Goiana

Goiana-PE
banner

Bem-vindo a Goiana!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Goiana, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Goiana.

A cidade de Goiana, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1742. A localidade está em uma altitude de 13m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 68.924 habitantes. A área total de Goiana é de 494,2km², e sua densidade demográfica é de 139,47hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Goiana-PE é 55900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Goiana

ROTEIROS DO BRASIL

Região Mata / Litoral Norte

"CIDADE DAS OPORTUNIDADES"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Inicialmente habitado por índios Caetés e Potiguares, a fundação do município de Goiana é anterior a 1570. Marcada por um rico passado histórico, a cidade foi a primeira no Estado a declarar extinto o regime de escravidão, antes mesmo da Lei Áurea. Nela também aconteceu a Epopéia das Heroínas de Tejucupapo.
Este último acontecimento teve início em 1645, quando invasores holandeses, ameaçados pela Insurreição Pernambucana, liderada por André Vidal de Negreiros, refugiaram-se no Forte Orange, em Itamaracá. Cercados pelas tropas inssurretas, os holandeses se viram impedidos de sair em busca de alimentos. Com a fome e a umidade do local, foram acometidos pelo escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C no organismo.
A solução era ir até a Vila de Tejucupapo, em Goiana, onde os cajueiros da região, que eram utilizados como remédio para a doença, estavam em fase de frutificação. Comandados pelo Almiranete Lichthant, cerca de 600 holandeses partiram, pelo mar, em direção ao local. Para se defenderem da invasão, os cem homens que habitavam Tejucupapo montaram uma trincheira, levando mulheres e crianças para a luta.
Durante o confronto, 23 holandeses foram mortos, despertando a fúria dos inimigos. Percebendo a superioridade holandesa, Maria Camarão, de crucifixo em punho, percorreu a vila convocando as mulheres a pegarem em armas e ajudarem os homens na luta contra as tropas inimigas. No dia 24 de abril de 1646, munidas de paus, pedras, panelas, pimenta e água fervente, as mulheres de Tejucupapo venceram os holandeses que ameaçavam suas terras e famílias.
O episódio marcou a história brasileira como uma das poucas batalhas a envolver a participação coletiva de mulheres.
Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Pontas de Pedra e Tejucupapo, além dos povoados de Frecheiras, Melões, Gambá, Ibeapicu, Barra de Catuama, Atapuz, Carne de Vaca, São Lourenço e Carrapicho.
Anualmente, no dia 05 de maio Goiana comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São Sebastião.  

Significado do Nome:

A origem mais provável do nome Goyanna (atualmente Goiana), é que Goyanna venha da palavra em Tupi-Guarani "Guyanna", que significa "terra de muitas águas". O topônimo do município aparece pela primeira vez nos catálogos da Companhia de Jesus, em 1592, com o nome de aldeia de "Gueena". O mesmo documento, em 1606, registra-o com a grafia modificada para "Goyana" e, finalmente Goiana. Alguns estudiosos dizem que Goiana é palavra de origem da língua tupi e significa: gente estimada. Outros filólogos divergem e dizem ter o significado de: mistura ou parente e, ainda, Frei Vicente de Salvador, em 1627, definiu como sendo: porto ou ancoradouro.

Aniversário da Cidade:

05 de Maio

Gentílico:

goianense

População:

77.945 habitantes - censo IBGE/2013 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma linda cidade que aguarda pela sua visita. Venha passar momentos agradáveis em Goiana.

Clima:

Tropical atlântico (Aw), segundo o modelo de Köppen 

Temperatura Média:

Média anual das temperaturas é de 24,6 °C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

BR-101,PE-15 e PE-01 (via Paulista).

Localização:

Mesorregião da Mata. Microrregião da Mata Setentrional.  

Limites:

Ao norte com o estado da Paraíba, ao sul com Itaquitinga, Igarassu, Itamaracá e Itapissuma, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Condado e Itambé.  

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.156 km

-Recife/PE - 64,1 Km

-São Paulo/SP - 2.700 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Goiana possui, ao todo, seis praias em sua orla marítima, que conta com 18 km de extensão, sendo totalmente banhada pelo Oceano Atlântico. A praia mais frequentada de todas é a de Pontas de Pedras,[104] e nesta mesma praia fica a Ponta do Funil, o ponto mais oriental do estado de Pernambuco. Algumas das praias preservam vegetação nativa da Mata Atlântica, que é o caso de Tabatinga e Barra de Catuama. Já a praia de Atapuz é mais frequentada por pescadores, e por sua proximidade do Projeto Peixe-Boi, que tem seu centro nacional na ilha de Itamaracá, é normal se ver o peixe-boi, espécie em estado de conservação ameaçado de extinção, em suas águas.

