Feira de Santana

Feira de Santana-BA
banner

Bem-vindo a Feira de Santana!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Feira de Santana, informações atualizadas sobre a cidade Feira de Santana, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Feira de Santana.


Localizada no agreste baiano, saiba por que a cidade é queridinha por muitos.

O famoso escritor Ruy Barbosa definiu em suas viagens, Feira de Santana, como a “Princesa do Sertão” e não existe melhor definição que indique a realeza da cidade, que entre muitas riquezas da Bahia, a região do agreste torna mais interessante do que já é. Reserva muitos tesouros para quem for conferir, dentre eles muitas festas e comemorações típicas da cidade e muitas áreas de descanso e lazer.

Não é muito distante de Salvador, a sua população não chega a 620 mil habitantes e mesmo assim ela mantém o seu caráter de vila, sendo uma ótima opção para quem procura uma cidade com aspecto de interior.

Um evento histórico e interessante em Feira de Santana é a sua micareta ter sido a primeira de todo o país, por isso o carnaval fora de época feirense é imperdível, pois existe desde 1937. Além também dessa festa, na cidade acontecem as festas juninas em várias áreas da cidade, com um caráter do sertão nordestino e com vários quitutes típicos da região.

Sendo uma cidade que existe desde a época do Império, a cultura e história nacional estão presentes em vários museus e edifícios pela cidade. Mas Feira é inovadora e, além de museus e galerias de arte contemporânea, possui o seu famoso teatro virtual, que projeta imagens através de lasers e fibra ótica.

O clima é agradável e aconchegante.

Com diversos parques pela cidade, o maior é o localizado na região sul e se chama Parque Frei Monteiro, que além de preservar a vegetação típica da região, é possível ver alguns animais silvestres. O Parque Erivaldo Cerqueira, conhecido como Parque da Lagoa, é o mais movimentado da cidade e também é um ótimo lugar para um piquenique ou para aquela hora de relaxar e ter um contato com a natureza.

A cidade não deixa de ser popular, queridinha por Jô Soares, que sempre quando entrevista um baiano em seu programa, não deixa de mencionar Feira de Santana. Raul Seixas já mencionou em suas músicas e era um lugar preferido do cantor, e se Rui Barbosa a considerou como a Princesa do Sertão, vale a pena conferir a sua realeza.

Informações de Feira de Santana

Roteiros do Brasil

Região Caminhos do Sertão

"PRINCESINHA DO SERTÃO"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 As primeiras medidas para transformar no que é hoje Feira de Santana, começaram com a criação da vila em 13 de novembro de 1832. O Município e a Vila foram criados no dia 9 de maio de 1833, com a denominação de Villa do Arraial de Feira de Sant’Anna, com o território desmembrado de Cachoeira, constituídas pelas freguesias de São José das Itapororocas (sede), Sagrado Coração de Jesus do Perdão e Santana do Camisão, atual município de Ipirá. A instalação do Município ocorreu em 18 de setembro do mesmo ano, quando foram empossados os primeiros vereadores: capitão Manoel da Paixão Bacellar e Castro - primeiro presidente, reverendos Luiz José Antônio Manoel Vitorino e Antônio Manoel Paulino Nascimento, capitão Joaquim José Pedreira Mangabeira e Joaquim Caribé Meretova. O primeiro intendente, a partir da Proclamação da República, foi Joaquim de Melo Sampaio.
A lei provincial nº 1.320, de 16 de junho de 1873, elevou a vila à categoria de cidade. A partir daí, passou a ser chamada de Cidade Commercial de Feira de Santana. Os decretos estaduais 7.455 e 7.479, de 23 de junho e 8 de agosto de 1931, respectivamente, simplificaram o nome para Feira. O decreto estadual nº 11.089, de 30 de novembro de 1938, oficializou a denominação do município: Feira de Santana.
O nome da cidade é uma homenagem dos considerados fundadores. No século XVIII, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Anna Brandoa ergueu uma capela na Fazenda Sant’Anna dos Olhos D’Água, em homenagem à sua santa de devoção, Senhora Sant’Anna.
Começava a nascer ali um ponto obrigatório de tropas, viajantes e tropeiros procedentes do alto sertão baiano e de outros Estados a caminho do porto de Cachoeira, então a vila mais importante da Bahia. Surgia ali um cada vez mais próspero comércio de gado, ao lado de uma feira periódica.
O crescente ritmo de desenvolvimento do povoado exigiu a construção de ruas largas, onde começaram a ser instaladas casas comerciais em grande quantidade, para atender à população que crescia somada a chegada de brasileiros e estrangeiros que adotaram Feira de Santana como moradia.
Esse acelerado ritmo de crescimento levou o povo a reivindicar a criação do município. Era o nascimento daquela que se transformaria na segunda cidade do Estado, 31ª do país e uma vocação para atrair gente de todas as partes do país pela sua localização geográfica, como o entroncamento que une o país, e a hospitalidade do seu povo.

