Luís Eduardo Magalhães

Luís Eduardo Magalhães-BA
banner

Bem-vindo a Luís Eduardo Magalhães!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Luís Eduardo Magalhães, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Luís Eduardo Magalhães

 

Roteiros do Brasil

Região Caminhos do Oeste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município de Luís Eduardo Magalhães está inserido no contexto histórico e geográfico do Oeste da Bahia. Na primeira metade do século XX, essa região era identificada como sertão do São Francisco, era caracterizado pela diversificação da produção, pecuária extensiva e povoamento rarefeito. Na segunda metade do século passado, com algumas ações do Estado e, sobretudo, a partir do final dos anos setenta, com a integração de parte da região à expansão da agricultura de grãos dos cerrados brasileiros, o Oeste da Bahia atualmente com 1.200.000 ha em produção e em torno de três milhões de hectares a serem explorados (considerada como a maior reserva de área agricultável no mundo em cerrado), passou a ter características peculiares que o distingue dos demais espaços regionais do Estado e do Brasil. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

30 de Março  

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cultura da soja é introduzida de forma acelerada novos cultivos são testados, diversificando-se a base produtiva agrícola e unidades industriais são atraídas para a região. Em conseqüência, consolida-se um espaço dos mais promissores do Nordeste, com uma agricultura tecnificada, operada em moldes empresariais e com integração às cadeias agroindustriais. O Oeste da Bahia passa a ser o mais importante espaço nordestino receptor de imigrantes, onde os nativos passam a conviver com uma cultura mais característica dos estados do sul do Brasil. Os vales, antes caracterizados pela pequena exploração agrícola familiar em minifúndios, começam a serem identificados como áreas bastante promissoras para o cultivo de frutas. Esta nova dinâmica possibilitou as potencialidades, em sua grande parte ainda inexploradas, e expôs a região a crises características dos períodos iniciais das áreas e expansão de fronteira econômica. Atualmente a região conta com incremento e diversificação de atividades, tais como: ampliação da pecuária, ovinocultura, caprinocultura, fruticultura, cafeicultura irrigada e o surpreendente crescimento rápido da cultura do algodão com aumento sucessivo das áreas plantadas, da produção e da produtividade. A ocupação econômica do Oeste está incorporando a variável ambiental, está determinado a ter um controle efetivo por parte de seus agentes mas a preocupação no desenvolvimento sustentável hoje é extremamente presente, visto que na região existem órgãos estaduais, federais e ONGS que estão atuando diretamente e constantemente na preservação dos recursos naturais tais como: Superintendências de Recursos Hídricos – SRH; Departamento de Defesa Florestal – DDF; Centro de Recursos Ambientais – CRA, IBAMA entre outros. 

Clima:

Ttropical semi-úmido 

Temperatura Média:

22° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Extremo Oeste Baiano  

Limites:

Barreiras, São Desidério e Estado do Tocantins 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

996 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O Projeto Preservar as Belezas do Cerrado Baiano:
Foi elaborado para educar a população através da arte. São exposições de fotos do cerrado, além de trabalhos feitos com material que este bioma descarta (flores, sementes, galhos, frutos) como quadros, mandalas, arranjos, velas, entre outros.

Principais Pontos Turísticos:

O Projeto Salão das Artes

Que tem como madrinha a Deputada Estadual Jusmari Oliveira, é um espaço oferecido aos artesões e artistas plásticos do nosso município onde têm a oportunidade de expor os seus trabalhos e obter uma renda a mais para o sustento da família. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo busca também através deste projeto a criação de uma identidade própria do município e temos conseguido isso por meio da produção de alguns trabalhos dos nossos artesões feitos com grãos produzidos na região (soja, milho, algodão, feijão, café, mamona, arroz) integrado com material descartado do cerrado. No Salão das Artes temos expostos trabalhos com diversas técnicas: pintura, craquelê, biscuit, tapeçaria, crochê, madeira, etc. 

