Maricá

Maricá-RJ
banner

Bem-vindo a Maricá!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Maricá, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Maricá.

A cidade de Maricá, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 5m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 66.705 habitantes. A área total de Maricá é de 363,8km², e sua densidade demográfica é de 183,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Maricá-RJ é 24900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Privilegiada por suas riquezas naturais, a cidade de Maricá faz parte do litoral do Rio de Janeiro, foi fundada em 1814 e tem uma população de cerca de 145 mil habitantes. Apesar de pequeno, o município promove todos os anos um dos carnavais de rua mais animados do estado, atraindo gente de várias partes do Rio e até de outros locais do Brasil. Mas, para os viajantes de plantão, Maricá tem atrações o ano todo!

A Cachoeira do Espraiado é um dos pontos turísticos de Maricá, perfeito para quem quer contemplar uma natureza belíssima e, de quebra, se refrescar um pouco nas águas frias. Aos finais de semana, o local costuma ser bastante movimentado, já que recebe muitos turistas. Ela não é muito alta, tem cerca de cinco metros, o que a torna bastante segura para passeios com crianças.

Para os amantes de esportes radicais, Maricá tem uma rampa de parapente no bairro do Retiro que, inclusive, reúne bastante gente de outras cidades cariocas, como de Niterói, por exemplo. Além de possibilitar um voo fácil e relativamente previsível, a vista da rampa é muito bonita, inclusive, pode ser aproveitada até por quem não tem a intenção de praticar a atividade.

A Praia de Itaipuaçu é bastante frequentada e é mais uma opção de local tranquilo para quem deseja relaxar. Fica próxima de uma região montanhosa, o que contribui ainda mais com a paisagem. A intervenção humana no local é mínima, por isso, não é uma praia badalada, já que não há restaurantes e bares nos arredores, o que pode ser muito positivo. É comum encontrá-la com ondas fortes, por isso, vale à pena ter cuidado.

Outra opção é a Praia da Barra de Maricá, que também é muito tranquila. O que chama a atenção é a areia branca e extremamente macia, praticamente um convite para uma caminhada em toda a orla. O mar é lindíssimo, com uma coloração azulada, no entanto, mais uma vez, é preciso prestar atenção na correnteza.

Além desses, outros pontos turísticos incluem a Pedra do Elefante, Farol de Ponta Negra, Lagoa de Araçatiba e a Praia Cordeirinho.

Informações de Maricá

 

