Tabira

Tabira-PE
banner

Bem-vindo a Tabira!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Tabira, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Tabira. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Tabira para programar a sua viagem.

A cidade de Tabira, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 558m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.620 habitantes. A área total de Tabira é de 393,3km², e sua densidade demográfica é de 60,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tabira-PE é 56780-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tabira

Roteiros do Brasil

Vale do Pajeú


 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Até bem pouco tempo era comum uma cidade do interior pernambucano suspender a realização de uma tradicional festa popular (o carnaval, por exemplo) em decorrência da morte de uma figura ilustre do local (por exemplo, o padre ou o prefeito). Dizia-se: “Respeitando o luto, não teremos carnaval (ou outra festa qualquer) este ano”. E os festejos não aconteciam, mesmo.Uma das raras exceções, senão a única, era a cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú, que nunca deixou de realizar suas grandes festas, acontecesse o que acontecesse. As chamadas festas profanas em Tabira há cada ano são em maior número – com invenções tipo carnaval fora de época e outras. E mesmo as festas religiosas (que não são poucas) têm como um dos seus pontos mais fortes o lado profano da programação. É assim com a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios, celebrada a 15 de agosto com procissão, novenário e muita diversão. Também a Festa dos Motoristas, que acontece em torno de São Cristóvão, padroeiro da categoria, tem nas celebrações religiosas apenas um pedaço da sua programação. E até mesmo a Missa do Poeta, celebrada em data móvel no mês de setembro, nunca foi apenas uma missa e, sim, uma grande festa. Um atrativo dessa simpática cidade do Vale do Pajeú é que as festas realizadas ali têm sempre uma programação voltada para as manifestações da cultura popular regional. Não faltam, por exemplo, vaquejadas, recitais de poetas da terra, shows com artistas locais, apresentações de violeiros repentistas nordestinos etc. E tudo acontece no mais tradicional ritmo de vida do sertanejo: sem pressa, tendo como objetivo maior curtir as coisas boas da vida. Entre as instituições promotoras das festas tabirenses estão a própria prefeitura do município, a paróquia e organizações como a Associação dos Poetas de Tabira. Ao visitante cabe apenas escolher que mais lhe interessar. Além desse seu lado festeiro, Tabira também se destaca por ter uma das maiores feiras de gado do interior pernambucano, que atrai pessoas ligadas ao campo não só do Sertão do Pajeú, mas de todas as regiões do Estado. Outro atrativo do município é o sítio arqueológico denominado Poço Escrito, com inscrições rupestres em várias rochas dispostas às margens do Rio Espírito Santo.

Significado do Nome

O nome de Tabira foi dado em homenagem a tribo indígena que ali habitou e que tinha como chefe, o grande guerreiro Tabira.

Aniversário da Cidade

27 de Maio

Gentílico

tabirense

População

26.808 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agropecuária

Clima 

tropical semi-árido quente

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão. Microrregião do Pajeú.

Limites

Ao norte com Santa Terezinha e o estado da Paraíba, ao sul com Ingazeira e Iguaraci, a leste com Santa Terezinha e São José do Egito e a oeste com Solidão e Afogados da Ingazeira.

Acesso Rodoviário

PE-320, PE-292, PE-275, PE-280, BR-110 e BR-232 (via Afogados da Ingazeira e Cruzeiro do Nordeste).

Distâncias:

Da Capital:

402 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Sítio Arqueológico Poço Escrito

Temos ainda como ponto turístico o emblemático sítio arqueológico do Poço Escrito, conhecido pelo mistério que tem as escrituras nas suas pedras, indecifráveis até então, e que, além disso, encanta com sua beleza natural. A mistificação de que o sertão, onde se encontra Tabira, não serve de atrativo para ninguém por se tratar de um lugar seco, distante e sem vida desaparece quando passamos a receber a afetividade do povo desse lugar. Se um dia, qualquer pessoa tiver a oportunidade de conhecer Tabira, com certeza será bem recebido e poderá dizer com orgulho que conheceu um lugar onde a paz e a tranqüilidade imperam, caminhando lado a lado com o calor humano, peculiar dos habitantes destas bandas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

- Começando o ano temos o privilégio de participar de um grande evento alternativo do sertão. O Tabira Rock, em janeiro, traz bandas dos mais variados estilos alternativos existentes de forma aberta para o público da cidade e região.

- No Período Natalino, é grande o fluxo de tabirenses que residem atualmente em outras cidades regressarem para passar esta bela data com seus familiares. O centro da cidade recebe toda uma ornamentação especial para este período. 

