São José de Mipibu

São José de Mipibu-RN
banner

Bem-vindo a São José de Mipibu!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em São José de Mipibu, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em São José de Mipibu.

Informações de São José de Mipibu

Roteiros do Brasil

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A Província do Rio Grande passou dois séculos consecutivos com a existência de uma única cidade, NATAL. Somente na primeira metade do século em pauta, graças o surto do progresso alcançado nos setores da industria açucareira, agricultura, pecuária e comercio, cujo padrão chegou a atingir, na expressão de um historiador, “notável grau de atividade”, tornando-a talvez a mais fluorescente da Província, foi a nossa Vila escolhida para, junto com a de nome Princesa, atual cidade de AÇU,  dividir as honras das primeiras cidades do Rio Grande, depois de Natal.A lei decretada pela Assembléia Legislativa Provincial e sancionada em 16 de Outubro de 1845, pelo presidente da Província do Rio Grande do Norte, continha um único artigo, fica elevada à categoria de cidade, a Vila de São José, com a denominação de São José de Mipibu. No dia 10 de Novembro do mesmo ano, um grande número de pessoas gradas, convidados ilustres e demais autoridades dirigiram-se ao Paço da Câmara Municipal, onde já se achavam reunidos os Vereadores, ocasião em que foram procedidas às solenidades de praxe e assinado o instrumento legal de reconhecimento. Em seguida realizou-se uma apoteótica festa popular.
A partir daí tudo começou a se modernizar no recém criado município, a começar pela substituição das moendas dos engenhos, antes movidas a tração animal, por modernos maquinários impulsionados a vapor de caldeiras.

Significado do Nome

Mipibu é uma palavra de origem Tupi que significa surgir subtamente.

Aniversário da Cidade

16 de outubro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS  

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o Outono. 

Temperatura Média

27,1 °C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral Oriental.

Limites

Norte  –   Parnamirim
Sul     –   Arez
Leste  –   Nísia Floresta
Oeste –   Monte Alegre e Vera Cruz

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

38 km de Natal

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

São José do Mipibu que outrora foi palco de grandes eventos e exibições dos folguedos populares em datas festivas, pertencentes ao rico folclore nordestino, hoje a população convive com modernas diversões a cargo da geração jovem, sempre com o uso da parafernália eletrônica. Ainda hoje nossa cidade se destaca das demais da região Agreste, pela imponência de sua Matriz, seus sobrados e casarões, todos centenários e em estilo Colonial e Barroco, bem como pela hospitalidade do seu povo com os visitantes que aqui comparecem quando da realização de festas e eventos previstos no Calendário Anual da Cidade.

hspace=0 EVENTOS

Fevereiro

- Carnaval – A Prefeitura Municipal vem através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente resgatar a cultura do nosso município com apresentação da Rainha e do Rei Momo, de blocos carnavalescos, troças, orquestra de frevo, grupos musicais, escola de samba, charangas, agremiações, bonecos gigantes e a grande apresentação do bloco dos Índios (este com uma encenação teatral). Todo o corredor da folia tem sua decoração feita por artistas plásticos da cidade, com a participação da comunidade na confecção do material reciclável.

Março

- Semana Santa – Apresentação de grupo folclórico fazendo a encenação da Paixão de Cristo.

Junho

- São João em São José – É a maior atração da Grande Natal que há 18 anos faz da cidade um pólo turístico, tendo o patrocínio da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado e  de várias empresas. O São João em São José é uma das três melhores festas juninas do Estado do RN. A festa possui barracas para venda de comidas típicas, bebidas e artesanato, apresentação de quadrilhas juninas, apresentações teatrais, shows locais e regionais e o mais tradicional forró pé-de-serra.
O evento é realizado no Largo da Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, no centro da cidade, recebendo, em média, 15 mil pessoas por noite, sendo visitantes de procedência de outros estados, países, moradores locais e do estado.

Julho

- Festa de Sant’Ana e São Joaquim – Acontece todo ano no mês de julho durante os dias 16 e 26. Realizada durante dez dias de festa (missas, novenas, procissão), promovida pela Paróquia e pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, com feiras de artesanato, apresentação de grupos folclóricos, festival de música católica, quermesse, leilão e festa social.

- Exalta Cristo – Evento que tem o estilo de uma micareta religiosa. Com um percurso de 4 km com saída do município de Nísia Floresta a São José de Mipibu.

Outubro

- Emancipação Política – Comemorado no dia 16, este evento tem como objetivo a interação do mipibuense através de desfile cívico com a participação das escolas, jogos inter-colegiais, corrida rústica.

