Guajeru

Guajeru-BA
banner

Bem-vindo a Guajeru!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Guajeru, fotos, informações, os principais hotéis de Guajeru, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Guajeru, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1986. A localidade está em uma altitude de 628m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.864 habitantes. A área total de Guajeru é de 645,8km², e sua densidade demográfica é de 21,47hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guajeru-BA é 46205-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guajeru

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As origens históricas do município de Guajeru remontam ao período de exploração e povoamento do “Alto Sertão da Serra Geral da Bahia” iniciando em fins do século XVII, quando o rei de Portugal concedeu ao nobre Antônio Guedes de Brito, uma “sesmaria” no Alto Sertão, dando ao mesmo poder para explorar as terras a procura de ouro e de outros metais preciosos e dar início à criação de gado na região. Aliás, todas as terras do sertão baiano foram doadas a duas famílias da mais alta fidalguia portuguesa: Os Garcia d’Ávila (proprietários da Casa da Torre) e os Guedes de Brito.
Ambas encarregaram-se de introduzir a pecuária na região com a criação extensiva do gado vacum, desse modo, a procura por pastagens fez com que o sertão fosse explorado e povoado.
As terras do “Alto sertão”, onde se localiza hoje o Município de Guajeru, bem como todos os municípios vizinhos, pertenciam à propriedade da família Guedes de Brito, e, antes da chegada dos portugueses à região, os habitantes nativos eram índios de diversas tribos: Mongoiós, Pataxós e ymborés (denominados Botocudos pelos portugueses).
O povoamento da região do atual Município de Guajeru está diretamente ligado à exploração das minas de Rio de Contas iniciada em meados do século XVIII. Com a descoberta de ouro na Chapada Diamantina um enorme fluxo populacional deslocou-se da região das Minas Novas (norte de Minas Gerais) e de Goiás para o Alto Sertão baiano, muitas pessoas que vieram a procura de riqueza fixaram morada e permaneceram na região o que deu origem a fazendas e povoados. Além disso, a região do atual Município de Guajeru no século XVIII era caminho de passagem de viajantes e tropeiros que se deslocavam das Minas Novas, norte de Minas Gerais, para a região de Rio de Contas. 

Significado do Nome

O nome Guajeru é de origem indígena Tupi-guarani, língua falada pelos primitivos habitantes do litoral brasileiro. Segundo o estudioso Antonio Houaiss, provém do vocábulo ÏWAYU’RU, denominação dada pelos indígenas às plantas de até 10 metros (mato baixo).
O termo Guajeru também é comumente utilizado para designar plantas da família das rosáceas (Chrysobalanus icaco). Pequenas árvores de regiões tropicais da América e da África com flores em racemos e pequenos frutos comestíveis.
O topônimo Guajeru foi adotado em 5 de Fevereiro de 1944, por ocasião da reforma toponímica nacional, em substituição a Santa Rosa do Panasco, o antigo nome do distrito que pertencia ao município de Condeúba.  

Aniversário da Cidade:

25 de Novembro 

Gentílico:

guajeruense

População:

10.383 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade maravilhosa de um povo receptivo, alegre e muito feliz. Venha conferir.

Clima:

semi-árido 

Temperatura Média:

30º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro-Sul Baiano  

Limites:

Norte: Rio do Antônio Malhada de Pedras;
Sul: Condeúba, Jacaraci;
Leste: Presidente Jânio Quadros;
Oeste: Caculé. 

Acesso Rodoviário:

Estrada que liga Guajeru aos municípios de Malhada de Pedras e Brumado.
Estrada que liga Guajeru ao município de Caculé.
Estrada que liga Guajeru ao município de Condeúba.
Estrada que liga Guajeru ao município de Presidente Jânio Quadros.
Estrada que liga Guajeru ao município de Rio do Antônio.

Distâncias:

Da Capital:

657 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

O rio do Antônio

Este rio atravessa a área rural do município, na localidade denominada Poço da pedra há uma barragem e próximo à mesma existem cachoeiras.
 
O morro do Incó

Uma das serras mais altas do município, há inúmeras pedreiras que podem ser visitadas. O ponto mais visitado fica no povoado de Serra Linda, desse local pode-se ter uma visão privilegiada de toda a região.
A pedra Redonda – enorme formação rochosa localizada na região sul do município, nessa pedra há marcas pré-históricas que se assemelham a rastros deixados por dinossauros.
 
O jenipapo

Árvore centenária plantada pela família Porto no início da construção da cidade. Essa árvore está localizada na praça principal – a Praça da Feira. Por seu valor histórico é considerada o cartão postal do município.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Ladainhas - São rezas de tradição católica em louvor a virgem Maria, antigamente eram cantadas em latim. A tradição permanece até os dias atuais, em muitas localidades as famílias católicas se reúnem para rezar nas comunidades e nas igrejas.

