Mamanguape

Mamanguape-PB
banner

Bem-vindo a Mamanguape!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Mamanguape, informações atualizadas sobre a cidade Mamanguape, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Mamanguape.

A cidade de Mamanguape, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1839. A localidade está em uma altitude de 35m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 36.590 habitantes. A área total de Mamanguape é de 337,7km², e sua densidade demográfica é de 108,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mamanguape-PB é 58280-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mamanguape

Roteiros do Brasil

Região Turística do Litoral

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Mamanguape foi palco de diversas batalhas contra franceses e holandeses. É um município que possui uma história rica em todos os sentidos. O local tem o privilégio de ser cortado por rios e por mar e possuir terras férteis cobertas de pau-brasil, tornando-se um convite para contrabandistas estrangeiros. 
Os Potiguares, índios residentes na região, eram dóceis e isso facilitou a conquista daquela área pelos franceses, onde faziam o contrabando de pau-brasil. Com ajuda dos Tabajaras, aliados dos portugueses conseguiram expulsar os invasores e os Potiguares daquela área após muitas lutas. A Baía da Traição também sofreu invasão dos holandeses que pretendiam se apossar daquelas terras, transformando mais uma vez aquela área em palco de lutas sangrentas.  
Com esse desenvolvimento, Mamanguape no começo do século tinha ruas calçadas e em cada esquina, um lampião de azeite para facilitar o trânsito noturno que lhe davam na época, prestígio e ar de metrópole.

Significado do Nome

Mamanguape nome indigina que singnifica água boa de si beber

Aniversário da Cidade

25 de Outubro 

Gentílico

mamanguapense

População

44.694 habitantes - censo IBGE 2016

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O crescimento de Mamanguape chegou a ofuscar a capital, com seu comércio intenso. A cana-de-açúcar e o algodão levaram para Mamanguape os exportadores e seus armazéns de estivas, com gêneros de toda espécie. O comércio de cabotagem, por meio do porto de Salema, fazia as bases da fortuna coletiva.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mata Paraibana

Limites

Estado do Rio Grande do Norte e com os municípios de Rio Tinto (7km), Mataraca (30 km), Capim (9 km), Itapororoca (13 km), Curral de Cima (23 km) e Jacaraú (32 km).

Acesso Rodoviário

BR 101 norte

Distâncias:

Da Capital:

42 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O município tem grande acervo histórico e arquitetônico, herdado dos período áureo da produção açucareira. Com destaque aos edifícios: Casa do Imperador, Presídio da província da Parahyba, Igreja de São Pedro, Igreja de São Paulo, Igreja do Rosário, e a Igreja de São Sebastião. Há também a antiga ponte férrea do Rio Mamanguape, e pode-se fazer um percurso rural até o sítio Pindobal, passando pela Usina Monte Alegre.

Principais Pontos Turísticos

Centro Cutural Fenix

O antigo Mercado de Mamanguape que foi edificado pelo capitão Paulino Fernandes da Costa, em 1874, há 134 anos. Em 1901, sendo presidente do conselho municipal o Capitão Francisco Ivo, foi construído mais um compartimento, seis anos depois, pelo então Prefeito Coronel José Campelo, foram realizados diversos melhoramentos e novas talhas para o corte de peixe e carne. Um ano depois, no seu segundo mandato de Prefeito, o Major José Pedro Batista Carneiro concluiu a calçada do Mercado e colocou lampiões de azeite para iluminação externa.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A vida cultural era intensa e o Teatro Santa Cecília apresentava grupos vindos do Recife direto para Mamanguape. Pode-se citar filhos ilustres, tais como: Padre Azevedo, Aristides Lobo, Castro Pinto, Padre Aires e Carlos Dias Fernandes. 

 Junho

29 - Padroeiros São Pedro e São Paulo

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAMANGUAPE

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.mamanguape.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3292-2280

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Mamanguape

mamanguape minha cidade amada apesar de tudo a cidade boa de se morar !
Por: regina

