Canudos

Canudos-BA
banner

Bem-vindo a Canudos!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Canudos, fotos, informações, os principais hotéis de Canudos, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Canudos

Roteiros do Brasil

Região Caminhos do Sertão

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras do atual Município pertenciam à antiga fazenda de criação de gado, Fazenda Canudos, pertencente à família de Garcia dÁvila. Em 1890, a Fazenda Canudos foi abandonada até que, Antonio Conselheiro passa a frequenta-la nas suas andanças e peregrinações. Nela fundou o Arraial Belo Monte, mais conhecido como Canudos, palco de uma guerra sangrenta - Guerra dos Canudos - que uniu ódio, religiosidade e misticismo, abalando o sertão baiano, com reflexos na República. Em 1985, foi elevado à Município, desmembrado de Euclides da Cunha.  

Significado do Nome

Seu nome deve-se aos primitivos moradores que eram fumantes inveterados de cachimbos longuíssimos - canudos. 

Aniversário da Cidade:

26 de Fevereiro 

Gentílico:

canudense

População:

15.755 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município situado numa área castigada pela seca e economicamente pobre, foi palco da Guerra dos Canudos. Suas terras são banhadas pelo Rio Vaza Barris. Conhecer os locais onde se travaram os combates, trilhando o roteiro das milícias republicanas, e aproveitar a deslumbrante paisagem são algumas das opções para os turistas que visitam a cidade.

Clima:

Semi-Árido  

Temperatura Média:

24º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partir de Salvador pela BR-324 até Feira de Santana, em um percurso de aproximadamente 107Km. A partir daí, seguir pela BR-116, passando por Serrinha, Ribeira do Pombal, Tucano e Euclides da Cunha, até chegar em Canudos.

Localização:

Município da Região Nordeste do Estado da Bahia  

Limites:

Jeremoabo, Chorrochó, Monte Santo, Uauá e Euclides da Cunha.  

Acesso Rodoviário:

BR-116  

Distâncias:

Da Capital:

410 km 

Outras:

  

hspace=0 TURISMO:

Apesar de ser uma área castigada pela seca, a região tem belezas naturais de bastante destaque. Dentre elas, estão as diversas serras, a vegetação típica e as aves raras. Os visitantes também se encantam com a população, que é bastante hospitaleira e possui características marcantes. Mesmo sendo economicamente pobre, o município possui construções muito respeitadas, como os diversos museus e bibliotecas.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Vaza Barris  
 
Rio temporário, o Vaza Barris foi aproveitado para a formação da barragem que represou um considerável volume de água, originando o açude de Cocorobó, a partir do qual se desenvolveu um amplo Projeto de Irrigação no denominado Perímetro Irrigado do Rio Vaza Barris, levando água para uma região marcada pela seca. Banha os municípios de Canudos e São Cristóvão (SE) até desaguar no oceano Atlântico. Foi às suas margens que surgiu o povoado de Belo Monte, depois denominado Canudos; palco da lendária Guerra que dizimou os jagunços seguidores de Antônio Conselheiro. Ao longo dos seus 402 km de extensão, a paisagem se divide entre a Ilha do Paraíso e a ilha de manguezais; paradas obrigatórias para banhos relaxantes.

Alto Alegre e Alto do Mário 
 
Ao passear pela cidade, é bem provável que o visitante encontre balas de chumbo pelo chão; resquícios da Guerra de Canudos. A diversão das crianças da cidade ainda é colecioná-las. Em Alto Alegre, aldeia de pescadores que fica bem próxima à área da antiga Canudos, funciona o Museu Histórico de Canudos, onde está conservado tudo o que restou da lendária batalha, na qual as tropas do Governo Republicano dizimaram os camponeses liderados por Antônio Conselheiro e terminaram por incendiar a cidade. O Museu funciona em uma casa de apenas um cômodo, mas o acervo é bem amplo: oratórios antigos, facões, punhais, capacetes de soldado, clavinotes, ferro de passar roupa, baú de couro, cartuchos de bala, máquinas de costura, fotos, ferradura de cavalos, dentre outras peças, sem catalogação. Todo o acervo foi reunido por “Seu” Manoel Alves desde 1971, ano em que chegou à cidade. Mais conhecido como Manoel Travessa, ele faz questão de enfatizar que faz isso sem ajuda institucional; ficou tão impressionado com a história da Guerra que começou a procurar e guardar tudo que se relacionava com o episódio. Outro local imperdível para quem deseja conhecer mais detalhes sobre a guerra de Canudos é o Alto do Mário, localizado no Parque Estadual de Canudos, dentro da própria cidade, e onde é possível encontrar as escavações que serviram de trincheiras para os jagunços na luta contra as forças republicanas.