Significado do Nome

O nome da cidade é uma homenagem dos considerados fundadores. No século XVIII, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Anna Brandoa ergueu uma capela na Fazenda Sant’Anna dos Olhos D’Água, em homenagem à sua santa de devoção, Senhora Sant’Anna.   

Aniversário da Cidade:

18 de Setembro  

Gentílico:

feirense

População:

556.756 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Pela importância de sua localização geo-econômica Feira de Santana lidera a macroregião, sendo um dos maiores entroncamento rodoviário do interior do país e o maior do Norte e Nordeste, favorecendo uma corrente e concentração de fluxo de população, mercadorias e dinheiro, num entreposto que liga o Nordeste ao Centro-Sul do Brasil, na fronteira da capital Salvador com o sertão, do recôncavo aos tabuleiros do semi-árido da Bahia. Responde pela segunda economia regional da Bahia, com amplitude de vínculos econômicos e relações de transações comerciais de um complexo de regiões, sua economia diversificada, agropecuária, comercio, industria e de serviços de apoio urbano, a cidade ostenta posição de centro distribuidor da produção regional e pólo de negócios e atividades dinâmicas.

Clima:

Quente Úmido 

Temperatura Média:

24,1º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Zona de planície entre o Recôncavo e os tabuleiros semi-áridos do nordeste baiano.  

Limites:

Norte - Santa Bárbara e Santanópolis
Sul - Antônio Cardoso e São Gonçalo dos Campos
Leste - Coração de Maria
Oeste - Anguera e Serra Preta  

Acesso Rodoviário:

Br 324 

Distâncias:

Da Capital:

108 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Museu de Arte Conteporânea
 
Criado em 1967, pelo empresário Assis Chateaubriand, o Museu Regional de Feira de Santana foi instalado em um prédio da Prefeitura Municipal, adaptado na época, sob a orientação dos arquitetos Jader Tavares, Diocleciano Barreto, Fernando Frank e Oto Gomes. O primeiro museu hight tech de todo Norte/Nordeste. Navegando pelas ondas da Internet, o visitante conhecerá os acervos dos principais museus do mundo. A concepção inovadora do espaço, onde funcionou por décadas o Museu Regional, é mostrar as grandes obras artísticas da humanidade, trazendo ao público o que é feito por artistas da região, tirando das exposições o aspecto contemplativo para algo que possa ser questionado. Os visitantes têm acesso a um banco de dados imensurável em museus de várias partes do mundo e incursões em galerias dos grandes centros, onde normalmente acontecem vernissages de artistas conhecidos. A idéia é promover um longo e fecundo intercâmbio com artistas de outras regiões. A tecnologia de ponta utilizada pelo MAC permitirá, entre outras coisas, a ampliação do conhecimento cultural de toda uma comunidade. 

