Nonoai

Nonoai-RS
banner

Bem-vindo a Nonoai!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Nonoai, informações e fotos da maravilhosa Nonoai. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Nonoai, recomendadas por internautas.

A cidade de Nonoai, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 584m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.679 habitantes. A área total de Nonoai é de 459,0km², e sua densidade demográfica é de 27,62hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nonoai-RS é 99600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Nonoai

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nonoai teve inicio seu povoamento no ano de 1847 pelo senhor João Cypriano da Rocha Loires, Major da Guarda Nacional. Desde fins do século XVIII, já existia o comércio intenso entre os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, principalmente pelo progresso alcançado pelo continente de São Pedro das Missões, no Rio Grande do Sul. Comercializavam-se em grande quantidade produtos da terra, como erva mate e madeira. Para o transporte utilizavam-se muares, devido à grande resistência desses animais para o trabalho pesado das usinas de açúcar. Esses fatores despertaram interesse dos paulistas, que logo providenciaram a abertura de um caminho mais curto para chegar ao sul, convocando os bandeirantes para o cumprimento de tal tarefa. No passo do Goio-En, no Rio Uruguai, deu-se o encontro entre Rocha Loires e o cacique da tribo indígena das Kaigangs chamado Nonoay. Em 1890 por ato do Governador, foi elevada a categoria de município. Nonoai pertenceu a Passo Fundo até 1874, pela Lei nº 928 de 06 de Maio de 1874 foi tranferida para Palmeira das Missões. Em 1877 volta a pertencer a Passo Fundo como 5º Distrito. Por ato de 20 de Julho de 1890, passou a constituir-se a município, e posteirormente sendo extinto novamente, voltando a pertencer a Palmeira das Missões. Em 1931 voltou a pertencer a Passo Fundo. E no ano de 1939, passou a Sarandi, ficando até 1959, quando emancipou-se definitivamente.

Significado do Nome

Homenagem cacique da tribo indígena das Kaigangs chamado Nonoay.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical.

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 406

Distâncias

393 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

MONUMENTO EM HOMENAGEM AO PADRE MANOEL

Estátua com 2m de altura em concreto armado, com a escultura do Padre Manoel montado em um burro e o seu corinha Adílio está segurando às rédeas do animal, ilustrando o meio de transporte utilizado na época em suas andanças fazendo pregações religiosas. Localizada ao lado da Igreja Matriz.

CEMITÉRIO DOS CORTADOS

Primeiro cemitério municipal, inaugurado devido a uma sangrenta batalha ocorrida no município em meados de 1830.

RECANTO DO TIO PEDRO

Situado na localidade de Linha Tope da Serra. Local para pesque e pague.
 
CASCATAS DAS ANDORINHAS

Localizada ao norte da cidade, com uma queda de 30 m, um canyon de aproximadamente 60 m de profundidade. Acesso pela Rua João Marcondes.

CASCATA FAXINAL DOS LOPES

Situada ao norte do município, com uma queda de 25 m e uma piscina natural.
 
CASCATA PASSO DO CERVO

Localizada ao sul da cidade,a 10 km de distância da cidade, com duas quedas de aproximadamente 25 m de altura por 15m de largura. 
 
CASCATA DE PEDRA

Situada a 12 km da cidade, ao norte, na localidade de Linha Faxinal dos Lopes. Caverna com pedra calcária de aproximadamente 100 m2 de área. 

CANYON LINHA FÁVERO

Situado na localidade de Linha Faxinal dos Lopes, distante 8 km da cidade. Com aproximadamente 100 m de altura com densa mata nativa.  

CENTRO DE CULTURA MUNICIPAL

Endereço: Rua Padre Manoel Gomez Gonzalez , antiga Cemapa
Fone: (54) 3362-1009
Horário de Recepção: de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Nonoai.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (54) 3362-1270 - Fax: (54) 3362-1267

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3362-2656 - Fax: (54) 3362-1511
E-mail.
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3362-1322 / 1212

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3362-1590

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.turismo.rs.gov.br

           www.nonoai.rs.gov.br

Comentários de Nonoai

Nasci em nonoai...morei lá até os 10 anos quando vim morar em SC...Atulalmente moro em blumenau...Quem sabe não apareço na próxima romaria ano que vem paramatar a saudade e também para minha filha e meu marido conhecerem a minha cidade...
Por: solange m.a.Dickmann

