Caruaru

Caruaru-PE
banner

Bem-vindo a Caruaru!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Caruaru, informações e fotos da maravilhosa Caruaru. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Caruaru, recomendadas por internautas.

A cidade de Caruaru, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1848. A localidade está em uma altitude de 554m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 244.247 habitantes. A área total de Caruaru é de 932,0km², e sua densidade demográfica é de 262,07hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caruaru-PE é 55000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Caruaru

                     

Roteiros do Brasil

RegiãoTurística Agreste

 "Capital do Forró"

"Capital do Agreste"

"Princesinha do Agreste"

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Brasil era ainda uma colônia e Pernambuco, uma capitania. Os portugueses chegaram aqui no começo do século XVI para extrair, entre outras coisas, o pau-brasil, do qual se tirava excelente corante vermelho e uma madeira nobre, de boa resistência. Depois, foi o açúcar. A terra era muito rica, como bem disse Pero Vaz de Caminha. Para que essa riqueza não caísse em mãos erradas, dos franceses, por exemplo, o jeito foi colonizar. Navios e mais navios chegaram à terra e do litoral para a zona das matas, foi um pulo.
Nessa época, Caruaru não existia, era apenas um bom trecho de terra no caminho que ia até o sertão, habitado por índios.
O que hoje se conhece como Caruaru começou tomar forma em 1681, quando o governador Aires de Souza de Castro, em 02 de junho, concedeu à família Rodrigues de Sá uma “sesmaria” com 30 léguas de extensão, à margem esquerda do Ipojuca. Mas a família só viria se instalar aqui, vinda do Recife, no final do século XVII e a Fazenda (do) Caruru, que foi o início de tudo, foi fundada logo depois, por Simão Rodrigues de Sá.
Em 1754, registra o professor Josué Euzébio Ferreira, Simão Rodrigues Duro, filho de Simão Rodrigues de Sá, casou-se com Antônia Thereza de Jesus, filha dos fundadores do sítio de Altinho. Tiveram três filhos: Joaquina Rodrigues de Jesus, JOSÉ RODRIGUES DE JESUS e Maria Conceição de Jesus. Após a morte dos pais, os irmãos foram morar na fazenda Juriti, ficando a Fazenda Caruru abandonada.
Em 1776, José Rodrigues de Jesus decidiu voltar para a fazenda do pai, casando-se em 1781 com uma sobrinha, Maria do Rosário Nunes, filha de Manoel da Silva e Joaquina Rodrigues de Jesus, numa união que até hoje têm descendentes na nossa cidade.
Pouco depois, a fazenda Caruru ganhava uma capela, dedicada à Nossa Senhora da Conceição, e uma pequena povoação começou a se formar dentro do terreno pertencente à fazenda, sendo administrada por José Rodrigues de Jesus até sua morte, em 1820, aos 64 anos de idade, sendo considerado o fundador de Caruaru pois foi de sua fazenda que nasceu a cidade.

De Vila a Cidade

Caruaru se tornou cidade, a primeira do Agreste pernambucano, pelo projeto nº 20, do deputado provincial Francisco de Paula Baptista (1811-1881), defendido em primeira discussão em 03 de abril de 1857 e tornado realidade, depois de aprovação sem debate, em 18 de maio daquele mesmo ano, com a assinatura da Lei Provincial nº 416, pelo vice-presidente da província de Pernambuco, Joaquim Pires Machado Portela.
Ao longo das décadas, a cidade cresceu e a antiga Vila do Caruru hoje é conhecida por vários títulos, como “Capital do Agreste”, “Capital do Forró”, “Princesa do Agreste”, dentre outros, dando a dimensão de sua importância política-econômica no cenário estadual.
A cultura não é menos rica. Caruaru é um reconhecidamente um celeiro de artistas. Foi em suas terras que nasceram músicos, escritores, poetas e artesãos, como Vitalino, que projetaram Caruaru para o mundo. Foi aqui que nasceram personalidades como os irmãos escritores Condé, Álvaro Lins, Austregésilo de Athayde. Até uma banda de pífanos feminina tem em Caruaru.
E a maior festa popular em dias consecutivos do país, que é o São João de Caruaru, com seus 30 dias de festa ininterrupta? No ano passado, um milhão e meio de pessoas brincaram o Maior e Melhor São João do Mundo, que pela sua autenticidade e espontaneidade constitui um dos eventos mais conhecidos do país, também colaborando para o impulsionamento do turismo e economia locais.
Os índios estavam certos. Caruaru é mesmo a terra da abundância. Viva Caruaru em seus 147 anos.

