Tucuruí

Tucuruí-PA
banner

Bem-vindo a Tucuruí!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Tucuruí, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Tucuruí, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1947. A localidade está em uma altitude de 42m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 60.897 habitantes. A área total de Tucuruí é de 2.095,5km², e sua densidade demográfica é de 29,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tucuruí-PA é 68455-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tucuruí

Roteiros do Brasil

Região Pólo Araguaia - Tocantins

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em quase 70 anos de existência, Tucuruí tem sua história transformada pela construção da Usina Hidrelétrica. Nesses dois momentos distintos, antes e depois do funcionamento da usina, não foi apenas a configuração geográfica do município que mudou. A base econômica, a formação da população e as perspectivas acompanharam essa transformação radical, fazendo de Tucuruí, hoje, um pólo de geração de energia com capacidade para explorar, de forma racional, as belezas naturais enriquecidas pelo lago artificial.
Quem chegasse a Tucuruí em 1947, recém elevado à condição de município, encontraria um lugar aprazível à margem do rio Tocantins, na época um movimentado entreposto comercial da região formada pelos rios Tocantins e Araguaia.
Em 1950, segundo o Recenseamento Geral, Tucuruí tinha 2448 habitantes. A população se concentrava na cidade de Tucuruí e na vila de Remansão. Existiam ainda os povoados de Nazaré dos Patos e Muru, mas ambos com menos de 100 habitantes.
Naquela época, a base da economia de Tucuruí era a extração da castanha-do-pará, chegando o município a exportar, em 1956, mais de 3 mil hectolitros do produto. O comércio de madeira era a outra atividade econômica digna de destaque. O município importava quase tudo o que consumia, uma característica que permanece até hoje, à exceção dos gêneros alimentícios.
Cinco décadas depois, sob as bênçãos de São José, o padroeiro do município, a população teve um crescimento extraordinário, saltando para quase 90.000 habitantes.
A geração de energia é sua principal fonte de arrecadação. Mas o município também investe em outros setores econômicos, como a produção agrícola, a pecuária, a exploração de madeiras e a atividade pesqueira.
Tucuruí tem mais de 60 anos de emancipação política. Mas sua história começa a ser escrita ainda no século XVII, quando em 1625 o frei Cristovão de Lisboa chegou à região pretendendo fazer contato com os índios. Em 1781, o governador José Napoles Telles de Menezes fundou o lugarejo de São Bernardo de Pederneiras e, no ano seguinte, criou o Registro de Alcobaça.
Já no século XIX, a região do Tocantins-Araguaia passou a ser ocupada por aqueles que chegavam em busca de suas riquezas naturais, e também interessados na proximidade com as terra que hoje formam os estados de Goiás e Tocantins. O núcleo populacional formado às margens do rio Tocantins, no lugar conhecido como Pederneiras, município de Baião, passou a ser a freguesia de São Pedro de Alcântara em 31 de outubro de 1870, através da Lei nº661.
Nova denominação foi dada em 19 de Abril de 1875, pela Lei nº839. O local foi chamado de São Pedro de Alcobaça até 30 de dezembro de 1943, quando passou a denominar-se Tucuruí, por força do Decreto-Lei nº 4.515. O novo nome, cuja origem indígena significa rio dos gafanhotos ou rio das formigas, permanece até hoje, identificando o local que, quatro anos depois, seria desmembrado de Baião para se tornar o município de Tucuruí, através da Lei nº062, artigo 36, de 31 de dezembro de 1947. Em 13 de maio do ano seguinte foram realizadas as primeiras eleições municipais. A Câmara foi instalada no dia 29 do mesmo mês.
Tucuruí sempre esteve destinado a construção de grandes projetos. Primeiro foi a construção de uma estrada de ferro, objetivando transpor as cachoeiras do Tocantins, entre Tucuruí e Marabá, e ligar Belém a Goiás. Com 391 km, a ferrovia iria de Alcobaça a Boa Vista do Tocantins. Foi criada então a Companhia de Viação Férrea e Fluvial do Tocantins, que depois de 1905 passou a chamar-se Companhia de Estradas de Ferro do Norte do Brasil. Em 1908, foram inaugurados 43 km da ferrovia, que chegou a 84 km, com as seguintes estações em seu percursoArumateua (Km-25), Breu Branco (Km-43), Independência (Km-53), Tucuruí (Km-68), e Região (Km-97). A Companhia encerrou as atividades e o acervo da ferrovia foi adquirido pelo Governo Federal. Hoje, porém, não mais existe, já que a estrada de ferro foi extinta em 1974. Depois foi a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, que viria a ser a maior Usina Hidrelétrica genuinamente nacional e a maior obra em concreto já realizada no Brasil.
Situada na Região Sudeste do Pará, à margem do rio Tocantins, Tucuruí cresce nessas cinco décadas de emancipação e, com a construção da hidrelétrica, tornou-se o maior centro gerador de energia do país. Em 22 de novembro de 1984, o então presidente, João Batista Figueiredo, inaugurou não apenas a Hidrelétrica de Tucuruí, mas um novo tempo na história do município e do próprio Estado do Pará.

