Primavera

Primavera-PE
banner

Bem-vindo a Primavera!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Primavera e muitas outras opções de hospedagem na cidade Primavera. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Primavera.

A cidade de Primavera, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 129m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.738 habitantes. A área total de Primavera é de 96,5km², e sua densidade demográfica é de 111,27hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Primavera-PE é 55510-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Primavera

Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade de Primavera era antes conhecida como Caracituba. Por volta de 1943, tornou-se município autônomo, com a denominação de Primavera, em face da Lei estadual nº 4.984, de 20 de Dezembro de 1963.
Administrativamente, o município é formado apenas pelo distrito sede. O padroeiro da cidade é Santo Antônio.

Origem do Município

O fundador da cidade de Primavera foi o Capitão Antônio Lima Ribeiro, proprietário do Engenho Primavera, tendo como origem principal a criação de uma feira, concedida através de um alvará da Câmara de Vereadores de Escada no ano de 1886. O Engenho Primavera era produtor de aguardente e recebia os comboios de compradores de aguardente, que sempre tinham de ficar alojados esperando serem atendidos. Por isso começaram a construção de barracas que vendiam gêneros alimentícios, assim foi crescendo, trazendo o aparecimento de casas comerciais e de habitação, formando um povoado, sendo depois elevada a vila, isto em setembro de 1890.


Pequeno Histórico

O primeiro prefeito nomeado foi José Cânejo Filho e o primeiro Prefeito eleito foi o Senhor Herotildes Pereira de Lira, em 25 de abril de 1965 e empossado em 25 de maio de 1965.

A igreja foi construída em pelo Capitão Lima Ribeiro, sendo celebrada a primeira missa no dia 13 de junho de 1888, pelo Vigário Francisco da Cunha Pedrosa, pároco da freguesia de Escada.

O primeiro vigário da igreja foi o Padre José Leão Lanfermann.


Emancipação da Cidade

Pela Lei Estadual Nº 4.984 no dia 20 de dezembro de 1963, foi criado o Município de Primavera separado do Município de Amaraji, ficando a Vila de Primavera elevada à categoria de Cidade.

Gentílico

Primaverense 

Significado do Nome 

A origem do seu nome vem do antigo Engenho Primavera. O engenho pertencia ao capitão Lima Ribeiro e ao redor foram surgindo barracas e casas iniciando assim o povoamento do local.

 

Aniversário da Cidade

20 de Dezembro

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A indústria de transformação é a maior atividade onde a alimentar (açúcar) é o principal gênero. A agropecuária é a segunda maior atividade, sendo o principal produto a cana-de-açúcar.

Clima 

Tropical úmido com verão seco

Temperatura Média

28º C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Meridional.

Limites

Ao norte com Pombos e Chã Grande, ao sul com Ribeirão, a leste com Escada e Vitória de Santo Antão e a oeste com Amaraji.

Acesso Rodoviário

PE-63 e BR-101 (via Escada).

Distâncias

97 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Urubu

Com 77 metros de queda dágua, a paisagem é deslumbrante.
Os moradores mais antigos de Primavera contam que a cachoeira ganhou esse nome por ser o local de desova e acasalamento de urubus. Ainda hoje, é possível avistar de longe dezenas de pássaros sobrevoando a região. No período de chuvas, a quantidade de água aumenta, tornando o banho ainda melhor.
Para orientar as cerca de 3 mil pessoas que visitam a cachoeira durante os fins de semana, o local conta com salva-vidas e pessoas treinadas para tirar todas as dúvidas dos turistas sobre os pontos apropriados para banho.
O local também conta com um parque ecoturístico, que dispõe de quatro piscinas naturais, abastecidas pelas várias nascentes existentes na região que mantêm a água sempre renovada. O parque possui ainda diversos bares que oferecem comidas e petiscos regionais com preços acessíveis.
 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Primavera.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (81) 3562-1144

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.municipios.pe.gov.br

              http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Allan Caetano.

