Moreno

Moreno-PE
banner

Bem-vindo a Moreno!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Moreno e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Moreno.

A cidade de Moreno, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1928. A localidade está em uma altitude de 96m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 40.961 habitantes. A área total de Moreno é de 192,1km², e sua densidade demográfica é de 213,23hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Moreno-PE é 54800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Moreno

Roteiros do Brasil

Região Turística Agreste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A intenção era a instalação de em engenho. Um deles veio a falecer antes da concretização deste projeto. O segundo, Baltazar Gonçalves Moreno, faleceu no dia do funcionamento do engenho. A propriedade foi vendida pelos seus hedeiros a Antônio de Souza Leão. O engenho foi visitado por Dom Pedro II em 18 de dezembro de 1859, quando o proprietário foi agraciado com o título de Barão de Moreno e sua esposa, Maria Amélia de Souza Leão, com o título de Baronesa.
O desenvolvimento do município ganhou impluso com a instalação da indústria têxtil Societé Cotoniere Belge Bresiliene, no início do século XX. O distrito foi criado pela lei municipal nº 126, de 08-03-1920, subordinado ao município de Jaboatão dos Guararapes. A emancipação veio através da Lei 1.931 de 11 de setembro de 1928. O município foi instalado em 01/01/1929.
A história do município está registrada em suas construções seculares: são 39 engenhos, alguns ainda em atividade, com destaque para o Casarão do Engenho Moreno, onde Dom Pedro II se hospedou. O período da indústria têxtil está registrado nos prédios da Vila Operária, Estação Ferroviária, Mercado Público, Prefeitura, obras que identificam o período da industrialização.

Significado do Nome

A ocupação do atual município de Moreno provém da faixa de terra comprada, em torno do ano 1616, por dois irmãos portugueses de sobrenome Moreno.

Aniversário da Cidade

11 de Setembro

Gentílico

morenense

População

57.271 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As principais atividades econômicas do município são a agropecuária, setor que mais emprega na cidade, com destaques para as culturas de cana de açúcar, coco, banana, inhame, maracujá e acerola. O comércio e a prestação de serviços também têm bastante representatividade na economia local.

Clima 

Tropical 

Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

metropolitana do Recife

Limites

Ao norte com Passira, ao sul com Barra de Guabiraba, Cortês e Amaraji, a leste com Pombos e Chã Grande e a oeste com Bezerros e Sairé. 

Acesso Rodoviário

BR-232 

Distâncias:

Da Capital:

27 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Os principais pontos turísticos são o Mirante do Cruzeiro, que abriga a Capela do Cristo Rei, o Mirante da Serra das Russas e o Cristo Redentor.

Cultura

Na cidade, é possível conhecer diversas feiras livres, além de aproveitar para comprar artesanato, em sua maioria feito de madeira. Gravatá também é conhecida pelas diversas fabriquetas de móveis rústicos instaladas no município, que vendem peças a preços abaixo dos de mercado.

Engenho Seva

Localizado entre serras, com uma implantação peculiar: a Casa-Grande situa-se elevada em relação às outras edificações, erguida sobre meia encosta. É uma edificação de apenas um pavimento, com varanda em L e santuário. O conjunto arquitetônico é formado pela antiga destilaria, hoje utilizada como garagem para máquinas agrícolas, e pelo antigo engenho, onde ainda se vê a roda d`água de produção de açúcar, hoje utilizada como local de guarda de animais. Apesar de ter sofrido algumas modificações na varanda e fachada, apresenta o mesmo partido arquitetônica original em ótimo estado de conservação. Além da importância histórica do conjunto edificado, a propriedade possui atrativos naturais como: dezoito fontes de água minerais, remanescentes da Mata Atlântica, trilhas, rios, uma cachoeira de cinco metros de altura e a Pedra do Corre Moleque excelente para atividades de escalada e rapel.

Reserva Ecológica de Carnijó

A Reserva Ecológica Carnijó é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio  Natural). O local é aberto a visitas. Dotado de extrema beleza natural, contando com um raro e diversificado patrimônio ambiental, formado por fragmentos da Mata Atlântica, bosques, rios, riachos, açudes, represas e várzeas como também por diferentes espécies e variedades da flora e da fauna tropical. Proporciona as seguintes atividades: trilhas e caminhadas ecoculturais, treinamentos coorporativos,  educação ambiental, cultivo de plantas e flores tropicais, observação de pássaros e da menor microalga da região.
Localização: 3 km do centro da cidade.

