Ilha do Mel

Ilha do Mel-PR
banner

Bem-vindo a Ilha do Mel!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Ilha do Mel e muitas outras opções de hospedagem na cidade Ilha do Mel. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Ilha do Mel.


Não há coisa melhor no mundo que, depois de um ano corrido e complicado, chegarem suas tão sonhadas férias. Não importa a época do ano, assim que as férias chegam, chega a chance de você curti-las com muita alegria, diversão e tranquilidade, descansando em algum lugar paradisíaco.

Falando em lugar paradisíaco, um local perfeito para você conhecer em suas férias é a Ilha do Mel no Paraná. É uma ilha linda, com águas cristalinas e, sem dúvida, digno de qualquer sonho do paraíso - e perfeito para uma segunda lua de mel, que tal? Viaje com a gente nas informações incríveis dessa ilha brasileira, apenas 4 km da costa do Paraná, e depois faça as malas e compre as passagens, para passar dias inesquecíveis na maravilhosa Ilha do Mel, no Paraná.

Informações sobre a Ilha do Mel

A Ilha do Mel fica a 4 km da costa do Paraná, mais especificamente da cidade de Paranaguá, e qual faz parte desse município. O Instituto Ambiental do Paraná é a administradora da Ilha do Mel, que tem um clima subtropical e úmido, com uma temperatura média máxima de 31°C e mínimas de 13°C.

Curiosidades sobre o nome da Ilha do Mel

A Ilha do Mel PR tem esse nome devido à extração de mel silvestre que era feito na ilha até 1950. Há outras explicações para o nome, como a possibilidade de um almirante alemão ter vivido lá com sua família e se dedicar à apicultura. A ilha também teve nome de Ilha da Baleia, por causa de seu formato.

Pontos turísticos

A Ilha do Mel PR possui 2700 hectares, mas apenas 200 hectares estão liberados para o uso por turistas. Só de fevereiro a outubro de 2013, mais de 100 mil pessoas visitaram a Ilha do Mel. Com a chegada do verão, esse número tende a aumentar. A infraestrutura do local é ótima, com hotéis, pousadas, restaurantes e vários locais interessantes para visitação.

Praias

As praias da Ilha do Mel PR são paradisíacas, e consideradas as mais bonitas do Paraná. As mais deslumbrantes são a Praia do Farol, Praia do Miguel, Praia da Fortaleza e Praia do Belo.

Gruta das Encantadas e Capela de São Francisco

Essa gruta é uma formação natural considerada mágica e misteriosa pelos moradores da ilha. Já a Capela de São Francisco está situada a mais de 150 metros do nível do mar e possui um oratório onde há imagens de vários santos, mas grande devoção a São Francisco de Assis.

Fortaleza da Barra

A fortaleza foi construída em 1767 e foi feita para proteção do porto de Paranaguá, que tinha grande importância na época. Em 1850, houve o Combate de Cormorant, e os canhões na entrada do canal foram usados contra embarcações inglesas que aprisionaram três embarcações brasileiras, que faziam tráfico de escravos naquele momento.

Farol das Conchas

O Farol das Conchas está situado no Morro das Conchas, e está em funcionamento desde 1872, quando foi construído ainda no reinado de Dom Pedro II. Deste ponto, é possível ver toda ilha e baía do Paranaguá, subindo seus mais de cem degraus e se encantando com toda a beleza da Ilha do Mel PR.

Informações de Ilha do Mel

Roteiros do Brasil

Roteiro: Paraná, um cenário de atrações do Atlântico ao Iguaçu

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento da Ilha começou em 1767, com a construção da Fortaleza da Barra. A Fortaleza foi considerada inútil por ter sido construída debaixo de um morro, o que deixava a Ilha à mercê dos inimigos. Dessa maneira foram se formando pequenos vilarejos. Após a construção do Farol das Conchas, em 1872, a comunidade local começou a se expandir. Atualmente, muitos pescadores deixaram sua cultura local de lado para se dedicar ao turismo, que cresce a cada temporada na Ilha.