A cidade de mamanguape é uma bela Cidade no vale do mamanguape, linda cheio de encantos, lindas jovens como também lindas pessoas já idosas,esta é a terra que mana leite e mel. terra de pessoas hospitaleiras, pessoas que gostam de fazer novas amizades. Cosidero este paraiso como um coração de mãe sempre tem uma vaga para mais um. Adorei esta Cidade assim que entrei dentro dela, abraços a todos os filhos de mamanguape e que Deus continue abençoando a todos. Amém e amém.
Por: João Carlos Gomes da Silva

minha querida e linda cidade natal, na primeira oportunidade vou visitá-la
Por: lenildo

a cidade está linda nas fotos! estou morendo de saúdade da ir.
Por: josenilda o. nascimento

sol luciana moro no rio de janeiro e sor de mamanguape e acho mamanguape uma cidade muito legal pena que nao tem trabalho minha familha mora doda air mamanguape deveria ser melho de emprego ater a unica fabrica foi fachada e um abercrdo mais fse uque
Por: adao alves de morais

eu conheco muito mamanguape eu adoro as prassa de la minha familia mora la em mamanguape e eu moro a qui no rio de janeiro mas sinto falta de la bjoos
Por: severina ramos

ja visitei e ja vive em mamanguape agora vivo no rio de janeiro,estou vazendo planos de visitar mamanguape em janeiro com minha família.
Por: MIGUEL DIAS

Cosidero este paraiso pois já morei e tenho meus familiares paterno e materno. Adorei esta Cidade assim que entrei dentro dela, abraços a todos os filhos de mamanguape e que Deus continue abençoando a todos. Amém e amém.
Por: Wellington Manoel

ESSA CIDADE É MARA.... TDB. ADORO MAMANGUAPE!♥♥♥♥♥♥:):)
Por: vanessa guilherme

olá meu nome é nalva, moro aqui em jacarepagua- rj, mas sou apaixonada pela minha cidade natal. em janeiro de 2010, se deus quizer estarei ai matando a saudade da minha terrinha. bjs
Por: NALVA

mamanguape é uma cidade muito querida por todos pois ela tem suas qualidades muito apreciada por todos que moram nela como tambem pelas pessoas que tem seus familiares morando nela e ter um imenço praser de estar apreciando essa cidade maravilhosa que é manguape eu tenho parentes que moram nela e pena que nao moro ai para tambem aproveitar essas qualidades. parabens mamanguape por ser essa cidade maravilhosa...
Por: Rômulo ferreiraBarbosa

creci em mamangupe atualmente moro em sp recentemente estive em mamanguape e gostei muinto.
Por: CICERO FERNANDES DOS SANTOS

adorei as fotos de mamanguape .e um lugar muito bonito, terra natal de minha maê...
Por: moises de oliveira santos

Sou paraibano gosto do seu povo,meus conteraneos,hospitaleiro recebe bem os visitantes,atualmente conheço pouco já que tem,40anos que dexei meu estado saudades.
Por: antonio

Conheço bem esta bela e aconchegante cidade pois tive o privilegio de morar lá, e o que mais me deixa saudades é do calor humano que as pessoas deste lugar têem. Estive na cidade recentemente e percebir que ela melhorou muito nos ultimos anos. Aí que saudades desta terra maravilhosa.
Por: Fatima Gomes de Almeida

esqueci de acrescentar que além do calor humano, mamanguape tambem tem pontos turísticos como a linda praça da Matriz, a barra de mamanguape onde se pode ver os Peixes-Boi, e a casa imperial onde Dom Pedro se hospedou.Visite-a e irá se encantar
Por: Fatima Gomes de Almeida

o que eu posso falar dessa cidade, é que além de um povo hospitaleiro, é minha terra natal maravilhosa. um bjo a todos os meu conterraneo( nalva/ jacarepagua-rj)
Por: nalva

amo minha cidade natal quando tiver oportunidade irei visitar meus pais muita saldade da minha gente
Por: luana

A DORO ESSA CIDADE FOI CRIADA NELA E TENHO ORGULHO DE CONHESELA BEIJOS MAMANGUAPE
Por: ROSEANESILVACOSTA

nasci e me criei nesta bela cidade. hoje moro no rio de janeiro mais nunca esqueci da minha cidade que tanto sinto saudade. sempre que posso vejo pela internet.ela estar linda parabens.
Por: lucia ozita

acidade do meu sonho amo mamangupe ass: junior do caixao
Por: otacilio costa do nascimento

Adorei conhecer essa cidade tão lindinha que é Mamanguape...moro no Rio,mas nasci em Mamanguape e decidi conhecer minha cidade natal...Ela é linda, aconchegante e o mais importante...meu pai mora lá! Saudades da cidade e de meu pai!
Por: Edjane Soares da Silva

estive em mamanguape adorei a visita pretendo um dia ainda voltar la; tem muita gente maravilhosa boa cidade e fiz muita amizade por lá e estou com saudade de todos mamanguape esta de parabéns beijos a todos.
Por: JANAINA

