla, aprazível e serena sobre o leito diamantífero

Piabinha - imponente nos períodos chuvosos, emoldura os contornos da reserva do Projeto Sempre Viva

Tiburtino - misto de cachoeira e lago de águas mansas para imersão na magia serena do lugar

Sibéria - ápice de um sonho ecológico. Cruzamento de rios que se juntam para levar a força das águas do Paraguassu a suportar o vapor de cachoeira até desaguar nas ilhas soltas da Baia de Todos os Santos e irrigar a Bahia de Todos os Deuses.

Caminhadas (trilhas)

Andar em direção às atrações se torna um deleite, por caminhos repletos de plantas e flores nativas, além de um visual deslumbrante .

Ecologia

Cenário ideal para qualquer programa em meio à natureza, seja flora ou fauna.

Grutas

A região oferece um sem número de grutas, para os gostos mais variados, seja para místicos, paleontólogos, geólogos, etc, seja para simples apreciadores da sábia escultura natural e constante. A grandiosidade deste cenário subterrâneo se apresenta nas dimensões da Gruta da Mangabeira (3.300m de extensão) e na magia do Poço Encantado (bem próximo ao hotel, por via asfaltada). 

Gruta da Mangabeira com seus 3.300m de extensão, dos quais 800 iluminados, com estrutura de acesso e guias especializados.

Poço Azul, dentro de uma gruta que permite acesso para banhos de superfície, ideal para nadar e mergulhar. Devido à total transparência vê-se facilmente o fundo do poço com seus materiais fósseis.

Poço Encantado, dentro de uma gruta com 40 metros de profundidade, espetáculo de rara beleza produzido pelos raios de sol refletidos na água.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- de 06 a 20 - Festa de Reis - Reis de Bois: Danças e cantos pelas ruas da cidade, com pessoas vestidas de animais guiadas pelo boi. 

Fevereiro / Março

- Carnaval Antecipado - Uma semana antes da festa.
 
Abril

- Data móvel - Lamentação das Almas - Durante a quaresma, acontecem os blocos de encomendação das almas. Desfile de homens e mulheres pelas ruas da cidade, envoltos em lençóis brancos, até o cemitério, onde entoam cantos fúnebres.
 
Maio

- Data móvel - Novenas à Virgem Maria

- dia 17 - Aniversário da cidade - Desfile cívico e Festa Dançante
 
Junho

- de 1º a 13 - Festa do dia de Santo Antônio - Novenas diárias

- de 15 a 24 - Festas São João Batista - Moradores enfeitam as fachadas de suas casas e organizam uma fogueira. No dia 24 é celebrada uma missa solene, onde é escolhida a comissão dos festejos do ano seguinte.
 
Setembro

- Festa da Primavera

- Desfile Cívico
 
Novembro

- Dia de Finados - Visita ao Cemitério Santa Isabel.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCUGÊ

E-mail: [email protected]

Telefones: (75) 3338-2121

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Serviço de Informação ao Turista:

Telefones: (75) 3338-2143

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DA VARA DOS FEITOS CÍVEIS E COMERCIAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3338-2122 / 2131

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.achetudoeregiao.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Mucugê

Um dos lugares mais lindos que já tive o parazer de conhecer em toda minha vida!!!!!! Magnífica!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: maria jose santos

JA ESTIVE AÍ 5 VEZES E AMEI. AS PESSOAS SAO ACOLHEDORAS.O CLIMA É MUITO BOM E CAMINHAR NAS TRILHAS É DEMAIS, A CIDADE É MUITO BEM CUIDADA, RECOMENDO A TODOS.JUNHO É O MELHOR MÊS, AS BANDAS SAO OTIMAS. TEM UM CARA DA CIDADE , O ANDRÉ QUE DA UM SHOW COM SUA BANDA.
Por: lenita amalia conforte

o meu pai é natural dessa linda cidade, eu devo ter parentes por parte dele morando aí , Eu n conheço nenhum deles queria muito conhecer . o nome do meu pai é Pedro Silva já falecido. onome do võ é João silva ea vó guilhermina da conceição
Por: Aparecida C silva

mucuge e o paraiso da chapada diamantina. venha conhecer voce tambem.
Por: yedamichelly

CIdade linda !!aconselho a todos ir visitar!!são joão maravilhoso e um povo bem receptivo !!
Por: Samile

