Arroio do Sal

Arroio do Sal-RS
banner

Bem-vindo a Arroio do Sal!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Arroio do Sal, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Arroio do Sal. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Arroio do Sal para programar a sua viagem.

A cidade de Arroio do Sal, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 6m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.480 habitantes. A área total de Arroio do Sal é de 127,4km², e sua densidade demográfica é de 35,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arroio do Sal-RS é 95585-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Confira o que fazer em Arroio do Sal, localizado no Rio Grande do Sul

Localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul, próximo ao município de Torres, Arroio do Sal possui diversas atrações para os turistas, principalmente no verão. Com 27 km de costa no Oceano Atlântico, a localidade soma 60 balneários com opções para todos os gostos, como Balneário Atlântico, São Pedro, Rondinha, Figueirinha, Bom Jesus, Praia Pérola, Areias Brancas e Arroio do Sal.

Diversos esportes de areia e marítimos também são praticados na região, como futebol, paddle, windsurfe, jet-ski, surf, pesca e vela. A localidade ainda é famosa por suas atrações naturais, que rendem boas fotos e agradáveis momentos ao lado da família e amigos, como as Dunas de Sambaquis, o Parque Natural Municipal Tupancy, e as Lagoas Itapeva, Banho, Remanso e Cavalhada. Localizado a 11 km da cidade, o Parque Tupancy é famoso por sua Mata Atlântica e variada flora e fauna preservadas. O acesso é gratuito.

Outro ponto turístico é o Farol de Arroio do Sal, que foi inaugurado em 1993 e fica na Praça do Farol. Ao lado de outras cidades, como Torres, Capivari do Sul, Tramandaí, Capão da Canoa, Osório, Terra de Areia, Imbé, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Rolante e Mostardas, Arroio do Sal faz parte da Rota Caminho das Águas, que reúne belas paisagens ao longo do mar, matas, rochedos, cascatas, dunas, rios e lagoas.

A praia de Arroio do Sal, a mais famosa do município, é conhecida pelo clima agradável e a tranquilidade. Nos feriados e finais de semana, além da alta temporada, o movimento é mais intenso. A praia oferece uma dourada e longa faixa de areia, e um mar agitado, com águas transparentes e bastantes ondas, o que ajuda a prática de esportes e o banho. A infraestrutura é adequada, com restaurantes e bares ao redor.

Distante 165 km de Porto Alegre, capital do estado, o nome Arroio do Sal tem uma origem curiosa. Durante uma pescaria, os pescadores ficaram sem sal e decidiram ferver a água do mar até evaporar para salgar seus mariscos e peixes. Isso era realizado perto de um arroio que cortava as dunas, onde havia muitas árvores usadas como abrigo para os seus acampamentos nessa época.

Informações de Arroio do Sal

Roteiros do Brasil

Região Litoral Norte Gaucho

Microrregião Litoral Norte Gaucho

HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1938, um grupo de pescadores tinha como local para pesca e acampamento as margens de um arroio que atravessava as dunas e onde existia grandes arvores que serviam de abrigo. Não havendo sal para a conservação dos peixes e mariscos, a solução foi ferver a água do mar afim de se obter o sal. Em 1944 fixaram-se os primeiros moradores com choupanas à beira-mar. A madeira vinha da serra, transportada em canoas através da Lagoa Itapeva e depois puxadas por carretas de boi até as margens do arroio.

Significado do Nome

Os pescadores iam na época do peixe e depois voltavam para suas casas. Numa pescaria faltou sal e então os pescadores pegaram a água do mar e ferveram até evaporar e sobrar apenas o sal para salgarem seus peixes e mariscos que na época existia em abundância. Eles faziam isso a beira de um arroio que atravessava as dunas onde existia grandes árvores que serviam de abrigo para os acampamentos assim surgiu o nome Arrioio do Sal.

Aniversário da Cidade

25 de abril de 1988

CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

19ºC

COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Metropolitana de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul

Limites

Torres, D. Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Capão da Canoa e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

BR 290, BR 101, BR 453 e RS 389

Distâncias

Distância de Porto Alegre: 165 km

TURISMO

Arroio do Sal dispõe de 04 colônias rurais e 60 balneários a maioria deles com infra-estrutura hoteleira e alguns camping, a gastronomia apresentada por bares e restaurantes é típica da região do Litoral Norte e seus principais balneários são Bom Jesus, Figueirinha, Areias Brancas, São Pedro, Rondinha, Balneário Atlântico e a sede Arroio do Sal. Com 27 km de costa marítima é maior do Litoral Norte, ótimo para pratica de alguns esportes como vela, jetsky, paddle, pesca, futebol, windcar, surf entre outras modalidades

Principais Pontos Turísticos

 

BALNEÁRIO ATLÂNTICO

Está localizado na parte norte de Arroio do Sal, com acesso no km 70 da RS-389 (Estrada do Mar). Nesta localidade, em uma área de aproximadamente 20 hectares, muito próxima ao Parque Natural Municipal Tupancy, registra-se a ocorrência de dunas móveis com raras associações florísticas (vegetação de restinga) e de pelo menos um canteiro de SAMBAQUIS. Trata-se de um mosaico representativo da antiga condição paisagística da
Zona de Restinga.

RESTINGAS

As RESTINGAS são formações arenosas litorâneas produzidas pela acumulação de sedimentos transportados pelo mar. Caracterizam-se por depósitos arenosos onde se encontram campos ralos de gramíneas, matas fechadas, campos de dunas, banhados, bem com as diversas comunidades biológicas que ocupam esses ecossistemas.

SAMBAQUIS

SAMBAQUIS são sítios arqueológicos formados principalmente por restos de carapaças de moluscos, pinças de crustáceos, fragmentos ósseos de peixes, mamíferos, aves e répteis, esqueletos humanos, artefatos, vestígios de fogueiras e outros sinais de atividades antrópicas.

