Picos

Picos-PI
banner

Bem-vindo a Picos!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Picos, fotos, informações, os principais hotéis de Picos, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Picos, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 206m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 64.369 habitantes. A área total de Picos é de 819,5km², e sua densidade demográfica é de 78,55hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Picos-PI é 64600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Vários são os lugares que você pode escolher para visitar naquele período de folga. A escolha do destino para sua viagem depende de vários fatores. Tempo e dinheiro estão entre eles, mas também é preciso levar em consideração seus gostos pessoas. Se você é uma pessoa que não gosta de praia, não irá escolher uma cidade litorânea para passar suas férias. Por isso, conhecer alguns destinos pode ser uma ótima opção para escolher bem. Diversas cidades brasileiras oferecem boas sugestões de passeios e pontos turísticos para seus visitantes, e várias delas nem mesmo estão na rota tradicional de viagens. Pode ser uma boa oportunidade para você conhecer o país. A cidade de Picos, no estado do Piauí, pode ser o seu destino da vez.

Atrativos turísticos esperam por você em Picos

A cidade de Picos está localizada entre o rio Guaribas, que é temporário. Isso faz com que o clima seja ameno durante a tarde e os moradores e turistas possam passear à vontade. A propósito, a região conta com várias festas religiosas tradicionais, que atraem pessoas de toda a região e também outras que vêm de longe para aproveitar as comemorações. Entre as festas estão: Cavalo Piancó, Queima de Judas, Reizado, Quadrilhas Juninas, Dança do Congo, São Gonçalo e Passeata. Nessas festas acontecem danças folclóricas que animam os presentes e mostram um pouco da cultura local.

Aqueles que visitam o município de Picos também podem conhecer a cidade através de seus pontos turísticos, que são diversos. A Igreja do Sagrado Coração, conhecida como Igrejinha, é um deles, sendo a primeira da cidade. Outro lugar para visitar é a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, que possui estilo neogótico. A cidade vizinha de Barragem de Bocaina é outra boa opção para conhecer, assim como o Museu Ozildo Albano (este possui várias gravuras e itens que contam a história do município de Picos).

A Feira Livre de Picos é uma das maiores do estado, e oferece aos visitantes uma boa variedade de produtos. E para ter aquela vista privilegiada de todo o município, você não pode deixar de visitar o Morro da Mariana. Lá, além da vista, você poderá saborear ótima gastronomia com os seus restaurantes.

Informações de Picos

Roteiros do Brasil

Região Pólo Histórico Cultural

"Cidade do Mel"

"Cidade Modelo"

"Capital do Sul Piauiense"


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A construção de uma capela pelo senhor Borges Marinho, grande fazendeiro da região, foi o marco inicial do povoamento de Picos. Nesse período, o território pertencia ao município de Oeiras. O processo acelerado de povoamento do município deveu-se à instalação das fazendas da família Borges Leal. A vegetação predominante é a caatinga-arbórea e a caatinga arbustiva. Os rios Guaribas e Itaim são os principais cursos dágua.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

20 de Dezembro

Gentílico

picoense

População

73.417 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município de Picos apresenta o terceiro maior PIB do Estado (dados IBGE 2004), sendo que a região fiscal de Picos arrecada mais que as regiões fiscais de Parnaíba, Floriano e Campo Maior juntas. Perdendo apenas para a região fiscal da Capital Teresina.

Clima 

Tropical Semi-árido

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Teresina: BR-316

Localização

Município da Região Sudeste do Estado do Piauí

Limites

Itainópolis, Geminiano, Sussuapara, Santana do Piauí, Dom Expedito Lopes, Paquetá e Santa Cruz do Piauí

Acesso Rodoviário

BR-316

Distâncias:

Da Capital:

265 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Casa do Dr. Fonseca

Construção do séc. CVIII, possui um enorme porão, característica comum das casas de fugitivos de guerra.

Artesanato

Artes com palha, couro, madeira, barro, bordado, tricô, ponto cruz e vagonite.   

Dramaturgia e Teatro

O município de Picos não possui teatro, a maioria das peças são encenadas em escolas ou em manifestações culturais realizadas pelas insitituições educacionais ou particulares da cidade.

Catedral de Nossa Senhora dos Remédios

Em estilo neo-clássico.   
    
Morro da Mariana

Onde se tem uma vista panorâmica da cidade, além variados restaurantes e pizzarias e, sobretudo, a maior característica da cidade, que tem a maior concentração urbana vivendo em encostas ou sobre morros do Estado do Piauí).

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Igrejinha - a primeira igreja da cidade de Picos.

Museu Ozildo Albano

Com peças e gravuras que retrata a história da cidade.

Feira-Livre

Uma das maiores feiras livres do Piauí e do Nordeste - a diversidade de produtos comercializados serve de atrativo.

Prainha do Rio Guaribas

Barragem de Bocaina

Cidade vizinha.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PICOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (89) 3415-4217

Sites: http://www.picos.pi.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS, OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (89) 3422-5959 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Picos

picos. saudades a 13 anos morando fora da minha querida cidade,sinto saudades do calor humano jamais encontrando em outro lugar ou pais,da comida gostosa,da cidade tranquila e calma onde ainda existia paz. amo picos e recomendo a todos que nao comheci que derem uma passadinha para ver e se apaixonar. saudades picos um dia eu volto.
Por: graca sousa

aqui em picos é bom de mais então quem axa ruim va para o inferno!!!!!
Por: Alice

eu so de picos mas moro em uberaba mg. estor com muitas saudades...
Por: valdemir firmino ibiapino

E a melhor cidade deste Brasil amo picos é 10 uma cidade que esta crescendo adoro la morei 25 anos la e amoamo de paixão
Por: edivania