 Roteiros do Brasil

Região Costa do Sol

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1887, surgiu em Maricá a idéia de se construir uma Estrada de Ferro. Criou-se logo uma comissão idealista, filhos de Maricá ou membros atuantes da comunidade, entusiasmados com os frutos da execução de tal idéia, empregando os seus capitais em uma empresa que exigiria muito mais que boa vontade.
Em 1889 era inaugurado o trecho que ligara até Itapeba e posteriormente até Manoel Ribeiro. Através do Governo Federal tal projeto foi prolongado até Cabo Frio, e fazendo-se o entrosamento com a Central do Brasil.
Naquela época, o trem já era um dos meios de transportes mais utilizados, principalmente pela comunidade de baixa renda. Através dele, os pescadores levavam seus peixes para vender nos mercados de Niterói e São Gonçalo, desta forma o município também escoava sua produção de banana.
Visitantes Ilustres
Seria uma temeridade querer apontar as figuras ilustres que um dia pousaram seus passos e olhares no solo maricaense. Um enorme número de artistas, políticos, religiosos, escritores e cientistas já estiveram em Maricá, quer em missão, quer pelo simples prazer de desfrutar o que a terra tem de melhor para oferecer. Citamos alguns, dentre tantos, se bem que a cada momento figuras destacadas no mundo estejam chegando continuamente a Maricá.
Princesa Isabel e Conde D’Eu – ficou na história do município a visita feita pela Família Real em julho de 1868, hospedando-se na Fazenda do Pilar. Ainda hoje encontramos na referida Fazenda os retratos autografados que a Família Real oferecera aos proprietários do Pilar.
Dom João VI – esteve em regiões de Maricá ao inaugurar a estrada que ligava Vila Real ( Niterói) a Maricá, passando por Inoã.
Pesca
A pesca sempre despontou em Maricá, não só como fonte de sustento local, como fonte de exportação. As dificuldades de escoamento, tão grandes eram as distâncias e tão difícil a locomoção que obrigavam os comerciantes a salgar o peixe a fim de transportá-lo. A exportação para Niterói e para o Rio de Janeiro era demorada.
Jesuítas
Em 1584, Padre José de Anchieta pisava em solo maricaense, acompanhado de outro padre e um numeroso grupo de índios. Era a primeira vez que Maricá recebia um Ministro Religioso.
Além da catequização, o Padre José de Anchieta realizou na Lagoa de Araçatiba a pesca milagrosa, onde antecipava aos índios o tipo de peixe que seria pescado. A pescaria foi tão abundante e variada que a praia se abarrotou de homens que eram poucos para a salga de tantos peixes. No local pode ser encontrado uma estátua em sua homenagem a sua importância para Maricá, e bem próximo uma cruz que indica o local da primeira missa realizada por ele.
Cana-de-Açucar
A compensação para Portugal por não encontrar metais preciosos era utilizar o solo para exploração agrícola. Deu-se, no Brasil, um rápido desenvolvimento da indústria açucareira. E tal orientação da metrópole determinou o cultivo da cana –de- açúcar nas terras maricaense. Privilégios foram outorgados aos donatários que eram incentivados a passos largos. O braço escravo passou a ser usado em larga escala.
Em novembro de 1778, um relatório de campo feito pelo Mestre-de-Campo Miguel Antunes Ferreira, grande senhor de engenho, era deveras alvissareiro: 5 fazendas, 120 escravos a seu serviço, produção de 96 caixas de açúcar, 57 pipas de aguardente. Leve-se em conta, no entanto, que tal relatório era incompleto, tendo sido esquecidas outras propriedades importantes, sobretudo a Fazenda de São Bento, já que o referido senhor mantinha uma querela com os padres beneditinos.
Os Escravos
Foi de suma importância as grandes levas africanas que aqui chegaram, possibilitando através da mão de obra escrava um grande desenvolvimento tanto aos latifundiários quanto nas construções mais importantes de Maricá.
Aos olhos do Rei, Maricá era considerada uma cidade importante, graças ao trabalho sofrido desses escravos que tornaram Maricá um potencial.
Há poucos registros da importância desses escravos, as ruínas das senzalas encontradas em nosso município contam um pouco a história desse tempo de escravidão.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

26 de Maio

Gentílico

maricaense

População

127.519 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A Cidade de Maricá tem um dos carnavais de rua mais ativos da região e atrai turistas de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Um clima quente para se divertir. Se você quer muito lazer e diversão, venha para cá!

Clima 

Quente e úmido

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo do Rio de Janeiro: Ponte Rio- Niterói e depois, RJ- 106 ( Amaral Peixoto ).

Localização

Município da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro

Limites

Niterói, Saquarema, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

Terminal Rodoviário Jacinto Luiz Caetano- Av. Roberto Silveira, Centro- Tel: 2629- 5013

Distâncias:

Da Capital:

58 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Praia da Barra de Maricá

Situada entre as Praias de Itaipuaçu e Guaratiba, tem extensão de 9 Km e largura entre 15 e 20m, com vegetação rasteira típica de restinga.
Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras.
Entorno composto pela restinga, Lagoa de Maricá (Bairro de Zacarias, onde se localiza a vila de pescadores), por grande número de construções, quiosques e pelas dunas que ainda se encontram preservadas. 
É praticada a pesca de linha e própria para o banho.

6,5 Km do Centro da Cidade

Praia de Ponta Negra

Praia oceânica, situada no extremo leste da Restinga de Maricá, com 5 Km de extensão e largura entre 20 e 30m.
Águas frias e transparentes, com areias claras.
Paisagem formada por Ponta Negra e seu farol, pela Restinga de Maricá, pela Lagoa de Guarapina e pelo canal de ligação, entre as Lagoas de Guarapina e do Padre ao oceano.
Trecho mais propício a banhos e a prática do Surf .

Centro de Ponta Negra

Praia de Jaconé

Entre Ponta Negra e divisa de Saquarema, praia oceânica, com extensão de 4 Km e largura de 25m. Vegetação rasteira, típica de restinga. Águas esverdeadas, com temperatura agradável. Areias finas e claras.
Localiza-se nos limites com a Restinga de Saquarema, a Lagoa de Jaconé. Contornada pela serra de Jaconé e por loteamento de veraneio na área da restinga. 