PARQUE ECOLÓGICO TUPANCY

Distante 11 Km da sede pela RS 389 no Balneário Tupancy. Abriga parte da Mata Atlântica com variada avifauna e flora preservadas. Acesso gratuito. 
 

LAGOA DO CAMBOIM

Distante 5 Km da sede.
 

LAGOA DA CAVALHADA

Distante da sede 4 Km. 

LAGOA ITAPEVA

Distante 4 Km da sede.
 

ARROIO

Atravessa a Praia de Arroio do Sal. 

FAROL DE ARROIO DO SAL

Inaugurado em 1993 junto à Praça do Farol este monumento tem suma importância para a navegação marítima.

ROTA CAMINHO DAS ÁGUAS

Lagoas rios dunas cascatas rochedos matas e mar ostentam toda a imponência desta terra maravilhosa situada no litoral do Rio Grande do Sul.

Municípios participantes: Arroio do Sal Balneário Pinhal Capão da Canoa Capivari do Sul Caraá Cidreira Dom Pedro de Alcântara Imbé Itati Mampituba Maquiné Morrinhos do Sul Mostardas Osório Palmares do Sul Rolante Santo Antônio da Patrulha Tavares Terra de Areia Torres Tramandaí Três Cachoeiras Três Forquilhas Xangri-lá.

Informações: Associação dos Municípios do Litoral Norte
Fone:(51) 3663-2300 (Fabiano)

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Prefeitura Municipal
Rua Alegrete, 30
Bairro Centro
Fone 687-1360 / 687-1366.
Email: [email protected]

Secretaria de Desporto e Turismo
Av. Arroio do Sal, 231
Fone 687-1360 / 687-1366 ramal 225 / 227
Email: [email protected]

Créditos

Informações e fotos

Site:

www.pmas.com.br

 

       www.geocities.yahoo.com.br

 

 

 

Comentários de Arroio do Sal

arroio do sal é o local preferido de toda minha familha para o vereneio , sempre vamos para la e não trocamos por nehuma outra.
Por: ivan moraes

Praia maravilhosa. òtima para um veraneio tranquilo e gostoso.. bem familia sempre encontrarás as mesmas pessoas e muitas pessoas novas e maravilhosas por lá..companheirismo é o nome desta praia...todos lá são muito amigos....
Por: Cris Ogliari

Adorei conhecer esta cidade,melhor me apaixonei a primeira vista,gostei tanto que pretendo em breve voltar definitivamente.
Por: Diana dos santos

No meu ponto de vista,Arroio do sal é uma das melhores praias do sul,amei passar férias lá.Ainda vou morar neste lugar,só pra não precisar ficar triste na hora de partir.
Por: Diana DOS santos

Sim ,conheço essa bela e tranquila e também aconchegante cidade litorânea ,sempre passo uns dias com meu sogro e sogra ,juntamente com minha mulher ,é encantador e prazeroso sentir o clima praiano da cidade ,vale a pena conhecer e deixar-se sentir a energia contagiante do lugar com toda estrutura pra receber qualquer turista em geral.
Por: Dennis Falber

amo arroio do sal as praias a cidade quando estou ai me sinto mais feliz
Por: vera andrade

ARROIODOSAL MINHA PRAIA PREFERIDA!!!! AMO ARROIO DO SAL AMOOOOODE MAIS
Por: LUANNE

é uma praia super bacana... eu gosto muito de ir nessa praia
Por: Patrick mazieiro

SOU MORADOR DE CANOAS FUI VISITAR UM AMIGO EM SEREIA DO MAR ACABEI COMPRANDO UM IMOVEL NESTA PRAIA MARAVILHOSA VALEU
Por: edinei

Eu e a minha esposa gostariamos de conhecer as praias e a cidade.
Por: Sergio kosvoski

Arroio do sal é um lugar perfeito para férias maravilhosas! Convido a todos para conhecer e desfrutar deste Litoral Norte do RS! Venha conferir você também!
Por: Sandra Regina

Adoro Arroio do Sal, já fazem 4 anos que eu e minha familia tiramos férias nesta praia, gosto muito dela por que é calma, segura,limpa, o povo muito acolhedor.
Por: Valeria A. Torrel de Bail

Eu sou suspeita para falar de arroio do sal, porque adoro esta praia é minha preferida daqui do sul, muito bonita e hospitaleira.
Por: Tânia

A melhor praia do rs,onde podemos descansar e encontrar os amigos
Por: valkiria freitas dos santos

uma bela praia .para umas ferias com a familia .e amigos um pareiso
Por: Neiva conçeicao reis

essa praia é muito boa é totalmente uma dilicía eu fui com o club de mães da minha de veranópolis também aqui no RS...
Por: lourdes

eu conheço arroio do sal é a minha praia preferida ela é linda e todos de lá são receptivos
Por: vitoria

Confeço que não conhecia Arroio do Sal, mas depois que vi pela internet fiquei admirado com suas Praias. Tenho uma prima que mudou a pouco tempo para aí. Não imaginava que tinha belas Praias. Parabéns ao povo de Arroio do Sal espero em breve visitá-los
Por: Jorge Luiz Pereira Ribeiro

Para quem não conhece Arroio do Sal.deve ir correndo parA conhecer.Uma cidade com Belíssimos recursos naturais além de um povo amado e receptivo!!!!!!
Por: Vinícius Gatelli

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arroio do Sal
Fundação:
1989
Altitude:
6m
População:
4.480 habitantes
Área:
127,4km²
Densidade Demográfica:
35,16hab/km²
CEP:
95585-000

Envie seu comentário sobre Arroio do Sal