MORO EM RECIFE MAS SE UM DIA EU TIVER DE SAIR DAKI CERTAMENTE IRI MORAR EM PICOS, A CIDADES É REPLETA E DE UM POVO ACOLHEDOR, VISITEI EM 2008 E VOLTAREI AGORA EM 2009 A VISITA-LA
Por: LOURINALDO

ahh meu marido mora aii...euu vii umas fotos legais dai de picos...talvez irei morar aii...
Por: juliana

não só conheço como já morei em picos. é uma cidade acolhedora e de pessoas com um humor extremamente aguçado.conheça Picos e se apaixone.
Por: maria adriana

eu adoro mimha cidade natal , apesar de nao viver nela , mais e uma cidade maravilhosa , tenho orgulho de ser de picos....
Por: Raimundo nonato carvalho

Amo essa cidade porque nasci aí, hoje moro muito longe daí. Saí daí em 85 mais nunca vou esquecer minha cidade natal.
Por: Arleis

sou de picos e tenho orgulho disso.amo minha cidade!!!!!!!!!
Por: silvana lavor

Picos e uma cidade muito bonita com muitas maravilhas
Por: lucas

ALÔ MINHA QUERIDA DRA. DANUZIA RODRIGUES, POR ONDE ANDAS, TENHO UMA ADMIRAÇÃO POR TODA SUA FAMILIA. ESSA GENTE MARAVILHOSA É DE PICOS, A CIDADE SIMBOLO DO PROGRESSO DO PIAUI. A CIDADE DE PICOS HOJE É CAPITAL SOB TODOS OS ASPECTOS, PENA QUE TERESINA, SE ANTECIPOU A ESTE TITULO, MAS QUEM VAI A PICOS, SE ENCANTA COM A HOSPITALIDADE, O CRESCIMENTO DE PICOS É MAIOR DE QUE EM TODAS AS CIDADES DESSE ESTADO, INPRECIONANTE, DE PARABENS COMUNIDADE PICOENSE, ORGULHO DO ESTADO.
Por: RIBEIRO JUNIOR

já conheci a cidade e amei.É tudo muito lindo!!!!Irei muitas vezes lá porque Picos é lugar de gente feliz, de gente fina e de paisagens maravilhosíssimas!!!
Por: Bruna Raquel

suo de picos moro em sao paulo a17anos mas amo minha terra natal e assim quefor posivel estarei vizitando para matar aminha saudade que e tao grande saudade da feira livre do cafe do mercado e dos meus amigos do b Boa vista passagem das pedras chao dos padre e que DEUS elumina esta cidade maravilhosa.ppiiccooss ass.jose nilton filho do benas abraços cidade querida
Por: jose nilton da silva

cidade muito aconchegante lindo por do sol belissimas pessoas e de uma paz infinita. vem conhecer.você também. a princesinha do piaui picos. para o brasil eo mundo. comentario de sergipano que ama esta cidade e um linda joven também.clovis de souza
Por: clovis souza

nao sou natural de Picos,mais moro aqui ah 20 anos. Uma cidade maravilhosa cheia de riquezas... Mel, castanha de caju, caju e muitas outras delícias. Cidade de povo acolhedor.Aqui é um pouco quente, mais nada melhor do que se refrescar e saciar a sede com a nossa água mineral por natureza. E tbm não deixe de visitar a nossa loja Mel Wenzel, lá vc vai encontrar o mel mais puro da região... Uma delícia... Venha conhecer Picos, " A Capital do Mel"
Por: juliana wenzel

Nasci e morei até meus 15 anos e amooo muito minha linda e acolhedora cidade.
Por: Lucineide Maria De Sousa

Essa é a melhor cidade do Piauí, sou suspeita de falar desse lugar maravilho, pois sou da cidade de Picos com muito orgulho... PICOS EU TE AMO DE TODO MEU CORAÇÃO!!!!
Por: sandra maria de araújo

eu sou fihlo de picos e aamo muito mais faz trinta ano que nao visito estou em sao paulo gostaria de ver a serra da talaia no portal obrigado
Por: ivan miguel neves

picos é uma das mais lindas cidades do piauí,um pouco quente de certo, porém muito aconchegante e hospitaleira com seus visitantes.morei lá durante quinze anos da minha nobre vida vida, pode acreditar quem vai a picos uma vez, quer sempre voltar
Por: erislene souza paiva

casei em picos,sou de são paulo nasci aqui em sp,mas amei essa cidade acolhedora amei esse povo maravilhoso que deus abençõe a todos desta simploria cidade,se deus quiser eu volto la ainda.
Por: valmir da silva peloia

conheço esta cidade maravilhosa fiz parte por um tempo sou verdadeiramente apaixonada pela mesma. sinto saudades. breve visitarei.
Por: eralda socorro da rocha da silva

oi,picos estou com saudades de todos,moro em manaus-AM a um ano,mais sinto muita falta de picos e principalmente de torroes.o que eu sinto mais falta e das festa e bares e a calmaria dessa cidade maravilhosa b-jooooosss.
Por: corrinha,ana clara e jailson

Não conheço Picos,mas meu amor mora nesta cidade e fala muito bem sobre a mesma.Por isso pretendo em breve apreciar todas estas maravilhas!
Por: mentinha

morei em Picos de 72 a 76, foi a cidade que passei o resto da minha adolecencia maravilhosa . Até hoje lembro dos bons momentos.
Por: maria de fatima de medeiros jacob

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Picos
Fundação:
1890
Altitude:
206m
População:
64.369 habitantes
Área:
819,5km²
Densidade Demográfica:
78,55hab/km²
CEP:
64600-000

Envie seu comentário sobre Picos

banner