Gurupá

Gurupá-PA
banner

Bem-vindo a Gurupá!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Gurupá e muitas outras opções de hospedagem na cidade Gurupá. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Gurupá.

Informações de Gurupá

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1616, período que precedeu à conquista portuguesa do Pará, ingleses e holandeses faziam comércio com os índios que habitavam na foz do Amazonas e, para assegurar seus empreendimentos, construíram pontos fortificados naquele rio. Entre os pontos achava-se o de Mariocaí, situado à margem direita do rio Amazonas, lugar onde hoje encontra a sede municipal.
No ano de 1623, esse forte foi arrasado por Bento Manuel Parente, que se intitulava, nos documentos oficiais, Capitão-Mor da Capitania do Pará, descobridor e conquistador de Gurupá e rios do Amazonas, fundando no mesmo local de Mariocaí, o Forte de Santo Antonio de Gurupá, que acabou em ruínas, pela falta de conservação e apesar de várias tentativas de reconstruí-lo, as obras não foram concluídas.
A freguesia de Santo Antonio de Gurupá foi criada em 1639, pela lei de 5 de outubro de 1827. Em 1639, Gurupá era Vila e não consta relatos da Vila de Gurupá, senão na segunda metade do século XVIII. Com a Lei nº 1.209, de 11 de novembro de 1885, as Vilas de Cintra e Gurupá foram elevadas à condição de cidade.
O Decreto nº 6, de 4 de novembro de 1930, apesar de não mencionar Gurupá em seu artigo nº 2, diz que foi acrescido do Município de Porto de Moz, que havia sido extinto. Já no Decreto nº 72, de 27 de dezembro de 1930, figura na relação dos Municípios ainda constituída dessa área.
Em 1935, por meio da Lei nº 8, de 31 de outubro, o Município é mencionado e, pelo Decreto-Lei nº 3131, de 31 de dezembro de 1938, que estabeleceu a divisão territorial para o qüinqüênio 1939-1943, aparece constituído por dois distritos: Gurupá e Carrazedo. Na divisão estipulada para o período de 1944-1948, através do Decreto nº 4505, de 30 de dezembro de 1943, era composto de três distritos: Carrazedo e Itapiã e Gurupá, situação que permanece até hoje. 
 

SIGNIFICADO DO NOME:

A origem do nome é indígena e significa porto de canoas, segundo Theodoro Braga.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

11 de Novembro

GENTÍLICO:

gurupaense

POPULAÇÃO:

30.727 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais de turismo. Venha e divirta-se.

CLIMA:

Tropical de Monções

TEMPERATURA MÉDIA:

31ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

LOCALIZAÇÃO:

Marajó

LIMITES:

Macapá, Almeirim, Porto de Moz, Melgaço e Breves

DISTÂNCIAS:

Macapá/PA - 248 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

-Forte de Santo Antônio de Gurupá

  -Localiza-se na ilha grande de Gurupá, na confluência do rio Xingú com o delta do rio Amazonas, sobre um rochedo em posição dominante daquele canal de navegação, no atual município de Gurupá, no Estado do Pará, no Brasil.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Novembro

  -Dia 11 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPÁ

Endereço:  Av. Santo Antônio, s/nº

E-mail:

Telefones: (91) 3692-1359 / 1421

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625     

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://gurupapara.blogspot.com.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-municipiosdopara.blogspot.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Gurupá

gurupá com certeza é o melhor lugar para se passar as férias, eu particulamente vou todos os anos para o festejo de são benedito de gurupá.
Por: laiz

Apesar de ser uma cidade distante Gurupá não deixa de ser encantadora, onde eu nasci e fui criada e tenho muito orgulho de lá. Espero que conheçam e como eu se encantem por essa cidade tão linda.
Por: Anna Ruth Pinheiro

oi gurupá e muito lindo ea cidade que eu masi amo do fundo do meu coraçao ja morei la e godtava muito de mora la que pena que sai de la pra vim pra ca pra belem bjs amor minha cidade
Por: pamela

Meu nome é Suzana sou gurupaense,e moro agora em Cametá.Mais amo minha cidade natal. Hà tem um igarapé que é um espetacolo e esse igarapé é o Itapereira a onde você pode tomar um banho e se refrescar nas águas desse Igarapé.
Por: suzanacastelo

conheco gurupa e uma cidade maravilhosa ,festa de sao benedito em dezenbro todo ano todo mundo vai pra la.
Por: mariano

Gurupá é uma Cidade pitoresca,com povo acolhedor e iguarias sem iguais. Tem o Forte,q nos proporciona uma vista magnífica do Rio Amazonas,e o famoso Igarapé "Itapereira".Venham Gurupá os espera!!!
Por: Marinelma Santos

