Bento Gonçalves

Bento Gonçalves-RS
banner

Bem-vindo a Bento Gonçalves!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Bento Gonçalves, informações e fotos da maravilhosa Bento Gonçalves. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Bento Gonçalves, recomendadas por internautas.

A cidade de Bento Gonçalves, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 691m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 89.254 habitantes. A área total de Bento Gonçalves é de 381,5km², e sua densidade demográfica é de 233,96hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bento Gonçalves-RS é 95700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Bento Gonçalves é uma cidade fundada por italianos e que carrega até os dias de hoje todos os traços da Europa. A gastronomia, a arquitetura, a música, a cultura local, o artesanato, e a alegria dos que habitam a cidade criam uma atmosfera idêntica às mais tradicionais cidades italianas. Viajar para Bento Gonçalves é, praticamente, o mesmo que atravessar o continente e chegar às cidades interioranas da Itália - só que com a diferença que ir a Bento Gonçalves demanda um custo muito menos elevado, o que torna essa experiência fascinante e acessível a todos os brasileiros aficionados em turismo.

Essa cidade é referência mundial em vinhos artesanais das melhores variedades existentes no planeta. Por conta disso, as vinícolas da região, ano após ano são alvos de premiações nacionais e internacionais. Por isso, se você gosta de um bom vinho e de tranquilidade, Bento Gonçalves é um roteiro obrigatório em sua agenda de viagens. É possível conhecer a maioria das muitas vinícolas que se espalham ao longo da cidade, muitas delas dispõe de casas onde há instruções de enólogos sobre os vinhos. O turista pode conhecer os parreirais, os locais de envelhecimento do vinho, aprender sobre as diversas qualidades e os métodos de fabricação e, como não poderia faltar, também pode apreciar as deliciosas degustações em meio aos tradicionais tonéis de carvalho maciço.

A região é conhecida também pela qualidade dos queijos e dos salames disponíveis, que são fabricados na cidade e, claro, a um custo bastante acessível. Dizem os especialistas que os queijos e salames produzidos na região se assemelham de forma quase idêntica aos produzidos no sul da Itália. Outro roteiro gastronômico indispensável a quem visita Bento Gonçalves refere-se aos restaurantes especializados no mais delicioso galeto do Estado.

Os restaurantes possuem além da deliciosa ave assada em brasa, milhares de acompanhamentos como saladas, massas, sopas, molhos, polentas, batatas, dentre muitos outros.

Para prolongar o roteiro das uvas, é possível pegar o trem maria-fumaça que leva ao município de Garibaldi. Assim como em Bento Gonçalves, Garibaldi possui uma grande fabricação local de vinhos, salames e queijos artesanais. O passeio de trem dura mais ou menos uma hora e meia, e é animado ao som de muita música e dança. Imperdível.