3 Km do Centro de Ponta Negra

Praia de Araçatiba

Praia lacustre, com 200m de extensão e 8m de largura, Águas de temperatura agradável. Solo arenoso com lama na parte mais profunda.
Cercada por construções, pela Capela de São Pedro, ancoradouro de barcas, onde se encontra a Cruz do Padre José de Anchieta, e amendoeiras na orla da praia.
Propícia para o banho, prática de esportes e excelente para caminhadas.

Lagoa de Maricá à 1 Km do Centro da Cidade.

Praia de Cordeirinho

Entre as Praias de Ponta Negra e Guaratiba. Praia oceânica, com 4,5 Km de extensão e largura entre 15 e 20m.
Vegetação rasteira típica de restinga, predominando espécies de gramíneas. Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras.
Na paisagem circundante se destacam a vegetação e restinga e a Lagoa do Padre.
É praticada a pesca de linha e própria para o banho.

7 Km do Centro de Ponta Negra.

Praia de Guaratiba

Entre as Praias da Barra de Maricá e Bambuí. Praia oceânica, na Restinga de Maricá, tem extensão de 4 Km e largura entre 15 e 20m.
Vegetação de restinga, predominando espécies de gramíneas.
Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras.
Circundada pela Restinga de Maricá, Lagoa da Barra de Maricá e grande número de casas de veraneio.
É praticada a pesca de linha e própria para o banho.

9 Km do Centro da Cidade.

Praia de Itaipuaçu

Praia oceânica, com extensão de 15 Km e largura entre 20 e 30m., com águas transparentes e esverdeadas, cuja temperatura varia entre fria e morna e areias claras. Circundada pela Pedra do Elefante (mata atlântica e mirante), Serra da Tiririca, Pedra de Itaocaia, além de grande número de construções.
É praticada a pesca de linha e própria para o banho.

10 Km do Centro de Inoã

Praia de Jacaroá

Praia lacustre com 150m de extensão e 6 de largura.
Águas mornas de pouca transparência, solo arenoso de cor escura com lama na parte mais funda.
Cercada pela Ponta da Cardosa, Restinga de Maricá, e por parte da Ilha da Cardosa. Propícia a banhos, apresentando boas condições para ancorar pequenas embarcações, e para a pesca de linha e rede.

Lagoa de Jacaroá à 3 Km do Centro da Cidade.

Lagoa de Maricá

Com área de 18,74 Km2, interliga-se com as Lagoas da Barra, Padre, Araçatiba e Guarapina, esta última ligando o complexo lacustre de Maricá ao oceano, na altura de ponta Negra. Vegetação variada, ao sul, Típica de restinga e nos trechos alagadiços destaca-se taboa, cujas folhas são usadas para tecer esteiras e cestas.
Águas mornas, com pouca transparência.
Há uma praia propícia para banhos, de Araçatiba. 
Circundada pela restinga de Maricá, ponta do Boqueirão e canal de São Bento.
Pratica-se pesca de rede, de linha e esportes náuticos.

1 Km do Centro da Cidade.

Lagoa de Guarapina

A nordeste de Ponta Negra, com extensão de 6,5 Km, vegetação bastante devastada, exceto junto à Foz do Rio Doce, onde a vegetação é de várzeas.
Águas mornas e de pouca transparência.
Paisagem composta pela Restinga de Maricá, pela área urbana de Ponta Negra e pelo canal que liga as Lagoas de Guarapina e do Padre ao mar. Destaca-se também a Serra de Jaconé, com vegetação tropical preservada. Propícia a pesca e a esportes náuticos.

1,5 Km do Centro de Ponta Negra.

Lagoa de Jaconé

Divisa entre os municípios de Maricá e Saquarema. Áreas de 2,52 Km2, com águas esverdeadas, pouco transparentes e temperatura morna.
Paisagem composta pela Praia de Jaconé, com vegetação rasteira pela Serra de Jaconé, com vegetação tropical densa.
Pratica-se a pesca embarcada e de tarrafa, além da pesca de molinete.

7 Km de Ponta Negra

Lagoa da Barra

Entre a Restinga de Maricá e a Serra do Caju, com área de 6,52 Km2, é subdividida em duas, pelas Ponta da Preguiça e do Fundão.
Águas mornas, de pouca transparência.
Encontra-se nela a Ilha da Cardosa, com vegetação preservada e a Praia de Jacaroá, trecho mais utilizado para banhos.
Paisagem composta das Pontas do Fundão e da Preguiça, da Ilha da Cardosa e da parte sul da restinga de Maricá.
Propícia a esportes náuticos, a pesca de linha e a da rede, principalmente próximo à Ponta da Preguiça e Ilha da Cardosa.