 Fevereiro

- O carnaval de Tabira cativa turistas dos municípios vizinhos, assim como turistas de todas as partes do Nordeste e do Brasil. É uma das festividades mais reconhecidas da cidade pela animação vista pelas ruas durante os 4 dias de festa.

 Maio

- É a vez da Emancipação Política de Tabira. Desfile de bandas, jogos municipais, atrações no centro da cidade, exposições entre outras atividades são realizadas. É nesse mês que a alma e or orgulho de ser tabirense se manifesta com maior intensidade.

 Junho

As escolas municipais, estaduais e particulares promovem inúmeros arraiais, quadrilhas, comidas típicas e desfiles pelas ruas da cidade. Praticamente, é um arraial por dia no mês.

 Agosto

- Nossa Srª dos Remédios, a padroeira é lembrada e comemorada no mês. Uma semana de festa na rua, mais precisamente ao lado da igreja animam a população local, e chama turistas das mais variadas regiões. A grande quantidade de barracas instaladas ao redor da praça completam o panorama festivo da cidade.

 Setembro

-contece a Missa do Poeta, que recebe a nata da poesia sertaneja e homenageia o poeta Zé Marcolino. É uma confraternização de todos os poetas e amantes da poesia.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABIRA

E-mail:

Telefones: (87) 3847-1163

Sites: http://www.prefeituratabira.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3847-1599 R. 205

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Tabira

sou de tabira amo minha cidade moro em santo andre estive ai més passado a cidade esta cada vez melhor so falta um pouco mais de ateção dos prefeito e vereadores com algumas ruas.
Por: fabiana,mauricio e matheus

sou de riacho do meio atualmente estou em sao paulo. adoro meu lugar e adimiro tabira pela beleza que tem..........
Por: tattiane

Sou Tabirense, de lá saí em fevereiro de 1954;nunca mais tive a felicidade de revê-la, coisa que me doi muito, embora a qualquer momento irei visitála. Moro em Teófilo OtoniMG, há mais de 40 anos; sou casadoi, tenho quatro filhos. Sou advogado e, por conta disto, tenho memórias a serem escritas. Antes, porém, quero visitar a minha querida Tabira, com o amor de quem nunca de lá saiu. Um abraço fraternal para todos, em especial para meus primos: Gilberto, Rogério, Enoque, Detinha, Claudete, estes quatro últimos, de Afogandos da Ingazeira. Até um dia, se Deus quiser, beijo no coração de todos.
Por: Genivaldo Aroldo de Oliveira Lima

Tabira e uma cidade muito legal,tanto de que ela e calma,e tem poucos acidentes.eu nasci em patos-PB vim para Tabira pequeno e estou crecendo como ela tanbem esta tenho muito orgulho de mora aqui em tabira-pe a cidade da alegria da armonia e da paz.
Por: fabiano olegario do amarall

olá gente, meu nome é francicleudo, eu sou tabirense, atualmente moro em são josé dos campos estado de são paulo, vim pra cá em 1990, quando eu tinha 10 anos, e nunca mais voltei pra tabira, e por isso sinto muita vontade de ir visitar minha cidade natal, tem noites que até sonho quando eu era pequeno e morava lá,tenho certeza q um dia eu voltarei lá, se Deus quizer!!! beijos fiquem com Deus!!!
Por: francicleudo ferreira lacerda

Eu sou casada com um tabirence, visitei tabira em 2000, mas só fui a feira e no centro comercial.
Por: Genilza

Nao so conheço cm moro Tabira é uma cidade muito movimentada conhecida por a cidade das tradicoes.
Por: Maytala

eu adoro esse paraiso moro aqui e tenho orgulho de ser tabirence de coraçao que essa cidade ceja famosa como a cidade das tradiçaoes
Por: andre

muito bonita a cidade de tabira,uma cidade interesante.
Por: raquel

NÃO SO CONHEÇO ESTA MARAVILHOZA CIDADE COMO NASCI E MIM CRIEI NESTE LUGAR. MAS TIVE QUE SAIR DE LA PRA TENTAR UMA VIDA MELHOR. MAS AMO-A MUITO DE TODO O MEU CORAÇAO...
Por: alecksandra gonçalves de lima souza

eu vou atabira gostomuito tabira terra das tradisoms evoumoraai sou dorecife masgosto dai
Por: raynaldo noguera da silva

essa cidade é muito linda eu achei as fotos muito bonita parabéns. eu gosto muito dessa cidade.
Por: thais

o que tem de melho é o carnaval,a festa da padroeira,são joão.
Por: thais

Bom dia meu nome é cida. È um orgulho muito grande pra mim entrar hoje nesse quadro e poder enviar um comentário sobre a minha cidade querida que eu tanto amo e já mais esqueci! Quando deixei essa cidade para vir para São paulo, não foi por querer e sim obrigada a procurar uma vida melhor em terras alheias...Hoje vejo que as coisas mudaram muito por ai, não me canço de visitar esse sity só para rever a minha linda cidade que por sinal está linda e progredindo bastante. Estou pensando seriamente em voltar a minha terra querida a saudade é de mais....Morava em Sitio Nicacio á 12 anos deixei meu coração ai e vim pra cá.Parabens Tabira e continui crescendo a ponto de poder receber de volta seus filhos queridos.Bjos a todos os Tabirenses!
Por: maria aparecida lopes de oliveira