Informações de Bento Gonçalves

Roteiros do Brasil

Região: Caminhos Temperados - Charme e Cultura do Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1875 inicia a imigração italiana na Encosta Superior do Nordeste, originando as Colônias de Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), Conde D` Eu (hoje Garibaldi) e Nova Palmira (hoje Caxias do Sul).
A Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves), criada em 1870, já era conhecida como Região da Cruzinha, devido a uma cruz rústica, cravada sobre a sepultura de um possível tropeiro ou traçador de lotes coloniais. Era época do escambo, da troca de mercadoria por mercadoria. A Colônia Dona Isabel sediava um pequeno comércio no qual os tropeiros faziam paradas para descanso.
Em 24 de dezembro de 1875, os núcleos do Planalto começaram a receber novos imigrantes e em março de 1876, o Presidente do Estado José Antonio de Azevedo Castro, anunciava a existência de 348 lotes medidos e demarcados e uma população de 790 pessoas, sendo 729 italianos. Simultaneamente pioneiros oriundos do Tirol Austríaco e Vêneto chegaram à esplanada onde hoje está situada a Igreja Matriz Cristo Rei.
A troca, compra e venda de produtos era feita na sede da colônia, após longas caminhadas por estreitas picadas (trilhas abertas no meio da mata) demarcadas pelos próprios imigrantes. Entre os imigrantes havia ferreiros, sapateiros, marceneiros, alfaiates, carpinteiros, entre outros profissionais que estabeleceram seus negócios dentro de suas especialidades, atendendo às necessidades locais. O surgimento das construções das casas, os instrumentos de trabalho e o mercado foram acompanhando o desenvolvimento de Colônia Dona Isabel e também as exigências que se apresentavam.  Frente ao desenvolvimento as condições das estradas foram melhorando e surgiram as primeiras carretas. Em cinco anos, houve um acréscimo de quatro mil habitantes, entre nascimentos e novos imigrantes.
Em 1881 inicia a abertura da primeira estrada de rodagem ligando a Colônia Dona Isabel a São Jõao de Montenegro (hoje Montenegro). O início do povoamento foi marcado por inúmeras dificuldades. Em 1877 a Colônia Dona Isabel sediava três casas comerciais, duas padarias, uma fábrica de chapéus e um total de 40 casas comerciais que ofereciam serviços e produtos diversos em todo o território da colônia.
O desmembramento da Colônia Dona Isabel do município de Montenegro, foi oficializado pelo ‘Acto’ 474, de 11 de outubro de 1890, assinado por Cândido Costa, que constituiu o município de Bento Gonçalves. O nome foi dado em homenagem ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul de 1835 a 1845.
Bento Gonçalves deu seu primeiro impulso de progresso com a vinda da agência do Banco Nacional do Comércio e Banco de Pelotas. Entre os anos de 1919 e 1927 ocorrem a instalação da luz elétrica, da estação transformadora e da rede de distribuição. É também inaugurado o Hospital Dr.Bartholomeu Tacchini.
Em 1950 a população era de 22.600 habitantes. As principais atividades econômicas eram as do setor agrícola. Contudo, começaram a surgir várias indústrias, como de acordeões, laticínios, móveis, curtume, fábrica de sulfato e vinícolas. Em 1967 Bento Gonçalves passa por uma grande transformação, considerada um marco histórico.  

Significado do Nome

Seu nome foi dado em homenagem ao General Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul em 1835. 

Aniversário da Cidade:

11 de Outubro 

Gentílico:

bento-gonçalvense

População:

107.341 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

SubTropical 

Temperatura Média:

17,2° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Encosta Nordeste do Rio Grande do Sul  

Limites:

Veranópolis, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Farroupilha e Nova Roma do Sul. 

Acesso Rodoviário:

BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt) / BR-116 / RS-122 / RST-453 / BR-470 

Distâncias:

Da Capital:

120 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Pipa Pórtico

Ao chegar em Bento Gonçalves, o visitante literalmente está “entrando no mundo do vinho”. No acesso principal da cidade, um pórtico em formato de pipa, medindo 17 metros de altura, dá as boas-vindas ao visitante. A Pipa Pórtico, construída em 1985, é considerada o cartão de visita da cidade, substituindo a existente que era de madeira. Ao lado da Pipa Pórtico, está localizado o Posto de Informações Turísticas (fone 54 3453-2555).

Via del Vino

A Via Del Vino, localizada no centro da cidade, abriga a “Casa Del Vinho”, onde, em dias de Festa, acontece a distribuição do “Vinho Encanado”  O vinho sai das pipas e, através de canos, chega às torneiras de distribuição. Na Via Del Vino, defronte ao Palácio Municipal, está situada “La Fontana”, um chafariz onde jorra água na cor de vinho. A Via Del Vino abriga um Posto de Informações Turísticas (fone 54 3453-6699).

Palácio Municipal

O Palácio Municipal, em estilo arquitetônico neoclássico, foi inaugurado em 20 de setembro de 1902 e está situado na Via Del Vino. Até o ano de 1935, funcionavam no prédio várias repartições públicas, entre elas a Escola Elementar General Bento Gonçalves da Silva, na qual estudou Ernesto Geisel, ex-presidente da República.