Principais Pontos Turísticos:

-PASSEIO TURÍSTICO GOIANA

  -Centro Hístórico de Goiana - Goiana - O Centro Histórico de Goiana caracteriza-se pela grande quantidade de monumentos civis e religiosos, declarados Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938. Entre os mais visitados destacam-se as numerosas igrejas barrocas de grande valor histórico.

-Prefeitura Municipal - Goiana

  -A Administração Municipal de Goiana está localizada em um belo edifício situado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca.

-Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos - Goiana

  -A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos está localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro Histórico de Goiana. Foi construída em estilo barroco no ano de 1835 e declarada Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938, igual a maioria de seus edifícios e Igrejas da redondeza.

-Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Homens Brancos - Goiana

  -A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Homens Brancos está localizada na Rua Marechal Deodoro. É uma igreja em estilo barroco construída no século XVIII e declarada como Patrimônio Histórico Nacional, no ano de 1938.

-Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos - Goiana

  -A Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos foi construída no século XVIII, de estilo barroco e localizada na Rua do Amparo, Praça da Bandeira. Nas suas dependências encontra-se o Museu de Arte Sacra de Goiana.

-Museu de Arte Sacra de Goiana - Goiana

  -O Museu de Arte Sacra de Goiana encontra-se dentro das instalações da Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos. Com numerosas exposições de diferentes estilos, destacando o acervo de cerâmicas de Santos realizadas pelos artistas pernambucanos e as de Arte Sacra colecionadas entre os séculos XVII e XX.

-Convento de Santo Alberto dos Carmelitas - Goiana

  -O Convento de Santo Alberto dos Carmelitas foi construído em estilo barroco no século XVII na atual Praça Frei Caneca. Forma conjunto com a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e em seu interior encontramos uma importante coleção de imagens sacras dos séculos XVI e XVII.

-Igreja de Nossa Senhora do Carmo

  -A Igreja de Nossa Senhora do Carmo pertence ao convento de Santo Alberto dos Carmelitas e foi construída no século XVII, no mesmo século do Convento.

-Igreja de Santa Teresa da Ordem Terceira do Carmo 

  -A Igreja de Santa Teresa da Ordem Terceira do Carmo, situada na Praça Frei Caneca, foi construída a meados do século XVIII em estilo barroco.

-Igreja de São Lourenço - Tejucupapo

  -A Igreja de São Lourenço de Tejucupapo, um das cidades mais importantes do município de Goiana, foi construída a meados do século XVI e é considerada uma das Igrejas mais antigas do Estado de Pernambuco. Merece especial destaque em seu interior, uma bela capela, um exemplar com grande valor histórico e arquitetônico.

-PRAIAS EM GOIANA

  -O litoral do município de Goiana encontra-se localizado a leste da capital. Suas praias caracterizam-se por suas areia fina e águas tranquilas ideais para o banho e a prática de esportes náuticos. As mais visitadas são: A Praia de Catuama, a Praia de Barra de Caruama e a Praia de Atapuz.

-Praia da Carne de Vaca

  -Localiza-se nas proximidades da desembocadura do Rio Goiana.

-Pontas de Pedra

  -Caracteriza-se por sua areia fina e sua água tranquila com poucas ondas. Ideal para o banho, apesar de possuir grande quantidade de sargaços.

-Praia de Catuama

  -Bela praia com extensos coqueiros, areia fina e água tranquila com recifes de coral. Nas marés baixas observam-se os sargaços, algas marinhas que habitam nas marés cálidas e mornas de todo o mundo.

-Praia da Barra de Catuama

  -Praia pequena com água tranquila e recifes de coral, localizada frente às Ilhas de Celeiro e de Itamaracá.

-Praia de Atapuz

  -Praia situada em frente a Ilha do Celeiro, no Canal de Santa Cruz. Suas águas calmas são especialmente indicadas para a prática de esportes náuticos. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Maio

  -Dia 05 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIANA

E-mail:

Telefones: (81) 3626-0177 / 3626-0416

Sites: http://www.goiana.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

Rua Cleto Campelo, 59
GOIÂNA-PE
TELEFONE: (81) 3626-2316

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://distanciacidades.com

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Anddré Vidal de Negreiros 

Foi um militar e governador colonial brasileiro a serviço de Portugal. No contexto das invasões holandesas do Brasil (1624-1654) lutou contra os holandeses quando da invasão de Salvador na Bahia (1624), voltando a se envolver no conflito participando de todas as fases da Insurreição Pernambucana (1645-1654), quando mobilizou tropas e meios nos sertões nordestinos. Foi governador do estado de Pernambuco duas vezes, governador do estado do Maranhão e governador do país africano, Angola.