O Projeto Museu da Terra

Foi criado através de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro; é uma exposição de fotos de pintura rupestre, um estudo de arqueologia que vem sendo desenvolvido na região oeste da Bahia e terá continuidade nos próximos anos.

Projeto Domingo Cultural

Que acontece uma vez por mês, é um projeto muito prestigiado pela população de Luis Eduardo Magalhães. O dia em que acontece o Domingo Cultural é uma verdadeira atração; a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo trabalha desde cedo com a montagem do palco, coreto, praça de alimentação e praça de artesanato na Praça Central Sergio Alvim Motta para receber a população com apresentações de dança, teatro, capoeira e música que as crianças e jovens das nossas Oficinas Artísticas desenvolvem.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

E-mail: [email protected]

Telefones: (77) 3628-9000

Sites: http://www.luiseduardomagalhaes.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

Telefone: (71) 3460-8300  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (77) 3611-3970 / 8706

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Luís Eduardo Magalhães

conheço e tenho muita vontade de investir nesse município que só faz crescer.
Por: viviane cristine de matos

Tive a oportunidade de conhecer Luis Eduardo Magalhaes em dezembro de 2008 e adorei... É simplesmente uma cidade de grandes oportunidades p/ investimentos no agronégocio e comercio em geral! A vida noturna tem otimas opçoes p/ todos os gostos e sem falar de belas cachoeiras e rios nas redondezas como a Cachoeira do Acaba Vida e do Redondo... Enfim p/ os mochileiros e todos q gostam de uma boa aventura em trilhas, cachoeiras e cavernas LEM tem a sua redondeza belezas naturais espetaculares e p/ quem planeja e busca um investimento LEM é simplesmente a cidade q mais cresce no BRASIL!
Por: daysiara figueiredo

não conheco a cidade luís eduardo ,mas tenho amigos que moram e recomedam a cidade para quem esta a procura de un lugar bonito ,com grandes oportunidades de trabalho,pos a cidade está em crescimento .Eu estou pensando seriamente em ir morar nesta cidade .por favor me informe quando será o concurso municipal em luis eduardo.
Por: joelma.

Há muito tempo eu ouvia falar sobre essa cidade. Tanto que tinha a curiosidade de conhecê-la. No dia 27 de dezembro de 2008, voltando do Nordeste, de carro, passei por ela. Que surpresa! Sem nenhuma ofensa aos meus irmãos baianos, achei Luis Eduardo Magalhães uma cidade totalmente em descompasso com as outras cidades baianas. Exceto, talvez, alguns bairros de Salvador, LEM aparenta mais ser uma cidade americana. Bem traçada e com aquele ar de cidade que nasceu para ser importante. Nada de se surpreender, pois a sorte beneficiou a Bahia com um imenso terreno ao Oeste do Estado, totalmente plano e propício à agricultura mecanizada. Já vi esse local de avião. Trata-se de uma vastidão sem fim, completamente arada e plantada, que não se consegue enxergar o fim. E isto, de avião! Voa-se por muito tempo sobre essa imensidão toda cultivada. Nada de concreto eu sei. Entretanto, imagino que essa parte da Bahia, pelas características já mencionadas, atraiu investidores de longe que ali se instalaram e a cidade de LEM abriga os novos "Barões". Desta vez, não do café mas da soja, do milho, etc. Ninguém que conhece a cidade duvida de que se trata de uma força gigantesca a brotar no sertão baiano, com seus prédios bonitos, suas ruas e avenidas largas e alegres, o cheiro de progresso, a sensação de que se está numa outra Bahia, esta completamente distante de qualquer pobreza. Não me contentei em ter passado por lá. Recentemente consultei ao "Google Earth" e visualizei toda a cidade. Que beleza! Que será dela daqui a uns poucos anos? Uma nova Londrina? Enrtetanto, notei uma ausência: um aeroporto compatível com a magnitude da cidade - não em número de habitantes - e sim com sua importância econômica. O que vi foi uma pequena pista de pouso de terra batida. Outra "vacilada" govrnamental é confiar somente em caminhões o escoamento de mega produção agrícola. Longe do mar e de vias navegáveis, LEM está a clamar por uma excelente ferrovia para levar a produção aos portos a preços competitivos com os de outras nações. Quanto ao aeroporto, este seria para permitir a visita de grandes compradores internacionais. Hotéis à altura, certamente a cidade tem. A rigor, ainda não se pode dizer que se trata de um destino turístico. Mas tendo conhecido essa incrível cidade, digo a quem interessar possa que, se quiser concecer uma moderníssima cidade em pleno sertão baiano, vá a LEM.
Por: IVO NOLASCO