Dos seus 2.700 ha,apenas 200 têm permissão de uso - o restante é reserva ecológica (tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982). O turista dispõe de pousadas e pequenos restaurantes. A ilha tem cinco vilarejos: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. Não há ruas ou estradas, só trilhas. A implantação de geradores de energia elétrica, em 1988, deu início a atitudes que hoje se transformaram em preocupação pela preservação da ilha e sua principal atração: a natureza.

Significado do Nome

Origem do nome: Existem várias versões sobre a origem do nome "Ilha do Mel":

    * Antes da Segunda Guerra Mundial a ilha era conhecida como a ilha do Almirante Mehl que se dedicou à apicultura e cuja família lá freqüentava.
    * Marinheiros aposentados viviam na Ilha e dedicaram-se à apicultura, produzindo uma quantidade tamanha que chegaram a exportar o produto até os anos 60.
    * A água doce existente na ilha contém mercúrio. Em contato com a água salgada isto causa uma coloração amarela, semelhante à cor de favos de mel.
    * Os índios Carijós que viviam na região apreciavam muito o mel de abelhas, então a exploração apícola é antiga.

    * A ilha seria entreposto para navios comprarem mantimentos, entre eles farinha (mehl em alemão).

Aniversário da Cidade

 

23 de Maio

Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS  

Clima 

Temperado

Temperatura Média

21°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo siga até Curitiba pela BR-116. A partir de Curitiba, pegue a BR-277 até Pontal do Sul, em Paranaguá. Nesse ponto faça a travessia de barco, que demora cerca de 20 minutos

Localização

A Ilha do Mel localiza-se no litoral do estado do Paraná

Limites


Acesso Rodoviário

BR-116, BR-277

Distância

Da capital

São Paulo (SP):           526 km
Rio de Janeiro (RJ):      953 km
Belo Horizonte (MG):     1139 km
Brasília (DF):           1560 km
Salvador (BA):           2498 km
Porto Alegre (RS):        838 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

Farol das Conchas

A paisagem que identifica a ilha - o Farol das Conchas, situa-se no morro das Conchas, e foi contruído por ordem de D. Pedro II, cumprindo, desde 1872 até nossos dias, seu objetivo de orientar os navegadores que adentram a baía de paranaguá.

Gruta das Encantadas

A Gruta das Encantadas está envolta em lendas e histórias fantásticas sobre lindas mulheres que encantavam a todos que delas se aproximavam.

Encantadas

Localizada no extremo Sul da ilha, caracteriza-se pelo número de opções de caminhadas para se conhecer suas atrações que incluem a Pontinha, ótimo local para banhos de mar, mergulho e pesca, a Praia da Frente e seus bares e restaurantes, a Ponta do Caraguatá com o rádio - farol, o Morro das Encantadas com a Gruta e sua praia, o Morro Careca, a Praia de Fora, onde se pratica surf deste lado da ilha, as bicas dágua, o Morro do Sabão, com sua rampa natural de decolagem para vôo livre, a Praia do Saquinho e a Ponta da Nhá Pina , com a capela de São Francisco.
A subida aos morros proporciona a visão de paisagens belíssimas. Escaladas podem ser feitas no paredão do Morro da Gruta e na Ponta da Nhá Pina.
Conta com boa infra-estrutura para receber os visitantes em pousadas, campings, lanchonetes e restaurantes. Dispõem de telefones públicos, posto de saúde, posto da polícia florestal e um pequeno comércio que supre as necessidades básicas.
Está a 6 Km de caminhada do Farol, 8 Km de Nova Brasília e a 12 Km da Fortaleza.       

Praia da Encantada

Localizada no sul da ilha, a Prainha como também é conhecida, é uma das praias mais freqüentadas da ilha. Essa parte da Ilha é ideal para a prática de trekking, mergulho e paragliding. É possível também visitar a Gruta das Encantadas, que se encontra encravada em um paredão rochoso.

Farol das Conchas

Construído no alto do Morro das Conchas desde 1872, orienta os navegantes na entrada para Baía de Paranaguá. Há diversas trilhas ecológicas que dão um aspecto selvagem à praia. O Farol das Conchas localiza-se no extremo norte da Ilha.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Nessa Fortaleza, construída em 1767, há um mirante, onde pode avistar-se as Ilhas do Superagüi. Um ótimo lugar para admirar o pôr-do-sol. Na praia de Fortaleza é possível fazer diversas trilhas.

