São Francisco de Itabapoana

São Francisco de Itabapoana-RJ
banner

Bem-vindo a São Francisco de Itabapoana!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São Francisco de Itabapoana, informações e fotos da maravilhosa São Francisco de Itabapoana. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São Francisco de Itabapoana, recomendadas por internautas.

Informações de São Francisco de Itabapoana

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Quando os grande desbravadores navegavam os mares e oceanos em busca de novos horizontes, aportaram em terras tupiniquins e domesticaram nossos silvicolas, era quando o mundo girava em busca de matérias primas e especiarias. Nosso pais recém-descorberto passou a ser objeto de procura muito grande em busca do açúcar. Vieram para os donatários das capitanias hereditárias, cedidas pelo governo Português. No território aportou uma esquadra comandada por Pero de Góis, então Donatário, o mesmo desembarcou, fez contato com os indígenas, realizou a primeira plantação de cana-de-açúcar, próximo ao rio Itabapoana. Após segregar com os locais, retornou a Portugal, ficando em seu lugar alguns portugueses até que outra expedição comandada pelo seu filho, Gil de Góis aqui aportou. O plantio de cana cresceu, Gil de Góis teve um desentendimento com as tribos, Coroado ao Norte e os Goitacá ao Sul, e os iníginas acabaram desistindo do trabalho.
Com a implantação da república e a consolidação dos Estados, passou, o território a pertencer ao município de São João da Barra, denominou-se sertão sanjoanense, ficando o território naturalmente separado pelo Rio Paraíba do Sul em grande extensão.
A representatividade do local passou a ser cada vez mais acentuada político, administrativo e economicamente, levando alguns líderes a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
No ano de 1995 o sertão sanjoanense foi desmenbrado legalmente, ficando conhecido como Município de São Francisco de Itabapoana, ocupando uma área de 1.117 km² tornando-se o segundo maior município do Estado do Rio de Janeiro em extensão terretorial.
O município de São Francisco de Itabapoana possui cerca de 50 km de extensão de lindas praias. Todas se caracterizam por suas ondas tranquilas e temperatura amena, convidando para um passeio em família. Também são recomendadas para cura de várias doenças devido a suas areias medicinais e se destacam pelos atrativos naturais, fazendo com que os visitantes possam desfrutar dos mais variados cenários.
Ao sul do município estão as praias urbanizadas com boa infraestrututa e uma ampla rede de hotéis e pousadas. As praias de Santa Clara, Guaxindiba, Gargaú, Sonhos e Sossego são as mais movimentadas concentrando a programação de verão com shows e atividades esportivas, culturais e de lazer.
Outro ponto atrativo são as Ilhas de Lima, do Peçanha e da Convivência, que, na foz do Paraíba, fazem um convite ao turismo ecológico com cerca de 200Km² de áreas de manguezais ricas em espécies de crustáceos, canais tipo igarapé, várias pequenas lagoas, ilhas de areias e muita vegetação nativa.
Já ao norte do município encontra-se um litoral verde que é ideal para quem procura tranqüilidade. Em perfeita harmonia com a natureza vivem os moradores dos pequenos lugarejos circundados por paisagens rurais, vegetação de restinga, enseada belíssima e muito verde, destacando-se as praias de Tatagiba, Caçador, Guriri e Lagoa.
O povo de São Francisco é hospitaleiro, cordial e simples que gosta de contar causos contagiando a alma e enchendo de fantasias os turistas que freqüentam a região. Exemplo disso são os mistérios e lendas que o mangue de Gargaú esconde. Os pescadores contam que num certo ponto no canal do mangue com o Rio Paraíba, uma bela moça se afogou e até hoje eles ouvem os seus murmúrios, surgindo assim a Lenda da Moça Bonita. Muitos turistas se sentem atraídos e acabam virando moradores.
Gargaú também se destaca por suas belíssimas lagoas. A Lagoa do Comércio é ideal para a pesca ao final da tarde; já a Lagoa dos Quiosques concentra passeios de caiaques e pedalinhos; e ainda a Lagoa da Praia ideal para esportes naúticos como jet sky, lanchjas e esqui aquático. O carnaval é animado. Blocos de bois pintados desfilam pelas ruas suas belas alegorias e ricas fantasias, além de muito samba.
No outro extremo do município encontramos a vila da Rainha, hoje conhecida como Barra do Itabapoana. Com casarões antigos às margens do rio, Barra é puro encanto e uma das opções de lazer é o cais no fim da tarde.    