Parque de Eventos

O Parque de Eventos de Bento Gonçalves possui uma estrutura preparada para abrigar os variados eventos, dispondo de uma área territorial de 322.566 metros quadrados, sendo a segunda maior área coberta e totalmente climatizada do Brasil com 50.282 metros quadrados. A estrutura dispõe ainda de heliponto, reservatórios de água próprios com capacidade para 250.000 litros, 25.000 metros quadrados de estacionamento asfaltado, permitindo um fluxo de 2.500 automóveis dentro do Parque e uma potência de 3.000kva. Além disso, possui uma área coberta para embarque e desembarque, facilitando o acesso ao hall de  entrada. O Parque de Eventos de Bento Gonçalves é palco de grandes eventos nacionais e internacionais.  Nos pavilhões são realizados, entre outros eventos, a FIMMA Brasil, MOVELSUL Brasil, Vinotech Mercosul Bebidas, Festival de Danças do Mercosul e a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho). Além de feiras, são realizados, com sucesso, seminários, congressos, festivais, mostras e exposições.

Igreja Santo Antônio

A construção do Santuário iniciou no ano de 1890, sendo concluída em 1894. Em 1923, passou por uma reforma e, em 1933, foi construída a torre do Santuário, medindo 40 metros de altura. O estilo arquitetônico é romano, o altar é todo de mármore Carrara, as estátuas de Cristo e de Santo Antônio são de madeira maciça esculpida e os sinos foram trazidos de Bassano-Itália. Em seu interior belíssimas pinturas dos milagres de Santo Antônio adornam o teto do Santuário. Horário de visitação: diariamente das 7h às 18h30min / Contato: 3452.1634

Igreja Cristo Rei

A Igreja Matriz Cristo Rei, edificada em estilo gótico moderno, foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída. Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 03 altares. Numa das naves laterais está localizada a “fonte de água benta”, onde simbolicamente dois anjos seguram a pia sobre a qual está a torneira com a “água benta”. A obra foi realizada em tijolo e revestida de cimento com pigmentação amarela pelo escultor alemão Alfredo Staege. As janelas são vitrais com ornamentos de brocados e suas colunas são espigões subindo ao espaço. Visitação: mediante agendamento com antecedência pelos fones 54 3452 1093 ou 3454 5109.

Igreja São Bento

A Igreja São Bento, edificada totalmente em concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. O altar e as portas da Igreja são de madeira. As quatro portas representam um barril e osbancos trazem gravada a simbologia da uva. Dezenas de vitrais coloridos embelezam ainda mais “a igreja em forma de pipa”. Sua edificação é totalmente de concreto, medindo 13,5 metros de altura e 22,5 metros de diâmetro, podendo abrigar até mil pessoas. Horário de Visitação: Segunda a sábado: 8h às 11h e das 14h às 18h / Domingos: 14h às 18h. Informações: fone: 54 3452 1093

Ponte Ernesto Dorneles

A Ponte Ernesto Dorneles, popularmente conhecida como Ponte do Rio das Antas, está localizada no distrito de Tuiuty, na divisa dos Municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, a 25 quilômetros do centro da cidade. No local, encontram-se lancherias, tendas de produtos coloniais e artesanato. O acesso é feito via rodoviária através da RST 470. A ponte é uma das maiores em arcos paralelos suspensos. A ponte tem um total de 278 metros de extensão e não possui pilares de sustentação pois em épocas de cheia do Rio das Antas as águas atingem uma velocidade de quatro metros por segundo, o que seria suficiente para comprometer a estrutura da obra.

Ferradura do Vale do Rio das Antas

Prensado por ambos os lados de montanhas o Rio das Antas forma um vale profundo ziguezagueado que se assemelha ao desenho de uma ferradura. O espetáculo da natureza pode ser conferido através de belvederes instalados ao longo da RST 470. O local fica a cerca de 14 quilômetros do centro de Bento Gonçalves.

Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante foi criado em dezembro de 1974. O prédio quase centenário que o abriga é, por si só, uma certidão da história de Bento Gonçalves, pois  foi sede da Estação de Sericilultura (criação do bicho da seda), Escola Agrícola e Zootécnica, anexo do Hotel de Veraneio Planalto, residência e, finalmente em 1975, Museu. No primeiro andar você encontra: Sala de Gaitas, Artes e Ofícios e Artes Sacra, cópias de documentos e fotografias e a réplica da Loba Romana, símbolo da versão lendária da fundação de Roma, um presente do Governo Italiano, no Centenário da Imigração Italiana, em 1975. No segundo andar o cotidiano é resgatado (Salas do Vinho, Trabalho, na Cozinha e Quarto) em peças do vestuário, luminárias, louças e objetos pessoais doados. Informações: 54 3451.1773

Momumento aos Imigrantes Italianos

O Monumento aos Imigrantes Italianos está instalado na Praça Achyles Mincarone, ao lado da Igreja São Bento. Foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura é de autoria do artista Gustavo Nackle Neffa e é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

Cooperativa Vinícola Aurora

A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. No início dos anos 80 criou um Centro de Recepção Turística que recebe mais de 100 mil visitantes por ano. Ônibus e pequenos grupos de excursionistas procedentes de vários estados visitam diariamente as instalações da Cooperativa e acompanham de perto o processo de elaboração do vinho. O roteiro mostra os diversos procedimentos da arte de elaborar vinhos, percorrendo corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira. O trajeto é interligado por túneis, que fazem o visitante vivenciar um pouco da cultura e tradição locais, e o romantismo contagiante do mundo do vinho. O ponto alto da visitação é a chegada à Cave di Bacco. No local a vinícola oferece degustação gratuita de toda a sua linha de produtos. No varejo da empresa, o turista tem a oportunidade de adquirir os produtos degustados. Site: www.vinicolaaurora.com.br

Capela N. Sra. das Neves - A Igreja construída com Vinho

A religiosidade é uma das marcas deixadas pelos colonizadores italianos na Serra Gaúcha. Um exemplo curioso é a história da construção da Capela Nossa Senhora das Neves, situada na Linha 06 da Leopoldina, no Distrito do Vale dos Vinhedos. No início do século passado, quando se iniciou a construção da Capela, uma grande estiagem assolou a região e a água disponível ficava muito distante do local. Surgiu, então, a idéia de amassar o barro (na época não era utilizado cimento, mas barro amassado com os pés) com vinho, já que a colheita estava próxima e o vinho existente seria substituído pelo “vinho novo”. O vinho foi adicionado à palha de trigo formando a liga empregada para unir os tijolos.

Parque Temático Epopéia Italiana

Visitar o Parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lazaro e Rosa. A visita é envolvente e faz sentir as emoções e necessidades que os imigrantes tiveram, desde que saíram da Itália até chegar ao Brasil. Em 2.000 metros de área construída, nove ambientes retratam aspectos da vida na Itália, a viagem ao Brasil e, por fim, a adaptação ao novo continente. É um espetáculo de som e luz conduzido por atores que convidam o visitante a voltar ao passado e vivenciar a história. O espetáculo é acompanhado de degustação de vinhos, suco de uva e biscoito típico italiano. A visita dura aproximadamente 45 minutos e conta com apresentações em horários pré-determinados. Informações: 54 3454.1789

Calçada da Arte

Na Calçada da Arte, localizada na área central da Praça Dr. Walter Galassi, estão fixadas obras de 29 artistas bento-gonçalvenses. As pinturas, feitas em tinta à óleo e acrílica, e as esculturas em madeira impermeabilizada são protegidas por placas de vidro blindado e retratam a história da colonização e da cultura italiana, o desenvolvimento do município e cenas do dia-a-dia.

