Rio Formoso

Rio Formoso-PE
banner

Bem-vindo a Rio Formoso!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Rio Formoso, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Rio Formoso. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Rio Formoso para programar a sua viagem.

A cidade de Rio Formoso, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 5m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.372 habitantes. A área total de Rio Formoso é de 341,0km², e sua densidade demográfica é de 59,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rio Formoso-PE é 55570-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Rio Formoso

Roteiros do Brasil

Região Zona Turística Litorânea

                                                                     

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 

Conhecida como terra de homens destemidos, Rio Formoso se fez presente na história do país com participação importante na Resistência à Invasão Holandesa. O município foi palco da histórica Batalha do Reduto (século XVII), Guerra do Mascates (XVIII) e da campanha pela Abolição da Escravatura (XIX). Administrativamente, a cidade é formada pelos distritos sede e Cocaú.

Significado do Nome

 

A origem do nome do município vem do curso dágua que emoldura a região. Os índios tupis se referiam ao importante rio como lobugussu, ou seja, grande rio verde. Por isso o município começou a ser chamado de Rio Formoso.

Aniversário da Cidade

11 de junho

Gentílico

rioformosense

População

22.140 habitantes

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Pertencente à micro região da mata meridional do Estado de Pernambuco.

Limites

Ao norte com Sirinhaém, ao sul com Tamandaré, a leste com Tamandaré e a oeste com Gameleira.

Acesso Rodoviário

 

BR-101 (Recife-Cabo)  e PE-60 (Cabo-Rio Formoso)

Distâncias

Da Capital:

92 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

O principal atrativo de Rio Formoso é a sua beleza natural, a começar pelo rio que deu origem ao nome do município, oferecendo passeios de barco, diversificada paisagem, manguezais e algumas praias como a da Pedra e a do Reduto. Ainda compõem o cenário natural, os mirantes da fazenda Amaragi e do Reduto, a corredeira Toca da Serra dÁgua e a cachoeira da Barragem do Gindaí.

A beleza histórica do local pode ser encontrada nas igrejas, construídas, em sua maioria durante o século XVII. Merecem destaque a Matriz de São José e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde são realizadas festas populares.

Visitar os antigos engenhos de cana-de-açúcar é outra opção turística em Rio Formoso. Construído no século XVI, e ainda em bom estado de conservação, o Engenho Pedra de Amolar é considerado o mais antigo da região e um dos mais visitados pelos turistas.

Os frutos do mar dominam a culinária de Rio Formoso. No folclore, as manifestações de carnaval se destacam com blocos carnavalescos e troças.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Dentre os principais eventos do município estão as festas do Padroeiro São José (março), de Nossa Senhora do Rosário (outubro), do Coração de Jesus (novembro) e a comemoração do dia da Batalha do Reduto, em 7 de fevereiro.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO FORMOSO

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3678-1193 / 1156 / 1179 / 1568

Sites: http://www.rioformosope.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária Municipal do Recife

Endereço: Rodovia BR 232, Km 15 - Jaboatão
Telefone: (81) 3452-1103

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (81) 3678-1238

Sites: http://www.guiamais.com.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Rio Formoso

Há alguns anos estou pesquisando a família do meu avô paterno, que se originou em Rio Formoso, em meados do século XIX, quando meu trisavô constituiu família nessa cidade. Seu nome era Francisco Bernardo de Oliveira. Pretendo voltar a Rio Formoso em breve, para continuar minha pesquisa.
Por: Clizara

terra dos manguezais,praias lindas,maravilhosas de se passar ferias.llugar tranquilo, sempre que posso corro prai.e pra vir embora dá trabalho em srrsrsrsrs.beijoss a todos e parabens Rio formoso pelas belas paisagens que tens.
Por: ISABELE

ESSA E MINHA CIDADE NATAL NASCI E MIM CRIEI,TODA MINHA FAMILIA MORA LA.PARA MIM ESTAR CIDADE EMUITO ESPECIAL. AMO A PRAIA DOS CARNEIROS . MINHA FAMILIA MORA NA RUA DA PISTA NUMERO35. MEUS IRMAOS MARIVALDA MARIVALDO MOAB LAIS MINHA MADRASTA MARILENE MEU PAIZAO IZAIAS E MINHA FILHOTA EDUARDA A GAROTA MAIS BONITA DESTA CIDADE E DO MUNDO. HOJE NAO MORO MAIS NESTE PEQUENO PARAISO MAIS MORRO DE SAUDADES .
Por: marta nacsimento da SILVA.