Significado do Nome

Seu nome tem origem ainda desconhecida. Uns acham que é uma referência ao substantivo Carruas, que significa fonte ou água que causava doenças no gado, outros acham que é uma corruptela da palavra Caruari, que significa Rio dos Caruaras e alguns que o nome vem de uma planta chamada vulgarmente de Caruaru, que cobria um poço do Rio Ipojuca.

Aniversário da Cidade

18 de Maio

Gentílico

caruaruense

População

319.580 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município do Vale do Ipojuca, conhecido como a Princesa do Agreste e a Capital do Forró, Caruaru é a principal matrópole do Agreste pernumbucano. Maior centro de arte figurativa das Américas, segundo a Unesco, é palco da mais famosa feira do Brasil. Dispõe de boa infra- estrutura com hotéis, restaurantes, bares e shopping center. Sua Padroeira é Nossa Senhora das Dores.

Clima 

Semi-árido quente com chuvas em Março e Abril

Temperatura Média

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Da capital do Pernambuco deve-se tomar a BR 232, que vem de ônibus não dura mais que 90 minutos e de carro é ainda mais rápido. Quem vem da Paraíba ou de Alagoas, a rota mais utilizada é a BR 104. Não existem voos diretos para Caruaru, de modo que Recife é parada obrigatória para quem chega de avião. A cidade recebe também ônibus vindos de cidades como Recife, Campina Grande, Maceió, Natal e Fortaleza.

Localização

Município do Agreste do Estado de Pernambuco

Limites

Ao norte com Toritama, Vertentes, Frei Miguelinho e Taquaritinga do Norte, ao sul com Altinho e Agrestina, a leste com Bezerros e Riacho das Almas e a oeste com Brejo da Madre de Deus e São Caetano.

Acesso Rodoviário

BR- 232

Distâncias:

Da Capital:

130 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Alto do Moura

Considerado pela UNESCO - O maior Centro de Artes Figurativas das Américas, é o Alto do Moura uma comunidade de artistas. Distante 7 Km do centro da cidade de Caruaru, este povoado concentra mais de 1.000 artesãos que moldam dia-a-dia o homem nordestino, levando nossa cultura até os pontos mais distantes do nosso planeta. Lá, cada residência se transforma em ateliê, envolvendo toda a comunidade local, desde o mais simples ajudante àqueles que moldam o barro transformando-o em arte. Hoje, arte e artesãos vêem suas peças ultrapassarem as fronteiras do país, retratando uma terra, sua cultura, seu povo, sua gente.

Casa Museu Mestre Vitalino

Localizada à Rua Mestre Vitalino, serviu de residência do grande ceramista e família. Foi transformada em museu em 1971.
O acervo é constituído pela própria edificação, em tijolos crus, que data de 1959, de objetos de uso pessoal e familiar, onde retrata a vida simples do grande MESTRE.
Horário para visitas: Segunda à sábado: 8h às 12h e de 14h às 17h

Casa Museu Mestre Galdino

Localizado também no Alto do Moura, mais precisamente à Rua São Sebastião, é composto por peças do ceramista e poeta popular Galdino. Ilustrando a exposição, exemplares originais de poesias, fotografias, e textos sobre a vida e obra do artista.
Horário para Visitas: Terça à sábado: 8h às 17h/ Domingo: 9h às 13h

Parque 18 de Maio (Parques das Feiras de Caruaru)

De tudo que há no mundo tem na Feira de Caruaru... já cantava Luiz Gonzaga sobre os encantos da Feira de Caruaru

Autódromo Ayrton Senna

Obedecendo as normas da FISA, localizado numa área de 45.000 m2 com 3.170 m de asfalto, 24 boxes, torre de cronometragem, restaurantes, bares, equipamento de som, lanchonetes, banheiros, telefone público, estacionamento, palco, barracas de comidas e bebidas, além de heliporto.
Com isto, Caruaru colocou-se no Circuito de Automobilismo e Motociclismo Nacional.

Morro do Bom Jesus

Com 630 metros de altura, é o ponto mais alto da cidade. Por sua vez, a cidade encontra-se em volta do morro, tornando-se indispensável sua visita. Lá você tem uma vista incrível da cidade.