Biblioteca Pública Castro Alves

A Biblioteca Pública Castro Alves foi fundada em 20 de agosto de 1940 e possui um acervo de 32.000 livros, além de mais de 40 títulos de periódicos à disposição da comunidade para consulta ou empréstimo. Além de atender ao público em suas dependências, a Biblioteca realiza anualmente, no mês de maio, na Praça Walter Galassi, a tradicional Feira do Livro de Bento Gonçalves. A Feira oferece, além de uma grande oferta de livros, uma intensa programação com atividades artístico-culturais que visam atender às diferentes expectativas do público, oportunizando contato com escritores e intelectuais de todo o país nas mais diversas áreas. Horário de atendimento: Segunda a sexta: 8h às 20h / Sábados: 8h às 13h30min. Informações: 54 3452.5344

Maria Fumaça - Passeio

O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.
A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam filtrado doce e suco de uva. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música, alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno.

Valores:

Duração: 2 horas (aproximadamente)
Manhã

*9h (Bento Gonçalves/Garibaldi/Carlos Barbosa)
*observação: Ao passageiro particular (ida de trem e retorno de ônibus)
*10h45min (Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves)
*observação: Ao passageiro particular (ida de ônibus e retorno de trem). Apresentação às 10h na Estação Férrea de Bento Gonçalves para transfer em ônibus até Carlos Barbosa.

Tarde:

*14h (Bento Gonçalves/Garibaldi/Carlos Barbosa)
*observação: Ao passageiro particular (ida de trem e retorno de ônibus)
*16h (Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves)
*observação:Ao passageiro particular (ida de ônibus e retorno de trem). Apresentação às 15h na Estação Férrea de Bento Gonçalves para transfer em ônibus até Carlos Barbosa

Tarifário válido até janeiro de 2011, para particulares:

Baixa temporada
R$ 55,00 por pessoa 
  
Alta temporada
( julho, novembro, dezembro e janeiro):
R$ 60,00 por pessoa

Informaçõs: 0800 979 6866

 hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

E-mail: [email protected]

Janeiro:

Rodeio Crioulo - Parque de Exposições

Fevereiro:

Festival do Vinho Doce - Parque de Exposições

Festa da Colheita

Fenavinho - Festa Nacional do Vinho - Parque de Exposições - realizado nos anos pares

Março:

Fimma - Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Industria Moveleira. Local: Parque de Exposições, somente nos anos ímpares.

MOVELSUL - Feira Internacional de Moveis - Local: Parque de exposições, somente nos anos pares

Abril:

Feira do Livro - Rua Marechal Deodoro

Encontro de Motociclistas na Serra Gaúcha/Motoserra

Maio:

Tchê Rodilhaço Verão de Maio

Expobento - Feira de micro e pequenas empresas de vestuário, calçados e móveis - Parque de Esposições

Junho:

Latinoplast - Feira latino-americana da Indústria do plástico e da borracha - Parque de Exposições

13 - Festa de Santo Antônio

Encontro de Motociclistas na Serra Gaúcha/Motoserra

Expobento - Feira de micro e pequenas empresas de vestuário, calçados e móveis - Parque de Esposições

Julho:

Fenavinho - Feira Nacional do Vinho - Parque de Exposições

Etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem Slalom

Agosto: Feira Casa Brasil - exposição de moveis classe A - Local Parque de exposições

Setembro:

Semana Farroupilha

Ajorsul Fair - Feira de Jóias, Relógios, Optica e Afins. - Parque de Exposições

Condec Sul - Feira da construção, decoração e empreendimentos imobiliários. Parque de exposição, somente nos anos ímpares.

Salão Brasileiro do Vinho

Outubro:

Semana de Bento - Feira do livro e Congresso de poesias - Parque de Exposições

Bento em Dança - Reúne cerca de dez mil bailarinos, provenientes de 22 países e que inclui Ballet Clássico, Jazz, Dança Moderna, Folclórica e Street Dance - Parque de Exposições. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BENTO GONÇALVES

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3055-7100

SAC: 0800 979 6866

Sites: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

RODOVIÁRIA: (54) 3452-1311

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Empresa Bento Gonçalves de Transportes Ltda.

