Dois Irmãos

Dois Irmãos-RS
banner

Bem-vindo a Dois Irmãos!

banner

Comece planejando a sua viagem para Dois Irmãos utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Dois Irmãos e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Dois Irmãos.

A cidade de Dois Irmãos, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 166m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.306 habitantes. A área total de Dois Irmãos é de 73,0km², e sua densidade demográfica é de 264,47hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Dois Irmãos-RS é 93950-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Dois Irmãos

Roteiros do Brasil

Região Grande Porto Alegre

Microrregião Vale do Rio dos Sinos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Dois Irmãos tem sua origem nos morros gêmeos que podem ser vistos quando se chega na cidade. Sua colonização, tipicamente alemã, teve início a partir de 1824, com a chegada dos primeiros imigrantes no Estado. Seu primeiro nome foi Baumchneis, ou seja, Picada dos Baum, em homenagem a um dos integrantes que participaram ativamente do início do povoado. As primeiras obras surgiram em 1832 quando foi construída uma pequena capela católica, hoje Igreja São Miguel, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.
O município também é conhecido como o Berço do Café Colonial, haja vista a sua tradição na gastronomia desde o início do século, tendo sido o local onde surgiu o primeiro café colonial no Estado.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

Fundação: 29 de setembro de 1.829

Emancipação: 10 de Setembro de 1.959

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

22°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: BR-116 

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR-116 

 

Distâncias

 

51 km da Capital
 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos 

MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL

Acervo com mobiliário, objetos pessoais, utensílios domésticos, máquinas, ferramentas, artesanato, fotografia, material bibliográfico e instrumentos musicais. Realiza atividades como exposições, pesquisa, ação educativa e conservação e trabalhos com grupos de terceira idade.

MOINHO COLLET

Até hoje, o Moinho Collet mantém o seu antigo maquinário, de grande valor histórico. As engrenagens metálicas foram trazidas da Alemanha. Além da moagem, nos prédios do moinho foi instalado um armazém de secos e molhados.

PONTE DE PEDRA

A Ponte de Pedra foi construída em 1855 sobre o arroio Feitoria, na estrada que ligava São Leopoldo à Serra. A construção tem características romanas, sendo o material empregado a pedra grês.

PROPRIEDADE DE IGNÁCIO STOFFEL

Acompanhando a rotina dos atuais moradores da propriedade, é possível ter uma idéia do que significou viver na roça em uma região de colonização alemã. Apresenta traços culturais que foram se instituindo desde o século XIX.

ARMAZÉM SCHOLLES

Junto à venda da farinha era servida cerveja para os fregueses, nascendo daí o Armazém de Secos & Molhados Scholles. Ele apresentava-se como um local de sociabilidade, onde os vizinhos se encontravam, no final de semana, para conversar, jogar e beber.

SERRARIA BECKER

O empreendimento é uma antiga serraria da família Becker que, desde 1872, produzia arados, canga para bois, cabos de enxada, carroças e carretas, muito utilizadas no trabalho de colonos do Travessão Rubenich. A serraria, com suas antigas paredes de pedra e sua roda dágua, mantém a antiga estrutura e muitas de suas antigas máquinas, ao lado dos novos equipamentos

CAMPO 7 AMIGOS

Camping e sítio de lazer localizados em área rural.

CEMITÉRIO EVANGÉLICO

Em 1852, os moradores da Comunidade Evangélica e Luterana começaram a usar a área como cemitério. Este cemitério possui lápides em pedra grês e mármore, com cercados de ferro. Nelas estão desenhados e esculpidos, artesanalmente, velhos símbolos cristãos e variados detalhes em estilo gótico que nos revelam o imaginário dos antigos moradores do local em relação à vida e à morte.

CASA VELHA COLHE E PAGUE

Todas as famílias que ali moraram ao longo da história, viveram da agricultura, dedicando-se ao plantio de batata, aipim, milho e cebola. Além da agricultura, criavam nessa propriedade animais como porcos, galinhas e vacas. A casa antiga, construída no século passado, praticamente não sofreu alterações até o ano de 1930.
 
MUNDO DOS OVOS

Ao visitar o Mundo dos Ovos é possível conhecer antigas tradições e cuidados quanto às aves. Local onde os turistas poderão colher ovos diretamente dos ninhos e ver como as galinhas se comportam no seu habitat natural.