O desembarque acontece no trapiche localizado na Trilha do Airton, que é a linha que divide a pequena porção de Nova Brasília que restou na extremidade do istmo, criado pela erosão que consumiu quase toda a sua superfície, da região do Farol.
Este local oferece boas opções de passeios pelas praias das Conchas e de fora, pelas trilhas que levam ao Morro das  Conchas onde está o farol, ao Morro do Joaquim e à Praia de Fora, reduto surfista, e pela Trilha do Belo até a Praia do Belo, no Mar de Dentro.
Suas Praias são extensas, um ótimo local para mergulho é a Ponta do Morro das Conchas, as paisagens são belíssimas e a Natureza exuberante.
Possui boa estrutura para acomodar os visitantes em campings e pousada, um bom número de lanchonetes e restaurantes, contando com Posto de Saúde, Polícia Florestal, telefones públicos e o escritório do IAP(Instituto Ambiental do Paraná), órgão que gerencia as atividades na Ilha. São 6 Km até Encantadas e 2 Km para Nova Brasília
O acesso à Fortaleza é feito por caminhada de 6 Km ou pelos Taxis Náuticos, tanto para visitação como para o transporte de hóspedes para aquela região.
A Ilha do mel oferece condições para a prática de diversas modalidades esportivas como pesca vôo livre, surf, mergulho, wind surf, rapel, além das caminhadas ecológicas e subida aos diversos morros.

Caça Submarina

ponta do Caraguatá, lage da Ponta da Nhá Pina, Ponta do Joaquim e Morro das Conchas.

Vôo Livre

Morro do Sabão (Encantadas)

Surf

Praia Grande, Praia de Fora do Farol, Praia das Conchas e Encantadas

Wind - Surf e Vela

Praia da Frente (Encantadas), Praia das Conchas (Farol) e Saco do Limoeiro (Nova Brasília)

Atividades Noturnas

Na ilha encontram-se os mais variados ritmos de dança: samba, pagode, forró, rock, mpb... Os bares estão espalhados pelas pousadas locais.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Circuito de Surf da Ilha do Mel
Localização: Praia de Fora - Farol

Fevereiro

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Localização: Farol das Conchas - Farol

Março

Campeonato de Paragliding
Localização: Morro do Sabão - Encantadas

Abril

Campeonato de Pesca de Linha
Localização: Encantadas

Junho

Mariscada
Localização: Encantadas

Festa de São Pedro
Localização: Nova Brasília

Julho

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres
Localização: Fortaleza

Festa da Tainha
Localização: Encantadas

Festa da Tainha
Localização: Terminal de Embarque - Nova Brasília - Farol

Agosto

Festival de Comidas Típicas
Localização: Encantadas

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ - DISTRITO DE ILHA DO MEL

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3420-2700

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL E TAB. DE NOTAS

E-mail:

Telefones: (41) 3423-2333

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.paranacidade.org.br

www.paranagua.pr.gov.br

http://www.guiaparanagua.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Ilha do Mel

Ilha do mel que PARAISO espero um dia poder conh ecer esta cidade linda. EDSON MENDES.
Por: EDSON FELIPE MENDES.

Ilha do Mel,é de fato,um mel.Um verdadeiro paraíso que Deus nos deu no Brasil!!!!!! Só quem conhece é que entende melhor.
Por: Cláudia Elizabeth de Almeida Delfini

Conheço a Ilha do Mel Desde 1984. Todos os anos viajamos para lá e sempre temos um retorno desse paraiso natural, sempre belo e prosperando para um futuro sustentável, belas pousadas, belas praias e noites inesquecíveis.
Por: Leticia Muzetti

este lugar e maravilhos de mais!!! beleza natural
Por: cirlene

Olá para Todos.... Eu frequento a Ilha Do mel desde que eu me conheço por gente..rsrsr Toda temporada eu estou lá, pois minha tia tem uma linda e agradevel pousada( em encantadas,pousada Paraíso)...Se você nunca foi, esta perdendo a metade de sua vida... Um beijão a todos..... VIVA ILHA DO MEL....
Por: Carolina

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ilha do Mel

Envie seu comentário sobre Ilha do Mel