Barcarena

Barcarena-PA
banner

Bem-vindo a Barcarena!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Barcarena e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Barcarena.

Informações de Barcarena

Roteiros do Brasil

Região Pólo Araguaia - Tocantins

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes foram os índios Aruans, os mesmos que, durante o período da colônia, foram catequizados pelos padres jesuítas, elevando, posteriormente, o povoado à categoria de freguesia, sob a invocação de São Francisco Xavier de Barcarena, no ano de 1758, não havendo registros históricos mais exatos.
O historiador Theodoro Braga refere que, antes de 1709, as terras hoje ocupadas pelo Município de Barcarena eram conhecidas pelo nome de Fazenda Gebirié e, mais tarde, como “Missão Geribirié”, de propriedade dos padres jesuítas, antes de converter-se em Freguesia de São Francisco Xavier de Barcarena.
Sua elevação à categoria de vila aconteceu mediante a promulgação da Lei Estadual nº 494, de 10 de maio de 1897, ocorrendo sua instalação a 2 de janeiro de 1898, segundo estava determinado pelo Decreto nº 513, de 13 de dezembro de 1897.
Sua história se acha bastante vinculada, até os primeiros trinta anos de século XX, aos acontecimentos políticos-administrativos e territoriais do Município de Belém. No Decreto-Lei de nº 2.972, de 31 de março de 1938, a denominação oficial do lugar aparece como Barcarena, considerada simplesmente como distrito da jurisdição de Belém. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 3.331, de 31 de outubro de 1938, Barcarena perdeu o território da área do Caeté, em favor do município de Mojú.
Somente mediante a promulgação de Decreto-Lei Estadual nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, Barcarena foi reconhecida como Município do Estado do Pará, fixando seus limites e sua localização geográfica. Em 1956, foram reconhecidos como seus distritos Barcarena e Murucupi, com os quais configura seu território até hoje. 

Significado do Nome

Os seus historiadores referem-se que o nome desse município se originou da presença, no assentamento populacional, de uma grande embarcação que havia sido batizada como “Arena”, e à qual os habitantes do lugar chamavam de barca. A junção das duas palavras fez com que a localidade ficasse conhecida como Barcarena.

Aniversário da Cidade

30 de Dezembro

Gentílico

barcarenense

População

99.800 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma linda cidade onde cantam os pássaros pela manhã e de um povo muito hospitaleiro e acolhedor.

Clima 

Quente e úmido

Temperatura Média

27° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belém: Balsa até o Porto do Arapari, depois PA-151 até o km 19 e, finalmente, PA-483

Localização

Município da Região Metropolitana de Belém no Estado do Pará

Limites

Acará, Muju, Abaetetuba, Belém, Baía de Marajó e Baía de Guajará

Acesso Rodoviário

PA-151 e PA-483

Distâncias:

Da Capital:

15 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

A cultura da cidade de Barcarena, no Estado do Pará, é composta por elementos que encantam e enrriquecem sua história. Cidade berço da Cabanagem, tem a Paixão que é de Cristo e também do povo. Tem o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e o de São Francisco Xavier, o Padroeiro do lugar, o Festival do Abacaxi, do Caranguejo, do Peixe e do Açaí.
Tem também Mestre Vieira, o criador da Guitarrada, que percorre muitos países para mostrar um pouco de nossas veias artisticas, estimulando muitos outros músicos desta terra.

Principais Pontos Turísticos

Rio Moju

Rio que faz divisa de Barcarena com o Município de Acará, é navegável da Vila Soledade (PA) (km 160) e de 2m até Santa MAria (PA) (km 247)

Rio Arienga

Rio que faz divisa de Barcarena com o Município de Abaetetuba

Igarapé Cabresto

Igarapé que faz divisa de Barcarena com o Município de Moju.

Rio Acará

Rio que abriga algumas das ilhas mais visitadas pelos turistas e praias que aparecem durante a maré baixa. É navegável até a cidade de Acará, no Jm 90, onde há travessia de balsa.

