Ouro Preto do Oeste

Ouro Preto do Oeste-RO
banner

Bem-vindo a Ouro Preto do Oeste!

banner

As melhores pousadas em Ouro Preto do Oeste podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Ouro Preto do Oeste

Roteiros do Brasil

Região Pólo Agronegócio/Caminho das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município de Ouro Preto do Oeste é, praticamente, a história da colonização de Rondônia. A Colonização oficial de Rondônia teve início em 1968, quando o Ministério de Agricultura se interessou pela colonização da Amazônia Legal. Naquele ano, chegaram ao então Território Federal de Rondônia, os técnicos do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (IBRA), com a atribuição de localizar na BR 364 uma implantação de novos projetos de colonização. Pelas suas terras de solo fértil, foi escolhido um local às margens do igarapé Ouro Preto, na BR 364, distante 40 km da atual cidade de Ji - Paraná. Nascia assim o Projeto Integrado de Colonização Outro Preto, ou simplesmente, PIC Ouro Preto. O local de instalação do projeto pertencia ao seringal Ouro Preto, de propriedade do seringalista Vicente Sabará Cavalcante, sendo que a abrangência do Projeto envolvia outros seringais como o Boa Vista, Santa Rosa, Aninga, Curralinho, Miolo, Santa Maria e o seringal Raimundo Pequenino. A ocupação demográfica, que antes da instalação do Projeto era mais moderada, a partir de sua implantação em 1970, com área aproximadamente de 450 mil hectares, começou a identificar-se, inicialmente, nas margens da estrada e depois ao longo das extensas vicinais abertas pelo INCRA, pelas secretarias de agricultura e de obras do então território, pela prefeitura de Porto Velho e pela ação desbravadora e participativa dos colonos. O plano inicial do INCRA previa capacidade de atendimento a duas mil famílias, mas já em 1973 contava com mais de três mil, cada uma delas assentadas em lotes de 100 hectares de terras. O total de migrantes que se dirigiram a Ouro Preto em mais de três anos, foi calculado em cerca de 25 mil pessoas. O núcleo urbano cresceu em ritmo acelerado, transformando-se em distrito do município de Ji - Paraná, em 30 de janeiro de 1978, através do Decreto nº 81.772, com o nome de Ouro Preto. O município foi criado pela lei nº 6.921, de 16 de junho de 1981, assinada pelo então Presidente da República João Batista Figueiredo, com área desmembrada do município de Ji - Paraná. O nome Ouro Preto, já adotado pela população, advém do fato de terem os técnicos do IBRA, no início da colonização oficial, identificado um tipo de solo roxo escuro, que eles denominaram ouro preto modal. O acréscimo de DOeste foi necessário para diferenciar do outro nome já existente no Estado de Minas Gerais. Em 13 de fevereiro de 1992, através das leis nºs 367, 368 e 369, o município cedeu área territorial e população para criação dos municípios de Vale do Paraíso, Urupá e Mirante da Serra. Em 22 de julho de 1994, através das leis nºs 566 e 571, o município voltou a ceder área para criação dos municípios de Nova União e Teixerópolis.  

Significado do Nome

 

O nome Ouro Preto, já adotado pela população, advém do fato de terem os técnicos do IBRA, no início da colonização oficial, identificado um tipo de solo roxo escuro, que eles denominaram ouro preto modal. O acréscimo de DOeste foi necessário para diferenciar do outro nome já existente no Estado de Minas Gerais.

Aniversário da Cidade

 

 

16 de Junho

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Temperado

Temperatura Média

21°C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo da Capital: BR 364

Localização

Microrregião IV - Ji-Paraná: Ouro Preto do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Presidente Médici, Teixeiropólis, Theobroma, Urupá, Vale do Paraíso e Ji-Paraná.

Limites

Ao Norte, Jaru e Vale do Paraíso; ao Sul, Teixeirópolis e Nova União; a Leste, Ji-Paraná; a Oeste, Jaru.