Significado do Nome:


Aniversário da Cidade:

31 de Dezembro

Gentílico:

tucuruiense

População:

97.109 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Desde o início de 2005, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Tucuruí busca garantir a geração de emprego e renda para os trabalhadores rurais e ribeirinhos da região das ilhas.
Através do Projeto Viveiro Comunitário, a Secretaria produz mudas de espécies frutíferas e essências florestais para a distribuição nas áreas rurais do município e espécies ornamentais para utilização em praças e outros logradouros de Tucuruí.
A Secretaria também realiza a doação de sementes de feijão caupi aos produtores rurais dos assentamentos do município, como incentivo à introdução dessa cultura na região, proporcionando, além de uma alimentação de boa qualidade, o aumento da renda dessas famílias.
Em parceria com a CEPLAC, a Prefeitura de Tucuruí através da Secretaria de Agricultura pretende introduzir ainda a cultura cacaueira na área rural.
Também são elaborados projetos rurais produtivos e a Secretaria presta assistência técnica aos produtores municipais.
Através de convênios com a Secretaria Executiva de Agricultura do Estado, foi implantado em Tucuruí o Projeto Avicultura Familiar, que consiste na distribuição de 12 mil pintos com idade de quarenta dias para os produtores rurais do município.

Clima:

Quente e úmido

Temperatura Média:

28°C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belém: PA-152 e PA-263, por via fluvial (25h) e aérea

Localização:

Município do Sudeste do Estado do Pará

Limites:

Baião, Novo Repartimento, Breu Branco e Pacajá

Acesso Rodoviário:

PA-152 e PA-263

Distâncias:

Da Capital:

287 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

O Setor de Turismo de Tucuruí encontra-se em perfeita consonância de trabalho com o Paratur e a Embratur, buscando desenhar e executar ao longo do nosso mandato, programas que realmente atraíam turistas a nível nacional e internacional, principalmente na área do eco-turismo, do turismo de pesca e do turismo técnico, buscando a parceria com a Eletronorte para visitações a Usina Hidrelétrica de Tucuruí nos mesmos moldes que ocorrem em Itaituba.

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

O Lago

No lago formado pela represa de Tucuruí- 10 vezes maior que a baia de Guanabara, com uma profundidade média de 73 metros - um dos bons pesqueiros é também de uma beleza indescritível. Neste local,  onde o Rio Tocantins inundou a cidade de  Jacundá, a caixa dágua permaneceu incólume, como testemunha ocular da pujança dessa represa e marco da memória de toda a história da cidade submersa. O grande lago, formado pelo Rio Tocantins, começa a juzante da cidade de Marabá e tem seus vertedouros na cidade de Tucuruí, onde aciona as turbinas de uma das maiores hidrelétricas do mundo.

Acesso

Pode-se chegar ao lago por vários municípios que ficam a sua margem, sendo os mais importantes os de Marabá e Tucuruí, com linhas aéreas e terrestres em conexão com qualquer capital do Brasil.