5 Km do Centro da Cidade.

Lagoa do Padre

Entre as Lagoas da Barra e de Guarapina, com área de 2,20 Km2, é a menor do complexo lacustre de Maricá.
Águas mornas, de pouca transparência. Não há ilhas ou praias.
Circundada pela Restinga de Maricá e diversos loteamentos de veraneio.
Pratica-se pesca de linha, de rede e esportes náuticos.

7,5 km de Ponta Negra.

Paróquia de Nossa Senhora do Amparo

Da velha Paróquia de Santo Antônio de Sá (atual Igreja de são José), através do alvará de 12 de janeiro de 1775, constituiu-se a atual Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.
Em 08 de dezembro de 1802, foi benta e para ela transladada a imagem de Nossa Senhora do Amparo. Saindo da Capela de São José de Imbassaí (antigo Baçuí).
Construída com mão-de-obra escrava, no prazo aproximado de 14 anos, ao menos em sua parte principal. Feita de pedra e barro, paredes de rara espessura, assenta a Matriz sobre uma elevação de 3 metros, construída especialmente como proteção, já que nas cheias a água avançava. 
O aterro utilizado nesta elevação foi transportado pelos escravos, quer em cestos em suas cabeças, quer em jacás ao lombo de animais, retirado do Bairro Boa Vista (antigo Bairro da Formiga).
Em estilo colonial, janelas no alto, seu interior lembra o rococó, altar mor de rara beleza, em transição do barroco com o neoclássico.

Visitação: Terça à Sábado - 08 as 12:00h.
14 as 17:00h.
Domingo - 07, 10 e 19:00h. (durante as missas)
Tel.: (0xx21) 2637.2111
End.: Praça Medeiros Correia, S/N - Centro - Maricá - RJ

Capela de São José de Imbassaí

Situada no outeiro do mesmo nome, área que serve como mirante. Está voltada para o canal de São Bento, avistando-se do local a Lagoa e a Restinga de Maricá, além das pedras de Inoã e dos Macacos.
Pequena capela construída em 1675, onde, em torno dela, formou-se o primeiro povoado de Maricá.
Arquitetura de valor histórico e ambiental de estilo jesuítico, caracteriza-se pela simplicidade.

Visitação: Segunda à Sábado - Hora marcada
Domingo - 07 as 12:00h.
End.: Estrada Real de Maricá, S/N - São José de Imbassaí - Maricá - RJ

Capela de Nossa Senhora de Fátima

Situada em Itaipuaçu com a pedra fundamental datada de 13/05/67.

End.: Estrada de Itaipuaçu, S/N - Itaipuaçu - Maricá - RJ

Prédio da Casa de Cultura/Antiga Câmara e Cadeia

Localiza-se na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel no Centro da Cidade, tendo como entorno a Casa do Futuro, Biblioteca Municipal e a Matriz de Nossa senhora do Amparo.
Construção do século XIX, foi projetada para satisfazer as exigências administrativas e jurídicas da comunidade. A simetria da construção parece advir dos padrões neoclássicos, assim como seu frontão triangular.
 
As janelas e portas, porém, não apresentam o arco típico deste estilo, ostentando a verga reta em todos os vãos. Uma rosácea em cantaria adorna os fechos da porta de entrada e uma cautela no frontão indica o ano do término da obra. Serviu também para instalar o Banco do Brasil e até pouco tempo a Academia de Letras do Município. Saiba mais sobre...
End.: Rua Álvares de Castro, 103 - Centro - Maricá - RJ

Fazenda Itaocaia

Cercada de lendas, que vivem na imaginação daqueles que conhecem as ruínas da senzala, a capela quase intocada e o seleiro secular, as poucas lembranças da história do modesto ciclo da cana-de-açúcar de Maricá, utilizava mão-de-obra escrava, que também serviu como ninho de amor de D. Pedro I e a sua famosa amante Marquesa de Santos sempre que o imperador ia para Cabo Frio, hospedou e de cenário para novela Tocaia Grande, da extinta Rede Manchete, está aberta à visitações.
Uma outra forma de voltar ao passado é se instalando no local, que virou uma pousada.