Praias

Praia de Vila do Conde

Praia do Caripy

Praia de Carnaoijó

Praia de Itupanema

Praia de Maruim

Praia de Cuipiranga

Praia de GUajarina

Praia do Paraíso

Praia da Boa Morte

Praia de Sirituba

Praia de Urucuriteua

Praia de Areal

Baías

Baía de Marajó

Baía Carnapijó

Ilhas

Ilha Trambioca

Ilha de Itupanema

Ilha de Arapiranga

Ilha das Onças

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

Construção em estilo simples, abriga a imagem de Cristo crucificado com 3 m de altura e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em gesso. Guarda os restos mortais do líder cabano, cônego Batista Campos
Localização: Av. Cronge da Silveira

Igreja de São Francisco Xavier

Construção da época da Cabanagem, conserva suas linhas originais
Localização: Vila de São Francisco

Igreja de São João Batista

Construção de 1863, feita pelos jesuítas e indógenas, conserva suas linhas originais
Localização: Vila do Conde

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARCARENA

E-mail:

Telefones: (91) 3366-2299

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Barcarena

Barcarena é uma cidade muito linda, já morei aí, nos anos 80, trabalheina construção da Albras, só tenho boas recordações desse lugar maravilhoso. Parabéns.
Por: GILDENOR SANTOS PIAUILINO

cidade de barcarena lugar onde fui feliz e morei até meus 15 anos , sinto muitas saudads nunca vou esquecer pois as pessoas que deixei ai são inesqueciveis assim como está cidade bjs!!!! te amo barcarena
Por: layse tavares furo

E UMA DAS CIDADES MAIS BONITA DO NOSSO PAIS A COISA MAIS IMPORTANTE QUE EXISTE E O POVO DA CIDADE UM POVO ALEGRE E FELIZ VISINTE BARCARENA VC NAO VAI PERDE NADA TA OK
Por: JOSE RONALDO FALCUNERY TAVARES

Morei em Barcarena 8 anos.Tenho saudades daí.Gostaria de receber notícias e fotos da cidade, principalmente das praias e das pessoas maravilhosas que conheci.
Por: maria de fatima mafra ramos

Morei em Barcarena, durante 8 anos, participei da construção da Albras. Adorei e amo esta cidade. Vou passear ai me breve.
Por: Eustáquio Araujo Barbosa

Eu moro em Barcarena e é uma cidade maravilhosa onde se encontra calor humano as pessoas são hosoitaleiras d tudo tem um pouco, pra mim é um previlegio morar em Barcarena .
Por: Raiany Andrade Fernandes

cidade linda onde cantam os passaros pela manha, e de um povo muito hospitaleiro...vou volta minha querida e bonita braganca.
Por: paulo r de souza

Cidade Maravilhosa por suas belezas e oportunidades de crescer na vida - Valeu por tudo BARCARENA !
Por: Náfilho de Castro Oliveira

sim já estive nessa linda cidade "barcarena" passei três meses trabalhando na alunorte e tive o emerson prazer de conhecer varios lugares lindos que eu nunca vou mi esquecer,como a praça do porto, a praia do caripi, a festa do abacaixi ,oclube do espaço verde,dentre outros tamar uma cerpa bem gelada com tackaka,açai não tem nada melhor,e mais importante foi os amigos que ai eu fiz como:dinho,henrique,macaco,nazia,neide,ruthe,e outros mas, muito bom um dia se deus quizer eu voltarei ai para matar essa saudade de voçes muito o brigado por voçes ter mi dado essa oprtunidade de falar dos lugares e principalmente das pessoas desse lugar tchau fiquem com "DEUS".
Por: gilvan simoes dos santos

SAUDADES DOS AMIGOS DO NOSSO FUTEBOL DAS PRAIS DOS IGAPES E DA VILA DE SAO FRANCISCO LUGAR DE MUITA GENTE BOA E O POR DO SOL EM FRENTE DA CIDADE FELICIDADES A TODOS DE BARCARENA DE RAULFREY CURITIBA PR
Por: RAULFREY F VASCONCELOS