Peixes

Embora a espécie mais procurada seja o Tucunaré, habitam as águas da represa a Piranha Preta, Jacundá, Apaiarí e Aruanã e mais os peixes de couro como Barbado, Paraíba, Pirarara e Surubim.

Praia do Meio

Praia primitiva do Rio Tocantins

Praia da Matinha

Praia do Lago de Tuciruí, que aparece de junho a novembro

Praia do Porto da Balsa

Praia do Lago de Tucuruí

Cachoeiras

Cachoeira de Goiaba

Cachoeira do Mergulhões

Cachoeira da Volta da Unha

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUCURUÍ

E-mail: [email protected]

Telefones: (94)3787-1412

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Tucuruí:

Localização: Rua Lauro Sodré e Vila Permanente- Tel: (94) 3778-1363

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E REGISTRO DE IMÓVEL, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (94)3787-1692

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.pmt.pa.gov.br

www.balaio.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Tucuruí

Essa cidade é para mim uma das mais bonitas do estado do Pará,e é um prazer falar com vocês... Eu sou o Jilton do estado do Maranhão e em breve estarei nesta cidade que com certeza deve ser acolhedora... Eu passo uma boa parte do meu tempo, pesquisando essa cidade e olhando as fotos dela, por isso quero que mandem um e-mails ou um sites onde eu possa ver mais fotos da cidade e dos bairros e os lugares turíticos... desde já meu muito obrido....................
Por: José Ilton da Cunha dos Santos

Já moramos em Tucurui em 1983/4/5. Foi muito bom. Foi um momento especial em nossas vidas, onde fizemos muitos amigos. Temos saudades. Um abraço carinhoso, para todos que moraram e moram em Tucurui.
Por: Zaccharias e Cecília

MOREI EM TUCURUI NA DECADÁ DE 80 , ESTUDEI NO JORGE ANTONELLO,GOSTARIA DE VER FOTOS DA VILA MARABÁ ONDE MOREI BOM TEMPO. SAUDADESSSS
Por: wellington

ja morei 10 anos e adorava. essa cidade. mas pedir a pessoa que mais amava meu pai.que morou 15 anos. mais vale a pena conhecer tucurui.
Por: maria do socorro moraes da silva

amo essa cidade morei muito tempo air é minha cidade do coração. Amo tucurui vc q ñ conhece essa cidade tem q passar uma ferias lar p/ ver td de bom em tuc a cidade luz do pará. tenho muitos amigos(a) lar em preve estou indo passar ums dez dias p/lar valeu tucurui.
Por: alzenira ferreira da silva

tucurui tudo de booooooooooo beijos nivarne e nivarna
Por: vitoria

Essa cidade e um show principalmente o carnaval, tem muitas mulheres bonitas e muitos lugares para vc se divertir adorei conhecer tucurui bjos!!!!!!!!!!
Por: fabiooo!!!

olá esteve em tuc e vizitei a usina ideletrelica , foi uma maravilha só vendo de perto p/ sentir e ver a grande beleza e maravilha q é esta obra fiquei chocada com gradeza da usina modou muito.E a cidade estar muito bonita tda asfaltada e bem pavimentada, foi muito bom rever tuc, pena que foi só duas semanas. Vc que faz muito tempo q saiu de tuc preciza passar suas ferias lar, vc vai gostar muito. bjos a todos que gostam de tuc xau.
Por: alzenira ferreira da silva

Tucuruí é como todas as cidades,mas uma coisa a diferencia sua beleza,nossa hidreletrica maravilhosa,se puder visite-a não se arrependerá,pode ter certeza.ate mas........
Por: Angela Vieira

estive em tucurui por três veses, e cada vez foi melhor. conheci pessoas maravilhosas curti demais, vale muito a pena conhecer eu recomendo. sempre fui a trabalho na eletronorte mais tenho vontade de ir a passeio. me aguardem logo chego
Por: Guto

tucuruí a melhor cidade do estado do pará tem os lugares mais bonito pra passear curti férias
Por: rosebarroso

