Barra do Ribeiro

Barra do Ribeiro-RS
banner

Bem-vindo a Barra do Ribeiro!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Barra do Ribeiro e muitas outras opções de hospedagem na cidade Barra do Ribeiro. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Barra do Ribeiro.

A cidade de Barra do Ribeiro, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 5m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.110 habitantes. A área total de Barra do Ribeiro é de 739,7km², e sua densidade demográfica é de 15,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barra do Ribeiro-RS é 96790-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Inserido na bacia hidrográfica do Camacuã, e banhado pelas águas do Rio Guaíba, está localizado o município de Barra do Ribeiro, onde o tradicionalismo gaúcho convive lado a lado com a prática de esportes náuticos.

O Arroio do Araça, no sul de Barra do Ribeiro, possui uma profundidade média de 10 metros e é um importante auxiliar na irrigação das lavouras locais. Também é um ponto conhecido de Barra do Ribeiro para prática de pesca esportiva, além de ser fonte de sustento de muitas famílias que sobrevivem da pesca artesanal. Iates e veleiros navegam com frequência pelo arroio, tornando o Arroio do Araça uma ótima opção para passeios de barcos.

Outro arroio, com características semelhantes, é o Arroio Ribeiro, onde os amantes da pesca esportiva encontram abundância de pintados, jundiás, carás, traíras e outras espécies de peixes apreciadas neste tipo de esporte. Assim como no Arroio do Araça, o Arroio do Ribeiro é uma boa opção, também, para passeios de barcos.

Com diversos hortos florestais em funcionamento, o Morro da Formiga é bastante procurado para o turismo ecológico e pelos praticantes de trilhas. A Praia Canto das Mulatas, uma balneário no sul do município, é famosa pelas suas areias finas e limpas. A praia conta com a presença de restaurantes, campings, bares e estacionamento. Sendo um local perfeito para a badalação, além de uma boa opção para relaxar durante o dia.

No norte de Barra do Ribeiro situa-se outro balneário, a Praia da Picada. Menor e mais tranquila que a Praia Canto das Mulatas, a Praia da Picada é perfeita para a prática de esportes em suas areias limpas e finas. Também é onde se localiza o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.

Para apreciar todas as belezas naturais encontradas em Barra do Ribeiro, existe o Cerro da Carvalhada. Ponto mais alto de toda a região, com cerca de 380 metros de altura, do Cerro da Carvalhada é possível ter uma visão panorâmica que ultrapassa as fronteiras de Barra do Ribeiro: de lá é possível avistar até mesmo a capital Porto Alegre.

Para quem curte um contato mais íntimo com a natureza, o Parque Municipal de Barra do Ribeiro oferece cabanas bem no meio da mata, onde o turista pode se hospedar. O Parque Municipal é praticamente todo composto por mata nativa, constituída de comboim, branquilo, figueiras e tarumãs.

Informações de Barra do Ribeiro

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Centro Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Barra do Ribeiro teve origem na charqueada de Antônio Alves Guimarães instalada na sesmaria que lhe fora concedida por Dom Luís de Vasconcelos e Souza em 1780. Originalmente Barra fez parte do município de Porto Alegre; em 1831 passa a ser distrito do município de Triunfo; em 1846 volta a integrar o município de Porto Alegre; em 1857 Barra passa a pertencer ao município de Dores em 1861 Dores perde sua autonomia e Barra novamente retorna aos domínios de Porto Alegre; em 1872 Belém Pedras Brancas e Barra constituem o 3º Distrito de Porto Alegre; em 1896 o povoado de Barra já então denominado de Barra do Ribeiro se torna sede do 7º Distrito de Porto Alegre; em 1926 com a criação do município de Guaíba Barra do Ribeiro fica sendo o 2º Distrito do novo município. No ano de 1938 foi elevada a categoria de Vila e 1958 pleiteou sua emancipação realizado a consulta plebiscitaria a qual resultou na criação do município em 17 de fevereiro de 1959 de  acordo com a Lei nº 3.719.

Significado do Nome

Sua denominação de Charqueada foi substituída pela de Barra mais tarde para Barra do Ribeiro devido sua localização geográfica no encontro do arroio Ribeiro com o Guaíba.

Aniversário da Cidade

17 de Fevereiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

22ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS 709

Localização

Localizada às margens do Lago Guaíba, Barra do Ribeiro é uma cidade pequena e animada, onde as atrações típicas da cultura gaúcha convivem lado a lado com os esportes náuticos e com um ecosistema único, característico de uma das maiores bacias hidrográficas do país.

Limites

Mariana Pimentel, Sertão Santana, Guaíba, Tapes, Sentinela do Sul, Lago Guaíba e Laguna dos Patos.