Dezembro

- Reveillon – Considerado um dos melhores reveillons dos municípios vizinhos, São José de Mipibu oferece um belíssimo show pirotécnico de fogos com duração aproximadamente de minutos, logo seguido de uma missa campal em frente à Igreja Matriz. Logo após a missa, a cidade recebe shows de bandas musicais.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São José do Mipibu. 

hspace=0 

hspace=0 (84) 3273-2514

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e Fotos:

         Sra. Magna de Melo Barreto - Sec. de Turismo e Meio Ambiente

         www.rn.gov.br

         www.saojosedemipibu.rn.gov.br

Comentários de São José de Mipibu

Não conheço a cidade,simplesmente gostaria de saber se existe aí no município a família fidelis da silva,e Francisco da silva,pois minha mãe biológica disseram que era daí,fiquei curiosa,me ajudem a encontra-la´é muito importante para mim.
Por: Regina Maria

São José de Mipibu, não para. Além de toda semana ter à feira livre, tem todo ano como tradição a festa de São João e muitas outras festas comemorativas.
Por: Jacson Eliéliton

amo a minha terra, moro atualmente no rio de janeiro.mas em breve estarei de volta.e bom ve a igreja,que grande obra de arte
Por: julianabraz

e o melhor lugar do mundo pena que nao to ai nasci nesse lugar e fiquei ate os 10 anos depois vim pr sao paulo mais nunca vou me esquecer dai um dia eu volto
Por: elisandra

eu tenho orgulho de ter nascido nessa cidade tão maravilhosa, ñ moro ái,mas minha família mora aí:sempre q posso eu vou p/ passear: afinal de contas jamais esquecerei as minhas raízes!
Por: elizete rocha

Ola Parabens pelo o lugar eu adorei e lindo demais,eu fui a passeio a tres anos atras, eu achei maravilhoso, eu volto agora, no mes de julho.
Por: fernanda cristiane

eu vou para sao jose em junho desse ano para mim e uma cidade maravilhosa eu ja vivi ai muito tempo adoro a cidade minha mae mora no ribeiro e eu em sao paulo
Por: kleber batista carvalho dos santos

são jose sem ha nossa festa tradicional .não é são jose.
Por: andre

Esse municipio e muito lindo, ja tive o prazer de conhecer. ela e a cidade de minha mãe, tenho-a coma minha segunda cidade. se Deus quizer estarei ai outra vez.
Por: maciel miranda

Que saudades do velho Barão! do antigo coreto, hoje nas lembraças.
Por: Aurélio Ribeiro

Terra bôa terra dos meus antepassados,sonho em um dias deste ir para sentir o cheiro bem perto dessa gente.
Por: Antonio Avelino de Lima

uuma das cidades mais gostosa de se morar, proximo de tudo e de todos , pessoas agraveis e acolhedora, assim sendo me apaixonei por esta cidade e moro aqui desde 1985 e já mais te decharei.
Por: nazareno osvaldo da silva

eu nao conheço.mas tenho irmã ai quero conhecer um dia.
Por: josenil pereira alves

olá eu sou martha .moro aqui na cidade de mogi das cruzes no estado de são paulo, os meus familiares vivem todos ai nesta cidade. minha mãe mora na rua bela vista 264 . o nome dela é ciçera fermandes de olveira, sinto saudedes do grupo escolar onde estudei ai, barão de mipibú. um forte abraço pra todos voçes. se quizer emtra em comtato comigo eu uma pagina no orkut. [email protected]
Por: martha olveira brito

nunca visitei a cidade mais estou saindo da capital da bahia para morar em sao jose do mipibu,e estou muito curiosa,pois todos que ja conhecem natal falam que e um lugar lindo e otimo de viver.
Por: luciana abbud

e uma cidade maravilhosa sem falar das lagoas blss que tem.
Por: patricia

PARABENS PELA MELHORIA FEITA NA MINHA CIDADE ESTOU EM SP MAIS ACOMPANHO O ANDAMENTO DA CIDADE
Por: JOSE PEREIRA DA SILVA NETO

nasci neste belissimo lugar,mudei para o rio de janeiro no final de 82,estudei na escola barao de mipibu.desde entao morro de saudades do lugar e tambem dos parentes que ficaram la,pelas poucas fotos que vi mudou muito,nao sei se reconhecerei as ruas que brincava.morrei na travessa emilio gomes,prox. ao pea.saudades !!!!!!
Por: ana cristina do nascimento

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São José de Mipibu

Envie seu comentário sobre São José de Mipibu