São José dos Pinhais

São José dos Pinhais-PR
banner

Bem-vindo a São José dos Pinhais!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São José dos Pinhais, informações e fotos da maravilhosa São José dos Pinhais. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São José dos Pinhais, recomendadas por internautas.


Localizada na região conhecida como Grande Curitiba e fazendo divisa direta com a capital paranaense, São José dos Pinhais é uma cidade com pouco menos de 300 mil habitantes, mas carrega em si o charme e beleza de um local de miscigenação da cultura de povos europeus. Segundo os especialistas, seu clima ameno de 16º lembra o de Londres.

O município é cortado por rios, o que explica o grande número de cachoeiras e piscinas naturais que disponibiliza para seus moradores e visitantes. Só em Quedas d’água da Panagro, por exemplo, são cinco quedas em sequência. O Saltinho Ribeirão do Meio possui cascata de 50 metros de altura, tornando-se ideal para rapel. Já para quem quer aproveitar o clima do ecoturismo, pode escolher a Cachoeira dos Ciganos: 15 minutos de trilha dão a uma queda de 10 metros que desemboca em grandes lagos próprios para nadar.

Mas não é só a parte natural que encanta. A cidade é cheia de parques para curtir um dia de sol, capelas e mausoléus com arquiteturas exóticas e praças onde o turista pode encontrar as mais inusitadas histórias. O Horto Florestal da cidade, por exemplo, cultiva flores para trocar por lixo reciclado. A praça Verbo Divino faz uma feira noturna todas as terças e aos feriados está cheia de barracas que vendem objetos raros.

São José tem outra marca particular: lá boneco é coisa de gente grande. Por isso, a cidade abriga o primeiro museu destinado exclusivamente a eles, no qual os visitantes podem conhecer e executar técnicas de manipulação de diversos modelos, além de reprodução de sombras e visitação de cenários. Para ampliar a projeção, a prefeitura também realiza um festival e um projeto itinerante que passeia pelas escolas.

São José dos Pinhais mistura a comodidade do moderno com a beleza da tradição. Por isso, quem não abre mão de um pouco de história ao fazer uma visita não ficará decepcionado. Fazer o Caminho das Colônias ou o Caminho do Vinho é garantia de informação com lindos visuais e muita cultura polonesa, ucraniana e, claro, italiana. No roteiro gastronômico, é possível passear por vinícolas, cafés coloniais, bater papo com fabricantes, fazer degustações e compras, para poder levar um pedaço da cidade na hora de voltar para casa.

Informações de São José dos Pinhais

Roteiros do Brasil

Região Metropolitana de Curitiba

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Os primeiros europeus que circularam por terras paranaenses eram portugueses e espanhóis em busca de riquezas naturais. Foi de São Paulo que partiram várias expedições para os sertões brasileiros em busca de ouro ou de índios para o trabalho escravo. Uma delas descobriu pequena quantidade de ouro no litoral paranaense e como conseqüência ali se formou um pequeno povoado. Pouco tempo depois, em janeiro de 1649, era instalada a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Procurando descobrir ouro em outras localidades paranaenses, partiram de Paranaguá duas expedições, uma em 1649 e outra em 1651. O resultado foi animador, pois Ébano Pereira, chefe das duas expedições, registrava em um relatório a descoberta de ouro em rios do planalto. A notícia da descoberta de ouro nestes rios provocou o surgimento do Arraial Grande, um pequeno povoado situado junto ao rio do Arraial. Foi ele o primeiro povoado português das terras são-joseenses. Até então, o espaço onde atualmente se localiza o município de São José dos Pinhais, foi ocupado por grupos das sociedades indígenas. Primeiramente por povos caçadores e coletores e na época da chegada dos portugueses por grupos que pertenciam às famílias lingüísticas dos Jê e Tupi-Guarani. O crescimento do Arraial Grande aconteceu de uma forma rápida e desordenada, pois nele os portugueses pretendiam permanecer somente enquanto houvesse ouro para explorar. Na mesma época do surgimento deste povoado, diversos portugueses se tornaram proprietários de grandes extensões de terras no espaço hoje ocupado pelo Município. Entre eles, estava o Padre João da Veiga Coutinho que se tornou dono das fazendas Águas Bellas e Capocu.
A Fazenda Águas Bellas possuía uma excelente localização, pois era cortada por importantes caminhos percorridos pelos primeiros colonizadores. Foi nesta Fazenda, provavelmente junto a sua sede, que no ano de 1690 ocorreu a inauguração da Capela de Bom Jesus dos Perdões. A presença da Igreja Católica era importante para o lugar, isto porque na época, a Igreja fazia parte do processo administrativo de colonização. Com a inauguração desta Capela, o espaço são-joséense passou a ter uma autoridade que representava o Governo Português. Pouco tempo depois, no ano de 1721, o Ouvidor Geral Raphael Pires Pardinho solicitava a eleição das primeiras autoridades para a Freguesia de São José. Na organização administrativa colonial, as freguesias eram povoações que contavam com uma autoridade eclesiástica local e possuíam representantes junto à administração pública da vila a que pertenciam. Esta Freguesia possuía um enorme território, com uma pequena e pobre população. A maioria vivia de uma agricultura de subsistência e poucos se dedicavam ao comércio das “Casa de Venda”, que comercializavam alguns alimentos, tecidos e utensílios para o lar e a lavoura. Eram três os principais caminhos que cortavam as terras da Freguesia de São José: Caminho do Arraial, que ligava o litoral ao planalto; Caminho dos Ambrósios fazia a ligação com o litoral catarinense; Caminho de São José – Curitiba, usado por moradores da Freguesia e viajantes dos outros dois caminhos.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

