Inajá

Inajá-PE
banner

Bem-vindo a Inajá!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Inajá, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Inajá. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Inajá para programar a sua viagem.

A cidade de Inajá, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1928. A localidade está em uma altitude de 355m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.675 habitantes. A área total de Inajá é de 1.098,7km², e sua densidade demográfica é de 9,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Inajá-PE é 56560-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Inajá

Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Uma propriedade pertencente à Gerônimo Bezerra de Carvalho e sua esposa Tereza de Jesus Maria, estes foram os primeiros povoadores. Nessa época apareceram os Senhores Cirilo Gomes de Araújo e Domingos Gomes de Souza, os quais compraram a referida propriedade, pelo preço de nove (09) Contos de Réis em ouro, com uma área de terra mais ou menos de cinco (05) Léguas até a barra do moxotó, sendo ai edificada a primeira casa construída pela família do senhor Euclides Machado Malta. Seu primeiro nome foi Fazenda Espírito Santo, o desenvolvimento foi através de agricultores e criadores, cuja habitação se instalou onde havia água mais próxima, e encontrando água em abundancia a beira do Moxotó, começaram a evoluir-se gradativamente, ate ser povoado e elevado à categoria de Vila Espírito Santo, este foi o seu segundo nome e pertencia ao município de Tacaratu, que em 1925 foi desmembrado do mesmo passando a pertencer ao Município de Moxotó. De acordo com a Lei Nº14 de outubro de 1948, pela câmara de Vereadores do Município de Moxotó, foi à sede transferida para a Vila de Inajá, que no dia 02 de janeiro de 1949, Inajá passou a Cidade. A Vila de Moxotó foi criada pela Lei Estadual Nº991 de 01 de julho de 1909, daí o município desses criou Lei do mesmo estilo Nº. 01, 931 de 11 de setembro de1928, com o município desmembrado dos municípios de Tacaratu, Lagoa de Baixo e Buíque. A nessa Lei que criou o município concedeu a Sede Municipal e o Fórum de cidade no quadro da divisão administrativa relativo ao ano de 1933, publicado no Boletim do Ministério do trabalho; o citado município compreendia quatro distritos: Moxotó, Mariana, Geritacó e Espírito Santo. Segundo quadro da divisão territorial de 31/12/1936 e 31/12/1937 anexo Decreto Lei Estadual Nº92 de 31/03/1938 por efeito do Decreto Lei Nº235 de 09/12/1943 que fixou à divisão Judiciária Administrativa do Estado no quiquênio 1944-1948 à situação distrital no Município de Moxotó continua ser Ibimirim (ex-Mirim), Inajá (ex-Espírito Santo) e Manarí (ex-Mariana),Quando no ato da modificação com a transferência da sede para Inajá, esta passando à cidade situação que até hoje permanece.

Gentílico:

Inajaense ou inajoara

Significado do Nome:

O nome Inajá é de origem indígena que quer dizer Palmeira Pequena, em homenagem às carnaubeiras existentes nas margens do Rio Moxotó, uma propriedade pertencente à Gerônimo Bezerra de Carvalho e sua esposa Tereza de Jesus Maria, estes foram os primeiros povoadores.

Aniversário da Cidade:

11 de Setembro

População:

19.081 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Inajá é uma cidade tranquila, de um povo acolhedor, além de sua beleza natural.Vale à pena conhecer.

Clima:

Semi-árido quente

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sertão Pernambucano

Limites:

Ao Norte com Ibimirim; Ao sul com Mata Grande/AL; ao Leste com Manari e a Oeste com Tacaratu e Floresta.

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

337 km da Capital 

hspace=0 TURISMO:

Inajá passa a ser agora incorporado ao vale do catimbau graças seus tipos de rochas e um otimo terreno para turismo. Inajá ja possui atualmente a Reserva Biológica de Serra Negra.

Principais Pontos Turísticos:

hspace=0 EVENTOS

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Inajá.

hspace=0 

hspace=0 (87) 3840-1156

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.municipios.pe.gov.br

              www.wikipedia.org

              www.cnm.org.br

              http://flickr.com/

Comentários de Inajá

CONHEÇO, MORO EM INAJÁ À 17 ANOS, MIM FORMEI EM INAJÁ-E. É UM LUGAR BOM DE MORAR, EU A 7 ANOS COMO ACS E GOSTO MUITO DA MI9NHA PROFISSÃO, QUE SER AGENTE COMUNITÁRI DE SAÚDE.
Por: Cicero Cosme