- José Correia Picanço

Primeiro barão de Goiana, foi um médico brasileiro, fundador de duas escolas médicas: de Salvador, na Bahia, e da cidade do Rio de Janeiro. Em 1817, fez no Hospital Militar do Recife a primeira operação cesariana do Brasil.

- Joaquim José de Oliveira Andrade

Foi desembargador, chegando a ser presidente da província de Pernambuco.
Francisco Rebelo, popularmente conhecido como "Rebelinho", foi um militar brasileiro que combateu os invasores holandeses no Nordeste do Brasil no século XVII. O destacou-se por suas investidas de surpresa contra o invasor holandês, principalmente na Capitania da Paraíba, entre os anos de 1630 a 1637. 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Goiana

Esta vai até as autoridades de Goiana: SALVEM PONTAS DE PEDRA. cOM URGÊNCIA LEVEM AO CONHECIMENTO DO pREFEITO A MATÉRIA DO jc 21/09 SOBRE A DEGRADAÇÃO QUE SE ENCONTRA UMA DAS MAIS BELAS PRAIAS DE pERNAMBUCO. EU AMO PONTAS DE PEDRA, NÃO DEIXO DE VERAEAR POR LÁ DE FORMA ALGUMA. FAÇAM ALGO DE BOM PELO O QUE VOCÊS T~EM DE MAIS BELO: O LITORAL NORTE. GRATO, ROGERIO GABRIEL
Por: Rogerio Gabriel

Meus amigos,como vai td bem?? Eu sou do RJ e moro na ZONA SUL do RJ,em COPACABANA. A Mi nha familia que é de GOIANA, e fala muito dela...achei muito linda PE tbm , é td muito lindo mesmo.Parabéns.Um grde abraço.
Por: Maria aparecida Bezerra de Menezes

Alias eu Moro nessa Cidade neh eh a melhor Cidade de pernambuco tem canto melhor axoo kii naum! eh uma Cidade pequena maiis da para viver eh muiito Boom ")
Por: Danilo

FAZ 5 ANOS QUE MORO EM GOIANA NUNCA MOREI EM UMA CIDADE TAO MARAVILHOSA COM É ESSA! AMU!!!
Por: maria clara barros ramos

esa cidade e maravilhosa falta so organizacao e mais enterece politico em melhora, goiana e linda e uma gente maravilhosa beijos para todos e um forte abraco no DR melo advogado oarabens
Por: emanuel da silva

Eu nasci em goiana,amo muito esta cidade estou em São Paulo a 12 anos mas em breve estarei retornando,Goiana é linda e gostosa de viver, sofro por está longe,tenho inveja de todos vocês que tem o privilégio de viver em goiana! Terra adorada sempre amada dos filhos seus pela glória do teu passado és um presente abençoado de DEUS! beijos a todos os goianenses!
Por: edilene pereira

Morei em Goiana na década de 70 eu tinha 20 anos,na época meu marido engenheiro eletricista juntamente com empresa de São Paulo construiram a fabrica Papelão ondulado do nordeste.vivi momentos muito agradáveis indo as praias de Ponta de Pedras,Carne de Vaca,Pitimbu,na época as igrejas tombadas não se podia visitar motivo precisava de restaurações importantes.Conheci o artesão de figuras folclóricas um mestre!Gostava da feira rustica completamente diferente ,onde conheci as frutas Pitomba,seriguela,sapoti,abacaxi enormee muito doce,lembro-me tomei banho no açude da cidade quando faltou água nas torneiras.Hoje creio que deve estar mais linda ainda.Quero voltar a reviver estes caminhos que vivi.Aproveitem não se arrependeram,dê uma esticada cabo deSanto Agostinho,Porto de Galinhas.Um ótimo passeio!
Por: Regina Costa