Adorei essa pequena cidade do interior de Pernambuco! Cansei do estresse do Rio de Janeiro, estou pensando seriamente em me mudar para Tabira ainda esse ano; adorei o clima, a cidade e as pessoas!!!
Por: cerruti2375

estou com sdd desta cidade onde fui feliz por alguns meses.
Por: Rosenilda Marcionila Correia

gostaria de saber a programaçao das festas de agosto
Por: Estanisley gomes

Ja morei em Tabira!!! Amo de paixão...Tenho vários primos que moram em Tabira...Estudei no Colégio do Prof. Gabriel...Sinto muita saudade dessa terra maravilhosa...
Por: Verônica

Não nasce na cidade de tabira mais quando cheguei a essa cidade tinha meus 6 anos, desde então estou aqui a a mais de 20 anos e como definir tabira , mais uma só palavra fala td que ela representa em minha vida ( aconchego) é assim que mim sinto dentro dela as pessoas são simpaticas, meigas , pacatas, gentiu, alem de muits outras qualidades que a cidade nos atrai, quando estou ausente da cidade sinto qua algo falta em mim e longo que retorno mim sinto leve. tabira eu te amo!!!
Por: Maria Helena

Tabira é simplesmente, a melhor cidade do vale do pajeú, a minha família, mora lá (família Bezerra), vou levar meus filhos e meu marido para participar da grande festa (a missa do poeta), Tabira quem te conhece não te esquece jamais, te amo Tabira...
Por: Amanda Bezerra Eduardo

sou filha de tabira. Eestou fora a dez anos.Morro de saudades e lembro desta cidade todos os dias. Pode parecer exagero mas TABIRA E A MELHOR CIDADE DO MUNDO.(PELO MENOS PARA MIM). luzia de brasilia
Por: luzia oliveia

eu sou de tabira mim orgulho munto de ser tabirence ha deus como eu queria viver ai pra senpri quen sabe um dia
Por: DAMIANA BARBOSA LIMA NASCIMENTO

minha cidade maravilhosa que saudade de thi... logo em brevi estou voutando
Por: lucivania elias da silva

fui casada a 18 anos com um tabirense moro no rio de janeiro não tive a opurtunidade de conhecer essa cidade que parecer ser maravilhosa
Por: adriana

Moro em Sao paulo,mas jamais esquecerei esta cidade maravilhosa, acolhedora,encantadora e aconchegante.
Por: Damiana Nogueira Batista AMARAL

Em tabira tem um parque aquatico chamado parque sol.Lá émuito booom.Quem for lá, visite o parque é muitoooo bom mesmo tem 4 piscinas, tem bandinha, tem uma lanchanetezinha. Esperoo que issoo colabore muitooo. Tb tem muitos lugares historicos.... Bjs e ate a proxima!!! Xau tabass
Por: Josete

tem que mostrar os rios são muito bom adora os riachinhos os sitos, outros mais,os bares,e buates de tabira.........
Por: Maria Bacelania da Silva FErreira

Amo essa cidade ela é de mais.... As comidas tipicas e as festa são ótimas sem comentarios...
Por: tatiana

Sou natural de Tabira, cidade que eu adoooooooro. Lá tem muitos lugares históricos como:Cachoeira de Maria Mendes, a Pedra do Sino, Poço Escrito........ Também tem parques aquáticos como:Park Sol, Tabira Campestre Clube... Venha visitar tabira porque ela é d+++++++!
Por: Mariane

Sei que amo muito essa cidade,sou de Tabira,moro em São paulo desde criança,tenho parentes que moram nesta cidade,sempre que posso passo alguns dias com meus familiares.Muitas saudades;Prosperidade á Tabira e beijos á todos.
Por: Lucineide

Fui criada nesta cidade maravilhosa e todos os meus familiares morao nela gostaria muito de voltar mais ainda nao posso gosto de tudo tenho muitas saudades do poço escrito das cachoeiras das comidas eu AMO essa cidade sou carioca mais amo de paixao essa que mim acolheu por toda minha infancia beijo a todos os tabirences.
Por: Rita de Cassia da Silva Agostinho