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

sanfranciscano

População

41.357 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município de São Francisco de Itabapoana possui cerca de 60 km de extensão de lindas praias que se destacam pelos atrativos naturais, fazendo com que os visitantes possam desfrutar dos mais variados cenários.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte fluminense

Limites

Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Mimoso do Sul (ES) e Presidente Kennedy (ES)

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Ponte Rio-Niterói, seguir pela Rod. Niterói-Manilha (BR-101). Passando por Campos, entrar à direita na RJ-224 (Campos - Barra de Itabapoana) até o centro do município de São Francisco de Itabapoana. 

Distâncias:

Da Capital:

368 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Praia da Volta Dos Atalhos

A praia Volta dos Atalhos tem uma extensão aproximada de 5 Km e 30 m de largura. Sua vegetação é composta por alguns arbustos de pequeno porte e gramíneas. Como nas praias vizinhas, suas águas são de coloração esverdeada ou azulada e temperatura amena. A areia é de granulação fina e cor clara. A principal característica da paisagem circundante da praia Volta dos Atalhos é a existência de uma indústria de extração de areia bem no meio de sua extensão. Nas duas extremidades da praia são encontrados acúmulos de algas marinhas. À sua esquerda tem a presença da praia Manguinhos e à direita, a praia de Tatagiba.

Praia de Barra Itabapoana

Última praia ao norte do município, limitando-se com o Estado do Espírito Santo. Sua extensão é aproximadamente de 4 Km e 30m de largura. Sua vegetação é baixa, composta por arbustos de pequeno porte e gramíneas. A cor da água é normalmente esverdeada ou azulada, mas dependendo do vento, aparece uma pequena faixa de água barrenta perto da costa. Areia de granulação fina e tonalidade clara. Sua paisagem circundante é natural, avistando-se somente algumas construções residenciais na cidade de Barra do Itabapoana, localizada perto da foz do rio do mesmo nome, e à sua direita, a visão da praia Lagoa Doce e a ponta do Retiro.

Praia de Guaxindiba

A extensão da praia de Guaxindiba é de aproximadamente 3 Km e 50 m de largura. Como na maioria das praias desta região, encontra-se na areia gramíneas, a salsinha e batata da praia. Algumas casuarinas e amendoeiras também compõem a sua vegetação. Nesta área já não se percebe muito, na maioria dos dias, a faixa de água barrenta, predominando a cor esverdeada ou azulada, conforme a luminosidade do dia. Sua temperatura é amena. A cor da areia é amarelo escuro com granulação fina, mas consistente, se assemelhando a areia batida. Perto da água apresenta uma camada de areia radioativa com virtudes medicinais. Como a maioria das praias da região, a paisagem circundante é praticamente natural, apresentando apenas algumas casas residenciais e um campo de futebol. Á sua direita pode-se ver parte da ilha da Convivência e do Lima, as praia de Gargaú, Itaperuna e São Francisco, e à sua esquerda, a praia de Manguinhos com 6 Km e a Ponta de Buena

Praia de Guriri

A praia de Guriri tem uma extensão aproximada de 3 Km e 40 m de largura. Sua vegetação é composta por arbustos de pequeno porte, se destacando alguns cactos. As águas são esverdeadas ou azuladas e de temperatura amena. A areia é de granulação fina e coloração amarelo claro. Na sua paisagem circundante há algumas casas de pescadores e a Ponta do Retiro, onde começa a formação das falésias da praia da Lagoa Doce. Á sua direita está a Praia Manguinhos.

Praia de Tatagiba

Sua extensão é de aproximadamente 3 Km e 30 m de largura. Encontra-se uma vegetação de gramíneas, salsinha e batata da praia na areia. Sobressai uma plantação de cana e algumas casuarinas próximo à praia. Suas águas são limpas, tendo tonalidade azulada ou esverdeada conforme a luminosidade do dia. Por causa da presença de várias algas, a água se torna um pouco escura. Sua temperatura é amena. A areia é de granulação fina e clara. Quando a maré sobe, nos locais da praia onde o declive é maior, formam espécies de degraus na areia. Devido a sua localização, a paisagem predominante é natural, composta pela vegetação característica da região. À sua direita encontra-se a praia de Buena, onde é feito a exploração de minério através NUCLEMON, não sendo permitida a visitação.

Praia Gargaú

Extensão de 2 km tendo ao seu redor lindas lagoas formadas por águas doce e salgada. As de água do mar mudam de posição de acordo com o fluxo dágua e as marés, proporcionando um lindo visual. Gargaú tem um rico manguezal que vai até próximo a foz do Rio Paraíba do Sul, formando um canal navegável de embarcações de pesca e turismo com um manancial da flora e fauna de preservação ambiental. A praia é dotada de infra-estrutura com 18 quiosques de alvenaria, banheiros, praça de esportes. Tem um Centro Cultural que atualmente desenvolve um trabalho artístico-cultural com a Cooperativa da Mulher para o resgate da memória e do artesanato, e cursos profissionalizantes.
 