Tucuruí é uma cidade muito boa, ja morei lá agora passo todas as minhas ferias lá, adoro esse lugar. o carnaval em tucuruí perfeito, as praias em julho o carnaré, que é o carnaval fora de época, tem tbm a expotuc, e varias outras coisas. eu amo tucuruí quem puder conhecer não perca tempo, por que vc não vai se arrepender, as pessoas são muito acolhedoras.
Por: Aila Ohana

Puxa!!! Tucuruí como cesce, no inicio da construção da hidrelétrica, estava aí, muita mata poucas casas,a vila permanente estavam construindo para funcionários que iriam trabalhar na hidelétrica. Enfim, lindo tenho vontade de voltar aí denovo. Parabéns está tudo lindo.
Por: Fernanda Miranda

c conhecço tuc city? é a melhor cidade do mundoooooooooo amo tuc city...
Por: luciane costa

CIDADE MARAVILHOSA!!!! ESSA SIM É A CIDADE MARAVILHOSA!!!!!!
Por: Claudio Henrique

conheci esta linda cidade,em 1996 trabalhei na ccm mas o que mais me encantou foi este clima de se sentir livre e admirar toda esta paisagem esuberante.manda resposta te espero
Por: CLAUDEMIR DOS SANTOS

oie, nasci em tucurui, mas não a conheço... vontade não me falta, ainda mais quando começo a pesquisar sobre esta terra linda que é o Pará e descubro a maravilha de cultura.. tenho de ser paraense, e muito mais de ser tucuirense. bjus
Por: nadia cardim

Estou louco para conhecer esse município como também passar um carnaval inesquecível com vocês!
Por: Rodolfo Severino Rodrigues dos Santos

sou filho de tucurui hoje vivo em belem 444km de distancia mas amo minha cidade sempre que posso vou visitar amigos e parentes e aproveitar para dar uma pescada no lago da represa para pegar aquele tucunare
Por: joelson de lima

Ja morei ai e tenho muitas saudades dai principalmente do carnaval e das praias, fui morar em Tucurui em 1979 e fiquei ai ate 1992 minha familia tinha comercio ai sinto muito saudades. Em breve estarei ai.
Por: Fatima Muniz

A cidade e linda e os moradores acolhedores como nunca tinha visti com uma pessoa de ouro local. Aqui deixo o meu forte abraço a todos de TUCURUÍ
Por: deival guedes

eita cidade linda, nasci ai hoje moro em imperatriz-ma, mas `moro de saudade deste lugar.Eu tucuruiense TENHO ORGUNHO DE FALA QUE NASCI AI NESSA CIDADE QUE ESTA SÓ CRESCENDO E FICANDO CADA VEM MAS BONITA.
Por: arlene da silva

É uma honra falar de Tucuruí City... morei nesse lugarzinho maravilhoso, o qual sinto muita falta..... nessa cidade deixei grandes amigos e muitas pessoas que adoro!!! Mas sempre que tenho oportunidades vou matar a saudade de tudo que de lá sinto falta, e o carnaval e o carnaré? nossa sem comentários só tenho a izer que amo essa cidade pra caramba e me espere povo que sempre que puder estarei ai com todos para matar a xaudade..... bjão Tucuruí........
Por: ELAINE MOURA

gostei, são lindas as fotos ajudou matar a saudade que sinto pois sou filho de tucuruí nasci lá em 22/08/71 estou longe á 12 anos, ver essas fotos me fêz pensar em voltar lá nas férias, muito bom estão de parabéns os criadores .
Por: Pascoal Paes Mendes

ja morei em tucurui na década de 70, estudei na escola plácido de castro, hoje moro em capanema-pa, gostaria muito de retornar, quem sabe um dia... foi uma das cidades do pará onde jamais esquecerei, gosto muito de tucurui.
Por: eunice da silva duarte

ha! a cidade de tucurui tem tudo de bom? eu amei muito.e uma cidade linda e maravilhosa.tucurui e tudo de boommm.ja andei em alguns lugares mais nao e um lugar maravilhoso como minha cidade tucurui ;amo muito essa cidade???????//
Por: jaqueline dos santos

oi!essa cidade tem tudo de bommmmmm e maravilhoso.amo tucurui.bjsss
Por: jaqueline dos santos