End.: Itaocaia Valley, S/N - Itaipuaçu - Maricá - RJ

Farol de Ponta Negra

O Farol fica no alto auxiliando as embarcações ainda hoje; sua manutenção é feita pela Marinha, sendo sua data de construção de origem desconhecida, servindo também como mirante, de onde se tem uma das mais belas paisagens do Município de Maricá.

End.: Alto Farol, S/N - Ponta Negra - Maricá - RJ

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Maricá Verão

Data: Janeiro, Fevereiro e Março

Carnaval e desfile das Campeãs

Data: Fevereiro

Festival da Pesca

Localização: Itaipuaçu

Data: 5 e 6 de Abril

Festival de Surf

Data: Maio

Procissão de Corpus Christi

Data: Junho

Arraiá da 70

Localização: Itaipuaçu

Data: Julho

Festa de Nossa Senhora do Amparo

Data: 15 de Agosto

Festa da Primavera

Data: Setembro

Festa de Nossa Senhora da Aparecida

Data: Outubro

Festa de Santa Edwiges

Data: Outubro

Festival de Pipa

Data: 11 e 12 de Outubro

Festa de Nossa Senhora das Graças

Data: Novembro

Festa de Nossa Senhora da Conceição

Data: 8 de Dezembro.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ

E-mail:

Telefones: (21) 2637-2052

Sites: http://www.marica.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º DISTRITO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (21) 2637-2813

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Maricá

Eu estive em Maricá por algumas horas, e gostaria de comprar um imóvel lá. Alguém poderia me dar uma opiniäo?? Qual seria o melhor lugar para comprar (na praia)? Infelizmente näo conheco Maricá o bastante. Aguardo,
Por: Sonia Ferreira

Amo Maricá!!!!!!!! Lugar que escolhi para morar. O povo aqui não tem consciência de quanto é lindo o local. Venham visitar Maricá!!!!!!! Mas venham na PAZ e não Guerra. Procurem ajuder o povo local com o turismo ecológico. Eu quero o melhor para esse local!!!!!!!!! Adriana - Maricá.
Por: adriana

sou filha da terra .fiquei muito feliz em rever minha cidade ,ela e realmente muito linda
Por: valeria

Legais as fotos amei...Show...Uhuhuhuhu... Xau.. Beijos... Cathiane
Por: Cathiane

eu morei em maricá amo o lugar e tenho muitas saudades
Por: charlene braz

amo esse lugar perfeito muita paz... praias lindas perfeitaaa
Por: fayalla

ip!essa cidade é linda!cheia de paisa gens naturais e o povo é gente boa!ana martins são gonçalo-rj
Por: ana martinspereira

ela é muinto bonita com lugares espetaculares!parabéns para esta cidade maravilhosa!
Por: MARCOS

cidede show.sem violencia,commuito verde,muitas praias,cachoeira eo melhor sem gripe suina.
Por: renata de lmos lima

Maricá é um lugar com lindas lagoas é mar encantador.jacaroá é um desse lugar.
Por: marcia gomes quintella de sa

cidade linda,boa p/ se viver.amo marica apesar de mora no em outro estado, gosto de ir para marica sempre que´posso.
Por: angela

amo barra de maricá, aqui é o paraiso acreditem, sou muito feliz e espero que todos preservem este local
Por: simone

eu amo maricá passei bons momentos lá gostaria de morrar lá adoro a lagoa de jacaroá
Por: rutleá borges de andrade

Maricá é linda por sua natureza e só. Não há infraestrutura. A maior parte da cidade não tem água e esgoto. E o que são os buracos de Itaipuaçu? Não há carro que resista. As praias de lá são lindas, mas o mar é muito forte, quase não dá para entrar. Vê-se que a cidade está mal tratada. Uma pena. Saindo do centro de Maricá ou de Ponta Negra, só vemos descaso.
Por: Adriana Fernandes de Souza

Obrigado pela linda foto da praia da sacristia. Maravilhosa. A praia de Jaconê, com sua serra ao fundo é bonita demais.
Por: Antonio sergio Mendes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Maricá
Fundação:
1833
Altitude:
5m
População:
66.705 habitantes
Área:
363,8km²
Densidade Demográfica:
183,36hab/km²
CEP:
24900-000

Envie seu comentário sobre Maricá