Engenho Moreno

Localizado às margens da PE-07, próximo ao entroncamento da BR-232 com a PE-07, distante apenas 3 km da sede do município. Ao fundo da Casa-Grande encontramos uma pequena mata e o Rio Jaboatão, que compõem um significativo cenário natural ao entorno. A atual Casa-Grande do Engenho Moreno foi construída em meados do século XIX, recebendo em 1859 o Imperador Pedro II em sua viagem a Pernambuco. É considerada um dos mais perfeitos solares do Brasil.

Capela do Engenho

Sob invocação de Nossa Senhora da Apresentação, sem unidade arquitetônica com o sobrado, deve ter sido construída em época diferente, apresenta frontão barroco e fachada neoclássica com sacada de ferro. Ainda compõem o conjunto, as ruínas do que teriam sido a fábrica (área de produção do açúcar) e a moradia dos escravos domésticos. O conjunto edificado do Engenho Moreno foi catalogado pela FIDEM, no plano de preservação de sítios históricos (PPSH), em 1978.

O Engenho Moreno

Esse engenho já existia em 1616 e pertencia a Carlos Francisco Drago. Por essa época, foi vendido a Baltazar Gonçalves Moreno, seu proprietário por mais de 40 anos e de quem lhe veio a denominação.
Na segunda metade do século XVII, pertenceu à Condessa de Penaguião, sogra do Mestre de Campo Francisco Barreto de Menezes, Governador de Pernambuco até 1657 e, depois, Governador Geral do Brasil.
Em 1689, o Engenho foi vendido a João de Barros Rego, Capitão-Mor de Olinda. No começo do século, o engenho passou às mãos do Capitão-Mor Domingos Bezerra Cavalcanti e permaneceu por quase um século nas mãos da mesma família, através de três gerações, pela linha feminina.

Localização: PE-07, próximo à BR 232

Casarão do Engenho Catende

Foi em parte da área deste engenho que se originou a cidade do Moreno. Tanto que hoje localiza-se totalmente na área urbana do Município. Por sinal, este é o único exemplar de Casa-Grande, no município, localizado no centro urbano.
Atualmente o engenho encontra-se reduzido apenas à Casa-Grande. Já há muitos anos, desde a construção da cidade, este não mais exerce mais atividades agrícolas. A Casa-Grande encontra-se em bom estado de conservação, apesar de ter sofrido algumas modificações na sua arquitetura original.

Paço Municipal

Construção da década de 1920, em estilo eclético, com boa condição de conservação. As modificações que ocorreram ao longo dos anos não descaracterizaram sua volumetria e estilo. Abriga parte da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal.
Anualmente, ocorre lá a solenidade oficial de abertura da Semana da Pátria, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Moreno. Instalado em meia encosta, em pleno centro da cidade, destaca-se na paisagem urbana por encontrar-se em posição elevada.
Possui galeria com fotos de todos os prefeitos da história da cidade em seu salão de entrada.

Estação Ferroviária

E. F. Central de Pernambuco (1885-1904)
Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) 
MORENO
Município de Moreno, PE
Linha Centro - km 27 (1960)   PE-3222
Inauguração: 15.08.1885
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Morenos foi inaugurada em 1885. Na época a vila vivia em função do Engenho Catende. Crescendo com a ferrovia, a vila tornou-se município em 1929, separando-se de Jaboatão.

Estação Ferroviária - parada da TAPERA

E. F. Central de Pernambuco (1888-1904)
Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) 
TAPERA
Município de Moreno, PE
Linha Centro - km 38 (1960)   PE-3223
Inauguração: 10.11.1888
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997.
 