Nonoai, terra querida que me viu nascer. è uma cidade pacata, vive da agricultura, tem uma linda praça central, onde todos se reunem para degustar um saboroso chimarrão ao fim de tarde ou aos domingos, possui uma cascata que se pode fazer rapel - é uma cidade onde todos se conhecem. Gosto bastante desta cidadezinha, onde ainda é possível viver sem muros e carcas em volta de casa.
Por: Pedro A. Sarmento

Nonoai terra de indio kaingang.Eu sou sou um deles atualmente estou em matinhos litoral de paraná,curso agroecologia na ufpr,posso garantir que se vizitarem nonoai vão se apaijonar tem muita natureza ar puro e gente boa hospitaleira um verdadeiro ombro amigo
Por: Hilario vergueiro

eu amo nonoai, adoro a cidade em que nasci! estou em poa,desde 1999,mais nao vejo a hora de voltar.
Por: silvia figueiro

nasci en nonoai sou da tribo dos caigange tenho muito orgulho disso.atualmente resido em Blumenau sc .ainda tenho parentes em nonoai ..senpre que posso vou visitar a minha terra querida aonde nasci e me criei ...estou a 16 anos em sc mas tenho esperansa de voltar a morar em nonoai...cidade que eu amo....nunca vou deichar de amar...nonoai terra querida........
Por: sirlei inhaia

Não sómente conheço Nonoai,como o tenho por minha terra adotiva. Estou esboçando um pequeno trabalho de resgate histórico sobre essa terra. O título que leva esse opúsculo é ENTRELINHAS DA HISTÓRIA. Foram temas do aprofundamento da pesquisa: o indigenismo, bandeirantismo, catequese, guerras e revoluções, tropeirismo, bandeirantismo e extrativismo. Pretendo futuramente disponibilizar livremente na internet para os possíveis interessados. Junho, 19- 2009- Jacob
Por: Jacob de Araújo Cardoso

ja morei em nonoai 12 anos e seito saudades desta terra que amo tanto um abraço aos nonoaiense terezinha porto alegre
Por: terezinha

ESTA E UMA CIDADE LINDA DE VE SER MARAVILHOSA MORAR AI E DEVE DE SER MUITO LINDA MAIS DOQUE 4RIO DE JANEIRO SAM PAULO
Por: STEFANI SAMARA COELHO DE ABREU

muito linda cidade de nonoai abençoadas as romarias que sai ai hospitaleiro seu povo adoro vizitar a cidade de nonoai
Por: indianara

nas ferias de janeiro sai para viagar, fou ao estado do parana e santa catarina na volta passei por Nonoai que saudade de tudo que ali passei na minha infancia com meus pais e irmão, a Igrega sempre linda, e bem cuidada a praça que saudade.......... sou da familia belini meu pais se chamava luis belini um beijos aos parentes que moram ai
Por: terezinha fatima capeller

eu não o conhesso..tenho vontade de conheçer minha mulher naçeu ai mais não conheçe!
Por: cremo

ola amigos, sou nonoaiense, tenho saudade da nossa terra, estou em Porto Velho RO, parabenizo os companheiros por nos dar o prazer de matar um pouco a saudade da nossa terrinha.
Por: Roberto

sou de nonoai mas atualmente moro em gravatai minha familha esta toda ai .adoro a cascata das andorinhas acho q deverian posta mais fotos dela bjosa todos.
Por: ana rodrigues

Olá..........! sempre lembrados amigos meus e amantes da minha terra. Ha algum tempo passado eu comentava nessa página sobre a intenção de prestar uma homenagem a essa terra de indios com os quais compartilho o meu sangue. Pois bem: comunico que será distribuido para as escolas e bibliotécas municipais a monografia que comentei anteriormente. Leva o título de" Nonoai Nas Entrelinhas da História". É o que posso fazer em homenagem ao povo da minha terra que completa no final de maio deste ano de 2011 a idade civil de 52 anos. Com muita garra e muita historia. Modestamente sugiro que leiam e comentem. abraço saudoso do amigo de sempre : Jacob
Por: Jacob de Araújo Cardoso

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nonoai
Fundação:
1959
Altitude:
584m
População:
12.679 habitantes
Área:
459,0km²
Densidade Demográfica:
27,62hab/km²
CEP:
99600-000

Envie seu comentário sobre Nonoai

banner