Garopaba

Garopaba-SC
banner

Bem-vindo a Garopaba!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Garopaba, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Garopaba.

A cidade de Garopaba, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 18m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.879 habitantes. A área total de Garopaba é de 108,3km², e sua densidade demográfica é de 118,92hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Garopaba-SC é 88495-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Pode-se dizer que Garopaba é um dos lugares mais procurados e frequentados pelos jovens e surfistas. A região é ideal para quem deseja curtir uma praia encantadora, relaxar ouvindo o som do mar, paquerar e curtir a tranquilidade da região.

O nome Garopaba vem do Guarani “ygá”, “ygara” e “ygarata”, que significa “barco”, “embarcação”, “canoa”. Já “mpaba” e “paba” indicam “estância”, “lugar”, “enseada”. Foi em meados dos anos 70 que os primeiros hippies e surfistas chegaram ao local e começaram a transformar a cidade, fazendo de Garopaba um ponto turístico.

Toda a economia de Garopaba vem do verão, quando a cidade recebe milhares de turistas, incluindo os surfistas. A região conta com oito praias, e as mais visitadas são Ferrugem, Siriú, Praia do Rosa e Gamboa, todas cercadas pela Mata Atlântica. Em alguns pontos da praia é possível ver as baleiras francas e, também, o maior sambaqui do mundo.

Surfistas de todo o mundo frequentam a região. As ondas grandes e tubulares e as paisagens fazem de Garopaba uma atração ainda maior, sem contar na Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz de São Joaquim - ambas fazem parte do turismo religioso da região, e todo o local segue o estilo arquitetônico açoriano.

Quem visita a região no mês de junho pode aproveitar o descanso e tranquilidade de Garopaba para aproveitar a Quermesse de Garopaba, promovida pela Igreja São Joaquim, localizada na praça central. A festa ainda conta com apresentações locais, shows regionais e nacionais, além das tradições da região. Para quem curte dunas, trilhas e voo livre Garopaba é a escolha perfeita.

Outra praia muito procurada está localizada a 23 quilômetros de Garopaba e é repleta por um cenário encantador. A Praia do Rosa é formada por águas azuis e ondas grandes, local preferido dos turistas durante o inverno.

Para quem é solteiro e deseja arranjar uma paquera durante as férias, Garopaba e as praias vizinhas são a principal opção. Muita gente jovem e bonita que se reúne na praia para tomar um sol, jogar um frescobol e paquerar. À noite, a paquera rola nos barzinhos.

Informações de Garopaba

 Roteiros do Brasil

Região Encantos do Sul Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história da cidade de Garopaba insere-se no descobrimento do Brasil. Pois no ano de 1525 a Baia de Garopaba serviu como abrigo à expedição naval da cidade de Coruña que a utilizou para fugir de um temporal.

Aqui vivia o índio carijó da tribo dos guaranis. Homem simples e de caráter pacifico. Alimentava-se da caça da pesca e dos produtos naturais da terra como a farinha de mandioca utilizada até os dias de hoje.

O primeiro povoado só surgiu em 1666 formado de imigrantes açorianos. Foram os tupi-guaranis os primeiros habitantes de garopaba; que deram o nome à cidade. Este nome vem grafado – gahopapaba - na carta de Turim em 1523 ou assim: upaua upaba guarupeba. Que significa a enseada dos barcos do descanso ou ainda o lugar abençoado.

A verdadeira definição está no guarani a língua local: ygá ygara ygarata; significa arco embarcação canoa - mpaba paba é estância paradeiro lugar enseada.

Os açorianos desembarcaram em Garopaba enviados pelo Império Português procedentes a maioria da 3° Ilha dos Açores. Em 1793 foi criada a Armação de São Joaquim de Garopaba. No ano de 1830 é levada à Freguesia. A Paróquia foi criada por decreto do Governo Imperial porém sua instalação oficial ocorreu no ano de 1846.

Em 1890 com trabalho de mobilização da Freguesia Garopaba é elevada a Vila com decreto do então Governador Lauro Severiano Muller. No dia 08 de Abril do mesmo ano o Governador nomeia os membros do Conselho da Intendência que dirigira o Município. A instalação só ocorre no dia 07 de Junho de 1890. A guarda Municipal é criada em 1896. Em outubro de 1906 passa a fazer parte da Comarca de Palhoça. Em 1923 perde a condição de Município passando a integra o Município de Imbituba pertencendo à comarca de Laguna. Em 1930 Garopaba passa a Distrito de Palhoça. No Ano de 1961 volta a condição de Município tendo sido instalado no dia 30 de Dezembro de 1961.

Significado do Nome

 

Este nome vem grafado – gahopapaba - na carta de Turim, em 1523, ou assim: upaua, upaba, guarupeba. Muitos vêem neste nome o significado de enseada das garoupas.