Segundo o escritor Nelson Barbalho, o morro foi conhecido também como MORRO DO SOCORRO, daí a origem do primitivo nome de sua igrejinha de Capela do Socorro, nome este não aceito pelo clero, que a batizaria de Capela do Bom Jesus.
Aos 13 de agosto de 1902, Manoel de Azevedo Pontes (Marinheiro Pontes)
e Antonio de Lemos Vasconcelos (Capitão Lemos), fundadores e construtores da igrejinha do Monte, entregaram à Igreja Matriz local, a obra totalmente construída. A bênção solene, oficializou-se pelo Bispo de Pernambuco, D. Luiz Raimundo da Silva Brito, em 29 de agosto de 1902.

Nas primeira décadas do século XX, o cruzeiro instalado (possivelmente por Vigarinho), defronte à igrejinha, costumava ser iluminado, servindo de guia para os viajantes da época.
Na administração do Prefeito Celso Galvão, foi inaugurado o primeiro mirante. O segundo, foi erguido quando era prefeito Abel Menezes.

Na década de 60, o então vereador Aristides Veras, idealizou a escadaria com as estações da via sacra. Cada família católica de Caruaru patrocinaria um dos 365 degraus. Apesar da idéia não ser ao todo concretizada, a obra prosseguiu e finalmente foi inaugurada.
No mês de dezembro, realiza-se a Festa de Santa Luzia na Igreja do mesmo nome, datada de 1902, onde os fiéis vão pagar suas promessas. E ainda tem a Festa do Umbú.

Espaço Cultural Tancredo Neves

Arquitetura de grande valor histórico edificado em 1935 e 49.500 m2 de área construída.
Em 1988, após a restauração, passou a ser o Espaço Cultural. Na área interna abriga pavilhão de exposições e feiras, sede da Fundação e Cultura, Secretaria de Turismo, museus e unidades culturais.
Na área externa, foi implantado o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, com a Vila do Forró - réplica de um típico vilarejo do interior - onde se concentra grande parte dos eventos da cidade, tais como: São João e comemorações natalinas.

Serra dos Cavalos
 
Reserva de preservação permanente no Capítulo de Meio Ambiente da Lei Orgânica Municipal, reconhecida pela UNESCO, através do Bureau da França como RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA.
Com uma altitude máxima em torno dos 900 metros, compõe uma área de brejo medindo 359 ha. Trata-se de uma reserva estadual de Mata Atlântica de proteção ambiental municipal, o Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho.

Contém 5 açudes que ajudam no abastecimento da cidade, provenientes de nascentes localizadas na própria reserva.
A vegetação consiste de capoeiras, fruteiras, cultivos comerciais, e de subsistência. Como atrativos, existem alguns pontos para contemplação em mirantes naturais e várias trilhas usadas pelos naturalistas que por aqui passam.

Em sua fauna, destacam-se o lobo guará, paca, roedores, cobra coral verdadeira, cobra rainha, aves como o jacu, beija-flor, sabiá, gaviões e o pintor verdadeiro.
Aparecem também várias propriedades rurais como pequenos sítios, fazendas, e ainda uma comunidade religiosa Hare Krishna, todos empenhados no bom estado de preservação e limpeza.
As Universidades Federais, Rurais e Sociedade Nordestina de Ecologia, são entidades que realizam pesquisas sobre fauna, flora e hidrologia no âmbito da reserva.

Curiosidade: No inverno, só conseguia chegar à Serra em lombo de animais. Era impossível trafegar carros pelas ladeiras das estradas. Daí o nome Serra dos Cavalos.

Trilha da Cachoeira do Nestor

Tem início na Fazenda Santa Maria no município de Caruaru, terminando na Cachoeira do Nestor, município de Altinho. Sua extensão é de 3 Km em terreno irregular. Em seu percurso, contempla-se mirantes, afloramentos rochosos, furnas, bicas, sítios, casas de farinha e cachoeira.

Trilha do Açude Aluízio de Azevedo

Situada na Serra dos Cavalos, tem uma extensão aproximada de 2 Km. Em seu percurso, contempla-se o açude Aluízio de Azevedo, trechos de matas, bromélias, samambaias e orquídeas, além de um banho de bica.

Pedra da Torre
 
Localizada na Fazenda da Torre, a uma distância de 20 Km da cidade. Pedra em formato de 2 torres, sendo cortada pelo Rio Ipojuca, formando uma pequena garganta, com altura aproximada em 20 metros.
A vegetação local é constituída por bromélias, cactáceas e arbustos. O seu redor está tomado por área de pastos de cultivos comerciais e de subsistência.

