Morro Reuter

Morro Reuter-RS
banner

Bem-vindo a Morro Reuter!

banner

As melhores pousadas em Morro Reuter podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Morro Reuter

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ex-segundo distrito de Dois Irmãos, Morro Reuter foi criado pela Lei Estadual n.º 9.583, de 20 de Março de 1992, em obediência a plebiscito realizado em 10 de Março de 1991, que decidiu pela emancipação do município. A cidade está localizada na encosta da Serra Gaúcha, à beira da Rodovia BR 116, sua principal via de acesso. Sua localização é privilegiada pela proximidade da capital e principais pontos turísticos da Serra, como as cidades de Gramado e Canela. Possui 82 km2 de área e sua altitude atinge os 700 metros.
Compõem o município de Morro Reuter as localidades de Walachai, São José do Herval, Muckental, Fazenda Padre Eterno, Franckental, Bickental, Picada São Paulo, Linha Cristo Rei, Batathantal, Planalto e Linha Gorgen.
70% da população de Morro Reuter encontra-se na zona urbana, enquanto os 30% restantes estão estabelecidos na zona rural. A cidade apresenta os mais diversos tipos de vegetação e formas de relevo existente na natureza.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical.

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 116

Distâncias

56 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

IGREJA DE SÃO JOSÉ DO HERVAL

Construída com pedras basálticas, tem o estilo arquitetônico dos primeiros imigrantes alemães que povoaram estas terras. Inaugurada em 18 de Março de 1923, suas aberturas são complementadas com vitrais coloridos em que a luz solar destaca imagens de santos. Conhecida também como Igreja de Pedra, tem o altar e o púlpito esculpidos em madeira nobre. Localiza-se na Estrada de São José do Herval, a 10 km da sede do município, com acesso pela RS 373.
 
ARMAZÉM KIELING

Constuído há 120 anos, é um dos últimos exemplares do antigo estabelecimento comercial na colônia alemã. Patrimônio cultural do município, o prédio ainda mantém no amplo ambiente interno prateleiras de madeira que vão até o teto, com os mais variados produtos de secos e molhados. Localiza-se ao lado da Igreja da Pedra São José do Herval.

IGREJA MATRIZ IMACULADA CONCEIÇÃO

Bela e majestosa, a igreja católica foi inaugurada no ano de 1964, localiza-se no centro da cidade (Rua João XXIII, 115).

MORRO DA EMBRATEL

A cidade formou-se ao pé deste morro. O ápice está à 675 m acima do nível do mar. A subida íngrime conta com 1,7 km de estrada, parcialmente pavimentada. Lá do alto tem-se a vista panorâmica de várias cidades pertencentes ao Vale dos Sinos e à grande Porto Alegre. À noite, o morro oferece um espetáculo fora o comum, um verdadeiro e impressionante Mar de Luzes. O morro abriga uma pista de paraglider. Localiza-se na Estrada Carlos Teobaldo Sperb.

BELVEDERE

Está situado a 600 m acima do nível do mar, entre os Morros Reuter e Dois Irmãos. É parada obrigatória para quem percorre este trecho da BR 116 (km 218), possibilitando uma bela vista panorâmica, com área para estacionamento e descanso.
 
BALNEÁRIO RIO LOCH

Local popular de lazer. O Rio Loch encontra-se no meio de uma paisagem encantadora, com vegetação que fornece sombra e convida ao descanso. Cortado pelo leito pedregoso do Rio Cadeia, tem árvores nas duas margens, mesas, churrasqueiras, além de um bar e cancha de bocha. No dia 20 de Setembro de 1935 foi inaugurada a Ponte Farroupilha, ligando ambas as margens do Rio Cadeia. Situa-se na localidade de Walachai.

PLANTIO DA LAVANDA

No trevo de acesso ao centro de Morro Reuter e em canteiros espalhados por diversas ruas e jardins são cultivadas mudas de lavanda.

PRAÇA MUNICIPAL

Localiza-se no centro e oferece play ground para as crianças, canteiros floridos, arborizados, num clima aconchegante e harmonioso.
 
ROTA ROMÂNTICA

É um caminho de 273 Km, composto por 13 municípios de colonização alemã no Rio Grande do Sul. Podemos desfrutar da rica arquitetura germânica, da gastronomia, com seus deliciosos cafés coloniais, da alegria dos Kerbs e festas típicas, além das belezas naturais da região da serra.  

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Morro Reuter.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (51) 3569-1455

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (51) 3569-1455
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3569-1455

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3569-1590

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.turismo.rs.gov.br

           www.morroreuter.famurs.com.br

Comentários de Morro Reuter

pelas fotos a cidade e maravilhosa pretendo conhecer nas ferias vou me divertir muito..
Por: juliana carvalho

Morro Reuter é uma cidade linda! Tem vários campings, cascatas e artistas que moram por lá... Vale a pena visitar para um turismo ecologicamente correto.
Por: carolina garcia marques

Eu e meus filhos adoramos turismo rural. Percorremos grande parte do interior de Morro Reuter - principalmente a região de Walachai - a pé. Para nós, é uma delícia! Os moradores são gentis, acolhedores. A maioria fala em dialeto alemão. A região seria ideal para turismo rural, que ainda não está implementado. Estivemos lá hospedados em sítio de amigo.
Por: Celina Valderez Feijó Kohler

Adoramos o lugar!!! Tem uma vista maravilhosa do morro!!! Com certeza voltaremos!!!
Por: Helenira Santos

Conheci o Morro Reuter rápidamente, durante minha passagem p/ Gramado. Era dia 4-12-2010.Havia uma festa com corais de crianças, muito bem organizado. Fiz um lanche maravilhoso e segui adiante. Parabéns, comunidade " Morro Reuter"
Por: Jairo Sanches Molina

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Morro Reuter

Envie seu comentário sobre Morro Reuter