A ESTAÇÃO: A parada da Tapera foi inaugurada, segundo o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, em 1888, e, segundo o livro Estrada de Ferro Central de Pernambuco, de Luiz Ruben F. de A. Bonfim, em 1886. Sempre no dia 10 de novembro. A estação passou por alguns episódios interessantes na época da Coluna Prestes: Na mesma época que a Coluna Prestes se encontrava no Nordeste foi transferido do Rio de Janeiro para o Recife o tenente Cleto da Costa Campelo Filho, que havia prometido ao comando da Coluna Prestes que iria levantar parte do Exército em Pernambuco e juntar-se à mesma na região do Pajeú.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORENO

E-mail:

Telefones: (81) 3563-9023

Sites: http://www.moreno.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Moreno-PE

Telefone: (81) 3452-2824  

Aeroporto: (81) 3322-4188

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3535-4401

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (81) 3535-3445

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CONSELHO TUTELAR: (81) 3535-6724     

CORREIOS:
(81) 3535-1135

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Moreno

eugosto da cidade de moreno porque ous pais mora lar ela agora estar muito bonita com varias opiçoês pra você ecolher
Por: ELIEL JOSÉ FIRMINO

Moreno é uma cidade que jamais poderei esquecer e ha alguns bons motivo para esse tão bom relacionamento, quando tinha idade de jovem frequentei muito essa cidade, foi um bom momento onde curti muitas namoradas andei tambem jogando futebol no campeonato da cidade, sem falar que tive professoras que mim ensinou e residia ai em moreno, e uma das coisas mais importante para mim foi quando minha netinha nasceu ai nesse maravilhoso hospital maternidade desta cidade, moro em jaboatão mais todo sabado faço minha feira em Moreno, um detalhe a tia de minha esposa reside em moreno. Edvaldo
Por: Edvaldo Almeida

ACIDADE DE MORENO É UMA CIDADE MUITO BOA PORQUE MINHA FANILHA NORA LA EU MOREI EM MORENO GOSTO DE LA MANDO UM ABRASO PARA TODOS MEUS PARENTES É PARA MEU FILHO ELIELSOM BEJO FILHO
Por: ELIEL JOSÉ FIRMINO

a praça do coreto é muito bonita, a igreja matriz tambem é muito bonita. O São João de Moreno e muito bom, aborei o bloco do bacalhau, foi muito bom, deu para brincar tranquilamente, voces estão de parabéns.
Por: Carmem Lúcia de Carvalho dos Santos

MORENO É RICA HISTORICAMENTE FALANDO,POUCOS SABEM MAS, NA CIDADE, ESTÁ LOCALIZADO UM DOS MAIS ANTIGOS DO PAÍS,(ENG.CURJAU DE CIMA ) A CASA GRANDE FOI COSTRUÍDA NO SEC.XVII NO PERÍODO HOLANDES!!!!!
Por: emerson s.souza leao

É bastante agradavel conhecer uma cidade que tem uma historia belisima, a dorei saber que ainda existe estruturas maravilhosas que podem ser a proveitadas bastante em nossas vidas.
Por: Ana Luiza Mendonça da Silva

Ja visitei inumeras vezes a cidade de moreno,e qualquer pessoa que gosta do clima agradavel e uma inumeras paisagens,conserteza nunca deixa de voltar a esta cidade que deixa os seus visitantes com saudade de um clima agradavel e sua populaçaõ amigavel.
Por: Felipe

adoro cidades antigas e moreno é uma que eu quero conhecer.
Por: charles

Moreno, é muito bom de se morar porque é calmo tem muitos pontos turisticos, é legal porque eu moro em moreno então eu gosto muito da minha cidade!! ;)
Por: Thauan

morreno e uma cidade muito linda!!!!! é um otimo lugar para se viver,principalmente para quem gosta de lugares calmos e com lindas paisagens naturais,e rúticas,como casaroes antigos que fazem parte da história de nosso estado.
Por: cyeli

moreno e uma cidade linda já conhecir vou voltar logo cedo
Por: antonio

a melhor cidade do mundo, esta em pernambuco,brasil
Por: dinaldojosedasilveira

olha nao conheço mas gostaria muito de conhecela tenhos amigos que morao ai obrigado quem sabe um dia
Por: lu mark

e com muita saudade que vejo estas fotos da minha terra natal, abraços para todos . cavalcanti.sp
Por: jose cavalcanti santana

nasci nesta cidade maravilho,aos 21 anos resolvi conhecer o mundo hoje tenho mulher filhos fica dificil voltar. o que tem de melhor em moreno? tudo este povo maravilhoso. a sou sobrinho de jonas da carne.
Por: jose cavalcanti santana

estou aqi em sp a 15 anos gostaria de esta aí em moreno novamente.mas eu se vouto!!!!
Por: genildo

adoro ir a moreno, vou pelo menos 1 vez ao ano as vezes chego a ir 2 ou 3 vezes, estou indo agora dia 14/11, e dificil nao ter vontade de estar com esta gente tao humilde e amiga, o povo de moreno e maravilhoso, inclusive a rua fernades vieira tenho mts amigos la.
Por: tania lorca guarda