EU ACHEI LINDA ESSE CIDADE.EU PREFIRO VER DE PERTO.DEVER SER MELHOR.TEM MUITAS PESSOAS QUE MORAM AI,QUE FORAM EM BORA DO MUNICIPIO DE PRIMAVERA(PA).QUE ONDE EU MORO.LOGO, LOGO IREI AI FAZER UMA VIZITA NESSA CIDADE LINDA BJS( LEANY PRIMAVERA)
Por: ziuleany martins

que cidade encantadora,visitei uma vez e me apaixonei,vou morar nessa cidade tenho certeza disso.até mais.
Por: Rosiane Soares Baía Bezerra

eu adorei a cidade de barcarena ela e linda ate por foto !!!!!!!!♥♥
Por: eliane maciel portilho

Nossa vcs precisam conhecer a capital do ALUMINA... barcarena uma das melhores cidades do estado do pará... com suas belezas ezuberantes, com seu povo acolhedor e muito mais... tenho certeza q vcs ñ vão se arrepender... confiem em mim, palavra de uma moradora dessa linda cidade!!! BJO MINHA LINDA BARCARENA!!!
Por: Thaiane Santos

amo essa cidade sopu amazonense moro em manaus meus filhos moram ai
Por: tereza pires

eu morei em barcarena3anos foi maravilhoso é uma cidade boa de se viver .visite vc também ok !!!!!!!
Por: ilanealvesdossantos

ONHEÇO SIM BARCARENA E É UM LUGAR MUITO LINDO E CALMO PARA UM BOM DESCANSSO OU ATÉM MESMO PARA SE MORAR E TEM PRAIAS MUITOS LINDAS....
Por: adriano

Sou Barcarenense nata e garanto que visitar Barcarena será uma experiência inesquecível. Povo simples e acolhedor que o deixará tão à vontade quanto se estivesse em sua própria casa. Você conhecerá praias belíssimas de água doce (Caripi, Conde, Itupanema, Farol, Sirituba, Cuipiranga, Paraíso...), igarapés de água cristalina, trilhas ecológicas, passeios de canoas e muito mais. Suas diversas ilhas irão proporcionar-lhe momentos de muita tranquilidade junto à natureza. Venha conhecer Barcarena e você ficará encantado. SEJA BEM VINDO!
Por: Odaléia Magno

Barcarena, que te quero bem, Barcarena que te quero verde, quero Barcarena linda como sempre. Parabens Barcarena.
Por: Josyane Gomes

CONCERTEZA É UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DO PARÁ, NASCI EM BARCARENA, E TENHO BOAS LEMBRANÇAS DE MINHA INFÃNCIA E DE MINHA ADOLESCêNCIA POR LÁ. UM DIA VOLTAREI! NIVALDO "MARAVILHA"
Por: NIVALDO GOIS RODRIGUES

moro aqui e sou feliz .Aqui nasci e construir minha familia e os meus filhos são o futuro dessa cidade pena que poucos sabem como Barcarena precisa de ajuda e o povo também. É preciso amor pra poder pulsar
Por: Ronaldo do Rx

Terra boa, onde morei por 11 anos. Sinto saudades, lembro-me de meus filhos quando pequenos e a casa do Romeu Teixeira e a boa vizinhança.
Por: itamar de souza monteiro

as praias são tudo de bom não troco minhas ferias por outro lugar no mundo conde realmente me cativou. ferias 2011 estaremos lá .
Por: ana

Moro em Barcarena e a melhor praia que existe é a Praia do Sol, onde fica localizado o Bar e Restaurante Miriense. Não tem pôr do sol mais lindo do que nesta praia.
Por: Carlos Alberto N. Eleres Junior

Amo Barcarena, cidade maravilhosa. Venha conferir nossas belissimas praias.
Por: lena

EU AMO ESSA CIDADE... BARCARENA,MINHA TERRA MINHA VIDA..........................
Por: DAYANE

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barcarena

Envie seu comentário sobre Barcarena

banner