Pedra do Sítio Zamba

A uma distância de aproximadamente 59 Km da cidade, localizada no Sítio Zamba, ergue-se esta magnífica pedra, com aproximadamente 8 metros de altura e formato circular. Em sua face sudoeste, há ocorrência de alguns grafismos de tonalidade ocre. Um pouco abaixo da pedra, encontra-se o caldeirão que é usado pelos moradores, como reservatório de água.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festas - São Sebastião - Nossa Senhora da Saúde - Dia do Bacamarteiro - São João

- Feira de Caruaru - Como cantava Luiz Gonzaga, Tudo que há no mundo tem na feira de Caruaru.
Realizada diariamente no parque 18 de maio, no centro da cidade, a feira de Caruaru se destaca pela variedade de atrativos que oferece: são brinquedos, ervas medicinais, bugigangas eletrônicas, artesanato em barro, palha e couro, gastronomia típica, peças de vestuário e montaria, literatura de cordel, os mais diversos gêneros alimentícios e centenas de outros produtos, que, aliados às cantorias e repentes, conjuntos regionais e à Feira do Troca-Troca (onde você pode permutar tudo - até uma galinha por um relógio ou um porco por um rádio) fazem desta, a mais conhecida feira popular do Brasil. Os melhores dias são quarta e sábado, quando cerca de 5.000 barracas são instaladas em uma área de 250.000 metros quadrados.

 Janeiro

20 - Aniversário da morte do Mestre Vitalino

 Fevereiro

- Carnaval Abre-Alas - Chegada do Trem do Frevo, desfile do Clube de Máscaras, Galo da Madrugada e agremiações da Cidade - Caminhada do Frevo.

 Março

1° - Aniversário de Emancipação Política de Caruaru.

- Dia Internacional do Turismo - CITY-TOUR com trade turístico local, apresentação de grupos folclóricos e shows artísticos.

 Abril

- Semana Santa c/ exposição de artesanato regional, shows com artistas locais, exposição de ceramistas e encenação teatral em 14 palcos montados nas principais avenidas da cidade.

 Maio

- Encontro na Praça, shows com artistas nacionais e regionais em comemoração ao Aniversário da Cidade.

- MODANOR - stands de indústrias de confecções e desfile de moda.

18 - Aniversário de Elevação de Caruaru à categoria de Cidade.

 Junho

- Festa de São João 2012 - com a chegada do Trem do Forró com turistas, sanfonas e zabumbas.

Programação:

SÁBADO 02/06/2012
20:00 Joquinha Gonzaga
22:00 Dominguinhos + Convidados
00:00 Elba Ramalho
02:00 Cavaleiros do Forro

DOMINGO 03/06/2012
19;30 Pinga Fogo
21;00 Adelmario Coelho
22:30 Anjo Azul

TERÇA 05/06/2012
20:00 Herbert Lucena
21:00 Fabiana Pimentinha
22:30 Irah Caldeira

QUARTA 06/06/2012
20:00 Gilvan Neves
21:00 Josildo Sá
23:00 Forrozão Capa de Sela

QUINTA 07/06/2012
20:00 Suely Façanha
21:30 Comunidade Crhistos
23:00 Neto Monteiro

SEXTA 08/06/2012
20:00 Forró Quentão
21:30 Soxote "A"
23:00 Capim com mel
01:00 Toca do Vale
SÁBADO 09/06/2012
19:30 Chiclete Com Banana
21:30 Flor de Mandacaru
23:00 Pisada Sertaneja
00:30 Flavio Jose
02:00 Mastruz com Leite

DOMINGO 10/06/2012
19:30 Fabio Carnerinho
21:00 Forro dos Plays
23:00 Avioes do Forro

TERÇA 12/06/2012
20:00 Noda de Cajú
21:30 Cavalo de Pau
23:00 Moleka Sem Vergonha

QUARTA 13/06/2012
20:00 Rosimar Lemos
21:30 Silvanio Vieira e
Guardioes do Forró
23:00 Paulinho Leite

QUINTA 14/06/2012
19:00 Espaço Religioso
21:00 Liv Moraes
22:30 Renilda Cardoso

SEXTA 15/06/2012
20:00 Benil
22:00 Alcymar Monteiro
00:00 Forro do Bom
02:00 Calypso
SÁBADO 16/06/2012
19:30 Arreio de Ouro
21:30 Italo e Reno
23:00 Flavio Leandro
00:30 Petrucio Amorim
02:00 Limão Com Mel

