Itapuã

Itapuã-RS
banner

Bem-vindo a Itapuã!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Itapuã, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Itapuã.

Informações de Itapuã

                     Roteiros do Brasil

Região Grande Porto Alegre

Microrregião Porto Alegre e Delta do Jacuí

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 

 

Significado do Nome

Itapuã, em guarani ponta de pedra, que se projeta sobre as águas, marcando a divisão entre o Lago Guaíba e a Laguna dos Patos. Paisagem que já foi marinha, hoje banhada por água doce.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O Parque Estadual de Itapuã foi criado em 1973 e fechado 18 anos depois, sendo reaberto apenas em abril de 2002. A área de 5,5 mil hectares, onde está localizado o parque foi palco de combates durante a Revolução Farroupilha. Na tentativa de impedir a passagem de navios imperiais vindos do Rio de Janeiro, os farrapos construíram fortes nos morros chamados de Itapuã e de Fortaleza. Em 1836, 32 soldados farrapos morreram no Morro da Fortaleza, vítimas de um ataque imperial. Duas embarcações farroupilhas também estão afundas perto da Praia das Pombas.

Clima 

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

De Porto Alegre: pela Glória - Av. Oscar Pereira e Costa Gama, ou pela Zona Sul - beira do Guaíba e Av. Juca Batista, passando por Ipanema, Belém Novo, Lami e a Vila de Itapuã.
De Viamão: pelo Cantagalo ou pelas estradas Acrísio Prates e Ricardo Vieira Barcellos.

Localização

Metropolitana de Porto Alegre

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 040, RS 118

Distâncias

57 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Farol de Itapuã

Farol de Itapuã – Localiza-se no Município de Viamão/RS. Av. N.S. dos Navegantes, 6 – Vila de Itapuã. O local oferece passeios de barco, pescarias (traíras, jundiás, mandis, lambaris, piavas, brancas...) passeios a cavalo.

Parque Estadual de Itapuã
 
Localizado a 57 km da capital, o Parque de Itapuã, protege a última amostra dos ecossistemas originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, com campos, matas, dunas, lagoas, praias e morros às margens do lago Guaíba e da laguna dos Patos.
Nas suas formações vegetais, ocorrem mais de 300 espécies, destacando-se a figueira, a corticeira-do-banhado, o jerivá, o butiazeiro, além de orquídeas, cactos e bromélias.
A Lagoa Negra, com 1750 hectares, é o ponto de parada de aves migratórias, como o trinta-réis e batuíras. 

 
Trilha da Onça

Trilha fácil, saída da Praia das Pombas.
* É necessário agendar a trilha com os guias locais.

Trilha do Araça

Fechada à visitação

Trilha fácil

Saída da Praia da Pedreira, percorrendo-se 1.800 metros ida e volta (em torno 1h30m). A trilha passa em meio a mata nativa e de uma antiga pedreira e acaba na pequena praia do Araça, bastante suja*.
O Parque abriga espécies em extinção, como o bugio-ruivo e a lontra. Se o visitante fizer silêncio e tiver muita sorte, poderá avistá-los.
O parque é também o lar de 30 tipos de répteis (entre eles, jacarés-do-papo-amarelo) e 40 tipos de anfíbios (rãs e sapos).

* É necessário agendar a trilha com os guias locais na ponta esquerda da Praia da Pedreira. Os grupos têm, no máximo, 15 pessoas; sendo que é permitida a visita de 60 pessoas por dia.

Trilha da Visão 

Oferece as melhores vistas de Itapuã, mas somente é feita em ocasiões especiais, para grupos pré-marcados com a direção do parque ou pelas agencias de turismo. 

Praia de Fora

Parte do balneário de 16 quilometros de extesão foi aberto a visitação. Localiza-se a 6 quilômetros da entrada principal do parque, e seu acesso se dá por estrada pavimentada. O local já possui toda a infra-estrutura para um bom banho na Lagoa do Patos e piquenique com sombra, churrasqueiras, bancos de concreto, banheiros, chuveiro.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

- Itapuã - distrito do município de Viamão.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (51) 3485-3987 - Fax: (51) 3485-6635

Serviço de Informação ao Turista: Parque Fone: (51) 3494-8083 / 8082 ou SEMA Fone: (51) 3288-8100 / 6516
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:    www.viamao.famurs.com.br

            www.viamao.rs.gov.br      

            www.bemtevibrasil.com.br 

Comentários de Itapuã

Não conheço o Céu, mas nasci e me criei em um paraíso, onde só quem conhece pode dizer o tamanho da beleza do lugar e o quanto vale a pena.Tudo é muito lindo!!!!ITAPUÃ...Saudades!
Por: ANGELENA CARDOSO DE GODOY

lugar muito lindo de se morar lindo pelas pisagems a pesar de eu nao conhecer. espero um dia conhecer
Por: lisandra zimmermann

EU ADOREI A PRAIA MUITO LINDA. ADOREI A VIAJEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: ALEXIA

Itapuã é um otimo passeio para quem naum tm tmpo d ir á praia,alem d ser perto p qm mora em poa é um bom lugar para passar um dia d domingo em família,vamos la sempre q podmos e vale a pena
Por: camila

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapuã

Envie seu comentário sobre Itapuã