08 de Janeiro

Gentílico

são-joseense

População

268.807 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município integrante da Região Metropolitana de Curitiba, abriga equipamentos de porte como o Aeroporto Internacional Afonso Pena. Seu pólo industrial, já significativo recebeu recentemente a fábrica de Automóveis Renault de origem francesa, já instalada. Seu parque industrial atualmente é bastante diversificado, abrangendo a produção de laticínios, madeira, papel, plástico, metalurgia, fibra de vidro, implementos agrícolas, bebida , têxtil, etc. Criado pela Lei Provincial nº 250 de 27 de dezembro de 1897, quando a Vila de São José dos Pinhais recebeu foros de cidade.

 

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média

- Verões frescos (temperatura média inferior a 22° C).

- Invernos com ocorrências de geadas severas e frequentes (temperatura média inferior a 18° C), não apresentando estação seca.

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Curitiba

Limites

Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Pinhais, Piraquara e Tijucas do Sul.

Acesso Rodoviário

BR 277 

Distância

Da capital

15 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Prefeitura Municipal

hspace=0 EVENTOS 

Calendário de Janeiro a Dezembro

 Agosto

- Caminho do Vinho e Festa do Vinho - O Caminho do Vinho é é uma rota com mais de 30 produtores de vinho em São José dos Pinhais, localizada na Colônia do Mergulhão, funciona durante o ano todo fornecendo vinhos, queijos e doces de diversos tipos, a culminância do Caminho do Vinho dá-se na Festa do Vinho, onde você é recepcionado por estudantes de turismo locais e moradores da região trajados tipicamente como italianos.

- Desfile de Carros Alegóricos - Em 2006 a Associação Caminho do Vinho Colônia Mergulhão (ACAVIM), por meio dos empreendimentos associados, com o incentivo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, realizou o “1º Desfile de Carros Alegóricos” dos empreendimentos do Caminho do Vinho. Percorreram o trajeto entre a Capela N. Sra. da Imaculada Conceição e a concentração do evento, após a Missa em Italiano, permanecendo os carros na Festa do Vinho em exposição.

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3381-6800

Sites: www.sjp.pr.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000   
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3035-3200

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de São José dos Pinhais

Vocês podian por as fotos do Shopping São Jose e da rua xv.tambem do Aeroporto.
Por: Carlos Eduardo Jareck

nao mas gostaria de conhecer tenho muitos amigos ai conheci pela net dizem que a cidade e linda
Por: CRISTIANO LACERDA DA GAMA

Preciso urgente conhecer esse pedacinho encantado do Brasil. Fiquei encantada com as fotos.
Por: Mel Albuquerque

Adoro navegar nos pontos mais lindos de sao jose dos Pinhais . pretendo em breve conhecer pessoalmente! moro em sao paulo . As paisagens sao lindas !!!
Por: Luciabastos

A cidade é muito linda,, Maravilhosa e uma cidade modelo para todo país principalmente para são paulo.
Por: laercio saraiva

Sao Jose do Pinhais, cidade incrivel.. Morei por 18 anos na europa- inglaterra,frañça,portugal e jamais se compara a ela. Moradores receptivos, não existe criminalidade Um povo realmente civilizado de muito carater
Por: f.lucio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São José dos Pinhais

Envie seu comentário sobre São José dos Pinhais