Rio do Fogo

Rio do Fogo-RN
banner

Bem-vindo a Rio do Fogo!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Rio do Fogo e muitas outras opções de hospedagem na cidade Rio do Fogo. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Rio do Fogo.

A cidade de Rio do Fogo, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 30m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.321 habitantes. A área total de Rio do Fogo é de 151,2km², e sua densidade demográfica é de 61,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rio do Fogo-RN é 59578-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Rio do Fogo - RN

Rio do Fogo é um município do estado do Rio Grande do Norte, localizado na microrregião do litoral nordeste brasileiro. Fica a 81 km da capital do estado, Natal.

O que fazer em Rio do Fogo

Rio do Fogo é um pedaço do paraíso escondido no interior do litoral brasileiro. Possui maravilhosas praias, lagoas e parrachos. Suas matas preservadas e a tranquilidade da cidade, faz dela um verdadeiro oásis para quem vive na agitação das grandes cidades. Por isso, Rio do Fogo é o lugar perfeito para pessoas de todas as idades, famílias, jovens e casais apaixonados que estão buscando momentos de relaxamento e alegria junto à natureza.

Apesar dos seus quase 11 mil habitantes, Rio do Fogo mantém o clima de uma pequena vila de pescadores. As principais atrações do local são as visitas às suas piscinas naturais e lagoas, a prática do mergulho, da canoagem e vela, além do artesanato local, rico em criatividade.

Rio do Fogo abriga lindas praias:

* Praia do Rio do Fogo

* Barra de Punaú

* Praia da Pitinga

* Praia do Zumbi

O ecoturismo também é uma atração à parte. A região de Rio de Fogo tem uma reserva de mangues, trechos preservados de Mata Atlântica, muitas lagoas, dunas e o Morro do Urubu, do qual é possível ter uma das mais belas vistas da região.

Outra atração interessante, e que costuma aguçar a imaginação dos turistas, é a visita ao navio naufragado do Comandante Pessoa. Há aproximadamente 13 milhas da praia do Rio do Fogo, o navio está bastante preservado e pode ser visitado por mergulhadores. A visibilidade da região é excelente e por isso os turistas poderão adentrar no navio e visitar seu gigantesco porão. Chegando à cidade, informe-se sobre as excursões feitas por Mar Aberto.

E ainda tem mais! A pequena cidade de Rio do Fogo ainda abriga em meio à suas maravilhosas duas, o Parque Eólico Rio do Fogo, maior parque eólico da América Latina. O parque tem capacidade para produzir até 49.3 Mega Watts de energia elétrica. Passeio imperdível!

Para finalizar, a cidade ainda conta com ótimas pousadas e restaurantes, prontos para atender os visitantes vindos de todo o País.

Informações de Rio do Fogo

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nos idos de 1877, quatro famílias fugindo de uma avassaladora seca deixaram o sertão potiguar e seguiram pelos caminhos do litoral. Ao alcançarem a região banhada pelo rio Roxo, fixaram moradia à esquerda de um pequeno rio de águas escuras.
As famílias sertanejas mantinham seu sustento através de pescaria numa grande lagoa existente nas proximidades.
Na trajetória de sua consolidação, Rio do Fogo contou nos primeiros anos com a participação incentivadora de Francisco Apolinário Gaspar, Miguel Elias, José Monteiro, Zeferino de Oliveira, José Teixeira de Andrade, Miguel Arcanjo de Castro, Jerônimo de Castro (primeiro professor do povoado)  Maria Nazaré Furtado (primeira professora) e José Porto Filho  (poeta).
Com o passar dos anos a comunidade de Rio do Fogo foi crescendo e a localidade se desenvolvendo, tendo sempre a pesca local como principal fonte econômica.
Depois de pertencer a jurisdição de Touros e posteriormente a de Maxaranguape, Rio do Fogo alcançou sua emancipação política, tendo como ponto de partida o plebiscito realizado no dia 17 de Setembro de 1995. Através da Lei nº 6.842, de 21 de Dezembro de 1995, Rio do Fogo foi desmembrado de Maxaranguape e elevado à condição de município do Rio Grande do Norte.

Gentílico

 

Significado do Nome

 

No caminho para as pescarias noturnas, avistavam com freqüência  aparições de um grande círculo de fogo em torno da lagoa com conotação de um autêntico fenômeno sobrenatural. A partir disso, os habitantes pioneiros passaram a chamar a lagoa de lagoa do Rio do Fogo e conseqüentemente o pequeno rio recebeu o nome oriundo do fenômeno e passou a se chamar Rio do Fogo, originando o nome da localidade.

Aniversário da Cidade

21 de Dezembro.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o Outono.

Temperatura Média

25,8 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo de Natal pela BR-101, no sentido do litoral norte.