Observatório Astronômico Antares
   
Observatório Astronômico Antares de Feira de Santana na Bahia, foi fundado oficialmente em 25 de setembro de 1971, e posteriormente incorporado ao patrimônio da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, em agosto de 1992. Constitui-se em um centro de pesquisas no campo das ciências astronômicas, física solar, e de sensoriamento remoto. Várias atividades são desenvolvidas com professores e estudantes de 1º e 2º graus, destacando-se: observações astronômicas ao vivo, aulas, cursos, palestras, projeções de vídeo sobre a história dos programas espaciais, utilização da Biblioteca e sessões especiais no Planetário. Consta ainda de um auditório com capacidade para 60 pessoas, dotado de uma grande tela para projeção, onde são ministrados cursos, palestras e seminários, sempre com utilização de um projetor (telão), que possibilita a obtenção de imagens ao vivo de satélites, programas informatizados e exibição de fitas de vídeo. 
   
Mercado de Arte Popular
 
Criado como Mercado Municipal em 1914 pelo coronel Bernardino da Silva Bahia, com uma arquitetura neoclássica, abrigou por décadas o comércio de secos e molhados e principal ponto da grande feira de gado que acontecia todos os sábados e segundas-feiras, reunindo os caboclos do sertão que negociavam os produtos nordestinos. Em 1976, quando Feira de Santana inaugurou seu novo entreposto comercial, o Centro de Abastecimento, o Mercado Municipal foi fechado.
Em 1980, no governo do prefeito Colbert Martins da Silva, o Mercado Municipal sofreu uma reforma, mantendo a sua fachada arquitetônica, e foi transformado em espaço comercial e de cultura popular, de culinária colorida e saborosa, abrigando também um artesanato rico, ponto de encontro e apresentação de cordelistas e repentistas, além de outros produtos regionais e passou a se chamar Mercado de Arte Popular. O prédio foi tombado em 1992 pelo IPAC e mais uma vez reformado. A reforma foi realizada pelo Governo do estado, tendo como governador César Borges, e graças a sensibilidade do senador Antônio Carlos Magalhães recebeu novo interior, novas estruturas para o comércio dos artesãos, palco de entretenimento, onde os artistas apresentam os seus trabalhos, na música, na poesia e nas artes dramáticas. No Mercado de Arte Popular você encontra esculturas, bijuterias, bordados, vestuário, artesanato em couro e palha, comidas típicas e outros itens da vida nordestina. O Mercado de Arte Popular é hoje um espaço amplo para os visitantes que desejam conhecer a terra e a gente da Princesa do Sertão.  

Paço Municipal Maria Quitéria

O Paço Municipal Maria Quitéria é um dos prédios mais bonitos e um dos símbolos da cidade de Feira de Santana. A construção foi iniciada em 1921, pelo coronel Bernardino da Silva Bahia e concluída em 1926, pelo também coronel Arnold Silva. Com uma riqueza de detalhes impressionante, o prédio abriga o Gabinete do Prefeito, Departamento de Modernização e Informática, Secretaria da Fazenda, Administração, Comunicação Social e Salão Nobre, onde estão expostas as fotografias de intendentes e prefeitos. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

01 - Dia Mundial da Paz

 Abril

- Sexta-feira da Paixão

 Junho

15 - Corpus Christi

24 - São João 

 Julho

02 - Dia da Independência da Bahia 

26 - Dia de Senhora Santana Padroeira

 Setembro

07 - Dia da Independência do Brasil 

18 - Dia da Cidade, data da emancipação político-administrativa do Município.