Já fui a Rio Formoso e amei a cidade, suas belezas naturais me encantaram .
Por: carlos andré de holanda

parabens rio formoso. o nome ja diz tudo. sou natural desta cidade, ultimamente estou em sao paulo,mais todo o ano estou ai. conhecer rio formoso, e nao ir em tamandaré.nao existe.te amo rio formoso. beijao a todos.
Por: levi

Sou filho desta linha cidade e tenhe orgulho apesar que eu muito distante estou aqui em são Paulo, mais este mês de Outubro estarei na minha linda cidade para rever os meus queridos pai e mãe e todos os meus parentes . Quero me deliciar das comidas e tomar equele banho de praia na pria da peda , pria dos carneiros , visita o cruzeiro e não de ir a pria de tamadaré comer aquele peixe frito no bar do meu tio. Eu sou filho da Zefinha que trabalha no colégio esposo do dio que é irmão do manoel que trabalha no mercado municipal . a todos um forte abraço e que o nosso senhor ilumine a todos.
Por: Divanildo josé de frança

Sou filho desta linha cidade e tenhe orgulho apesar que eu muito distante estou aqui em são Paulo, mais este mês de Outubro estarei na minha linda cidade para rever os meus queridos pai e mãe e todos os meus parentes . Quero me deliciar das comidas e tomar equele banho de praia na pria da peda , pria dos carneiros , visita o cruzeiro e não de ir a pria de tamadaré comer aquele peixe frito no bar do meu tio. Eu sou filho da Zefinha que trabalha no colégio esposo do dio que é irmão do manoel que trabalha no mercado municipal . a todos um forte abraço e que o nosso senhor ilumine a todos.
Por: Divanildo josé de frança

O nome desta cidade já dis tudo,eu morava em recife e sempre ia passar as férias neste lugar maravilhoso!!!
Por: Rennildo

Amo Rio formoso. Quando era adolescente eu ia muito passar minhas férias na casa do meu tio muito conhecido na cidade, afinal de contas quem não conhecia seu Breve Bevenuto que infelizmente morreu ele morava no bairro do Cossocó. Sou prima de Minininha. Minhas férias eram ótimas, muitas prais, festas no clube. Eu me divertia muito e até hoje não deixo de visitar essa cidade pois costumo levar meus filhos e meu esposo na casa de minha prima minininha que tem um Bar com uma deliciosa MÃO DE VACA, que afinal de contas é a melhor de Rio Formoso. Já ia esquecendo o Bar da minha prima fica próximo a lombada eletrônica. Saudades de Lá.
Por: shirley santos

eu nasci em rio formoso mais hoje moro em fortaleza .sao as paisange .rios ,cachoeiras,acude,praias,tem quize anos quer estou fora mais pertedo voltar para conhecer a nova cidade.leia que vc vai gosta vale apena conferir .nas sua feria vesiti acidade do rio formoso que e tudo te bom
Por: tarcizio andre vasconcelos da silva

sou filha natural desta cidade linda,amo esta pequena cidade,hoje vivo loge da minha cidade loje de meus familiares por falta de oprortunidade de seus gorvernantes,e mesmo assim eu divulgo a minha cidade que amo e seus pontos turistico como praia dos carneiros.hoje eu cresci em outro estado graça ao rio de janeiro que mim concedeu uma oportunidade.amo rio formoso.
Por: irlaneide da silva

um cidade bela, que lindo; uma das cidades que tem belas praias; como todas um museu lindo........
Por: veronica

um cidade bela, que lindo; uma das cidades que tem belas praias; como todas um museu lindo........
Por: veronica

Rio formoso minha cidade querida.de muitas praias e belezas ambientais.Amo minha terra querida,minha terra amada.
Por: Julia Lacerda

O melhor lugar pra se viver suas belas paisagem alegram o meu coraçâo.Seu clima e tâo perfeito como roda de violâo.
Por: Julia Lacerda

"É uma Cidade Histórica, muito linda com seus maguezas, Rios,praias. faça uma visita à nossa cidade e divirtasse também como eu!!!!
Por: eduardo gomes

rio formoso precisa crescer com o turismo investir na qualificaçao na cultura na historia no lazer para que rio formoso seja portal do mundo crescer na economia crescer no emprego para que rio formoso seja conhecida
Por: suzy sally

Rio Formoso,terra de grandes belezas naturais como,praia da pedra,reduto,manguezais,fazenda amaragi que tem bela visão para o mar,mata atlantica e reserva biologica de saltinho, centro da cidade e muito mais.
Por: jovencio jose dos santos

bom, eu conheço sim. meus pais moram la . sai de la ainda criança , mas sinto muito a falta do local. realmente e lindo.
Por: Reginaldo Manoel da silva

Cidade encantadora de gente humilde e de um coração sem igual. moro aqui ha 32 anos e não conheço cidade igual. Paisagens naturias de belezas inigualaveis venha conhecer.
Por: jadson douglas da silva leite

essa cidade e demais esta no meu coracao eu conheco e pretendo nela morar
Por: odair santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Formoso
Fundação:
1833
Altitude:
5m
População:
20.372 habitantes
Área:
341,0km²
Densidade Demográfica:
59,74hab/km²
CEP:
55570-000

Envie seu comentário sobre Rio Formoso