Entorno do Rio da Toca Velha  
 
Localizada a 6 km da sede do município, o Entorno do Rio da Toca da Velha resguarda uma fauna e flora de rara beleza. Este verdadeiro santuário ecológico abriga uma vasta gama de espécies vegetais, como umbuzeiros, favelas, mandacarus, macambiras e xiquexiques. Dentre os espécimes animais, destaque para a Arara-azul-de-lear, uma das aves mais ameaças de extinção. Para poder desfrutar deste paraíso ecológico, o visitante tem que pedir a liberação na Fundação Biodiverso. Depois, é só aproveitar o espetáculo da natureza.  

Parque Estadual de Canudos  
 
Mais de cem anos após o término da guerra de Canudos, a história vivida por Antonio Conselheiro e seus seguidores ainda é remexida de diversas formas. Alguns curiosos se debruçam em textos que relatam os detalhes da batalha para entender melhor o ocorrido, enquanto os mais apaixonados pela história, famintos por informações, visitam pessoalmente o local onde ocorreu o combate, em um riquíssimo passeio pelo sertão baiano. O Parque Estadual de Canudos (PEC) nasceu para saciar estes visitantes mais interessados, levando em conta a grande importância do lugar para estudos ecológicos, arqueológicos, científicos, históricos e educacionais. Fundado a partir de um decreto estadual efetivado em junho de 1986, o Parque se integra ao longo processo de absorção da Guerra de Canudos pela sociedade brasileira. No local, existe uma espécie de sítio bélico, que preserva os pontos onde ocorreram as principais batalhas em uma área de aproximadamente 18km2. Diversos pontos de interesse histórico e arqueológico estão conservados no parque, como o Vale da Degola (onde chefes expedicionários cortavam pescoços de jagunços), o Vale da Morte (onde militares sepultavam alguns defuntos) e o Alto do Maio – também conhecido como do Maia ou do Mário -, onde morreu o coronel Antônio Moreira César (1850-1897), comandante da terceira expedição. Além destes pontos, destacam-se também a Fazenda Velha, a Pedra do Conselheiro, dentre outros. 

Perímetro Irrigado Vaza-Barris
 
Esteio da economia local, o Perímetro Irrigado Vaza-Barris é conhecido pela vasta produção de banana e coco. Os lotes, ao longo dos cerca de 15 km de extensão, são irrigados por ação da gravidade a partir do açude de Cocorobó, e a exploração da terra fica a cargo dos colonos. Fora a sua importância econômica, o local propicia uma vista deslumbrante do alto da barragem do açude, onde a paisagem, de um vasto verde e repleta de algarobas (árvores que servem à alimentação dos animais), é um verdadeiro convite a passeios e piqueniques. O visitante ainda pode se deliciar à margem do Perímetro Irrigado, onde um canal originário do açude funciona como uma piscina de águas térmicas naturais; o banho é revigorante. No local, foram instalados alguns chuveiros e um barzinho que, nos fins de semana, serve um delicioso peixe frito e o típico bode assado. O Jorrinho, como é chamado, fica a apenas 3 km da sede.  

Pesca Esportiva no Açude de Cocorobó  
 
Situado sobre as ruínas do mítico Arraial de Canudos, palco de um dos episódios mais marcantes de nossa história, o Açude de Cocorobó hoje atrai, além de visitantes a passeio, muitos amantes da pesca esportiva, que aproveitam a fartura de peixes e a diversidade de espécies para curtirem pescarias emocionantes. Peixes de qualidade, como tambaquis, pescadas, traíras e pintados, por exemplo, estão entre os mais comumente fisgados no local. O açude, concluído em 1970, também é usado para passeios de barco e natação, atividades motivadas pelo rico passado do local. Durante o período de estiagem é possível vislumbrar ruínas do arraial, que se encontram submersas.    