Eu amo Goiana! É uma cidade maravilhosa, tranquila e com lugares lindos para serem visitados. Não percam a oportunidade de visitá-la, com certeza ninguém irá se arrepender. E quando forem visitem o Restaurante do Buraco da Gia, é o melhor de todos!
Por: Thassia Paulo da Silva

sim, qdo criança fui a um passeio pra praia de Pontas de Pedra, e lembro perfeitamente de um coqueiral que havia. Fui recentemente com minhas filhas e só encontrei no máximo 10 coqueiros. Mas Valeu. ah, Gosatria de saber o significado de Tejucupapo.
Por: natalia

Sou pernambucana, nascida e criada na cidade de Goiana, que pra mim é o melhor lugar do mundo;mas agora moro aqui em são paulo, que também é muito bom, mas morro de saudades da minha terra natal.
Por: miriam sa de santana

amo demais essa cidade, lindas praças,lugares historicos maravilhosos. goiana eu te amo...
Por: ingrid natalia barbosa da silva

A cidade de goiana é bonita eboa para se viver. Tem bons cinemas, boas escolas.
Por: Arnildo Xavier de Assis

Nascí em Goiana, moro fora a 29 anos, devido à minha carreira profissional, mas amo essa cidade, claro que as coisas já não são as mesmas de 29 anos atrás, porém cada vêz que chego aí sinto uma nova sensação, vale apenas visitar.
Por: Evandi Bezerra da Silva

...Simplesmente és masgestade entre os que se acham nobres...Amot-te terra bendita!
Por: Josenildo Tavares da Silva

Inicialmente habitado por índios Caetés e Potiguares, a fundação do município de Goiana é anterior a 1570. Marcada por um rico passado histórico, a cidade foi a primeira no Estado a declarar extinto o regime de escravidão, antes mesmo da Lei Áurea. Nela também aconteceu a Epopéia das Heroínas de Tejucupapo. Este último acontecimento teve início em 1645, quando invasores holandeses, ameaçados pela Insurreição Pernambucana, liderada por André Vidal de Negreiros, refugiaram-se no Forte Orange, em Itamaracá. Cercados pelas tropas inssurretas, os holandeses se viram impedidos de sair em busca de alimentos. Com a fome e a umidade do local, foram cometidos pelo escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C no organismo. A solução era ir até a Vila de Tejucupapo, em Goiana, onde os cajueiros da região, que eram utilizados como remédio para a doença, estavam em fase de frutificação. Comandados pelo Almiranete Lichthant, cerca de 600 holandeses partiram, pelo mar, em direção ao local. Para se defenderem da invasão, os cem homens que habitavam Tejucupapo montaram uma trincheira, levando mulheres e crianças para a luta. Durante o confronto, 23 holandeses foram mortos, despertando a fúria dos inimigos. Percebendo a superioridade holandesa, Maria Camarão, de crucifixo em punho, percorreu a vila convocando as mulheres a pegarem em armas e ajudarem os homens na luta contra as tropas inimigas. No dia 24 de abril de 1646, munidas de paus, pedras, panelas, pimenta e água fervente, as mulheres de Tejucupapo venceram os holandeses que ameaçavam suas terras e famílias. A Igreja de São Lourenço de Tejucupapo é hoje bem tombado do Estado de Pernambuco. O episódio marcou a história brasileira como uma das poucas batalhas a envolver a participação coletiva de mulheres. Para obter mais informações sobre esse evento, visite esse site sobre um filme que mostra a Epopéia das Mulheres de Tejucupapo. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Pontas de Pedra e Tejucupapo, além dos povoados de Frecheiras, Melões, Gambá, Ibeapicu, Barra de Catuama, Atapuz, Carne de Vaca, São Lourenço e Carrapicho. Anualmente, no dia 05 de maio Goiana comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São Pedro. Topo
Por: Willemberg jr.

Caboclinhos de Goiana-PE Cidade que fica exatamente no meio do caminho entre Recife e João Pessoa, tem uma cultura tradicional não só nos Caboclinhos, mas também em outras manifestações como as Pretinhas do Congo, que será outro do Tópico do Carnaval de Pernambuco, tinham Aruenda, que era uma forma de Maracatu ou Congado, se formos mais atrás ainda, pois na cidade tem uma grande Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Maracatus Rurais e os Terreiros de Jurema e Candomblês, mas o mais forte sem duvida são os Caboclinhos que são muitos. Eles têm uma batida bem espífica que é mais forte, mais poderosa, uma dança também mais rápida, mas devido as competições da Federação Carnavalesca de Pernambuco, estão começando a ficar muito parecidos com os Caboclinhos de Recife. Acredito que a influência e a troca de formas de fazer é natural e saudavel para a cultura, mas a imposição não é boa pra ninguém, corremos com isso o risco da padronização e todos ficarem iguais, o que pode ser negativo, pois perdem a singularidade.
Por: Willemberg jr.