 Dezembro

25 - Natal   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA

E-mail: [email protected]

Telefones: (75) 3602-8300

Sites: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º 0FÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3602-5922

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.feiradesantana.ba.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Feira de Santana

feira de santana é simplesmente linda sou do estado do ceará e amo a BA e em especial feira de santana,minha paixaaaaaooo!!!!
Por: ionara souza

Feira de Santana é uma cidade muito boa. Cortada por três BR´s além de outras rodovias estaduais, funciona como um ponto de encontro de muitos que transitam de norte a sul do Brasil. É uma cidade de povo acolhedor e que a muitos recebe e proporciona bem estar. Possui um comércio forte, uma excelente universidade (UEFS) e bons centros de ensino. Uma vida política agitada e opções de cultura, esporte e lazer, embora sem muitas opções de turismo. Sou natural de Oeiras-PI e resido em Feira de Santana desde 1986, após morar em Brasília e Salvador. Como o seu próprio hino diz: SALVE Ó TERRA FORMOSA E BENDITA, PARAISO COM NOME DE FEIRA.
Por: Carlos Alberto

Bom, o que dizer da minha cidade...amo D+ tudo que tem nela...infelizmente o destino me tirou daí, mas nao deixei de amá-la...Rica em Beleza, Criatividade e de pessoas que sabem zelar e torná-la uma Verdadeira PRINCESA DO SERTÃO...Quem conheçe Feira de Santana não tem como esquecê-la...estou um pouco longe, mas meu coração vai e volta todos os dias... bjus... conheçam que eu tenho certesa que irão gostar...e quem conhece sabe que é verdade...
Por: Jéssica

Gostaria de acresentar um detalhe, á igrejá q apareçe é do SR.DOS PASOS, ñ MATRIZ. olha q tem vinte e seis anos q ñ vou á FEIRA DE SANTANA.
Por: urbano de oliveira

Fiquei encatado com essa cidade maravilhosa, com as pessoas muito recepitivas comunicativas, a comida muito boa. Bom uma otima escolhar de féria escolha FEIRA DE SANTANA.
Por: Rodolfo

estou morrendo de saudades de voltar a visitar a cidade de feira de santana pois tenho parentes q moram la e na epoca dos anos 70 passeava muito por la, amo essa cidade , ela me deixou muitas lembranças pois , faz muito tempo q eu nao visito essa cidade, ate sonho com ela . pois nao vejo a hora de ir fazer uma visita , apesar de ela ser tao perto de salvador, pois desejo a todos oshabitantes q residem em feira um feliz ano novo e q deus abençoe a todos sem mais.
Por: paulo roberto de sousa matos

Nasci nesta cidade a amo ,estou um pouco longe ,mas vou voltar Feira é linda ,realmene é uma princesa
Por: Adelita

e uma cidade muito bonita,grande e progressiva,e um otimo lugar p/uem quer trabalhar e crescer na vida.acho q a cada 10 habitantes 7 sao de fora.
Por: ariston carneiro neto

Estive ai em Feira e gostei muito da cidade ruas planas e largas pesoas amigaveis hospitaleira sou carioca breve estarei ai novamente um forte abraço aos feireise
Por: ANTONIO TADEU BOAVENTURA DA PAIXAO

FEIRA DE SANTANA TE AMOR MUITO APENSAR DE N/MORAR MAIS AI EU NUNCA VOU ESGUESER DESSA TERRA MARAVILHOSA QUE CONTINUI SEMPRE LINDA .
Por: CRISTIANA

parabéns pela fotos de feira, ñ a conheço ainda mais em breve terei a oportunudade de conheçe-la,ela é muito bonita, tenho certeza q irei gosta, pena que ñ tem fotos da feiraguai,gostaria de ver.desde já muito obrigado.abraços
Por: marcia

Eu acho Feira uma cidade bacana, passei um paríodo inesquecível nela, é a minha segunda cidade, a primeira é salvador. Forte abraço.
Por: celi correia dos anjos

Êta cidade porreta,Feira é tudo de bom, gosto demais desta cidade.Gosto da Igreja Matriz. do Mercado de Arte, do centro da cidade, em fim de tudo, é minha cidade do coração.
Por: celi correia dos anjos

minha cidade minha terra sou feirense com muito amorte amo feira!
Por: mariana santiago

desde criança o meu sonho é ir em feira mais ate hoje nao pudfi realizar ouço fala da maravilhosa cidade e sei q um dia eu irei nela conhecer e explorar seus pontos turisticos
Por: yris

cidade princesa lindissima, com otimo astral e ares de capital, em Feira se encontra de tudo bom ou ruim aqui é assim, amo minha cidade.
Por: Julianne

