Nazaré da Mata

Nazaré da Mata-PE
banner

Bem-vindo a Nazaré da Mata!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Nazaré da Mata, fotos, informações, os principais hotéis de Nazaré da Mata, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Nazaré da Mata

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Mata / Litoral Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O território onde atualmente está localizada a cidade de Narazé da Mata era chamado de Lagoa D´Antas, uma sesmaria doada a Manoel Bezerra Cunha, em 18 de junho de 1581.
O povoamento de Nazaré teve início no século XVIII, numa propriedade onde foi edificada a capela de Nossa Senhora da Conceição. Em homenagem à santa, a localidade passou a chamar-se de Nossa Senhora da Conceição de Nazaré.
Em 1833, desmembrando-se do município de Igarassu, tornou-se vila, quando passou a ser sede da freguesia.
Foi elevada à categoria de cidade pela Lei de nº 258, de 11 de junho de 1850. O primeiro prefeito foi o Padre Anísio Torres Bandeira, que tomou posse em 1892, quando os municípios passaram a ter maior autonomia administrativa com a proclamação da República.
Pelo Decreto-Lei nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o nome da cidade foi acrescido do termo da Mata, por se encontrar nessa zona fisiográfica.
Administrativamente, Nazaré da Mata é constituída unicamente pelo distrito sede. No município, encontra-se a arquidiocese de Nazaré da Mata, que também é sede de Bispado, abrangendo diversas cidades da região.
Anualmente, no dia 17 de maio o município comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

17 de Maio 

Gentílico: 

nazareno 

População:

30.163 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um clima quente para se divertir. Se você quer muito lazer, venha para Nazaré da Mata!

Clima: 

tropical  

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Mata Setentrional 

Limites:

Ao norte com Aliança, Condado e Itaquitinga, ao sul com Tracunhaém, ao leste com Tracunhaém e ao oeste com Buenos Aires e Carpina.  

Acesso Rodoviário:

BR-408 

Distâncias:

Da Capital:

65 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Além dos maracatus, o município tem belos engenhos que podem ser visitados, com imagens deslumbrantes, onde o sol se põe em meio ao canavial. Todos eles com uma igreja em ponto mais alto, completando a paisagem.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Nazaré da Mata é a Terra do Maracatu. A cidade possui 17 grupos e no período carnavalesco sedia o maior encontro de maracatus rurais do Estado. Na ocasião, mais de 50 grupos de brincantes participam da apresentação para milhares de visitantes. A praça principal enche-se de cores com os caboclos de lança e baianas, que vão às ruas em sincretismo religioso, para homenagear os orixás.
Não se sabe ao certo quando o maracatu rural passou a ser uma festa carnavalesca. Sua origem encontra-se nas senzalas dos engenhos de cana-de-açúcar de Pernambuco. Enquanto as festas aconteciam na casa-grande, os escravos também procuravam se divertir. E, com o passar do tempo, a brincadeira foi se popularizando em toda a Zona da Mata pernambucana.
É em Nazaré da Mata que está o maracatu rural mais antigo do Estado, o Cambinda Brasileira. O grupo foi fundado em 1898 e sua sede permanece no mesmo lugar, no engenho do Cumbe, onde mora a viúva do fundador, Dona Joaninha. O caboclo de lança mais antigo de Pernambuco também é do Cambinda. Zé de Rosa veste-se de tradição todo carnaval e orgulha-se do posto. Ele mesmo faz sua própria gola, costurando lantejoula por lantejoula.
Nazaré da Mata não brilha só no Carnaval. O São João também é animado, com tudo que manda a tradição pernambucana: fogueiras, forró e comidas típicas. 

 Agosto

20 - 3ª Sambada no Parque - Abertura com o Grupo Ciranda Brasileira de João Limoeiro

Local: Parque dos Lanceiros - BR 408 - às 21 horas

21 à 26 - Exposição com Indumentárias de Maracatu no Espaço Cultural Mauro Mota e no Parque dos Lanceiros.

