Sirinhaém

Sirinhaém-PE
banner

Bem-vindo a Sirinhaém!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Sirinhaém e muitas outras opções de hospedagem na cidade Sirinhaém. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Sirinhaém.

A cidade de Sirinhaém, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1627. A localidade está em uma altitude de 49m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.055 habitantes. A área total de Sirinhaém é de 356,7km², e sua densidade demográfica é de 87,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sirinhaém-PE é 55580-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Sirinhaém

Roteiros do Brasil

Região Litoral Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A localidade começou a ser povoada no início do século XVII. Em 1614, os seus habitantes edificaram uma capelinha sob a invocação de São Roque. De 1620 a 1621, com a população já bem extensa, foi erguida, com a ajuda dos senhores de engenho, uma igreja sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição.
Em 1621, foi elevada à categoria de freguesia pelo então Bispo do Brasil, Dom Marcos de Noronha. Foi constituído em município autônomo em face da Lei estadual de nº 52, datada de 3 de agosto de 1892.
Administrativamente, Sirinhaém está formado pelos distritos sede, Barra do Sirinhaém e Ibiratinga e pelos povoados Usina Trapiche, Agrovila Trapiche e Santo Amaro.

Gentílico

Sirinhaense ou sirinhadoara

Significado do Nome

"Sirinhaém" é uma referência ao Rio Sirinhaém, que banha o município. É um termo oriundo da língua tupi e significa "prato de siri", através da junção de siri (siri) e nha'em (prato)

Aniversário da Cidade

12 de junho

Gentílico

sirinhaense ou sirinhadoara

População

43.036 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sirinhaém é natureza pura. Passeios de barco e ecológicos, com o famoso banho de argila, pelo Rio Sirinhaém, passando pelos mangues até o encontro com o mar. Também o Pier que oferece uma vista maravilhosa. Isso que é paraiso. Só visitar para conferir.

Clima 

Tropical Chuvoso com verão seco

Temperatura Média

24° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mata Pernambucana

Limites

Ao norte com Ipojuca e Escada, ao sul com Rio Formoso e Tamandaré, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Ribeirão. 

Acesso Rodoviário

PE-60 e BR-101 (via Cabo de Santo Agostinho)

Distâncias:

Da Capital:

76 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Barra de Sirinhaém

  -Sirinhaém é conhecida por suas belas praias e seus canaviais com antigos engenhos. Uma das praias mais visitadas são as de Guadalupe e Barra de Sirinhaém, onde os esportes náuticos são muito praticados. A ilha de Santo Aleixo também é um paraíso, onde se chega de barco.

-Cachoeira de Jaciru Baixo

  -Além do banho de mar em águas límpidas, o visitante pode aproveitar o banho de água doce na cachoeira de Jaciru Baixo, com uma queda de 15 metros que termina em piscinas naturais.

-Usina de Trapiche

  -Fora do circuito de praias, a pedida é uma visita à Usina Trapiche, onde todo processo de transformação da cana em açúcar pode ser observado. Nas antigas instalações dessa usina pode-se conhecer um pouco da história do município. O passado também pode ser revisitado no Convento de Santo Antônio, construído em 1630 e a Capela de Santo Amaro e de São Roque, do século XVIII.

-Mirante do Oiteiro do Livramento

  -Para ter uma vista de toda a cidade, do litoral à parte rural, o turista pode ir ao mirante.

-Artesanato

  -Sirinhaém produz peças em cerâmicas e tapeçarias.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  -As principais festas populares são em homenagem a São Roque, Santo Amaro.

-Junho

  -Dia 12 - Festa de aniversário da cidade

 -Julho 

  -Também há a Festa da Pescaria e o Festival de Crustáceos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIRINHAÉM

E-mail:

Telefones: (81) 3577-1188

Sites: www.sirinhaem.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (81) 3577-1701

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

-http://pt.wikipedia.org

-www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Sirinhaém

SIRINHAÉM É MUITO BOM AS PRAIAS DE LÁ SÃO UMA VERDADEIRA BELEZA SEM FALAR NO PIER ONDE A NATUREZA DA SHOW DE BOLA ENFIM SIRINHAÉM É LINDO.
Por: ALEXSANDRO LUIS DE OLIVEIRA CORREA

oi estou aqui para falar deste lugar maravilhoso,que e muito belo; quem nao conhecer deveria conhecer o mais rapido e muito belo agredite?
Por: danielle ferreira

sirinhaem natureza pura, passeios de barcos pelo rio sirinháem passando pelo mangues ate o encontre do mar. Isso que e um paraiso so visitar para comfire.teotonio
Por: jose teotonio da silva nto

SIRINHAEM É MARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAVILHOSO,quem nao conhece precisa conhecer.
Por: cristina salgueiro