DOMINGO 17/06/2012
20:00 Targino Godim
22:00 Maciel Melo
00:00 Caviar com Rapadura

TERÇA 19/06/2012
20:00 Jailson Rossete
2 21:30 Heleno dos oito baixos
3 23:00 Viloes do Forró

QUARTA 20/06/2012
19:00 Erasmo Miguel e Brasas no Altar
2 21:00 Mattos nascinento
3 22:30 Som e Louvor

QUINTA 21/06/2012
20:00 Carú Forró
21:30 Silverio Pessoa
23:00 Picape Turbinada

SEXTA 22/06/2012
20:00 Novinho da Paraíba
21:30 Israel Filho
23:00 Cezinha
01:00 Geraldinho Lins
SÁBADO 23/06/2012
19:30 Brasas do Forró
21:00 Azulão
22:30 Jorge de Altinho
00:30 Santana
02:00 Forró da Pegação

DOMINGO 24/06/2012
20:00 Camarão
21:30 Ze Ramalho
23:00 Elifas Junior
24:00 Assum Preto e Banda

TERÇA 26/06/2102
20:00 Didi de Caruaru
21:30 Erisson Porto
23:00 Forró do Muido

QUARTA 27/06/2012
20:00 Beto Hortis
21:00 Toque Nordestino
22:30 Santroupe

QUINTA 28/06/2012
20:00 Leonardo D´Luna
22:00 Cla brasil
00:00 Arley e Alan
02:00 Michel Teló

SEXTA 29/06/2012
19:30 Gatinha Manhosa
21:30 Estaka Zero
23:30 Margarete Menezes
01:30 Brucelose

SÁBADO 30/06/2012
19:30 Garota Safada
21:30 Waldonys
23:30 Forro Real
01:30 Magníficos

 Outubro

- Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:

Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:
 
    DATA           CIDADE             HORÁRIO

19/10/2012     CARUARU       Manhã / Início às 8h

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARUARU

E-mail:

Telefones: (81) 3701-1156 

Sites: http://www.caruaru.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Caruaru-PE

Av. José Pinheiro dos Santos, s/nº Sala - A
Telefone; (81) 3721-1930

Terminal Rodoviário de Recife-PE

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.caruaru.com.br/index.php

http://www.portaldecaruaru.com/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DA 1ª ZONA JUDICIÁRIA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3721-0446

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

- No São João de Caruaru, será instalado o Camarote de Acessibilidade, espaço onde as pessoas com deficiência poderão participar do evento.
O Camarote funcionará de quinta-feira a domingo, em período noturno. Com esta programação, serão disponibilizadas 900 vagas para convidados (associações, conselhos municipais, regionais, dentre outros). A grande novidade para este ano ficará por conta das 100 vagas para demanda espontânea com inscrições feitas via ouvidoria pelo telefone 0800.081.4421 da Sedsdh.

Site: http://www.caruaru360graus.com.br/portal/noticias/2106

Comentários de Caruaru

eu amo caruaru faz 20anos que eu sai desta maravilhosa cidade mais estou com muitas saudades atualmente moro em guarulhos sp mais te adoro caruaru um grande abraco em todos ai
Por: rivaldo

adoro caruaru.é maravilhoso vou morar lá cansei de sao paulo
Por: neje limeira

EU UMA CIDADE LINDA E BELA, E COM O MELHOR SÃO JOÃO DO MUNDO.........
Por: MIGUEL ANTHUNNYS

Caruaru é lindo e maravilhoso, e tam muiro mais para mostrar, eu fiquei encantada com o restaurante diamantino que fica na estrada na subida para bambu logo após a vila do murici, é lindo divulguém.
Por: leide jane

O nome da Cidade derivou-se da Fazenda Caruara e a data de emancipação política é comemorada a cada 18 de maio. Caruaru tem a maior feira ao ar livre do mundo e é cognonimada de CAPITAL DO AGRESTE. O seu nome presenteia uma infinidade de músicas populares conhecidas mundialmente. Tem o maior São João do Brasil.
Por: Reginaldo

sonho todos os dias em morar nessa cidade..amo caruaru.
Por: luiz carlos

eu venero caruaru! e o melhor mesmo são os shows do são joão! eita cidade arretada!
Por: valentina albuquerque