27 - No Parque dos Lanceiros Coco de Roda/ Boi Maguary/ Violeiros/ Forró Pé de Serra - às 20 horas

 Outubro

- Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:

Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:

   DATA               CIDADE                 HORÁRIO

17/10/2012    NAZERÉ DA MATA    Manhã / Início às 11h

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NAZARÉ DA MATA

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3633-1336

Sites: http://www.nazaredamata.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 9963-3533

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Nazaré da Mata

Essa cidade é maravilinda amo-a de paixão minha familioa é toda de lá. Essa cidade me tras boas recordaçõe de minha infancia e sempre q posso eu vou lá,essa cidade é d++++.
Por: izabela maria

eu gosto muito dessa cidade e linda tenho uma irmã que mora nela sempre que posso estou fazendo visita o carnaval eo são joão e de mais beijo pra anete
Por: aldo gomes da silva

amigos tirem mas fotos da cidade de nazare da mata pra botar nesta saite mas eu gostei deste saite parabens sua fã deste saite bjs
Por: patricia gomes cavalcanti

bem! defino nazare da mata como uma bela cidade no interior do estado, cidade essa rica em cultura e com uma populaçao maravilhosa e acolhedora. Quem ainda não teve oportunidade de visita-lá aproveite suas ferias e de uma passada lá, tenho certeza que vc não vai se arrepender
Por: jaqqueline

Proxima a veneza brasileira, está a minha bela cidade da zona da mata pernambucana, a minha Nazaré da Mata.Muito conhecida por suas rotas de maracatus em sus trilhas canaviais, a minha Nazaré é um misto de cultura e aconchego, para aos que busca o melhor do interior de Pernambuco...sou de lá e vou morrer por lá, eu amo a minha Nazaré da Mata.
Por: carolina costa

eu sou pernambuca filho de pai natural dessa cidade que eu tenho muita saudades estou no mato grosso a 16 anos mais num esqueço o meu abitat natural á qui é bom mais num é bonito quanto ai sinto muita saudades um dia eu passo por ai pra visitar.
Por: Dionisio Luiz Barreto mato grosso m/t

Essa cidade nada mais é do que o retrato da nossa felicidade, NAZARÉ cidade que eu amo , cidade que abraça cada cidadao que por ela passar ...........
Por: Lila

Nasci nesta terra maravilhosa, tenho saudades dos canaviais e dos sitios de frutas que já não existem mais! Hoje mim surpreendo com a força do maracatu e do belo carnaval. Estou voltando em breve....
Por: CARLOS JOSÉ FERREIRA DA SILVA

eu amo d+ nazaré da mata lá nascida e criada te amo minha paixão...
Por: carelaine

não só conheço como já morrei,é a melhor cidade do mundo para mora.(quer saudade)
Por: Daniel

entre no sete com o objetivo de conhecer melhor esta cidade gue morei a 40anos atras hoje tenho 51 ano; mais gostaria de passa minhas ferias e talves morar, atualmente moro no rio de janeiro tenho 03 filho e gostaria de entrar em contato com pessa da minha idade
Por: moises pessoa filho

nazare da mata e uma das pequenas cidade do interior do pernambuco muito agradavel quem for visitala sabera porque digo isto tem uma comunidade muito agradavel um pessoal muito ospedeiro vale a pena conhecer a cidade.
Por: moacir do nascimento pereira

nasci nesta cidade estou em sao paulo a12 anos morro de saldades das festas dos amigos , arbcos a todos
Por: edson araujo da silva

sou de nazare do alto da santa e estou com muita saldades dai estou em sao paulo ha 3 anos mais nao esqueci da minha terra beijos e abraço de um nazareno poreta obrigadoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.
Por: valdemar manoel

E minha cidade natal nazare da mata longe estou mais estas no meu coração.
Por: reginaldo luiz de luna

Moro em Recife, mais minha paixaõ é nazaré da mata. Um amigo meu chamado Izidorio Cavalcanti[artista plastico}esteve visitando e trabalhando nesta cidade maravilhosa.
Por: edson josé martins

eu fui nascida e criada em nazaré, atualmente moro no rio de janeiro mas não deixo de visitar e admirar minha cidade como um todo... adoro tudo principalmente os engenhos todas as belezas naturais que existe neles...
Por: Ana Livia Maria Nunes

nao sou de nazare, mais ja tive um grande amor dai.
Por: nildo silva

nazare é uma cidade cheia de maravilhosas culturas e uma cidade otima para se viver
Por: maria eduarada de almeida silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nazaré da Mata

Envie seu comentário sobre Nazaré da Mata

banner