Informações e fotos:www.primavera.pe.gov.br

Comentários de Primavera

conheco Primavera muito linda principalmente a cachueira do urubu.....amei esta-lá nas proximas ferias estarei lá.
Por: Gleydson Philipe Da Silva

Eu sou natural de Primavera e irei morrar la em dezembro, é um cidade linda da qual todos tem que conheçer.
Por: manoela marques de assis

tudo nesta cidade e lindo posso dizer isto poque sou filho desta cidade maravilhosa sinto muita saldade deste lugar lindo de mas.
Por: ANTÔNIO CARLOS DE VASCONCELOS ALVES

Sou da Bolivia, teve a oportunidade de conhecer Primavera, cidade muito tranqüila e hospitalaria, fez bastante amizade lá. Ou melhor, que tem e a Cachoeira da Urubu, onde passei os fines de semana inesquecíveis. Convido a gente que não conhece desfrutem da maravilha desta parte de Brasil.
Por: Casto Yugar Santos

Primavera, é conhecida como terras das cachoeiras alem da do Urubu, temos a da purificação, do Convento. Também conhecida como terra de grandes festanças, de um povo acolhedor. èssa cidade é linda! Amo muito tudo isso!!!
Por: Jadienne Gouveia

primavera é uma cidade maravilhosa, só conhecendo pra saber,naum vou dar descriçôes, quer conhecer?então venha, vc naum vai se arrepender!!! bjão.
Por: emykaella scarllet de frança

venha conhecer esta cidade tão maravilhosa que é primavera,temos varios restaurantes com deliciosas comidas regionais, belas cachoeiras e piscina naturais.amuh essa cidade.
Por: angela cristina de araujo rocha

a cidade de primavera as caschoeira e tudo de bom em breve estarei ai me deliciando nessas aguas.
Por: alciene alves da silva

Vitei a cidade, quando estive em olinda no carnaval. Adorei a cidade foi uma passagem rapída.Porque tinha que passar o dia na cachoeirado Urubu.Ali a natureza fala mais alto.VISITEI AMEI E RECOMENDO. ISTO É LINDO.
Por: Maria das Graças Azevedo

morei no engenho pe da serra,estudei na escola santo antonio na decada de 80 e tenho muitas saudades daquela epoca ha 21 anos moro em garanhuns.primavera a cidade das lindas cachoeiras
Por: iram jose

a cidade e linda;com comida maravilhosa ;pessoas acolhedoras, vale a pena conhecer.
Por: rosani maria de lima

Sou de Primavera estou morando atualmente em Goias,aqui tem muitas coisas bonitas, mas como Pernambuco igual nao tem em especial primavera com suas ricas paisagens naturais.Que Deus esteja sempre abençoando Primavera.
Por: roberta de lima brito

Sou pernabucano de Gravata moro em são Paulo 22 anos sempre volto a PE nas férias e sempre me comvidaram para conhecer a cachoeira do urubu esse ano fui e maravilhoso o lugar quem tiver oportunidade não deixe de conhecer. e uns dos lugares mais bonitos que ja conheci.
Por: Jose Edson

essa cachoeira e muito boa ja tomei muito banho ai pois sou dai mais moro em sp a 15 anos mais vou visita a minha terra natal muito em breve
Por: edivan

sou de primavera mais estou morando em rio bramco ac a mais de 10 anos e em breve estarei visitando a cidade mais calma e bela do meu brasil.
Por: Everaldo fernando.o nadinho

primavera e uma cidade maravilhosa,estão todos convidados para conhecer a Cachoeira do urubu messe verão...
Por: fidélis lourenço

primavera o que dizer,uma cidade do interior otima de se morar,tranquila,morei lá quando tinha 15 anos aos 17,tem a cachoeira do urubu que está melhor agora,e o carnaval dizem ser otimo,quem for visitar não vai se arrepender.
Por: henrique de medeiros alves

esto com saldade da minha sidade amo primavera e todos desa sidade
Por: wellington

Primaverense com orgulho,natural de uma terra cheia de beleza e encantos,com cachoeiras e natureza abundante tão rara hoje em dia,moro em Campina Grande e os Paraibanos já estão loucos para conhecer essa Cidade Maravihosa !
Por: Dayanny Sandrelly

eu sou conhecido de voces ai pos eu naise ai e fui criado trabalhando na usina bom fim eu atualmente moro em hortolandia sao paulo e trabalho como escrivao de policia
Por: paulo sergio gomes

já morei em primavera pouco tempo, mais adorei o lugar, pessoas hospitaleiras, sem contar com a beleza que lá encontei.
Por: ana flavia dos santos silva

Sou nascido e criado em Primavera hoje resido em Maceió AL, mais nunca esqueci de minha terra natal desta ezuberante cachoeira e de bons times de futebol amador recordo do time da massa há muitos anos atrás. abraço ao povo queido de Primavera.
Por: José Carlos Bezerra da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Primavera
Fundação:
1963
Altitude:
129m
População:
10.738 habitantes
Área:
96,5km²
Densidade Demográfica:
111,27hab/km²
CEP:
55510-000

Envie seu comentário sobre Primavera