Quinze de Novembro

Quinze de Novembro-RS
banner

Bem-vindo a Quinze de Novembro!

banner

Comece planejando a sua viagem para Quinze de Novembro utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Quinze de Novembro e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Quinze de Novembro.

Informações de Quinze de Novembro

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Rota das Terras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1910 Alberto Schmidt criou a colônia particular Dona Etelvina, nome dado em homenagem à sua esposa. A colônia foi povoada por alemães, que se dedicaram à agricultura e as pequenas indústrias. Em 1912, foi denominada Colônia Quinze de Novembro, devido a uma leva de colonizadores que chegaram ao local nesta data. Posteriormente, um núcleo de povoação foi se formando e passou a denominar-se Núcleo Quinze de Novembro. Com o crescimento e a cooperação de seus habitantes, o povoamento começou a se destacar. Em 1914 foi oficializada a colonização da Colônia Quinze de Novembro. Os pioneiros construíram suas casas, galpões e também sua primeira Igreja de madeira, inaugurada em 19 de outubro de 1915, que criou um novo ambiente para se viver. Com o desenvolvimento da colônia, em 1924 foi colocada a pedra fundamental para a construção da nova Igreja. Finalmente, em 15 de novembro de 1926, num dia de grande alegria para a comunidade, foi inaugurado o novo templo evangélico. A partir deste marco a colônia passou a denominar-se Quinze de Novembro. Em 1943, segundo publicação no Diário Serrano de Cruz Alta, houve uma determinação na mudança de toponímia nacional pelo IBGE. Em virtude de exigências legais, mudou-se o nome de Quinze de Novembro para Poropê, que significa Sol e exprime o que muito ilumina. Esta mudança não chegou ao conhecimento da maioria da população. Apenas alguns - como o professor Arthur Saft - que na época recebiam o jornal, souberam da alteração. Para o restante da comunidade a colônia continuou a chamar-se Quinze de Novembro.

Significado do Nome

Não existe dados concretos quanto a origem do nome de XV de novembro.  Presume-se que o nome provenha da data em que os primeiros colonizadores chegaram à localidade. Pode-se dizer também, que a data de 15 de Novembro de 1889 tenha determinado a origem do nome, devido a radical mudança do regime político brasileiro, que passou de Império para República Federativa dos Estados Unidos do Brasil, mas como nada consta em documentos oficiais, permanece a dúvida.

Aniversário da Cidade

8 de dezembro de 1987

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Quinze de Novembro Terra das Águas está inserida na Rota das Terras e localiza-se junto ao maior lago artificial do RS, formado pela Barragem do Passo Real. Com fácil acesso desde o entrocamento do Tio Hugo a 54 Km chega-se a Ibirubá. Viajando mais 25 Km ao sul você começa a descobrir  grandes belezas naturais, onde os esportes aquáticos, como vela,canoagem e outros podem ser praticados em suas águas abrigadas que tem uma extensão de mais de 50 km.

Vale a pena Conhecer Quinze de Novembro, Terra das Águas. Você vai gostar com certeza. Preserve a Natureza!

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Microrregião: Noroeste Rio-grandense

Mesorregião: Quinze de Novembro

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 223, RS 506, e VRS 324

Distâncias

308 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

CERRO PELADO

Antiga pedreira, com morros de até 150m de altura, rodeados de mata nativa, onde será demarcada trilha ecológica. Informações pelo fone: (54) 3322-1159.
 

CASCATINHA DO FRANKEN

Possui uma queda dágua de mais ou menos 5m, com mata nativa à sua volta. Na entrada da cascata existe uma tendinha de produtos coloniais. Funciona aos finais de semana das 7h às 19h. Informações pelos fones: (54) 3322-1159.
 

BALNEÁRIO WILKE

Local arborizado e gramado,com piscina de água natural, cabana, quadras de futebol e churrasqueira. Informações pelo fone: (54) 3322-1101.
 