E-mail: [email protected] 

Site: http://www.bentotransportes.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

Telefones: (54) 3055-7130

E-mail: [email protected]
 
Horário:
8h às 11h45min e das 13h30min às 17h45min

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:
 
Av. Casagrande, 75 - Loja 19 - Bairro: Centro    
Bento Gonçalves-RS - CEP: 95700-000
 
E-mail: registrocivilbentogonç[email protected]
 
Telefone: (54) 3055-7980/ 3055-3765 Fax: (54) 3055-3765
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h30
 
Área Abrangência: Município de Bento Gonçalves.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas. 
  
OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS: 
 
Rua Sete de Setembro, s/n - Bairro: 
Bento Gonçalves-RS - CEP: 95712-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (54) 3468-0012 e 9974-1766 Fax: (54) 3468-0012

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h.
 
Área Abrangência: Registro Civil: distrito de Pinto Bandeira. Notas: Município de Bento Gonçalves. 
 
Atribuições:
Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (54) 3451-4333

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://giordaniturismo.tempsite.ws

www.turismo.rs.gov.br

www.bentogoncalves.com.br

www.bento.famurs.com.br

 www.brasilchannel.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Bento Gonçalves

Não tive ainda esse prazer de conhecer, mas pelo que me falaram é maravilhoso esse lugar,e pretendo em breve conhecer. Afinal tudo é lindo no RGS. Abraço Nadir
Por: Nadir Sens Barboza

Moro em Florianópolis a vinte e dois anos e mesmo sendo Bento Gonçalvense nunca me canso de visitar esta linda cidade,sempre que viajo prá Bento vejo lugares e pessoas Bonitas que não ví em vezes anteriores. Parabens pelo portal. Abraço Elói Faé
Por: Elói Faé

Bento Gonçalves é a capital brasileira dos vinhos, com seu Vale dos Vinhedos encantador. Cada estação a paisagem muda e fotografar o outono é por demais. Nos Caminhos de Pedra a historia esta presente e o contato com os descendentes de italianos é o diferencial.
Por: Mauro César Noskowski

Visitei Bento Gonçalves este ano, acho uma cidade linda, os moradores acolhem muito bem os visitantes. As belezas naturais são o cartão postal da cidade. Amei este lugar, pretendo voltar logo para aproveitar está energia positiva deste lugar abençoado por Deus.Os vinhos são maravilhosos também.
Por: Sirlei Beatriz Vargas Silveira

As fotos retratam tudo. Prosperidade, gente trabalhadora em seus vinhedos. Casa Valduga, Vinícola Miolo. Italianos e seus descendentes transpormaram a serra gaúcha em próspera para deleite de seus visitantes. Ali está domiciliado o renomado escritor Wictor Kossowski autor de diversas publicações históricas sobre a etnia polonesa na região serrana do RS.
Por: Pedro Martim Kokuszka

adorei, amei, gostei muito da cidade" Bento Gonçalves" no Rio Grande do Sul, tenho parentes, tio tia, sobrinhos, primos e achei lindissima essa cidade. JÔ Belém Pará
Por: jovina pacheco de sousa

ainda não tive a oportunidode de conhecer essa tão bela cidade, cujo trago comigo com muito orgulho como meu sobrenome.
Por: mcbentogonçalves

conhecço simm e com certeza e uma das cidades mais lindas da serra gaucha que nao deixa a desejar,em nenhum momento nada muito bela com seus parrerais e ruas pitorescas vinhedos maravilhosos ,seu povo muito hospitaleiro e acolhedor sempre que vou ao rio grandedo sul vou a bento gonsalves parabeens
Por: Sergio Antonio Tavares

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bento Gonçalves
Fundação:
1890
Altitude:
691m
População:
89.254 habitantes
Área:
381,5km²
Densidade Demográfica:
233,96hab/km²
CEP:
95700-000

Envie seu comentário sobre Bento Gonçalves

banner