Cidade que situa-se lá em cima, é no cume de uma serra onde exibe um fantástico panorama,que pelo qual deixa seus residentes orgulhos e arejados pela brisa que vem de suas belíssimas praias. UM ABRAÇO SIRINHAÉM
Por: Edinaldo Justino

oi sou natural dai,hoje estou em sao paulo,porem sempre divulgando minha cidade ou melhor nossa cidades abraços sou da familia valentim meu avo pastoreou a igreja ass de Deus. é muito linda as praias são as mais lindas.
Por: josias valentim

Amo sirinhaem. meu lugar. muito belo simplismente amo....
Por: jamayra soares

AMO ESSA CIDADE, AFINAL NASCI E CRESCI AI, HOJE ESTOU EM DIADEMA-SP. MAIS TENHO MUITA SAUDADE DESTA CIDADE MARAVILHOSA.
Por: aguinaldo bezerra

maravilha um verdadeiro paraiso natural. consertesa um dia estarei nesse lugar lindo
Por: carlos

terra boa onde o calor humano nos contagia as belezas das praias nos deixa maravilhados e os rios nos emociona é grande a emoção e o orgulho de poder falar sou de sirinhaém venha conhecer essa cidade maravilhosa sinta essa emação.
Por: amara maria cabral

Sirinhaém é umha cidade maravilhosa.Xeia de gente bonitas praias,ilha,cachoeiras e um clima maravilhoso pra aproveitar tambem as praias temos o caldinho de seu bio que é óoooooootimo bjs.
Por: lucelia silva

Eu ja morei em sirinhaem queria encontrar amigos que deixei não tenho sobrenomes dele so o primeiro nome o que faço lenbro de bruno ,pon ,denize ,Izania eles são filhos de dona niza acho que e esse nome sera que cosigo .sou de patos eles ja vieram aque mas faz tenpo.
Por: francinalda

ola passei so pra matar saudades. pois eu sou dai. adoro essa cidade..
Por: jose alves

nasci em recife e vivo no rio de janeiro,ja estive varias vezes em sirinhaém amei e amo muito esta cidade tao maravilhosa que ela é,pretendo um dia voltar ai em recife e dar uma passadinha por ai "te amo cidade de sirinhaém" bjs fabby.
Por: fabiana

éee Sirinhaém, lugar maravilhoso. minha irmã mora la e eu ainda vou visitar esse lugar muito bom vi fotos e adoreiii. te amo Sirinhaém...
Por: Everton Sotnas

nasci nessa cidade mais nao conheco vim novo com 7 anos de idade para sao paulo hoje tenho32 anos conheco nada de sirinhaem mais vou conhecer em breve
Por: nilson

Já morei em Sirinhaém e adoro essa cidade maravilhosa. Foi a melhor época da minha vida.
Por: Guilhermano

A SERINHÁEM É UMA CIDDADE MUITO OTIMA DE SE MORAR.Eu moro aqui e adoro um lugar calmo do jeitino que eu gosto ,quem não conhece não sabe como e bom.
Por: Rosemery

fiquei apaixonada quando vi as fotos, e tb minha filha foi a um casamento da sra nathalia e ficou deslumbrada.portanto estou vendo a possibilidade de ir passar um final de semana.com meu esposo.parabens.
Por: elizete maria silva

Adoro sirinhaem ja morei la alguns anos e sempre que posso volto la.Recomendo para quem vive extressado e precisa relaxar.
Por: Rosimaura Dias

Nasci nessa cidade.Só agora consegui ver tdo sobre ela e adorei...Antes tiravam sarro por causa do nome, mas mostrei pra eles que existe e é linda.Um dia se Deus quiser vou passear aí.
Por: Dilza das Dores Lima de Brito

SIRINHAEM E A MELHO LUGAR PARA SE VIVER.QUANDO CHEGO EM SIRINHAEM EU ME SINTO TAO BEM E COM SE FOSE A MELHO LUGAR DO MUNDO E UM JASMIM NAO E MAIS LINDO..E UM PARAISO.TE AMO SIRINHAEM
Por: EWANNY

bém .conheço Sirienhaém.gosto muitos desta Cidade já faz muito tempo que estive ai. também já estudei ai no Colejo cristo redentor.hoje estou em sp.mais sintos muitas saudade desta Cidade muito legal. também conheso Ibiratinga 3 Distrito da Cidade e irei volta ai um dia. nao thi esqueci não Sirienhaém.
Por: Adimirson jose Acioli lins

ola eu sou desta maravilhosa cidade eu moro a muito tempo aqui no stado de sao paulo mais como e grande meu amor eminha saudade por sirinhaem eu viajo todo o brasil aonde eu vol falo q sou pernambucano de sirinhaem
Por: eraldo pereira da silva

amo esse lugar. cada pedaço daqui e um toque te Deus e o sinal que ele estar aqui.
Por: thamirys alexandre alves da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sirinhaém
Fundação:
1627
Altitude:
49m
População:
31.055 habitantes
Área:
356,7km²
Densidade Demográfica:
87,06hab/km²
CEP:
55580-000

Envie seu comentário sobre Sirinhaém