- A queima de Judas - Um dos costumes antigos do povo de Guajeru é a tradição da queima de Judas, feita no Sábado de Aleluia. Um boneco de pano é confeccionado e colocado no lombo de um jumento. O fantoche percorre as ruas da cidade, também é levado às vilas e povoados pelos foliões pedindo esmolas. Numa noite de festa, antes do boneco ser queimado é lido o testamento do Judas com zombarias dirigidas a moradores do município.

 Janeiro

01 à 06 - Os reiseiros percorrem as residências cantando reis e visitando os presépios. A tradição de fazer presépio é muito antiga em Guajeru e se repete todos os anos na época do Natal.

- Presépios - O presépio é a representação da manjedoura onde nasceu o menino Jesus. Na região de Guajeru, o costume de fazer presépio é muito antigo. Todos os anos na época do Natal as famílias fazem nas residências o Presépio ou Lapinha, nele colocam imagens do menino Jesus, dos reis magos e dos pastores. O presépio só é desarmado no dia 6 de Janeiro, dia de Santo Reis.

 Maio

- As Novenas do mês de Maio - Desde 1958 que em Guajeru todos os anos durante o mês de maio são realizadas as novenas em honra a Nossa Senhora do Rosário. No encerramento acontece grande festa com baile e leilões.

 Junho

- As festas juninas - O mês de Junho marca os tradicionais festejos juninos em Guajeru, os moradores têm por costume acender fogueiras na noite do dia 23. As donas de casa preparam os bolos de xiringa e muitos fogos estouram nos arraiás. Os bailes caipiras realizados na zona rural animam as comemorações ao som de sanfonas tocadas por artistas da região.

 Setembro

08 - A festa da padroeira Santa Rosa - A festa em honra a padroeira do município é a mais antiga e mais importante comemoração religiosa de Guajeru. Realizada no mês de Setembro, sendo data de costume o dia 8, é uma tradição do final do século XIX. Teve início no ano de 1883 quando a imagem de Santa Rosa foi comprada em Salvador e colocada solenemente na igreja.

 Dezembro

- Folia de Reis - A Folia de Reis ou Reisado é a manifestação cultural mais importante do município de Guajeru. Sendo parte das festas natalinas, o reisado é uma tradição popular que lembra a jornada dos três reis magos, Gaspar, Belchior e Baltazar, quando estes seguiram a estrela que os levou até a manjedoura onde estava o menino Jesus.
A Folia de Reis vem de uma tradição católica e em Guajeru acontece todos os anos na época do Natal e do Ano Novo. Na noite de natal, os foliões ou reiseiros percorrem as casas da cidade e da zona rural cantando reis; levam à frente a Bandeira e ao som de Gaitas, Bumbos, Caixas, Palminhas, Ganzá e Triângulo, entoam cantos cujas letras falam dos acontecimentos referentes ao nascimento de Jesus, sua vida e morte. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAJERU

E-mail: [email protected] / [email protected]

Telefones: (77) 3417-2252

Sites: http://www.pmguajeru.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (77) 3455-1410 / 1411

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Guajeru

Visitei e uma sidade maravilhoza, para quem quee sair do estress da cidade grande.
Por: Marcos rocha

um gugar simples mais com um povo muito aconchegante...conhecem q naum se arrependeram melhores datas pra ir la é em junho ou desembro
Por: viviany

não somente conheco a cidade de guajeru, mas moro nela.Uma cidade de um povo hospitaleiro sem igual. Apesar da cidade ñ ter grandes pontos turisticos, só a paz que se encontra aqui é sem igual. Pode-se caminhar livremente sem a enor preocupaçao de ser assaltado ou mesmo ainda ser atropelado, pois aqui ñ existe o transito das grandes cidades.Entao quem ñ conhece e quer conhecer, venha para a nossa cidade, é muito boa de se viver.
Por: Angla Rocha Cangussu

sem palçavras para este lugar q para eu é paradisiaco ...sem igual.....tenho muitas xodadesd e minha terra lugar de povo hospitaleiro..
Por: naette

guajeru é tudo de bom pra mim, é realmente hospitaleira não pretendo sair daqui pra morar em outro lugar,guajeru é mesmo de acúcar,quem vive aqui não quer mais sair...
Por: dulce meire de brito pires

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guajeru
Fundação:
1986
Altitude:
628m
População:
13.864 habitantes
Área:
645,8km²
Densidade Demográfica:
21,47hab/km²
CEP:
46205-000

Envie seu comentário sobre Guajeru