INÁJÁ É UMA CIDADE MARAVILHOSA, GOSTO MUITO DE MORAR EM INAJÁ-PE. MORO NESTA CIDADE A 17 ANOS, FOI NESSA CIDADE QUE MIM FORMEI, TRABALHO COMO AGENTE COMUNITÁRIO DA SAÚDE A 7 ANOS, GOSTO DESSE TRABALHO, FAÇO COM AMOR, É UMA PROFISSÃO MARAVILHOSA, PORQUE DE MODO GERAL VC AJUDA MUITA GENTE A RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS. O PERFIL DO ACS É MUITO PARA A LOCALIDADE, PORQUE AS PESSOAS ESTÃO TODAS ENQUADRADAS, NESSE PROGRAMA DA SAÚDE DA FAMÍLIA QUE O PSF, O SUS, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. E INAJÁ SÓ TEM PESSOAS BOAS, QUE GOSTA DA GENTE, ONDE SE FAZ EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PALESTRAS NA COMUNIDADE COMO ACS, ESTAMOS POR DENTRO DAS LEIS, 8080/90 E A LEI 8142/90. SOU ACS E ~GOSTO DE FAZER A DIFERENÇA, UM POR TODOS E TODOS POR UM. QUE DEUS O PAI TODO PODEROSO ESTEJA COM TODOS NÓS. O MEU DILEMA É EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO, AMOR PARA COM TODOS, AMAR O PROXIMO COM A SI MESMO, E AGRADECER A DEUS POR CADA DIA DE MINHA VIDA. SOU UM CARA FILIZ, COM O QUE TENHO, GOSTO DE TODO CERTO, SOU AMIGO DE TODOS, SÓ CONFIO EM DEUS, AMO TODOS OS MEUS FAMILIARES, PAI, MÃE E MEUS IRMÃOS. OBRIGADO SENHOR POR TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA. DESEJO TUDO DE PARA O MEU PROXIMO, E PARA MIM TAMBÉM....... ACS...CICERO COSME DA SILVA, AGENTE DE SAÚDE, QUE AMA TODOS OS USUÁRIOS DO SUS. AGENTE EM AÇÃO, AGENTE MULTIPLICADOR, AGENTE FELIZ, AGENTE CONHECEDOR DA SAÚDE DE CADA UM, AGENTE FAZ. OBRIGADO INAJÁ-PE. POR TUDO QUE TENS MIM DADO. CICERO COSME NASCIDO EM 06/06/1976.
Por: CICERO COSME.

Amo Inajá .moro em são paulo, um dia volto pra ir. bjs, primo demia do Restaurante.
Por: Riselda

amo inaja, estou morando em recife e a dois anos que nao vou por la.Em breve farei minha visita para matar as saudades.Beijos a todos!
Por: Galega

Adoro Inajá minha cidade natal. É uma cidade muito tranquila, e não tem violência.
Por: Elizângela

É uma cidade de um um povo muito acolhedor e amigo possui beleza natural apesar de tudo eu gosto muito pois é minha cidade
Por: dayane helena

inaja um do setao bela llida minha lida inaja um dia eu voltarei para minha lida inaja saudades dos inaja
Por: robson

Nasci em Recife mais minha cidade do coração é Inajá, quem não conhece venha visitar, provar do Melão Pele de Sapo e da melancia do nosso municipio, garanto que é o melhor do brasil.
Por: Flavio Bernardo de Jesus

soudade deste lugar maravihloso eu morrei por sete anos muito bom
Por: ricardo

eu ja morei em inaja ,pois lhe garanto q la é uma cidade maravilhosa,eu amo de paixão,hoje sinto saudades,pois estou morando em salvador + isso é por pouco tempo logo,logo estarei na minha terra amada(inaja).
Por: josivania sousa

gosto muito da cidade conheci muiotas gente interesantes gosto tanbem do clima apesar de ser muito quente mais porei muito agradavel
Por: andre tavares

Inajá, Cidade maravilhosaque eu gosto muito, Inajáa foi a cidade aonde eu estudei, mim formei, quando eu cheguei nesta cidade, não sabia ler nem escrever. Logo estudei, depois que já tinha um bom estudo, passei a ser ACE, e mim dei bem, depois o contrato acabou, mais como eu figuei muito conhecido como agente de endemias, fui convidado para ser agente comunitário de saúde, venho aprendendo ser esse profissional a cada dia que passa. O agente comunitário é um elo entre a comunidade e unidade de saúde, com muitas atribuições, é um trabalho maravilhoso, eu gosto da minha profissão, por que todo dia a gente aprende coisas novas junto com as pessoas da comunidade. Agradeço a Deus todo por esse trabalho, por isso a cada dia aprendo mais e mais. Senhor obrigado por tudo em minha vida, a melhor coisa da vida é viver em paz, com saúde, com amor no coração, amar o proximo como a ti mesmo. Desejo a todos paz e felicidade. Em 29/07/2010
Por: Cícero Cosme da Silva