é uma linda cidade otima de se morar já foi uma vez para ai mais voutei e me arepende muito.
Por: daniel

Já visitei sim. tenho amigos queridos que residem aí.achei qualidade de vida muito boa.
Por: simone

Sim conheço tive o imenso prazer de conhecer ja morei em feira de santana e muito linda adoro Feira de Santana
Por: Mariana

VIVO FORA DA MINHA CIDADE NATAL,MAS NUNCA TE ESQUEÇO FEIRA,COISA DO MEU CORAÇÃO...
Por: VAGNER O. LIMA

as festas de sao joao asfesta de micareta e as vaquejadas fuiiiiiii
Por: damiaosilvalima

Uovia falar desta cidade,sempre teve um ar encantadoraos meus ouvidos,mas passei 2 dias nesta cidade e me apaixonei .Amor a primeira vista,acho que já sei qual será minha próxima Morada.
Por: Jonatas de Souza Magalhães

vejo estas fotos e morro de soldades! um abraço feira!!! e a todos do bairro mangabeira ... dona rosa ; sem palavra..
Por: ricardo

moro em fsa-ba ha quatro anos.conheço pouco sobre a cidade.mas é muito bom no periodo da micareta;tm algumas faculdades,tem a UEFS muito conceituada e procurada por jovens de todo o pasi.
Por: Antonia

morei doze anos em feira cidade linda,tudo que posso falar é uma cidade otima para comerçio é o entoncamento rodoviario mais importante do brasil,comercio e industria extremamente forte,tem um setor de transporte coletivo muito eficiente. tenho muita vontade de voltar.
Por: IVANI SCHAVARETO SANCHEZ

Todas as vezes que vou a feira nao quero mais voltar.adoro essa cidae!!! continuem cuidando dessa cidade maravilhosa e acolhedora!!!
Por: laiane soares

Esta cidade é linda e abençõada por Deus; e como se não bastasse mora um casal que é um referencial para esta nação, o Ap. Luciano e a Prª Simone. amo vcs.
Por: José Carlos de Lira Silva

Estão de parabens pelas fotos bem escolhidas e bem tiradas..para mim não há cidade mais linda que a nossa Feira de Santana
Por: Graça

eu moro em feira e sei que aqui e meu lugar e lindo de mais entao obr deus por esse lugar...
Por: gabriella de almeida silva

Feira a princesinha sou feirense de carteirinha , vivo em Sampa mas Feira é o meu amor .
Por: Luiz Claudio

nascir em feira hoje moro em aracaju e morro de saudades da minha princesa do sertão
Por: elandir brito

Já tive a oportunidade de conhecer Fera é uma cidade maravilhosa!!!!!
Por: Kaká

sou estada da bahia cidade de feria de santana eu amo minha cidade
Por: irene

a todos de feira meu grande abrasso terra que apesar de sofrida muiiiiiiiito amada
Por: vivanei conceição dos santos

sou filho de feira, mas nao moro la, infelizmente, mas amo minha cidade, que esta cada vez mais linda, minha mae e irmas moram la. espero um dia voltar a morar la.
Por: emmanuel francisco

sou nascido em feira de santana,mas moro em sao paulo a 11 anos .mas todo ano que tiro ferias vou pra minha cidade querida,mato saudade da minha familia e do lugar que na nasci.um abraço pra todos de feira e regiao logo logoestarei de volta.
Por: Ronaldo Adriano Barbosa Da Silva

eu sou ai mai gosto muito daique penas que eu nao posso ir air agora
Por: otavio

feira de santana onde eu nasin menhor sidade do mundo minha terra prinseza do sertâo
Por: bruno iago

amo essa cidade maravilosa onde morei por muitos anos os quais foramos melhores,feira mora no meu coração e eu ainda quero passar muitos dias felizes ai.comendo acarajé,caruru,abará quebra queixo e outras cositas mais.TE AMO FEIRA.
Por: carla sandra

feira e cidade mais linda dio brasi amo feira . sou filho de feira e feira que não me sai do pemsamento rsrsrsrsrsr quando to em feira fi apaixonado
Por: william silva