ja estive em goiana terra de amigos ospitaleros terra de gemte feiz um abraço familai ambuquerque sergio dona mara de valdemir de sc rio do sul
Por: valdemir veri kurth

eu so de goiana mais to em buique to com muitas saudades de todos e to penssando em ir pra goiana la pro carnaval de 2011 é isso
Por: ricardo

Como diz o nosso querido cantor, Rozildo Oliveira. GOIANA DOS VERDES COQUEIRAIS. Com suas praias maravilhosas., esta cidade encanta a todos que a visitam. abraços. djair.
Por: DJAIR J. OLIVEIRA

Eu nasci em goiana, morei à rua: dos martírios, rua principal de quem vem de campo grande - paraiba.
Por: arnildo xavier de assis

Eu, sou filho da terra. morei a rua dos martírios rua principal de quem vem de campo grande paraiba, goiana tem tudo de bom e bonito a cidade é maravilhosa, muito boa de morar.
Por: arnildo xavier de assis

ÉMINHA CIDADE NATAL E EU AMO ELA,PORQUE ELA É MARAVILHOSA.
Por: Nathalia Guedes Barros

minha linda cidade e minha bela praia onde eu naici eamo barra decatuama o paraiso eaqui venha vem ecomfima amaravilha que deus fei
Por: gesse de piva vidal

sou matural de goiana agora estou morando no rio sou irmao de nana ele ten restaurante no alvorada a vinda pra o rio deus nin abençou muito agora trabalho pra o bc bmg e tenhom mimha loja fimal do ano voutarei a passeiu a mimha terra e estou divugando goiana no rio de janeiro
Por: jair viturino moreira

Visite a barra de Catuama e faça um passeio de barco pelos manguesais e fotografe estes lugares e os mirantes naturais (morro do campo de futebol) e mirantes artificiais, olhando da praia para eles. E muito bonito.
Por: Zito

Goiãna é uma cidade muita linda,me apaixonei por ela.
Por: Claudinha

Carnaval 2011, estarei nesta cidade maravilhosa onde nasci. Irei me hospedar na cidade para curtir este carnaval maravilhoso de Goiana-PE. aTÉ BREVE.
Por: SÉRGIO URBANO

GOIANA CIDADE LINDA JA MOREI AI CERCA DE 5 ANOS HOJE MORO EM SÃO PAULO MAIS ESTOU PROGRAMADO MINHAS FERIAS PARA FINAL DO ANO DE 2011 ESTOU SONHADO COM ESSE MOMENTO TE AMO GOIANA!
Por: AURINEIDE TRAJANO DA SILVA

moro em goiana gosto muito da praia de pontas de pedras. visite goiana nao deixe de comhecer marinho ciclopecas rod.pe62 nova goiana ligue agoro mesmo fone 81-3626-0467 compre sua bicicletas saia pedalando de bem com a vida
Por: joab marinho de pontes

Não sou goianense mais faz vinte anos que moro nesta cidade e ja mais quero sair deste lugar tao maravilhoso amo muito goiana pelas lindas mulheres pelas lindas praias e pelo carisma que essa cidade mim proposiona tudo de bom goiana.
Por: josé alves da silva

amo minha terra estou morano em curitiba-pr fais 2 anos mais estou com muita saudados de goiana minha terra adorada e sei que um dia vou voutar
Por: gláucia

adorei goiana apesar de morar nela nao sabia que a cidade era tao bela assim
Por: rebeca borges

Eu sou filho de goiana, nasci a rua dos martírios, quase ao lado do hospital da cidade, sai em 1954, indo para recife (escola de aprendiz de marinheiros), quando fui para o rio de janeiro (1955), ate hoje, não indo mais a GOIANA, deve ter muadado muita coisa em relação a cidade daquela epoca, espero que tenha mudado para melhor.
Por: arnildo xavier de assis

goiana é uma cidade linda q amo muito de coraçao venham visitar goianaa....vcs vam amar
Por: vaninha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Goiana
Fundação:
1742
Altitude:
13m
População:
68.924 habitantes
Área:
494,2km²
Densidade Demográfica:
139,47hab/km²
CEP:
55900-000

Envie seu comentário sobre Goiana