Inajá minha Bela cidade, amo muito desde que eu nasci que moro aqui.Não existe cidade melhor pra se viver, muito lindo, amo muito sem conparação!
Por: Bruna Leane

MINHA TERRA QUERIDA!!!........UM LUGAR MARCANTE E INESQUECÍVEL.
Por: Damião Fagundes Xavier

inaja-pe e minha cidade amo ela como minha vida te amuuuuuuuuuuuu inaja vc inaja e uma cidade inesquecivel
Por: gil wanderson

inaja e uma cidade muito linda calma de pessoas muitos boas que acolhem pessoas de qualquer tipo uma cidadeeeeee legal amo inaja vivo nela e amo ela...
Por: gil wanderson

te amuuuuuuuuuu inaja vc e uma cidade sencacional uma cidade inesquecivel uma cidade linda de viver te amuuuu e amooo as pessoas que a nela tambem uma cidade de garotas linda de familias boas e bom de mais so isso que eu tenho o que dizer de vc
Por: gil wanderson

inaja é uma cidade maravilhosa,linda e de muitas belesas.eu adoro minha cidade,muitas pessoas não falam tão bem de inaja,mas essa cidade é otima.nasci em inaja e tenho orgulho da minha cidade.
Por: Maria Rosineide

adoro minha cidade,ela é maravilhosa,nasci em inaja e nela morrerei pois o melhor da vida é aproveitar as coisas boas que tem pra aproveitar e olhar para o lado bom da nossa cidade e o lado ruim depois tentamos dar um jeito da melhor maneira possiveu
Por: Maria Rosineide

nasci e morei em inaja ate os 19 anos moro em São paulo há 18 anos mas ja mas esquecerei a minha terra natal é uma otima sugestão para se passar umas ferias um abraço carinhoso para minha linda inaja e toda sua população ass: Carlinhos
Por: José Carlos Ataide Daniel

so falta apraia para ser um paraizo completo tol longe a16 anos estou morando maceio te amo inaja e sempre irei te amar
Por: jorge

gosto d inajá por ser a cidade de onde vi , e deixei meus pais. terrra boa gentes maravilhosas..... lugar ki vc chega e é abraçado pello povo abraça uns ao outros com amor e a fé ki temos ao nosso patroeiro santo antônio ....... onde la fica meu querido sertâo.... tear, e o valioso serrote comprido....
Por: ercilia pereira

Amados conterraneos,estive ai em Inajá ha uns trinta anos ,como esta esta cidade?ha 20 anos sai de petrolandia ,e hoje resido aqui em SP,mande-me noticias,a cidade como esta?sao tantas perguntas que aos puocos obterei com vossa ajuda abraços a todos
Por: ailson e silva resende

Inajá que visitei em férias escolares quando criança. Hoje e sempre que posso também o faço. Inajá de familiares e de amizades... de lembranças que longe só saudades.
Por: Dinaldo Araújo

em breve chegarei ai depois de vinte e cinco anos abraços.
Por: antonio.otavio.felix

sou filho natural de inaja pe.moro em sp a trinta e oito anos
Por: antonio.otavio felix

Inaja terra que eu nasci,terra da minha infancia... saudades...
Por: Marcia Fagundes

estou morando aqui em Santos São, Paulo,mas conheço Inajá parque sou natural dai,e adoro esta cidade ate porque a minha familia toda estão morando aí grande abraço para totos os inajaenses.
Por: Gervasi

minha cidade que pena que não posso viver nela por fauta de oportunidade de trabalho vivo em são paulo a trinta anos mas sinto muita fauta dela, lamento por não contribuir com ocrecimento da cidade....... um grande beijo para toda inaja..................
Por: maria das graças silva

minha cidade que pena que não posso viver nela por fauta de oportunidade de trabalho vivo em são paulo a trinta anos mas sinto muita fauta dela, lamento por não contribuir com ocrecimento da cidade....... um grande beijo para toda inaja..................a partemais bela da cidade e a igreja na praça principal
Por: maria das graças silva

sou de inaja mais sai dai muito pequeno mais amo minha cidade.
Por: genivaldo cordeiro de morais

Sou d inaja e moro em Sp a 1 ano gosto muito dessa cidade e tenho fé em deus q voltarei a está cidade maravilhosa sou do sítio São João / tear
Por: Ricardo José filho

en inaja encontrei meu verdadeiro amor oje sou felis porque fui en inaja adoro esa cidade
Por: luis fransico

sou de inaja,moro em petrolina a dois anos.estou morrendo de saudades da minha terra querida.
Por: lila

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Inajá
Fundação:
1928
Altitude:
355m
População:
10.675 habitantes
Área:
1.098,7km²
Densidade Demográfica:
9,72hab/km²
CEP:
56560-000

Envie seu comentário sobre Inajá