É UMA CIDADE LINDA PRINCIPALMENTE Á FESTA DE SÃO BENEDITO EM DEZEMBRO.
Por: erlane MARILDAE

Morei em Gurupá nos anos 85/86,mudei p/Sto.Ant.do Tauá e nunca mais voltei;sinto saudades e desejo um dia voltar.Existem lugares muito bonitos por lá que vale a pena visita-los,o rio Arinuá,o igarapé Itapereira,as belas localidades ribeirinhas etc...
Por: José Luiz Lisboa Ferreira

desde 1976 quando conheci a cidade e quase toda aregião de GURUPÁ,quando na epoca trabalhei com compras e medições de madeiras,como funcionario da BRUMASA desde daí sou apaixonado por esta região.>aqui deixo meu abraço carinhoso a todos os gurupaenses<
Por: ROSITO GAMA DA ROCHA

Eu amo minha cidade, nunca pensei em sair dela de morar fora, aqui sou feliz aqui construir minha família e aqui é meu lugar.É nessa cidade maravilhoza q sou muiiiiito feliz amoooo gurupá.
Por: Eliane Matos

Ha, que saudade! Faz algum tempo que não teve vojo, que não sinto a brisa das manhãs sobre as sombras de teus jambeiros ou aquele por do sol que so existe ai. Mas nada que possa ter fara com te esqueça, as vezes temos que sair em busca de novos orizontes sonhos e realizações, mas sempre fica uma parte da gente, principalmente quando se deixa pai, mãe, irmãos consanguineos e afetivos, te agradeço por ter nascido em Gurupá.
Por: edson lobato

É muito gostoso assesar a internet e virificar que pessoas como eu posso amenizar a saudade que sinto desta terra abençoada por DEUS, São Benedito e Santo Antonio. O mais dificil de tudo isso é lembrar dos boms tempos da infância as peladas na 3ª rua, enfim Gurupa vai estar comigo onde quer que esteja, obrigado pela iniciativa e se alguem quiser manter contato o endereço eletronico é [email protected]
Por: edson lobato

ilha muito bonita,vale a pena visitar, principalmente nas ferias escolares eu como professor de geografia recomendo
Por: jose roberto novaes de freitas

fiquei curiosa com o nome da cidade por parecer com uma em tocantins,gurupi mais são totalmente o contrario,pois aq.ela e conciderada a capital do boi gordo,e ai vejo q podemos dizer q vcs.tema capital do por sol mais iradiante do mundo adorei as fotos . tenho saudades do para pois ja moro em palmas capital a 20 anos e a vegetação ak e cerrado,
Por: dona saraiva

gurupá é um lugar abençoado por deus é maravilhoso morar nessa cidade hospitaleira ,sem falar nos pontos turisticos que chega a ser afrodisíaco,se tivesse outra votação para eleger o paraíso do mundo com certeza seria gurupá aquele lugar é o meu fugere urbe ....carpedie!!!! veronica b c
Por: veronica barbosa coutinho

nasci em gurupá, vivi nesta cidade linda e maravilhova,até 16 anos tenho muita saldades quando mi forma espero volta-la novamente para minha terra... gurupá cidade tranquila e gente felizes
Por: luciene

Oi para todos que estiverem lendo esse comentario. Estive apenas uma semana na ciadade, para ve apresentaçao da melhor quadrilhada cidade, sou de belem mais foi o suficiente para me apaixonar pelo lugar estou encantada com a recepcionidade dos moradoes,a alegreiae a garra com que defende suasa cores. beijos a todos gurupaenses especialmente aos maça do amor
Por: donalindamulher

sou de gurupa ja estou longe dai a uns dez anos, estou morando em tocantins,mas logo espero voltar pra cidade querida a onde meus familiares todos residem. bjs para todos gurupaence.
Por: joelma marques

tudo e muito lindo nessa cidade , principalmente o forte estou com muitas saudades dessa cidade maravilhosa.
Por: joelma marques

Já tive a oportunidade de visitar Gurupá por duas vezes. Gostei muito , povo muito hospitaleiro, clima agradavel. O melhor cidade pequena mas acolhedora.
Por: Wladimir Silva

Gurupá cidade linda de boas gentes concerteza é o melhor lugar porque é minha terra querida
Por: vagner da silva martins