Conheco Mucugê, essa cidade linda e encantadora, se existe o paraiso, concerteza é Mucugê, moro em Campinas- SP, meu pai é filho de Mucugê, tenho duas irmãs que moravam aqui em SP, e foram embora pra Mucugê. Para mim é a cidade mais linda e aconchegante da chapada. cidade abençoada por Deus!
Por: Isabel Cristina almeida

Como muitas cidades do estado da Bahia é simplismente linda.quero passar minhas férias ai e conheçer as mais belas cachoeiras e grutas e a arquitetura da cidade que é maravilhosa.
Por: Vandérbia Olivrira Silva

Morei em Mucugê,fiquei enternamente apaixonada com as paisagens e as cachoeiras. Não precisa ser ecológico para se encantar com a esuberância da Chapada Diamatina. Viver em Mucugê é viver com qualidade de vida e sustentabilidade.
Por: Telma Conceição Ferreira Dias

Acho que sou suspeito para falar de Mucugê, porque nasci lá. Moro em Brasília desde 1990. Nesse período todo fiquei apenas 2 anos sem voltar lá. Sempre em Junho, porque as festas juninas são simplesmente demais. Tenho que concordar com todos os comentários anteriores e convidar todos a fazer uma visita a Mucugê. Será inesquecível.
Por: José CELINO

Esse lugar é perfeito tem uma natureza em incrivel!!amo d+ essa cidade.visite vcs vão gosta.beijos
Por: Bruna

SOU DA FAMILIA MEDRADO E TENHO MUITA VONTADE DE CONHECER ESTA CIDADE A MINHA VÓ NASCEU AI ELA É NETA DE DOCA MEDRADO QUE É O BIS AVÓ
Por: RONALDO MEDRADO

Minha história se assemelha com as de muitos; minha mãe nasceu em MUCUGÊ e veio juntamente com minha avó Luzia maria da Silva, a sua avó e tia Cândida, para estado de SP. por volta de 1942 certo aliciador levava as pessoas para estado de SP. para ter vida melhor, mas tudo piorou com saudade de MUCUGÊ, e dos que ficaram. Minha família tem um nome comum e uma história comum, podendo eu assim, chamar o povo "Mucugenence" de amigos e primos. Um dia vou conhecê-los, e conhecer tudo de lindo que aí tem! GRANDE ABRAÇO DESTA PRIMA DE SÃO PAULO!!!
Por: Isilda Fernandez Guizardi

A cidade de muçuge e uma cidade bem aconchegante pra quem não tem costume lar e bastante frio tem o poço azul um lugar lindo so que na hora de mergulhar da um medo claro não e pra menos 21 metros de fundura tambem tem o cemiterio bizantino onde tudo que e branco e catatumba as lojas são bem bonitas as cassas lindas e a cidade prezerva muito a natureza se você vai passear em grupo vai com a empresa alto estilo eu fui com eles e comprovo e isso so aconteceu porque eu estudo na escola desperta visite o site da alto estilo e veja www.altoestilo.com.br
Por: lucas vinicius

Mucugê é simplesmente maravilhoso, achei que estivesse em outra época tamanho é o charme da cidade, la o tempo passa diferente sem pressa. Assim que puder quero voltar com meus filhos.
Por: Sidia Germano

Moro em salvador bahia brasil. Conheci esta cidade em 2006 fiquei encantado já fiz outra visita e não vejo a hora de volta la novamente. é realmente um paraiso
Por: derval araujo

mucugê é simplesmente encantadora.sua rica diversidade cultural,história envolvente, atrativos naturais deslumbrantes como as inumeras cachoeiras,e arquitetura colonia que inclui um cemitério neo bizantino único das americas,faz com eu me sinta no brasil colonia ,sensaçional...
Por: luzimar

Lugar maravilhodo demais. Devo voltar a mais breve possivel.
Por: WALDEMAR RICARDO DE SENA NETO

Mucugê é uama cidade linda maravilhosa e tem varias festas toristica essa cidade é linda é linda coma a historia
Por: nay

moro no litoral de são paulo mucuge e o meu paraizo essa e aminha terra um abraço a todos extronaltas viva esse lugar
Por: nilton almeida oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mucugê
Fundação:
1847
Altitude:
983m
População:
14.648 habitantes
Área:
2.491,8km²
Densidade Demográfica:
5,88hab/km²
CEP:
46750-000

Envie seu comentário sobre Mucugê

banner