Nasci nessa cidade... não recordoo muita coisa, mais ireii visitar a cidade em Janeiro passar minhas férias.Já estou amando a idéia... logoo estareii aii.........Beijo
Por: Joelma Santos

Amei Feira de Santana, o meu filho faz mestrado e fui visitar.
Por: arlete rocha feitoza

eu já morei em feira meu esposo é nascido e criado em feira mas eu sou paulista nao gostei da cidade não. mas bonita ela é foram poucos lugares que conheci mas o modelo da cidade é bom o centro é grande e moderno bom apesar de tudo parabéns feira .
Por: bruna gariela de olivera morais

Amo Feira Passei tre meses la é lida.fui em varias prais da regiao em fim nunca me esqueço de um lugar lindo co esse!
Por: Keddma santos

sim, feira é a minha terra , linda e grandiosa, se tornou uma grande cidade. desenvolvida. poderosa, a maior cidade do interior do nordeste, é uma pena que o censo diminuiu sua pop. uma injustiça e nada foi feito.mas parabens feira pela sua grandiosidade
Por: emmanuel francisco

feira é igual coração de mãe sempre cabe mais um. ou terra acolhedora.
Por: claudia lima

eu sou filho desta cidade tenho 10 anos q nao vou na cidade eu alhei muito legal por fotos pretendo v pesoalmente
Por: rogerio vanderlei

NASCI EM FEIRA DE SANTANA, MAS INFELISMENTE NÃO CONHEÇO, TENHO IMENSA VONTADE DE CONHECER, MAS MUITO EM BREVE SE DEUS QUISER IREI NESTA CIDADE QUE TODOS QUE VÃO ACHAM MARAVILHOSA. DEUS ABENÇÕE SEMPRE ESTA TERRINHA.
Por: marlene costa

Sou baiana, mas não moro em Feira de Santana. O que tenho a dizer é que a cidade é simplesmente maravilhosa, com grande potencial de desenvlvimento, com excelentes centros de ensino, um comercio bem movimentado, opcões de cultura e lazer, além de ter muitas oportunidades de emprego. Enfim sou apaixonada por Feira e espero ter a oportunidade de um dia nela residir!
Por: Bruna Silva

È linda a cidade sem contar que fica muito proxima da praia de cabuçu,tudo de bom,vale a pena conhecer. Eu conheço e recomendo.
Por: Siumara

Feira de Santana, segunda cidade do estado da Bahia, fica localizada a cerca de 100 km da capital. Uma rodovia de pista totalmente dupla faz a ligação entre os dois maiores centros urbanos do estado da Bahia. A cidade possui cerca de 600 mil hab, sendo o município mais populoso do interior entre as regiões N, Ne e CO do país. Está se tornando uma cidade grande e desenvolvida, possui boa estrutura viária com belas e largas avenidas sendo algumas bem arborizadas. Tem um Comércio muito forte, movimentado e aquecido, além de muito diversificado, possui um grande Centro Industrial e é fortemente servida no segmento de serviços. No futuro, certamente se tornará uma grande Metrópole no interior do Nordeste. Conheço bem, é uma Cidade Pujante!
Por: Carlos Matos

Meu nome e luiz carlos sou do povado de barra adoro feira de santana e uma cidade evoluida ultimamente eu stou em sp mas naõ tem como esquecer dessa u maravilhosa cdade um beijo no coracao da galera do colegio colbert martins da silva em jaguara:
Por: Luis carlos messias da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Feira de Santana

Envie seu comentário sobre Feira de Santana

banner