Nova Santa Rita

Nova Santa Rita-RS
banner

Bem-vindo a Nova Santa Rita!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Nova Santa Rita, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Nova Santa Rita

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No dia 11 de fevereiro de 1884, em Santana do Rio dos Sinos, no lugar então denominado “Picada do Vicente”, Justino de Souza Baptista e sua mulher, Rita Carolina Martins, doaram um terreno para construção de uma capela. Rita pediu que a capela fosse em louvor à Santa Rita de Cássia e isto deu origem ao nome da localidade, “Santa Rita”. No início do século XX, a área abrangida pelo município de Nova Santa Rita fazia parte do território de São Sebastião do Caí como 6º Distrito, permanecendo nesta situação até 28 de junho de 1939, quando Canoas emancipou-se do município de Gravataí e anexou ao seu território a referida área, que passou a denominar-se 2º Distrito de Canoas, tendo como sede Berto Círio. Em 1987, aconteceu um movimento emancipacionista que foi derrotado nas urnas. Em 1991, foi organizada uma comissão de moradores para trabalhar pelo movimento pró-emancipação, saindo vitorioso em plebiscito realizado no dia 10 de novembro, com mais de 64% dos votos válidos. Em 20 de março de 1992, através da Lei Estadual nº 9585/92, sancionada pelo então governador Alceu Collares, foi criado o município de Nova Santa Rita.

Significado do Nome:

Em homenagem à Sra.Rita Carolina Martins, esposa do doador do terreno, que era devota de Santa Rita de Cássia.

Aniversário da Cidade

20 de Março

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Nova Santa Rita está situada a 25 km de Porto Alegre, na região metropolitana, Nova Santa Rita é a pequena entre as grandes. Com os seus recém completados 21 anos de emancipação política, se destaca entre as outras por estar tão próximo da capital e ainda ter traços de vida interiorana. Nova Santa Rita tem como base da economia a agricultura e o cultivo do melão, ganhando, assim o título de capital Gaúcha do Melão.

GENTÍLICO:

novasantaritense

POPULAÇÃO:

22.706 Habitantes - censo IBGE/2010

Clima:

Subtropical.

Temperatura Média:

25ºC no Verão/10ºC no Inverno

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Limites:

Canoas, Capela de Santana, Montenegro, Triunfo, Esteio, Portão, Porto Alegre, Sapucaia do Sul

Acesso Rodoviário:

BR 386, RS 454

Distâncias:

19 km da Capital.

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:


-CENTRO DE EVENTOS OLMÍRO BRANDÃO

-ARQUIVO HISTÓRICO EMÍDIO DE OLIVEIRA

Utensílios domésticos, placas, fotografias, mobiliário doméstico e de escritório. ENDEREÇO: Estrada do Passito, s/nº - Centro-Escola Fazenda.

-ESCOLA FAZENDA

Àrea para lazer. Fone: (51) 3479-1062  

-PARQUE ESTADUAL DELTA DO JACUÍ

Situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, no encontro dos rios Jacuí, Gravataí, Caí e Sinos, o parque é formado por 30 ilhas e porções continentais com matas, banhados e campos inundados. Das ilhas, destacam-se a dos Marinheiros, a Pintada, a das Flores, a da Pólvora e a Mauá. Lontras, jacarés-de-papo-amarelo, capivaras e uma grande variedade de aves aquáticas fazem parte da fauna do Delta. O complexo de ilhas funciona como filtro e esponja regulando a vazão dos rios em épocas de cheias e protegendo a população da grande Porto Alegre. A elaboração do novo plano de manejo começa a inserir a população das ilhas e as prefeituras nas decisões sobre a preservação e a melhoria da qualidade de vida. O Parque abrange áreas dos municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Triunfo.

hspace=0 EVENTOS:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: (51)3479-1109

hspace=0 Informações Úteis:

Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita:

hspace=0 [email protected]

SITE OFICIAL DA LOCALIDADE:

 http://www.novasantarita.rs.gov.br

hspace=0 Fone: (51) 3479-1355 - Fax: (51) 3479-1300

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3479-2141 - Fax: (51) 3479-1095
E-mail:
[email protected]

CORPO DE BOMBEIROS:
(51)3479-6108

DELEGACIA DE POLÍCIA:

(51)3479-5252

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3479-1055

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.turismo.rs.gov.br

           www.novasantarita.famurs.com.br

           Wikipédia


OUTRAS INFORMAÇÕES:

-Nova Santa Rita conta com 16 escolas, sendo 13 municipais e três estaduais. Conta também com três creches municipais, quatro postos de saúde, além de cinco agências bancárias (Banrisul, Bradesco, Sicredi, Caixa e Banco do Brasil). E também conta com três cemitérios.

-Em Nova Santa Rita, está localizada a igreja episcopal Anglicana mais antiga do Brasil.

Comentários de Nova Santa Rita

Moro em Nova Santa Rita e acho que é muito bom morara lá, pois existe uma mistura de meio rural com o urbano. E isto me facina. A cidade está crescendo muito, com novas empresas que vem dando empregos ao povo Santaritense. Na educação houve um salto muito grande. A população aumentou muito também.
Por: Édina Corrêa

adoro esta cidade nasci e pretendo morrer aqui!!!!adoro muito essa cidade muitas coisas boas e ruins!!!!
Por: lucas oliveira xavier

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Santa Rita

Envie seu comentário sobre Nova Santa Rita

banner