SIM CONHEÇO MORENO E ME APAIXONEI POR ESSA CIDADE ADORO O ENTARDEÇER DELA O CÉU É MUITO LINDO O SOL BRILHA SEM PARAR AS FESTAS SÃO BEM LEGAIS SEMPRE QUE POSSO VIAJO PARA LÁ COM UMA GALERA DAQUI DE SÃO PAULO QUE É EXATAMENTO O OPOSTO DESSA CIDADE PASSEI 30 DIAS DE FERIAS LÁ EM JANEIRO ESTOU VOLTANDO PARA PASSAR UM FINA DE SEMANA ADORO MORENO SOU BAIANA MORO EM SÃO PAULO MAIS ADOREI RECIFE COMO A CIDADE DO MEU CORAÇÃO. QUANDO ME APOSENTAR CONCERTEZA VOU MORAR LÁ EXCLUSIVAMENTE EM MORENO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DEIXEI AMIGOS UM GRANDE AMOR............. E MUITA SAUDADES DO LUGAR. BEIJO A TODOS QUE ME CONHECEM ATÉ BREVE
Por: JUCY MADUREIRA

se algum dia vir a moreno será muito bem recebido pois nos sabemos como poucos receber quem nos visita
Por: jose cleiton mendes

é uma cidade maravilhosa morei lá 8 anos gosto muitodessa cidade ela apesar de simples é muita linda
Por: eloiza

amo minha cidade natal ela é cimplismente linda e acolhedoura.
Por: gerson reis junior

vcs precisam conhecer moreno,nasci lá mas atualmenta moro em são paulo,mas quando der voltarei lá para curtir a "MORENETA"carnaval fora de época,cara é muito bom eu recomendo,fora as trilhas,rios,caxoeiras e outras cositas más!!!!pode ir com certeza vcs vão adorar!!!!
Por: clebson uzemberg

ja morei nesta bela cidadi onde naci creci e me criei SOU MUITO FELIZ POR ISTO
Por: Wllber Andrade da Silva

moro em moreno e nao existe no mundo um lugar tao linda como a minha cidade te amo moreno
Por: alaes simao araujo

JÁ MOREI NA CIDADE DE MORENO É TENHO MUITAS SAUDADES DA CIDADE,É UMA CIDADE ,LINDA É MARAVILHOSA PR MORA,JÁ MELHOROU MUITO E ESPERO Q MELHORE MAS AINDA, JOELMA DE SÃO PAULO .SP
Por: JOELMA ARAUJO

já morei em moreno e amo a minha cidade, é uma cidade linda e acolhedora. te amo moereno .
Por: joseli

Sou filha de Moreno e tenho muitas saudades , pois, lá estão minhas raízes. Saudades do tempo de escola , dos meus professoras ,enfim bons tempos que não voltam mais .
Por: Josi Amorim

tenho minha familia toda de moreno onde nasci e passei toda minha infancia e adolecencia hoje estou em paulista mais amo minha cidade querida onde esta enterrado meu umbigo e para lar sempre voltarei um grande abraço
Por: alexandre ferreira da silva

Sou paulista, conhecí Moreno atravez de um amigo e voltei várias vezes , pretendo voltar outras vezes, pois me apaixonei pela cidade. Quem sabe um dia morarei em Moreno.
Por: Geraldo Aguiar

Anteriormente, havia enviado um e-mail e esqueci de comentar: Não me apaixonei só pela cidade e sim pelo povo morenense muito acolhedor. Abraços para o povo Morenense
Por: Geraldo Aguiar

Está cidade tem lugares MARAVILHOSOS, sempre CALMA (as vezes),e tem alguas pessoas MARAVILHOSAS
Por: Lissa Marry