Gurupá é uma cidade muito bonita. venha conhecer essa cidade, linda de se viver
Por: marcelo

o melhor lugar para passar férias com certeza é la em gurupá no pará.vá conhecer nossos peixes,camarão,bons e baratos.nosso açaí que é o melhor que tem!tem muito mais vocês precisam ver pessoalmente! sinto muita falta de lá. ( tobias - são josé do rio preto - sp. )
Por: tobias coelho da silva

gurupá é tudo de bom as pessoas de lá são otimas.temos o itaperera lugar para banho otimo para curtir a dois um forte do tempo da guerra um rio lindo para distrair a mente ao ve-lo e pode se faser varias amizade em dezembro tem uma maravilhosa festa .SÃO BENEDITO começa no dia 9/12 e termina 28/12 só mesmo indo conhecer para saber o que tem de bom morrei la durante 20 anos agora morro em Altamira mais nunca esqueço minha cidade querida.
Por: Fellyp karlon dos Santos Pantoja

MORO BELÉM DO PARÁ JÁ VISITEI ESSA CIDADE MARAVILHOSO QUE É GURUPÁ
Por: SOCORRO

bom conheço um pouco a cidade adoro ir na epoca da festividade que é muito linda e bem organizada.é uma cidade com qualidades muito boas vem muito turistas de todo canto do brasil pra mim gurupá ´terra maravilhosa as pessoas sao muito hospitaleiras ´´e issso aii eu amoo d mas ir pra aii sempre q posso...bjkassss...
Por: tania batista dos santos

as imagens vista sãoimagens de uma cidade muito bonita,apesar de não ser uma cidade grande ela possui seus pontos turisticos,e que encanta o povo que por ela passa.um forte muito bonito,praças,tudo de bom.parabens prefeito de gurupá vc está fazendo um escelente trabalho!!!
Por: elbe brandao

gurupá,como definir gurupá ela uma cidade maravilhosa principalmente em dezenbro na festividade de são benedito ela e um otimo lugar pra se divertir se contar nos garapé que e maravilhoso pra se tomar banho gurupá e tuuuuuuuudo de bom!!!!
Por: rose

O lugar certo pra vc que quer fortalecer sua fé e se divertir a vontade, Festividade de São Benedito de Gurupá a festa da fé, venha conhecer, melhores dias de 23 à 28 de dezembro.
Por: JEFFERSON DIAS

viajo muito ja conheci muitas cidades mas nem uma dessas cidades e tão maravilhosa como minha querida gurupa .... gurupa fica cadsa vez pequena pra tanta festa e muita farra pra quem conhece nunca esquece e quem vem conhecer adora a dezembrada então não tenho palavras pra explica cidade linda a praia os baunearios a festividade de são benedito o famoso banho de cerveja o povo gurupaense muito amigo isso tudo so encontramos em GURUPA pra quem não conhece gurupa convido a vimconhecer saudades de gurupa mas toda dezembrada estou em gurupa abraçosssss que são benedito de muita saude a todos abraçoooo
Por: taty santos alcantara

TEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEAMOOOOOOOOOOOOOOOO MIIIINHAAAAAAAAAAAAAAAA GURUPAAAAAAAAAAAAAAAAA
Por: taty santos alcantara

Oi, meu namorado é de Gurupá, eu ainda não conheço espero um dia poder conhecer, Pois é uma cidade muito bonita e meu namorado fala muito bem desse lugar, parabéns.
Por: Raquel rodrigues

Gurupá-PA essa é minha cidade terra onde nasci com muito orgulho.Aliás faz muito tempo que não faço uma visita ao meu lugar de origem.Mas é um lugar muito agradável de visitar,além disso, tem a linda festa de Sao Benedito.
Por: ANA BEATRIZ PARENTE

Gurupá, cidade querida pessoas encantadoras e carismáticas, nossa cidade é pequena e fantástica. Quem não conhece precisa conhece-lá.
Por: francisca alho

Gurupá é show, principalmente na dezembrada...rola muuuuuita diversão!!!
Por: Gislaine

Cidade maravilhosa, não sou gurupaense mais amo essa cidade de todo coração, visito a anos principalmente em Dezembro na festa de São Benedito. Um grande abraço a todos os Gurupaenses! Cliane - Manaus Am.
Por: Cliane Cruz

cidade maravilhosa, as pessoas são muito hospitaleira não tem violencia tudo de bom adorei, se deus quizer estarei air em dezembro todos os anos eu vou para esta festa maravilhosa de são benedito- vai um abraço para o meu amigo sabá e lourinho que trabalha na prefeitura e o pessoal que trabalha no conselho tutelar, já trabalhei em varias cidade proximo e longe de belem-pa, más o unico orgão que funciona mesmo é em gurupa-pa,(conselho tutelar) parabens- e tambem vai um abraço muito grande para os meus tios e irmãos virola(aluizio) e manequim (benedito)- edson e naza-igarapé-miri-pa.
Por: edson viana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gurupá

Envie seu comentário sobre Gurupá