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Festa de Santo Reis da Fazendo Tanquinho

 Fevereiro

- Festa do Aniversário da Cidade

 Junho

- Festa da Banana

- Festa do Colono

01 à 13 - Festa de Santo Antônio

29 - Festa do Pescador - Festa de São Pedro

 Julho

- Feira de Caprinos e Ovinos

 Outubro

04 e 05 - Romaria de Canudos - Resgata o papel na História Brasileira e revenrencia as vítimas da Guerra de Canudos.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANUDOS

E-mail:

Telefones:  (75) 3494-2165

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DA VARA DOS FEITOS CÍVEIS E COMERCIAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3494-2165

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bahia.com.br

www.pbase.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Canudos

eita terra boa so indo la p saber que canudos encanta todos que la passa...amo d+ esse lugar!!!!saudades...breve
Por: leozinho da feira

è uma otima cidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Liliane

La etudo de bom conheco enasci la. amelor festa de la e asfesta junina
Por: Jose cardoso santos

canudos mais do que uma historia marcante no cenario nacional, ès minha patria , ès minha paixâo, o orgulho de saber que em mim permanece a raiz , do meu povo,que implantou , o primeiro socialismo,neste pais
Por: valdi gomes

Hoje, 25 de Fevereiro DE 2010. * 25 Anos de Emancipado. PARABÉNS CANUDOS.
Por: JOSE LUCIO REBELO

Falar do que tem de melhor em Canudos não é Tarefa difícil;(TUDO)(TODOS)...O Essencial: *Sua Gente, Povo Hospitaleiro,Honrado, Alegre, o Município é uma Família. * Sem falar de nossa História que é a Sua, a Minha é a História de Todos; de Canudos, da Bahia, do Brasil, do Mundo. Palco do Maior Genocídio da nossa História, A GUERRA DE CANUDOS. Cravado no Sertão, Semi-árido Nordestino,Clima Quente,Uma bela Paisagem;Barragem, Jorrinhos, Praias(Barragem), sem falar no habitat natural da Ararinha Azul The Lear. Tocas, Parques Históricos,Memoriais do Conselheiro, Memoriais de Canudos, Igrejas, Perímetro Irrigado... Há! e a sua Culinária: A MELHOR A MAIS RICA A MAIS GOSTOSA, A MAIS SABORASA CARNE DE BODE DO MUNDO ESTÁ AQUI, sem Falar nas Gostosas,Maravilhosas, Buchada do Bode,Sarapatel do Bode, em fim só não se come, do Bode, o xifre. *Porque é duro, se não, há!!! Peixes: Tucunarés, Tilapias,Carpas,Traíras,Camarão de água doce,etc... Hospedagens: Hotéis e Pousadas... Lazer: Bailes Noturnos, Contemplar o mais Lindo Entardecer,Que Por do Sol! Que entardecer,Que Amanhecer e o Dia? no Mundo, Só Existe Aqui. Festas: O Melhor, O Mais Alegre,Mais Animado,Mais Tranquilo Festejos Juninos,Santo Anotnio, do Brasil. Visitem-nos e Confirmem. Sejam Bem Vindos. Sinta-se em Casa. Canudos Agradece.
Por: José Lúcio Rebêlo

amo essa terra chamada CANUDOS!!!!!SAUDADES Ô LUGAZINHO ABECOADO POR DEUS!!!!
Por: leozinho

Adoro e faço história , sou fascinado com a história da guerra de Canudos. Quero muito conhecer a cidade e buscar compreender tamanha injustiça e crueldade. estou planejando ainda este ano vizitar Canudos. abraços
Por: Ariomar de Jesus

canudos é o melhor lugar que já encontrei até hoje p/ viver...
Por: vaguinho filho de canudos neto de antonio de nestor

conheço muito bem pois morro aqui a 16 anos não tenho do que reclamar visite canudos.
Por: jamile

canuddos e uma sidadi que naum tem outra que seja melhor oma esa sidadi beião canudos ti amo
Por: orlando

Canudos uma cidade que eu o amo muito, Canudos é e fais parte da minha vida, minha querida, sempre eu na queles por do sol que só me trais lembrnças, mais um dia eu voltarei há morá na minha cidade felicidade para todos da minha cidade
Por: canudos