Em Moreno vamos encontrar o Eco Parque Pocinho que é uma área de conservação da natureza onde podemos fazer trilhas ecológicas e ecoaverntura
Por: Fabiane Ramos

sou fiho de moreno, confesso que pouco conheço da minha cidade natal, estou curioso por visitar a pousada que acabo de conhecer através da internete, possivelmente ainda este ano,até lá. LIMA.
Por: jechomias pereira de lima

Estou com muitas saudades da minha cidade. beijos a todos os meus conterraneos
Por: josi

moreno uma cidade maravilhosa,moreno esta de parabens.um abraço para toda a cidade de moreno.kkkkkrsrsrsrsr
Por: moniele de jaboatao

MORENO É UMA CIDADE BOA DE SE MORAR,MUITOS VERÃO ESSA CIDADE CRESCER,ESSA CIDADE É DO SENHOR,EU GOSTO MUITO DE MORENO,NAO É RIO DE JANEIRO MAS É CIDADE MARAVILHOSA.
Por: VANESSA RODRIGUES DEO NASCIMENTO

amo moreno principalmente os engenhos, morei por muito tempo no engenho mato grosso onde tenho mnha familia lá´, sinto muitasssss saudades de todos vcs a prova é tanta que vou para lá só p/ mem casar, bjs p/ todos no dia 18/12/2010 será meu casamento ai se deus quiser
Por: joelma

Sou paulistano, minha familia é paulista, não tenho nenhum parente Pernambucano, porem adorei a cidade do Moreno,as pessoas muito hospitaleiras, tive a opurtunidade de ir varias vezes a moreno, chegava até a brincar com meus amigos que tive em moreno, dizendo que éra paulistano de nascimento e morenense de coração.Deixo aqui o meu forte abraço para toda populaçao morenense.
Por: Geraldo Aguiar

vivo na espanha já faz dez anos, mas nasci e me criei em moreno,sou do alto da maternidade, adoro meu bairro meu povo, moreno é uma cidade maravilhosa super tranquila, as pessoas sao muito gente fina e o unico que desejo é poder voltar outra vez a moreno e beijar o chao onde passei a melhor época da minha vida, minha infancia, poder abraçar meu povo morenense e disfrutar dessa cidade onde me deixou tantas lembranças e momentos bons, sempre te levarei no meu coraçao moreno....até breve um abraço para todos.
Por: marcia cristina

esta é a minha cidade e eu adoro este lugar, moro no rio de janeiro ha 22 anos mas moreno esta sempre no meu coração, moreno te amo
Por: josinaldo de lima santana

Nasci em Moreno há 58 anos. Moro fora desde os 18 anos. Nunca esqueço da minha Cidade. Nunca esqueço do meu povo, em especial os meus amigos. FELIZ NATAL PARA TODOS. umberto Gonçalves Santos - SP
Por: UMBERTO GONÇALVES

SEM PALAVRAS AMO MORENO sou portuga e sou casado com uma morenence essa e´a cidade dos meus sonhos
Por: portuga

Infelismente não a conheço, mas gostaria muito de conhece-la ,porque o que vejo pela internete, me mostra que é uma cidade muito agradável e simpática.
Por: Edson Simões

Há trinta anos longe desta querida e amda cidade, gostaria de receber fotos antigas para fazer um album relatando a historia de moreno. Estou aguardando, Lourdes Santos.
Por: Maria de Lourdes Santos

sou natural de moreno estou morando altumente em campinas sp mas estou morredo de saudade da minha cidade .pos quando pego ferias sempre que posso vou ai visita meus pais aminha cidade é maravilhoso gerte simpres e humilde é por isso que moreno é o melhor luga pra se viver.
Por: severino domingos da silva

gostei muito de moreno,visitei pela internet,mais conheço amigos que nasceram ai. logo,logo vou conhecer pessoalmente porque acheia cidade linda apesar de ter uma hitória muito bela.
Por: severina lima caetano

quero conhercer o park de desta maneira esta inda para alr com a faminhar
Por: thais manuelle

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Moreno
Fundação:
1928
Altitude:
96m
População:
40.961 habitantes
Área:
192,1km²
Densidade Demográfica:
213,23hab/km²
CEP:
54800-000

Envie seu comentário sobre Moreno