Tudo e bom os açudes as cachoeiras as festas tudo e bom.Amo essa cidade.
Por: Rita de Cassia da Silva Agostinho

Eu morei em tabira e estou com muita saudade. meu pai mora ai em tabira
Por: fabio jose g de araujo

CONHECI ESTE ANO, GOSTEI MUITO E PRETENDO VOLTAR MAIS VEZES.
Por: MARIA DE FÁTIMA DIAS DOS SANTOS

Ola meus patrcios estou distante da minha cidade natal mais consigo matar um poco da saudade atraves das poucas fotos que vejo na internete abraço a todso
Por: josemar

É UMA CIDADE "BOA" ...TEM BOA VISTA ,BOAS FESTAS ,MUITA GENTE BOA E FELIZ...EU SOU DE JAGUARIUNA MASSS TENHO VONTADE DE UM DIA MORAR LÁ!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: RITA DE CACIA

tabira que saldades que tenho de te de tuas prasas lindas de tuas culturas espero vouta logo beijooooq
Por: izaias

SOU DE TABIRA,FAZ 20 ANOS QUE MORO EM SÃO PAULO À UM ANO E MEIO ATRAS,VISITEI A CIDADE GOSTEI BASTANTE PRETENDO VOLTAR MAIS VEZES.
Por: ADILSON

Tabira é um lugar maravilhoso!!Amei conhecer a cidade das tradições culturais..Espero voltar lá em breve.Sou de Delmiro Gouveia AL, mas meu sonho é morar em Tabira!!
Por: Juciane Bezerra

que saudades que sinto,da cidade e principalmente das minhas irmães,beijo dulce e maria,final do ano estaremos ai em minha linda cidade.
Por: juliana marques barros

adoro essa cidade principalmente as festas que fui la espero poder voltarlogo lá
Por: michelly

morei 10 anos na cidade onde minha mae nasceu e viveu os melhores anos de sua vida e onde eu passei a minha adolecencia muitas saudades
Por: ceciliana

EU ADORO ESTA CIDADE TENHO SAUDADES DE TODOS DA MINHA TERRINHA BEIJÃO PARA TODOS!!! TCHAL TCHAL
Por: MARIA DE LOURDES FERRIRA

amo essa cidade, ver fotos é matar a saudades.quardo fotos . amo santos mas tabira, é sempre meu lugar preferido bjos a todos vcs tabirense♥
Por: luciana morais

eu mesmo estando tão lonje numca esqueci da minha cidade natalque e tabira
Por: diogo

amo TABIRA . Essa cidade linda nascí lá amo de paixão . mas por enquanto não posso morar por lá , apesar de ser meu grande sonho. Tabira é SHOW.....................................................
Por: Daniele silva brito

eu moro em tabira, aqui é uma cidade maravilhosa,..eu amo aqui, até demais da conta......." tem cada gatinho,." !!!
Por: daniele

tabira tem sua igreja maravilhosa,a praça,a escola arnaldo alves q além da beleza q tem é super eficiente,...e..afinal...tabira é tudo d bom,..amo morar aqui.!!!
Por: daniele

eu sou de tabira, mas estou morando en caruaru.estou com muitas saudades dessa terra de jente bonita ,fina,legal,essa cidade e maravilhosa nao e a toa q e a cidade das tradiçoes,eu tenho orgulho en dizer q sou tabirense.adoro a todos...te amo tabira
Por: luciana do nascimento guedes

oi! sou tabirense e saii dai em 1989 vim morar em santa cruz do capibaribe morro de saudades de minha terra,mas,ja fui visita-la varias vezes estarei aii dovo em agosto se DEUS quizer abração.
Por: patricia almeida

ola gente boa de tabira iai brode a vai bombar em eu adoro a festa de tabira que deus abemcoi a todos da
Por: damiana b. de lima

eu amo a cidade de tabira e queria muito mora lá mais sei que o dia de min mora la não vai demora e eu quero manda um grande beijo para uma pessoa que mora la e que eu amo ela muito de verdade o nome dela é rosineide beijos te amo0o0oo!
Por: maria raniele ferreira barbosa

eu amo essa cidade maravilhosa tabira e uma cidade linda maravilhosa amo minha cidade
Por: djanete brito leite

Nasci lá então não preciso dizer mais nada. É uma cidade encantadora e aconchegante.
Por: Maria Lucia de Siqueira e Silva

eu fui ai com meu marido a achei muito bom na pitzzaria e outros barzinho.
Por: suzana