GOSTARIA DE CONHENCER MAIS A CIDADE POIS SOU DAI MAIS HA VINTE ANOS MORO NO RIO E Ñ LLEMBRO MUITO DAI E VOU VIAJAR AGORA NAS FERIAS
Por: IRANILDA FERNANDES

mamanguape melhou muito as praças o comercio eu voltei ai a pouco tempo e gostei do vi thau
Por: anamaria

Eu estive em mamanguape e ache a cidade muito linda e o lugar para se viver, e um paraiso
Por: Edson Ferreira da Costa

ola minha querida cidade mamanguape amo muito esse lugar. araço .
Por: sebastiao oliveira de andrade

amo muito essa cidade hj moro no rio de janeiro mas todo ano vou ai visitar e me surpreendo com as mudanças que estão acontecendo parabéns mamanguape continue assim !!!
Por: rayssa

eu amo mamanguape minha familia minha infançia faz parte de mim faz parte da minha historia te amo querida e inesqueçivel MAMANGUAPE PB saudades da feirinha e da bica de sertãozinho para senpre mamangupe pb em meu coração
Por: izidro

É uma cidade linda e muito bem localizada... de pessoas receptivas e festivas.
Por: Valclecio Hilario

eu adoro essa cidade!!! me aguarde logo mas estarei ahi!!!!! bela cidade!!!!!! k permaneça sempre assim.
Por: severo ramos

MAMANGUAPE E UMA CIDADE MARAVILHOSA MIUITAS GENTE BOA LUGAR MARAVILHOSA SINTOMUITA SAUDADE DE TODOS BEIJOS
Por: MARCOS

a minha mamanguape, faço parte do desaenvovimento desta atraves da minhã familia que contribuiu com o terreno para construção do banco do Brasil, a feira livre, o Bradesco. minha mae foi a primeira verweadora mulher de mamanguape, não tinha salario era por amor. a querida mamanguape
Por: paulo ramos

morei em mamanguape quando tinha 14 anos hoje tenho 47 anos moro no rio de janeiro minha mae mora na rua da matriz sinto saudade abracos ribeiro
Por: jose ribeiro

E uma sidade tranquila de pessoas tranquila um otima sidade eu moro no rio atualmenta mas sinto falta de la assim que posso vou pra la tira ferias
Por: claudio da silva ferreira

mamanguape é uma cidade linda apesar de ser boa de morar cheio de lugares lindos adoro e amo muito mamanguape sepre vou adorar bjs tonhi
Por: antonio marcos

gostei das fotos mim da saudade desta cidade moro no rio de janeiro ha 30 anos mais minha mae mora na rua da matris saudades ribeiro
Por: jose ribeiro

Falo dessa cidade com muito orgulho pois fui criado nella, sinto muito a falta do amor das pessoas que nela moram pessoas ateciosas, carinhosas, sorridentes e super animadas e conseguem se divertir com o pouco. As praças e a arquitetura dessa cidade é de enxer os olhos e pra quem gosta de história essa tem história para ser contada. I LOVE MME.
Por: JOAO LENON

Tenho orgulho em ser natural de Mamanguape. Cidade tranquila, pessoas abençoadas e feira "livre" na qual você pode curtir o contato com produtos da terra. Peço ao prefeito que proporcione a nossa cidade ideias para que a mesma tenha um desenvolvimento econômico e social. Invista no Turismo! Fique de OLHO na Educação para que realmente tenhamos jovens preparados para seu autoprogresso como também para a melhoria da cidade.Não basta ter orgulho em ser mamanguapense, mas ter condições em permanecer na sua cidade. Peço que todos desta cidade espalhados pelo Brasil abracem esta causa e façam seus comentàrios e sugestões sobre o mesmo. SONHO: ORGULHO EM SER DE E VIVER EM MAMANGUAPE. ELISÂNGELA
Por: elisângela de Fátima de Carvalho

- uma das mas bela cidade do vale do mamanguape, com seu simples e acolhedor onde seu comercio crecente atrai novos investidores.
Por: RAMOS

Adoro essa cidade, até porque meu pai Rodolfo Belfort Rosa, foi um homem muito querido por todos os mamanguapenses.
Por: Nicielma Rosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mamanguape
Fundação:
1839
Altitude:
35m
População:
36.590 habitantes
Área:
337,7km²
Densidade Demográfica:
108,35hab/km²
CEP:
58280-000

Envie seu comentário sobre Mamanguape

banner