Praia Lagoa Doce

Com uma extensão de aproximadamente 4 Km e largura de 40 m, a praia Lagoa Doce é uma das mais bonitas da região. Sua vegetação é tipicamente praiana, com arbustos de pequeno porte e alguns cactos. A água é de tonalidade esverdeada ou azulada, e a temperatura amena, sendo propícia para o banho. A areia é de cor branca e granulação fina. Na sua paisagem o grande destaque são as falésias que começam a se formar na Ponta do Retiro, com cores que vão do vermelho fogo ao branco e continuam por toda a extensão da praia, com elevações que variam de 2 a 10m. Outro destaque é uma mansão, pintada de branca, construída na parte mais alta de uma das falésias, com formação semelhante a uma taça causada pela erosão. São encontrados por toda a praia siris andando pelas areias. Seu nome é dado pela existência de uma pequena lagoa de mesmo nome atrás das falésias. Á sua esquerda tem a praia Barra de Itabapoana e à direita, a praia de Guriri.

Praia Manguinhos

Esta praia tem uma extensão de 4 Km e 30 m de largura aproximadamente. A vegetação local é completamente fechada, constituída por arbustos de pequeno e médio porte, tornando a praia isolada. Praia propícia a banho com temperatura amena. Conforme a luminosidade do dia, suas águas apresentam-se com coloração azulada ou esverdeada, com exceção dos primeiros metros junto a faixa de areia, que devido a grande concentração de algas no local, tornam-se escuras. Estas algas se acumulam também na areia e exalam forte odor. A granulação da areia é fina e coloração clara. Sua paisagem é completamente natural, se tornando selvagem, devido as algas encontradas no local e pela sua localização isolada. Á sua esquerda está localizada a praia de Guriri e à sua direita, a praia Volta dos Atalhos.

Praia Santa Clara
 
Extensão de 5 km. É a praia com o maior número de residências de veranistas. Durante o verão recebe grande fluxo de turistas, principalmente de Minas Gerais. Tem uma população fixa de aproximadamente2 mil e 500 habitantes. Possui uma melhor infra - estrutura com água encanada da Cedae, telefonia convencional e celular. Boas pousadas e hotéis a nível médio com estrutura capaz de um bom atendimento, inclusive cozinha própria. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

E-mail: (22) 2789-1717

Telefones: http://www.pmsfi.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: oficiounicosfi@@ig.com.br

Telefones: (22) 2789-1101

Site: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (22) 2789-1151

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

FORUM: (22)  2789-9844

CONSELHO TUTELAR:
(22) 2789-1704

CORPO DE BOMBEIROS:

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Comentários de São Francisco de Itabapoana

cidade e linda tenho vontade de mora ai +um dia vou se deus qui ze ok galeria
Por: dalmir ribeiro

Cidade agradavel com boas praias,com um condomínio de nome Porto das Gaivotas em Buena que tem a maior parte dos condôminos oriundos de Minas Gerais
Por: Antônio

Gargáu, Santa Clara e Buena são os melhores lugaresdo mundo.Sempre que posso estou lá.
Por: José Lopes

a beleza e tranquilidade dessa cidade muito me encantou por ser cidade de porte pequeno,mas enorme em hospilidade e riquesas de suas praias.a beleza tambem.a beleza tambem e um convite para se deliciar.amo s.francisco.
Por: thais zuim

Todo ano eu e minha família vamos para São Francisco! É uma praia ótima para descansar e divertir muito também! Somos mineiros e não trocamos São Francisco por nada!!!
Por: Natália

São Francisco, antes de Paula, hoje de Itabapoana. Lembro minha infancia nos verões das praias de Santa Clara, Manguinhos, Sossego e muitas outras da região. Edo cheiro gostoso de abacaxi no ar.
Por: suzana maria

Estou conhecendo Sossego, em São Francisco e me delicio com o local. Gente agradável, hospitalidade e lindas praias. Para descansar e curtir a vida não há igual.
Por: André Silva

barra de itabapoana e o melhor lugar do mundo pra mim. aos amigos. robertinho,bonzinho, miudo, willan, evair, tião, etc...
Por: rubens de souza

Eu e minha familia adoramos São Francisco... Inclusive em 2012 seremos moradores de São Francisco
Por: Noé Leite

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Francisco de Itabapoana

Envie seu comentário sobre São Francisco de Itabapoana

banner