Já estive em Caruaru por duas vezes, e, voltando a Pernambuco, com certeza irei novamente. É uma cidade que encanta - nos passa a idéia de um oásis no meio do deserto. O novo shopping, na saída para Toritama, é simplesmente magnífico. Se quiserem comprar artigos bem baratinhos, compareçam à famosa Feira de Caruaru, tão bem interpretada por Luiz Gonzaga. Realmente "faz gosto da gente ver..."
Por: Fernando César Figueiredo de Matos

ESSA CIDADE È LINDA MARAVILHOSA, PASSANDO POR LÀ DE VIAGEM, ME APAIXONEI PELA FEIRA DA SULANCA,E PELO CARINHO DO POVO, ENTRE OUTRAS BELEZAS QUE ESSSA PEQUENA CIDADE DO AGRESTE PERNAMBUCANO NOS PROPORCIONA, UM ABRAÇO A TODOS
Por: MANOEL

ESSA CIDADE É UMA DAS CIDADES MAIS LINDAS QUE JA CONHECIR . TUDO NELE É MARAVILHOSO DE VIVER E SENTIR.
Por: magda regina da siva brito

Conheço várias pessoas que nsceram nessa cidade e só falam bem dela.Uma prima que é casada com um Alagoano,tirou férias e foi em sua cidade e aproveitou e deu uma esticadinha até Caruaru.Andou bastante pelo centro da cidade e gostou bastante.Falou da feira e do comércio e também do movimento que tem na cidade.Eu fiquei entusiasmado e por essa razão gostaria muito de conhecer quando tiver uma oportunidade.
Por: paulo barbosa

olá! gostaria de saber qdo começa e qdo termina a festa junina de caruaru, quero visitar sou de São Paulo. abço.
Por: águida araujo

CARUARU a capitá do forró O MAIOR e MELHOR forro do MUNDO. Só forrozim pé-de-serra.
Por: Flávio Cavalcanti

OLHA, EU FUI COM MINHA NAMORADA AO PERNAMBUCO PARA SAO J. D EGITO ONDE OS PAIS DELA MORAM E PASSAMOS EM CARUARU PRECISAMENTE NA FEIRA DA SULANCA FIQUEI ENCANTADO PARABENS MESMO.
Por: marcos daniel ferreira gomes

Sou filho de São José do Belmonte, mas sempre passando por Caruaru, tenho muito gostado de tão bela e próspera cidade...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

sou de caruaru mais estou morando em sao paulo sempre vou no bairro do santa rosa logo vou voltar para mora com toda afamilia adoro a minha terra abraco va nda
Por: vanda lucia da silva

o cidade maravilhosa, amo muito essa cidade. Acidade que eu escolhi para viver.
Por: ednailson fernando santana

Caruaru é uma cidade maravilhosa e acolhedora;ha sempre um coração aberto para todos que chegam.
Por: cosmo joséj

eu ja estive em Caruaru em Novembro de 2009 fiquei 15 dias. foram dias muitos bons. passei muito no entanto meu esposo esta trabalhando em Caruaru este ano novamente...
Por: Josyane

Caruaru é a melhor cidade,uma cidade calma. Cidade bonita.
Por: ana

gosto muito da cidade de caruaru. pos so naiscie nessa cidade maravilhoza hoje moro no parana mais amo caruaru que Deus abençoe esta cidade abraços para todos povos pernabucano....
Por: cicero rafael da silva

esta cidade muito bonita, um dia irei conhece-lo pessoalmente.
Por: thais

A CIDADE E LINDA E MUITO ACONCHEGANTE, PARABENS CARUARU.
Por: nedina

eu nasce em caruaru não estou ai agora moro em outra cicade amei ver as foto bjs pra todos
Por: robervania maria da conceicão santos

nossa que lindo meu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! a minha vovo mora la muito bonita!!!!!!!!!!!!!!
Por: larissa

Comentar Caruaru apenas como uma cidade do meu querido estado seria pensar pequeno, essa cidade é sem dúvida, uma bela cidade do país. CARUARU TU ÉS GRANDE E FORMOSA.
Por: Alexandre Gueiros

oi caruaru aperza que eu ninca fui ai eu te amo caruaru
Por: joaofabricio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caruaru
Fundação:
1848
Altitude:
554m
População:
244.247 habitantes
Área:
932,0km²
Densidade Demográfica:
262,07hab/km²
CEP:
55000-000

Envie seu comentário sobre Caruaru