Nasci, fui criada nesta terra abençõada, tenho muitas saudades do meu povo que ai estão, familias, amigos, principalmente minha Mãe.Em preve estarei ai para poder compartilhar juntos momentos agradaveis que este lugar me proporciona canudos cidade de gente grande onesta.
Por: Lourdes Bezerra

Paz e Bem! Fui a Canudos pela primeira vez em outubro de 1997 nas comerações dos 100 anos da guerra de Canudos fiquei encantado com o que encontrei, o museu, as ruinas das casas e da Igreja da velha Canudo, o açude do cocorobó, os festejos e sua gente que tem um soriso invejador, mesmo diante de tantas injustiças. Conheça Canudos que você não se arrependerá! Um Abraço e que Deus vos abençoe! Noé, Filho de Paripiranga-BA e moro em Aracaju/SE
Por: Noé Nogueira Fontes

Eu sou filho de Canudos-BA sair em 1978, hoje eu moro aquí em Salvador-BA, quando eu morei aí em Canudos a, população era de 2.600 mil pessoas, hoje já está em l5.360 mil pessoas, Canudos cresceu bastante; Eu já vi umas fotos de Canudos, muitas coisas mudaram para melhor e, continua assim.
Por: José Raimundo Alves Varjão

Tô aqui praaa falaar daa miinha cidade, ondee eu nasci, e quee teenhoo muiitoo orgulhooo. Hooje mooroo em SP, mais a miinha ciidade Canudos-ba mee faz muiita faltaa. Adoorooo a culturaa dee lá. È uma cidade muiito, boo e tranquiila. Sem faalar quue as festas são ótiimas. Amooo ser Canundensee, sempree. BeiijoooOs.
Por: Emanoela B. Almeida

Conheço canudos apenas pela historia, ja li antonio conselheiro e seus jagunços, é por ai, que conheco, claro que tenho a maior vontade de conhecer este lugar, andar por onde antonio andou e tudo mais....
Por: adailson

em janeiro estive em canudos,acompanhados com um guia,conheci varios pontos turisticos,parque estadual,jorrinhos,eststua de antonio conselheiro,o grande personagem da historia da cidade de canudos,marcou muito a minha visita ne cidade de canudos!DERMIVAL QUERO VOLTAR DE NOVO LAR!
Por: dermival dos santos

Canudos por ser historica tem inumeros pontos turisticos e de laze, uma grande barragen com jorrinhos prainhas passeios de barcos, com um grade perimetro irrigado que vai desde canudos ate sergipe, ótima para ferias e passeios turistico o ano inteiro.
Por: jose alves cardoso

Falar de canudos, é como se tivesse viajando, e um encanto parece magia é muito facil falar desta terra sei que como filho de canudo sou suspeito, mais não importa o importante é saber que essa terra tem encanto. as passoas que conheci e visitaram canudos nunca mais esqueceram sempre voltam é impressionante as belezas simples deste gente acolhedora. desde que sai de canudos, não consigo tira-lo da minha mente, coleciono tudo que vejo sobre canudos, acompanho todo crecimento desta minha terra sem nunca perder de vista pra mim canudos é a mais idolotrada. Por.: José Nilton Cardoso dos Santos filho de D. Santinha
Por: Josecom.br Nilton Cardoso dos Santos

Falar de canudos, é como se tivesse viajando, e um encanto parece magia é muito facil falar desta terra sei que como filho de canudo sou suspeito, mais não importa o importante é saber que essa terra tem encanto. as passoas que conheci e visitaram canudos nunca mais esqueceram sempre voltam é impressionante as belezas simples deste gente acolhedora. desde que sai de canudos, não consigo tira-lo da minha mente, coleciono tudo que vejo sobre canudos, acompanho todo crecimento desta minha terra sem nunca perder de vista pra mim canudos é a mais idolotrada. Por.: José Nilton Cardoso dos Santos filho de D. Santinha
Por: Josecom.br Nilton Cardoso dos Santos

conheco e tenho parentes ............aitios,primos enfim mais tenhe muitos anos que nao vou ai mais voltarei dia quem sabe...............
Por: rosangela cezar parauna goias

canudos e uma cidade muito importantep mim pois a minha adolesençia foi tda la. e meus estudos tmb.
Por: zetthy

achei a cidade linda mim inicentivou ainda mais fazer geografia ,adoro esse lugar ,pretendo voltar em breve
Por: zenaide

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Canudos

Envie seu comentário sobre Canudos