morei por tres anos nessa cidade,hoje vivo em sp,mas tenho esperança de um dia poder voltar.O calor dessa gente,as oportunidades...realmente o convivio e o respeito com todos que ai chegam fazem dela uma cidade mãe que acolhe e dar oportunidades a todos.
Por: leide jass rodrigues barrelin

cidade maravilhosa pessoas hospitaleiras clima maravilhoso ainda morarei ai
Por: charles anderson silva galvao

luiz eduardo é uma cidade muito boa pra viver ,conheço la e posso dizer é a cidade do futuro
Por: giseli

conheci a 20 anos quando formos comprar terras no tocantins erro grande não ter comprado ai,passei ai a pouco tempo e de apaixonar qualquer um que conhece terra tenho amigos donos do mercado magazan; abraços.caxias do sul r/s
Por: domingo savio paz lunardi

olá ja faz 16 anos que moro em luis eduardo hoje nossa cidade e uma das melhores do brasil quem ja esteve em luis eduardo a 16 anos atraz sabe do questou dizendo por isso adoro essa cida.
Por: eliandro silva

Fiquei imprecionado com o crescimento dessa cidade e acho que ela terá um futuro muito próspero,tenho planos de trabalhar em LEM
Por: João Henrique Muniz

Olá...sou do interior de SP, uma cidade pequena e aconchegante, chamada Icém...em viagem a trabalho tive oportunidade de passar na cidade de Luis Eduardo Magalhães, cujo nome já lembrei do filho do deputado...me assustei pelo nível aparente da cidade e chegando em casa fui pesquisar sobre o municio, parabéns a todos os governantes e que ela continue crescendo e dando trabalho a quantos que posr ai chegarem...como a família que iniciou seu trabalho...quem sabe um dia não terei o prazer de conhecê-los...parabéns!!! Angela
Por: Angela Rosa Rodrigues

Minha filha, meu genro e meus netos estão indo morar nesta cidade. Pelo que vejo é uma cidade muito bonita e muito jovem ainda. Eles são gaúchos e e espero que sejam muito bem recebidos nesta linda cidade.
Por: clarice carvalho

Não conheço LEM mas meu parente Vilmar Bachinski lá domiciliado teceu honrosos elogios. Nas próximas férias pretendo conhecer. Saudações a todos e parabens.
Por: Pedro Martim Kokuszka

A mais nova Cidade da Bahia em 8 anos passou de 12 mil ha para 60 mil, venha conhecer e crescer com ela
Por: edilson soares

moro em Lem há 06 anos, de imediato me apaixonei por esse lugar, não me vejo morando em outro lugar se não aqui.
Por: Lenice

conheco. amo de paixao acho uma cidade linda um dia morarei la.
Por: DORAILDES MENDES DA SILVA

amei esta cidade muito rica com muitas oportunidades de empregos,parabêns para todos vcs. Simone Amargosa
Por: simone

Qui beleza.Essa è a cidade!!! me arrependo de nao ter acompanhado todo este crescimento quando estive ai em 2000.Mas nunca è tarde para quem ten coragem de trabalhar. Não podemos escolher o lugar de nascer mas podemos sim escolher um lugar para viver. E pra là que eu vou. Sou pintor profissiona l a mais de 25 anos e pretendo tanbem fazer parte deste crescimento
Por: Manoel Domingos ferreira se Melo

linda de mas e muito atrativa (ADOROOOOOOOOOO)e espero o mais breve possível fazer parte dessa cidade
Por: adriana

me apaixonei pela cidade, muito organizada. me senti na cidade onde moro aqui no mato grosso. gostei demais.
Por: luzia topanotti