ROTA CAMINHOS DO VALE

Rota formatada pelo SEBRAE que une 6 municípios pertencentes à Região Turística vale do Rio dos Sinos.
Municípios Participantes: Campo Bom, Dois Irmãos, Igrejinha, Ivoti, Novo Hamburgo (Lomba Grande) e Sapiranga.

PRAÇA DO IMIGRANTE

A Praça do Imigrante está localizada no coração de Dois Irmãos, sua estrutura e arborização, agregadas a um ambiente tranqüilo, são um convite a passar horas sentado à sombra tomando seu chimarrão e conversando com os amigos. O local vem se tornando ano após ano um espaço para a família, agregando atrações que encantam seus frequentadores, além de sempre possuir um ambiente musical ao melhor estilo germânico. Ocorre todos os domingos de março à dezembro na Praça do Imigrante uma Feira de Artesanato e de produtos alimentícios.

hspace=0 EVENTOS

KERB

O Kerb é a festa mais tradicional de Dois Irmãos, e teve sua origem na promessa realizada pelos imigrantes alemães, naufragos do navio Cecília, promessa essa que se aportassem no Brasil, consagrariam sua chegada como feriado e oferecido ao santo do dia. Esses imigrantes chegando em solo gaúcho, na sua maioria foram destinados à colônia Baumschneis - mais tarde chamada de São Miguel de Dois Irmãos,(atual Dois Irmãos). Era 29 de setembro de 1829, dia do Arcanjo São Miguel. Esta data passou a ser o nosso mito fundatório, festejado até os dias atuais. São Miguel é o padroeiro de Dois Irmãos.

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos

hspace=0 [email protected]

hspace=0 fone: (51) 564.1277 - fax (51) 564.1277

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51)564-1277
Fax:(51)564-1277
E-mail: [email protected]

 

hspace=0 220 Volts

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0  Hospital - Fone: (51) 564-1277

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 564-1959

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.doisirmaos.rs.gov.br

Comentários de Dois Irmãos

gOSTARIA DE REVER A AV.PRINCIPAL EA ENTRADA DA CIDADE. SÃO RECORDAÇÕES LINDAS! OBRIGADA. JADE
Por: JADE

eu nasci em dois esmaos , gosto muito dela , e é uma cidade muito lindda..
Por: junior

já morei em dois irmãos adoro esta cidade para mim ela e maravilhosa sai porque meu esposo mudou de profs eu amo esta cidade meus amigos por favor estou onlain
Por: ivanir

Os imigrantes alemães chegaram em 1829(há 180 anos). É municipio desde 1959(50 anos). A cidade é uma festa: maio: Fest-Feira setembro: Kerb de São Miguel dezembro: Natal dos Anjos
Por: dorival

Sou de Jaragua do Sul SC vi algumas fotos da Cidade gostei muito, no meu proximo tur vou visitar esta região Grato.
Por: Antoni Petry

simplismente uma cidade maravilhosaa amo muito dois irmaos minha cidade natal;....
Por: tainara

estive em dois irmaos e tive a oportunidade de ir ate gramado amei a cultura do sul sao pessoas muito boas felicidades a todos cesar ribeirao preto
Por: cesar viana

Cidade linda por demais. Quando posso visito esta maravila de cidade.
Por: Judite Bik

eu morrei em Dois Irmãos 3 anos eu adorei este lugar. o que eu mais gostava era do centro da cidade principalmente no natal era tão lindo e ñ dá pra deixar de fora os kerp.
Por: patricia

Gostaria de conhecer a cidade de Dois Irmãos e,saber se tem algun tipo de hospedagens,hoteis,pousadas uo alternativa,para quem gostaria de permanecer uns três dias,para conhecer melhor esta região.
Por: ARI FERNANDES DE OLIVIRA

Encantadora, organizada, limpíssima. Lá não existe pedinte, flanelinha, vendedor ambulante. Muito verde. Povo encantador. Lá, tudo funciona. Está próxima da capital e encravada na serra gaúcha, próxima de Gramado, sem os seus agitos. Muito tranquila. É um Shangrila.
Por: francisco mezzovilla gonçalves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dois Irmãos
Fundação:
1959
Altitude:
166m
População:
19.306 habitantes
Área:
73,0km²
Densidade Demográfica:
264,47hab/km²
CEP:
93950-000

Envie seu comentário sobre Dois Irmãos