Riacho dos Machados

Riacho dos Machados-MG
banner

Bem-vindo a Riacho dos Machados!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Riacho dos Machados e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Riacho dos Machados.

Informações de Riacho dos Machados

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

1875 - município de Grão Mogol - O primeiro nome do povoado foi Santo Antônio Do Riacho Dos Machados. 1878 - município de Grão Mogol - O segundo nome do povoado foi Freguesia. 1923 - município de Grão Mogol - O terceiro e atual nome do povoado foi Riacho dos Machados. Em 1938, passa a pertencer ao município de Porteirinha. A emancipação se deu através da Lei nº 2764 de 30 (trinta) de dezembro de 1962. Isto é, não pertence mais ao município de Porteirinha, torna-se independente, politicamente e territorialmente. A sua emancipação se deu oficialmente a 3 de março de 1963, data esta que comemoramos o aniversário de Riacho dos Machados. História dos Nomes Santo Antônio de Riacho dos Machados: Santo Antônio: Hoje a Igreja Matriz, mas antes uma pequena capela onde colocaram a imagem de Santo Antônio, protetor tornando padroeiro de Riacho.
Freguesia: O comércio local passava por uma fase de crescimento, as feiras aos sábados atraía e concentrava um volumoso número de comerciantes ambulantes e dos municípios vizinhos com enorme fartura, quanto aos produtos de toda região. A palavra freguesia, vem de freguês, isto é, aquele que compra com certa freqüência na mão de um comerciante.
Riacho dos Machados: A partir do ano de 1923, troca de nome novamente, não é mais Freguesia e sim Riacho dos Machados, até os dias atuais. A evolução acontece com o passar do tempo. A história registra os acontecimentos e os fatos, as mudanças são a marca registrada de um novo tempo, de uma nova etapa de vida de cada cidadão e de todo o povo do nosso município. Identificação e denominação das primeiras ruas da cidade. Rua de Traz – Atual João Machado, Esta é a primeira rua de Riacho, com casas residenciais e casas de comércio. Rua de Baixo – Atual Josefino Mendes. Rua de Cima – Atual Praça do Mercado, Praça Santo Antônio. Rua São Geraldo – Esta rua dá acesso a Igrejinha de São Geraldo. Desde a construção da Igrejinha até hoje têm o mesmo nome.
O esporte predominante sempre foi o Futebol de campo. Os campeonatos aconteciam envolvendo times do município. A massa popular comparecia e participava ativamente. Jogava com freqüência rua de baixo contra rua de cima. Com o passar do tempo surgiram o vôlei e o Futebol de Salão. Teve seu movimento de relevância podemos citar um pouco como: Panelas, vasos, butijas, potes, pratos, caqueiros. As paneleiras, usando matéria-prima o barro da região; as peneiras, vários utensílios domésticos de madeira como colher de pau, pilão e gamelas. As rendeiras também marcaram e muito, rendas feitas manualmente com o uso de biros; Os teares na zona rural, contribuíram na fabricação de roupas,cobertores, embornais. O correio funcionava por meios de telégrafos. Sistema antigo, a tecnologia avançou e houve uma acentuada mudança nas comunicações. O rádio a pilha contribuiu e muito em se tratando de informações, culturais, políticas, financeiras, música e esporte.As feiras aos sábados atraía compradores e vendedores de todo o município e das regiões vizinhas. O coméricio atravessava sua melhor fase de negócios, grande era o número de produtos da zona rural. Antes do êxodo rural, falava muito em fartura e negócios promissores.
 

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

03 de Março

Gentílico

riacho machadense

População

9.360 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade acolhedora, Riacho dos Machados destaca-se pela sua paisagem bucólica das pequenas aldeias onde os cidadãos se conhecem pelo nome, onde é possível dar um passeio com os filhos à tarde, sair despreocupado pela noite. Riacho dos Machados consegue crescer sem deixar de lado os valores sociais tão importantes em dias atuais. Hoje, uma cidade de grande preocupação e grande esperança de alguns, através de sua atual administração tem toda a possibilidade de concretizar as esperanças a ela atribuídas, e ser futuramente, uma forte inflêuncia no Norte de Minas.

Clima 

Tropical Semi-úmido

Temperatura Média

24,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas

Limites

Porteirinha
Janaúba
Francisco Sá
Grão Mogol
Rio Pardo de Minas
Serranópolis de Minas

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-135, BR-251, MG-120

Distâncias:

Da Capital:

559 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Maio/2012

23 a 27 - Festa de Maio

Atrações:

Rapina
Voa Dois
Nova Zorra
Forró Espelho Mágico
Negretes
Dj Daniel
Aderval
Diniz o Sertanejo

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DOS MACHADOS

E-mail:

Telefones: (31) 3823-1112

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3823-1215

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.indi.mg.gov.br

www.riachomg.net

http://www.norteclick.com.br/agenda.php

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Riacho dos Machados

esta eu uma bela cidade gosto muito dai tenho saudads lugar bom de morar.bom pricipalmente em festa de mai e fim de ano.
Por: heider

gostaria de conhecer melhor a cidade de riacho dos machados os pontos turisticos.
Por: janine

Ola meu pessoal querido é com muita emoção que vejo o quanto esta cidade maravilhosa cresceu,eu tenho um orgulho muito grande de ter trabalhado na lavra de ouro em 1989 pela construtora Paulo Abib. Abraço a todos os meus amigos de Riacho
Por: Edmar Carvalho

Conheci uma pessoa muito especial em Riacho dos Machados .
Por: sheila colen

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Riacho dos Machados

Envie seu comentário sobre Riacho dos Machados

banner