óla td bem meu nome e adrian sou de tabira mais faz 20 anos que estou aqui em campinas sp tem 15 anos que fui ai mais estava vendo fotos da cidade nossa nao conheci amis como esta linda a cidade amei barabéns na minha ferias quero levar meus filhos pra conhece esta muito linda
Por: Adriana caitano da silva xavier

o cidade vea boa minha terra to com muita saudade dela se deus quizer to de volta a minha terra.
Por: jose edu andrde siqueira

Não é a toa que a nossa cidade, tem a sua origem de cidade das tradições. Sendo assim reconhecida por suas grandiosas festas,Além de tudo isso é a cidade mais hospitaleira do vale do Pajeú.... Te amuuuuu minha terra natalllllllllllll......
Por: Marcia Patricio

tabira cidade maravihlosa que um dia vouto morar saudades do povo tabirense e das festa que la si emcontrasi.
Por: reginaldo diniz da silva

sou de TABIRA, vivo em Sao Paulo há mais de 20 anos, mais amo a minha TABIRA, a melhor coisa que voces fizeram foi colocar fotos de TABIRA na internete, para que pessoas como eu que anos morando fora possa ver e viajar na imaginacão. OBRIGADO
Por: Maria De Lourdes Rocha Vieira

eu adoro tabira poque e minha cidade natalela cempre foi e vae cer minha cidade natal
Por: edineidy

Tabira é uma cidade linda, de pessoas hospitaleiras e felizes. A cidade vive em festa.
Por: Roseane veras

Bom foi bom rever mesmo que por fotos está cidade, já morei lá há muito tempo, em 1991 saudades.................. bjs... Diana
Por: Diana C

óó cidade legal essa tabira muitas criatividades e muito conhecimeto...cidade boa de morar é tabira....porisso q se chama tabira cidade das tradicoes......amo minha cidade tabira
Por: isabell santtos

amo pois e minha terra natal sei que muita coisa mudou por lá sinto saudades.grnde abraço que deus abençoe essa linda cidade.
Por: marilza ribeiro dos santos

uma cidade linda e aconchegante.De pessoas bonitas e simples e sabem viver de acordo com suas condições que a vida lhe oferecem.
Por: suenia menezes de moraes

Tabira, cidade onde mora a familia da minha mae(Lourdinha). Onde morou o saudoso primo de minha mãe José Elias(in memorian) Até o momento não tive a oportunidade de prestigiar este lugar de tamanha beleza natural e pessoas hospitaleiras. Desde já um abraço a todos os moradores e dirigentes. TANIA MARIA- CAMPOS DOS GOITACAZES- EST RIO DE JANEIRO.
Por: Tania Maria

eu já morrei em tabira hoje eu morro em São Paulo porem tenho muita saudade de tabira 1.000 beijos a todo pouvo tabirense
Por: fabio jose gomes de araujo

eu ja estive em tabira de ferias, e muito bom, fiquei na fazenda cachoeira, na casa do meu ex sogro, por 15 dias,
Por: pedro carlos

eu amo minha cidade tabira,nao vejo a hora de ir visitar minha terrinha querida,muita saudade dos familiares e amigos...
Por: isa meirielle miron

Sou paulista casdo com uma tabirense vive 6 alindos anos ai amei em 2010voltei visitar esta cidade aconchegante amei espero volta breve bjos
Por: Dorival

tabira e minha cidade natal minha familia mora ai ha 30 anos eu sai de tabira mas amo a minha cidade qerida e maravilosa
Por: napoziano da silva xavier

Agradeço à "DEUS" por MISERICÓRDIA ter nascido e ter sido criada nesta Cidade Maravilhosa em 1967 ,ao qual hoje estou muito Feliz por saber de todas essas coisas Lindas ao qual hoje Eu estou sabendo ,Agradeço pelas outras novidades que tiverem...Que direi o que for possível pra contribuir ao Site... E estarei em breve juntamente com meu ESPOSO pra presenciar essas Boas Novas...
Por: Maria do Socorro dos Santos Raymundo

sou tabirençe mas estou em sp morro de saldedes de minha cidade querida qualquer dia deses vouto a minha linda cidade.
Por: maria

é a terra das tradição onde mora a humidade e um povo simple e feliz...
Por: rafaela

tabira uma cidade que adorei e nunka vou eskece essa cidade
Por: claudemir patriota

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tabira
Fundação:
1948
Altitude:
558m
População:
23.620 habitantes
Área:
393,3km²
Densidade Demográfica:
60,06hab/km²
CEP:
56780-000

Envie seu comentário sobre Tabira

banner