Achei super legal Tucuruí!!! Fotos lindíssimas!!! tudo de bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: sandra

NASCI EM TUCURUI COM 19 ANOS FUI EMBORA PARA ITAITUBA MAS MINHA FAMILIA AINDA MORA EM TUCURUI TENHO MUITA SAUDADE DA MINHA CIDADE ONDE EU PASSEI MINHA JUVENTUDE QUE FOI MUITO BOA.
Por: maria de nazare r de carvarlho

Oi! moro em tucurui e uma cidade linda ,tem belezas naturais imcoparaveis ,e a maior usina hidroeletrica nacional Vale apena conferir
Por: joselito de tucurui

tucurui. aonde eu queria viver minha vida, vejo apenas de longe mas da pra si ver que e muito bom. moro em brasilia um lungar aonde não tem sucego pos tucurui seria um lungar idel, pramim, atodos voces de tucurui parabens. pela cidade um grande abraço.
Por: Romildo

amo essa cidade, apesar de star distante mas tuc esta´dentro do meu coração ........ tucurui cidade querida!
Por: keilaDemetrio

os comentários que já fiz com relação as fotos é muito pouco,pelo que Tucuruí me proporcionou na minha estada ai,tenho mais a agradecer, a cidade e ao povo que me acolheu maravilhosamente bem,vou continuar sempre elogiando a cidade mesmo com a distância que nos separa,jamais esquecerei tudo que passei ai,estara guardado para sempre em meu coração.
Por: manoel antonio pereira

adoro Tucurui do fundo do coraçao,um dia eu vou voltar,deixarei a Italia pra viver em Tucurui!
Por: andrea

Sou filho de Tucuruí, moro a 13 anos em Marabá, mais todo ano eu vou para o carnaval aí na minha cidade que eu amo demais, meus pais e meus irmão também moram aí, e bloco minhocão é o bloco que eu vou faz maior sucesso. Um abração pra galera aí de Tuc.
Por: Edilson Pereira Paiva

moro em tucurui pretendo ficar aqui pra sempre essa cidade e d+
Por: josue

Já fui em Tucuruí, minha avó mora lá e também tenho tios e primos lá.Tenho muita vontade de voltar lá para reve-los,não sei quando iremos por motivo financeiros mas espero não demorar,meus filhos são ansiosos para irem.Assim que pudermos se Deusquiser iremos matar saudades....
Por: sirlene

nasci em tucurui, hoje estou morando em porto velho, mais adoro minha cidade so lembrancas...
Por: CLELSON SILVA E SILVA

sou de Tucuruí e tenho muitas saudades dai, to morando longe pra caramba no Paraná, morava na lauro sodré. Beijos a todos
Por: francilene

conhece tucurui,sim!!! É uma cidade maravilhosa e nao troco por nenhuma cidade!. Hoje estou morando em parauapebas devido meu trabalho... tucurui é tudo de bom... carnaval, lazer,cultura e muita mulher bonita.rsrrsrs
Por: jackson silva leal

Sou de LIma Campos_MA ja tive o prazer de conhecer essa maravilhosa cidade meus sogros moram na vila permanente que tambem é tao encantadora quanto tucurui.
Por: Meiry morais s.barreto

Adoro Tucuruí, tenho certeza que ainda voltarei pra la, bjs galera
Por: Rosele Araujo da Silva

morei em tucurui, hoje moro em campina grande vim pra ca crianca mas tenho muita lembranca de tucurui. adoraria visitar minha terra natal. amo de coracao minha tucurui.
Por: josenilda santos

eu nasci em tucuruí Pará + moro em São Paulo e morro de saudades de la as comidas típicasas são realmente deliciosas e lugares lindos como ilha do marajó qm visitar o Pará não se arrepende
Por: laene freitas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tucuruí
Fundação:
1947
Altitude:
42m
População:
60.897 habitantes
Área:
2.095,5km²
Densidade Demográfica:
29,06hab/km²
CEP:
68455-000

Envie seu comentário sobre Tucuruí

banner