Acesso Rodoviário

BR 116 e RS 709

Distâncias

Porto Alegre      56 Km                      
Pelotas           216 Km                     
Uruguaiana      677 Km         

Distâncias

48 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Arroia Ribeiro

Arroio que corta o município muito utilizado como atracadouro de embarcações de moradores da cidade. Pesca amadora. Fone:(51) 482-1507

Lago Guaíba

Navegável próprio para lazer e esportes aquáticos pesca artesanal e praias. Fone: (51) 482-1507

Laguna dos Patos

Navegável próprio para lazer e esportes aquáticos pesca artesanal e praias. Via de acesso marítimo entre a capital do estado e o Oceano Atlântico. Fone: (51) 482-1507

Arroio Araça

Distante 10 Km da sede é utilizado nos finais de semana por embarcações de médio porte devido os atracadouros em barrancos além da pesca artesanal e amadora. Fone: (51) 482-1507

Praia Canto das Mulatas

Área para lazer. Fone: (51) 482-1507

Praia da Picada

Área de lazer. Fone: (51) 482-1507

Parque Municipal

Área de lazer. Fone: (51) 482-1507

Cerro da Cavalhada

Distante 23 Km da sede ponto mais alto da região com 338m de altura e vista de 360º. Fone: (51) 482-1507.

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 17 de Fevereiro

 

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro

hspace=0 

hspace=0 Fone: (51) 3482-2100 - Fax: (51) 3482-2103

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3482-2123 - Fax: (51) 3482-2122
E-mail:
[email protected]

hspace=0 220 Volts

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3482-1188

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3482-1162

 

Créditos

Fotos e Informações

Sites:   www.barradoribeito.rs.gov.br  

Comentários de Barra do Ribeiro

é uma bela cidade pois moro lá há 4 anos e amo essa cidade!
Por: Symon Ruibacki Nunes

A Barra do Ribeiro é ótima! Nasci e me criei lá..... Estou longe dela á dois anos,mas tenho saudades da minha Barrinha......Nas férias estou aí.....
Por: Luciana Rocha de Souza

melhor localização na beira do guaibão.cidade aonde não chegou a poluição.
Por: caio jaeger

Quando meu esposo se aposentar pretendemos morar, na Barra do Ribeiro,pois é um local muito tranquilo,e c/ muita paz de espirito,é o lugar dos nossos sonho.
Por: luciane santana lopes

Não troco Barra do Ribeiro por nenhuma praia de mar. é um lugar maravilhoso para visitar e veranear com a familia. Infra estrutura de primeira. Amo este lugar !!!!!
Por: Agata Nunes Garcia

a Barra do Ribeiro, é melhor praia de agua doce,que existe no brasil e no mundo. pela sua beleza natural e pela sua localização geografica. O mar e diferente da agua doce´? Um grande abraço para os amigos que lá deixei,eum grade beijos as amigas. A barra é incoparavél.
Por: caio jaeger

Lindo lugar! Um paraíso para descansar, passear e admirar as belezas naturais! Super tranquilo e aconchegante!
Por: Silvia Lucia Guterres

BAH, NÃO CONHEÇO, ESTA ESTANCIA POSADA, ESTAVA ESCUTANDO O PROGRAMA DOS SERRANOS E VI O COMENTARIO, ESTOU PROGRAMANDO UMA IDA, PARA SABOREAR AQUELA PARIJADA QUE AVISTEI NAS FOTOS. ABRAÇO
Por: EDIOGENES BINELLO

Boa Tarde! conheço esta cidade e acho muito bonita mas que deveria ter hoteis,mais pousadas,pois gostaríamos de ir para passar um final de semana,mas ficar onde? Rosemery
Por: Rosemery Kruel gonçalves

Adoro a cidade de Barra do Ribeiro. Sempre que tenho oportunidade vou passear por ai com minha familia ,apesar de morar a 200KM desta cidade.Mas vale apena.
Por: ANDREIA

Estava comentando com amigos e colegas poucos conhecem esse lugar maravilhoso que é a Barra.Verão não e só mar é água doce é a Barra
Por: marcia rodrigues

Conheço a Barra desde os tempos de guri,adoro esta terra,até hoje sempre dou uma passadinha ai neste paraiso.
Por: Marlon Camargo

esse lugar é um paraiso mesmo que eu more mais de 250km eu vou e vale a pena.
Por: willian

vi fotos e gostei dolocal com a natureza prodigiosa.
Por: reneu assis ravalha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barra do Ribeiro
Fundação:
1959
Altitude:
5m
População:
11.110 habitantes
Área:
739,7km²
Densidade Demográfica:
15,02hab/km²
CEP:
96790-000

Envie seu comentário sobre Barra do Ribeiro

banner