PESCA NO ATERRO

Ponto de pescadores que praticam a pesca artesanal.
 

TRILHA ECOLÓGICA ARROIO SANTA CLARA

Cascatas, corredeiras, rochas, penhascos, flora e fauna exuberantes, com várias espécies de plantas centenárias.
 

GRUTA DO PADRE

Esta gruta foi construída por um padre que atuava na extinta paróquia católica da Sede Aurora. Recentemente a gruta foi revestida com paredes de pedra basáltica irregular, as paredes internas são de pedras semi-preciosas. A gruta está localizada ao lado do Camping Aurora. Funciona diariamente das 7h às 19h. Informações pelo fone: (54) 3322-1111

PINHOS PARK

Local com cancha de bocha, área de camping com churrasqueiras, mesas e quadra de vôlei. Funciona aos finais de semana. Informações pelos fones: (54) 3322-1002 ou 9999-4620.
 

PONTE DA VOLTA GAÚCHA

Local é visitado por pescadores e praticantes de rapel.
 

TENDAS RURAIS

Venda de produtos coloniais, cucas, pães, salames, bolachas, frutas, verduras, geléias.
 

ROTA DAS TERRAS – UMA REGIÃO A SER DESCOBERTA

O palco é o Rio Grande do Sul. O cenário, a Rota das Terras, um consórcio formado por municípios de diferentes regiões: Alto Jacuí, Planalto e Central. O espetáculo, belezas naturais, cores, aromas que seduzem à primeira vista. A região possui uma relação muito próxima com as águas e com a geração de energia elétrica, a partir da formação do maior lago artificial do Estado – os Alagados do Passo real e da Barragem de Ernestina. Bonitas e agradáveis, as cidades proporcionam atrações diversificadas, eventos, muitas festas, gastronomia, artesanato e infra-estrutura de hotéis e restaurantes. O sincronismo da dança está evidenciado na riqueza do folclore que apresenta as mais variadas comemorações atraindo visitantes de todas as partes e, a beleza do canto, está nas dezenas de corais. A arquitetura, nas construções em estilo enxaimel, bávara, colonial (italiana) e portuguesa, torna os locais bonitos e encantadores, um paraíso a ser visitado, no coração do Rio Grande. Tudo na Rota das Terras é encantado. Tudo brota, cresce e produz frutos. A região é uma das mais produtivas do Rio Grande do Sul e a vocação para o trabalho está arraigada na população de descendência européia. Geograficamente formada por municípios com áreas planas, a economia fundamenta-se na agricultura, pecuária e do setor industrial. A força econômica esta representada na distribuição de renda – uma das mais equilibradas do Estado. Apesar de serem municípios com culturas diferenciadas, o projeto Rota das Terras está transformando as singularidades de cada localidade em instrumentos de projeção turística, dentro de um processo de integração e desenvolvimento. Informações nos municípios envolvidos e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável pelos fones (54) 3322-1051 / 3322-1066.

MUSEU MUNICIPAL

Acervo sobre a colonização do município.Praça Jango Vidal, s/nº - Centro (54)3322-1099 segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min na temporada de verão, também sábado e domingo, ou mediante agendamento.               

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (54) 3322-1051

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3322-1051 - Fax: (54) 3322-1122
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3322-1115

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Rua Alberto Schmidt, 786

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.quinzedenovembro.famurs.com.br

           Sr. Carlos Magno Guimarães

Comentários de Quinze de Novembro

A cidade deve ser maravilhosa, no entanto, não consegui ver nenhum vídeo que pudesse me mostrar estas belezas.Tenho interesse em navegar pelo lago.
Por: enio Tadeu Oliveira

gostaria de participar do evento no dia 16 de julho em santa clara com minha esposa,como adquiro entrada e onde posso dormir.
Por: reinoldo edilson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Quinze de Novembro

Envie seu comentário sobre Quinze de Novembro

banner