Localização

Litoral Oriental

Limites

Norte   –  Oceano Atlântico e Touros
Sul      –  Maxaranguape
Leste   –  Oceano Atlântico e Maxaranguape
Oeste   – Touros e Pureza

Acesso Rodoviário

BR 101 

Distâncias

81 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

O naufrágio do navio Comandante Pessoa

Está a cerca de 13 milhas da praia de Rio do Fogo, Rio Grande do Norte. O navio vai desde sua parte mais alta (a proa) a 12m de profundidade, até o fundo de areia branca, a 24m. Parte do navio está semi inteira, com um grande porão de único vão onde podem entrar mergulhadores. O grande costado serve de substrato para inúmeros organismos vivos crescerem, dos quais se destacam grandes esponjas amarelas. A visibilidade é muito boa (cerca de 30m no verão) e a temperatura da água gira em torno dos 28ºC. Os mergulhadores podem visitar o naufrágio a partir de excursões de mergulho que a Mar Aberto promove anualmente, a mesma que leva para o São Luis e Cabeço Amarelo.

Cabeço Amarelo - Rio do Fogo

O Cabeço Amarelo é um recife situado na Risca do Zumbi, uma grande formação recifal que percorre quilômetros do litoral submerso. Em alguns pontos os recifes são mais evidentes, formando grandes bancos de baixa profundidade ideais para a prática do mergulho autônomo. A grande atração do Cabeço Amarelo são suas cavernas. Inúmeras esponjas de várias espécies encobrem os recifes, produzindo um colorido de grande beleza. A profundidade varia de 10 a 14m, e a visibilidade da água é normalmente de 15 a 30m no verão. Uma grande bóia comporta um pequeno farol que sinaliza o local e protege os navegadores. Os mergulhos são feitos através da mesma excursão para o São Luis e Cmt. Pessoa. 

Parque Eólico de Rio do Fogo

A maior usina eólica da América Latina, no município de Rio do Fogo (81 Km de Natal). A energia elétrica produzida a partir dos 62 aerogeradores instalados à margem da BR 101 Norte será conduzida à subestação de Extremoz e inserida no sistema elétrico brasileiro.
O Parque Eólico Rio do Fogo tem capacidade instalada para produzir 49,3 Mega Watts (MW), ou 800 kW para cada um dos 62 aerogeradores distribuídos em uma enorme área de dunas, relativamente próximo à praia. O potencial da usina eqüivale a aproximadamente a demanda do município de Jardim de Angicos (45,6 MW), segundo o monitoramento do mês e maio feito pela Cosern.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Rio do Fogo.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3232-2496

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.maraberto.jpa.com.br

          www.setur.rn.gov.br

          www.searh.rn.gov.br

          www.picasaweb.google.com

          http://www.panoramio.com/

          http://www.flickr.com/

Fotos colaboração: Arthur Pipolo.

Comentários de Rio do Fogo

É uma maravilha,esquecemos ate existe o mundo de tao relaxados que ficamos... parabens parabens
Por: MONICA MEDEIROS

Vivo em Rio do fogo/Zumbi, acessando o site não localizei informação de pouzadas e restaurante, como fazer para divulgar as fotos no site?
Por: MARIA JOSIMAR FERREIRA

senduva nenhuma,rio do fogo e um paraiso escondido no litoral norte que encanta os visitantes com seu charme de cidade calma e de climas subtripical,rico em belezas naturais com dunas moveis,lagoas,praias e um parracho com varias pisçinas naturais jamais vista em outro lugar, CONHEÇA RIO DO FOGO
Por: sandro

eu conheço rio do fogo ie muinto legal a igreja e muito bunita
Por: walisson

uma das mais aconchentes praias do rn com paisagens paradesicas
Por: ze filho

naci e me criei nessa praia linda...a vintes anos eu nao vou ai...tenho muito saldades foi os melhor anos da minha vida moro em sp-santos...prento mora lá em rio do fogo... deveria coloca mas fotos
Por: roseneide soares fontes

não nasce em rio do fogo mais moro desde meus seis meses de vida. rio do fogo é um lugar lindo incrivel que todos precisam conhecer. fabiana chacon
Por: fabiana chacon da silva

prais de pessoa unicas,pessoas essas q lhi agradao com o seu sorriso.eu levo de rio do fogo, BELAS paisagens.como o parracho,lindas praias e dunas iprecionante.parabens cidade maravilhoso.......
Por: adrielison nascimento

a doro essacidade onde me criei e fizmuito amigos hj tenho que estar trabalhando e morando fora por falta deoportunidades mais é um cidade maravilhosa
Por: ivan richthofen

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio do Fogo
Fundação:
1997
Altitude:
30m
População:
9.321 habitantes
Área:
151,2km²
Densidade Demográfica:
61,65hab/km²
CEP:
59578-000

Envie seu comentário sobre Rio do Fogo

banner