O verdadeiro significado está no guarani, a língua local: ygá, ygara, ygarata: significa arco,embarcação, canoa; mpaba e paba é estância, paradeiro, lugar, enseada.
Garopaba, então, significa lugar dos barcos , enseada dos barcos. O nome condiz com a primeira utilidade da enseada, recanto seguro para ancoradouro de embarcações.
Os açorianos desembarcaram em Garopaba enviados pelo Império Português, procedentes das Ilhas dos Açores, as quais na época encontravam-se em processo de superpovoação.

Aniversário da Cidade

30 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Acompanhando o desenvolvimento econômico Garopaba continua seguindo o seu padrão cultural oferecendo ao morador e visitantes suas belezas naturais mostrando que desenvolvimento sustentável pode caminhar lado a lado com a cultura. A cidade preocupa-se em mostrar suas tradições tornando-as um atrativo diferenciado. As novas construções mudaram a aparência de Garopaba tornando-se mais apresentável e voltada ao atendimento do turista tanto em alta como em baixa temporada.

Os tempos mudaram porém a cordialidade do povo garopabense continua a mesma baseada na sua cultura religião e sua forte relação com o mar seja através da pesca artesanal ou da relação com o surf e o turismo.

Clima

Temperado

 

Temperatura Média

A temperatura média varia entre 20ºC e 30ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

O acesso rodoviário é feito pela BR-101 até Imbituba seguindo pela SC-434 por mais 15km. O aeroporto mais próximo fica em Florianópolis a 75km.

Localização

Sul do Estado de Santa Catarina

Limites

Imbituba Laguna Tubarão Paulo Lopes

Acesso Rodoviário

BR-101 e SC-434

Distâncias

75 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Garopaba é um pequeno cabo a 75km de Florianópolis onde a Serra do Mar adentra o Oceano Atlântico. Rico em belezas naturais o município é um dos principais pólos turísticos do sul do Estado conhecido pela tranqüilidade pela beleza de suas praias e pelas ondas ótimas para o surf. Conheça as Lagoas do Siriú e a Encantada. Visite também a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz de São Joaquim construída sobre uma pedra em uma colina há mais de 150 anos.

Praia - Comece pela Praia de Garopaba na sede do município excelente para todo tipo de esportes aquáticos com barracões de pesca e barcos coloridos verdadeiro cartão-postal da cidade. Vá à Praia da Ferrugem a mais badalada; à Praia do Silveira distante 2km do centro com um costão ideal para pesca e mergulho além de inúmeras piscinas naturais - em dias de vento sul tem as melhores ondas da região e as maiores da costa brasileira; à Praia da Gamboa 15km ao norte do centro; à Praia da Barra e à Praia do Ouvidor de cenário rústico e rara beleza. Na cidade também há as cascatas do Macacu em lugar privilegiado pela natureza a 7km do centro.

Baleia - Em Garopaba fica a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca. A geografia da costa e a transparência da água transformam o litoral do Estado especialmente Garopaba num dos melhores lugares no mundo para a observação desses gigantes marinhos. Todos os anos elas vêm do Pólo Sul para parir e amamentar seus filhotes nas águas mais amenas do litoral catarinense.

Infra-estrutura turística - Garopaba tem boa infra-estrutura hoteleira gastronômica e turística especialmente nas praias da Barra de Gamboa e do Silveira.

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Praia de Garopaba

É a praia mais urbanizada. Tem como principal característica a formação em enseada, garantindo segurança e conforto ao banhista. Possui aproximadamente 2 km de extensão. Ao norte, é delimitada pelo costão do Siriú. A Igreja Matriz, construída em cima de uma pedra (antiga armação das baleias) e a vila dos pescadores, resistem ao progresso, dando um toque especial a paisagem em contraste ao verde e as construções modernas. A legislação municipal, garante a paisagem, não permitindo a construção de prédios superiores a dois andares. Oferece hotéis, pousadas, campings, bares e restaurantes para todos os gostos.

hspace=0 EVENTOS

 

 

Aniversário do Município

 

Data: 30 de Dezembro 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal Garopaba

hspace=0  [email protected]

hspace=0 (48) 3254-8100

hspace=0 220 Volts

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.garopaba.sc.gov.br

Comentários de Garopaba

acesso privilegiado,prais limpas e lindas,simplesmente o paraiso na terra, e o melhor,ao alcance de todos!!abração.
Por: joão paulo thiesen

Local lindo! aconchegante! várias enseadas, todas recheadas da mais pura natureza. Lá, encontra-se paz! e inspiração!
Por: Ayrton

Conheço Garopaba, mas não muito; Amo as pedras entre Garopaba e o Siriú e o morro. Foi pura emoção quando encontrei a gruta. Garopaba é o lugar mais lindo do mundo!!!! Costumo dizer: O corpo voltou pra casa mas o coração ficou em Garopaba.
Por: Silvia Meister

Adoro garopba,desque conheci nunca mais esqueci! quando der volto pra tí!!!
Por: ildo bamberg

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Garopaba
Fundação:
1961
Altitude:
18m
População:
12.879 habitantes
Área:
108,3km²
Densidade Demográfica:
118,92hab/km²
CEP:
88495-000

Envie seu comentário sobre Garopaba