Acesso Rodoviário

BR 364

Distâncias

333 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 22 de Julho 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Ouro Preto do Oeste.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (69) 3461-2291

hspace=0 110 Volts

hspace=0 AC Ouro Preto do Oeste 
End: Av. Dantos Dumont, s/n°
Fone: (69) 3461-3642 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS
AV. XV DE NOVEMBRO, 500 - CENTRO
OURO PRETO DO OESTE-RO
TELEFONE: (69) 3461-2213

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.guiaderondonia.com.br

Comentários de Ouro Preto do Oeste

Sobre ouro Preto do Oeste , Ja vivo a 28 anos nesta cidade, estes eventos, que esta acontecendo no morro do Chico Menndes foi uma da melhor coisas do esporte ouro pretense . Quanto a locadalidade de ouro preto do Oeste a minha opnião e a melhor do estado isto é a minha escolha! por ja viver a 28 anos em Ouro Preto do Oeste. Andre Santos Prado [email protected]
Por: Prof Andre Santos Prado

Solo di una mirada rapida a la informacion general de Ouro Preto do Oeste y ya tengo muchas ganas de conocer personalmente. Solo conozco Vilhena, Colorado do oeste y Pimenteiras (trabajé mucho en el Parque Noel Kempff Patrimonio de la Humanidad - UNESCO) de Rondonia. Un hermano mio Medico Pediatra pronto ira a trabajar a esa ciudad y espero visitarlo pronto, mientras tanto : FELICIDADES Y SIGAN ADELANTE!!!
Por: jorge landivar

Morei em Ouro Preto do Oeste de 1984 a 1987. Trabalhei no Banco do Brasil. Tenho uma filha nascida aí. Deixei a cidade e os amigos, principalmente a Helemar Moreira Fontes de quem me recordo com saudade. Espero voltar um dia a passeio.
Por: Maria Marta Catta Preta Padilha

hola meu nome e josely soudevitoria espirito santo mas vivo en espanha a 10 anos e quero dize que estive duas veses en oro preto a uns 15 anos atraz pois meu pai viva porai,e quero dize que amo este lugar as pessoas sao encantadora a comida uma marvilha e meu melhor amigo es de ai .espero volta logo para mata esta saudade que tenho de tudo e todo que ai ai
Por: josely rodrigues

muito linda ,amo esta cidade ,estive porai na decada de 80 .muito lindo e já mostrava que seria um lugar de futuro
Por: flavio silva

sou mineira, moro a 30 anos em ouro preto ro eu sou ate suspeita de falar mas ouro preto e tudo de bom toda minha familia mora aqui em ouro preto tambem.
Por: nany

..MOREI EM OURO PRETO POR 15 ANOS, FIZ VARIOS AMIGOS, TEM UNS 10 ANOS QUE NAO VOU ATE LA..MAS TENHO MUITAS SAUDADES, DESSA CIDADEZINHA LINDA E ACONCHEGANTE..
Por: EU

estive duas vezes em ouro preto do oeste a passeio adorei a cidade e muito linda e as pessoas muito hospitaleiras espero volta dia um
Por: suely

vivo em portugual tenho muits saudades da minha terra k esta cada vez mais bonita e cresida parabens a todas k fez dela o k ela e hoje
Por: liliane

vivo em portugual tenho muits saudades da minha terra k esta cada vez mais bonita e cresida parabens a todas k fez dela o k ela e hoje
Por: liliane

estou em portugual ,mais a minha cidade é linda parabem a todos
Por: lilianny

os lugares são muitos lindos nunca fui ai mais o dia eu vou ai.......
Por: daiane

essa cidade e muito linda eu ja fui la varias vezes e melhor do que aonde estou morando
Por: chrislayne

eu adoro essa cidade eu conheco muito essa cidade eu amo
Por: chrislayne

ja morei em opo,,tenho saudades e muito bom e tranquila a cidade,,varios lugarse pra passear e diverti
Por: ademir vicente de almeida

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ouro Preto do Oeste

Envie seu comentário sobre Ouro Preto do Oeste

banner