é a verdadeira cidade dos sonhos,onde ja estive,e onde pretendo morar .........um encanto
Por: Juliana Rodrigues

NÃO A COheço a cidade de Luis Eduardo , mas conheci o deputado Luis , tenho minha mãe e uma irmã que morão ai , naõ sei o nome do bairro , faz uns 4anos que eles forão morar ai . eles falão muito bem dai meu cunhado é revendedor de peneus ai chama Edivaldo Antonio Terra. minha irmã chama Neli e minha mãe Nair marques. Eu moro em Foz do Iguaçu Paraná. sou professor estadual . a 10 anos aqui. me chamo Darci Marques . um dia irei conhecer esa linda cidade que eu vejo so pela inter net. um grande abraço a todos ai até . 14/06/10
Por: Darci P Marques

Interessante essa localida de.Muito prospera,alto pa drao de construcoes num polo agricola muito forte.
Por: Afonso Franca Ricardo

LUIs Eduardo Magalhaes é uma cidade mararvilhosa eu vou la em luis eduardo , se Deus quizer
Por: JOSÉ VIEIRA BARBOSA NETO

Ola amigos Luis Eduardo Magalhães é uma cidade que mais cresce no brasil onde tem varias indústria ,Ano que vem eu vou pra lá se Deus queser e Deus quer ,
Por: JOSÉ VIEIRA BARBOSA NETO

é o melhor lugar que já morei,é meu sonho é poder voltar de novo pra lá. fui muito feliz conhecendo aquele lugar e as pessoas que moram lá tambem. AMO LUIZ EDUARDO MAGALHÃES.
Por: karina

EU NÃO CONHEÇO ESTA CIDADE MAS SOU APAIXONADO POE ELA, TENHO VARIOS AMIGOS LÁ, E COM FÉ EM DEUS AINDA VOU MORAR LÁ
Por: sandoval

Luis Eduardo Magalhães,lugar otimo de se viver,passei muitos momentos bons. Quem vai pra lá nao quér voltar.Saudades de Luís Eduardo .
Por: raila micaela ribeiro

vou morar nessa cidade, estou muito ansioso... acredito q vou gostar muito pelos comentários .
Por: Cláudio

FUI MORADOURA DESSA LIMDA CIDADEPRETENDO VOLTA LOGO ADORO ESSE LUGA FUI MUITO FELIZ AMEI MUITO NESSA CIDADE CONHESI PESSOAS INCRIVES MARAVILHOSAS BJSBJSBJJBJJJJJJJBJBJBJBJJ
Por: MICAELLE DE SOUZA LIMA

E uma cidade maravilhosa ,morei por alguns anos,amo de paixao ,sempre que possa estou la matando a saudade e revendo amigos e familiares............
Por: edinolia

eu conheço luiz eduardo.e uma cidade maravilhosa.morro em maceio ,minha familia em goias entao luiz eduardo ja faz parte da minha vida.passo por ai 4 vezes por ano .indo p goias e voltando p alagoas.mas vou morrar ai ainda se Deus quizer.
Por: lucia

Trabalhei 3 anos nesta cidade2003 a 2006 sou téc. agricola capital do agronegocio da Bahia com otimas cachoeiras e um povo muito hospitaleiro.parabéns LEM
Por: Evandro vulgo "Paulista"

ja morei 1 ano em luis eduardo e adorei essa cidade.a praça e linda,as pessoas sao maravilhosa,enfim essa cidade e tudo de bom.
Por: taise bastos mendes

eu moro lá,e posso falar.Lá e muito legal mais não muito pra ver.
Por: jaqueline

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Luís Eduardo Magalhães

Envie seu comentário sobre Luís Eduardo Magalhães

banner