Pouso Alto

Pouso Alto-MG
banner

Bem-vindo a Pouso Alto!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Pouso Alto, fotos, informações, os principais hotéis de Pouso Alto, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Pouso Alto, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1874. A localidade está em uma altitude de 884m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.899 habitantes. A área total de Pouso Alto é de 261,9km², e sua densidade demográfica é de 26,34hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pouso Alto-MG é 37468-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pouso Alto

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Antônio Delgado da Veiga, sertanista de São Paulo, junto com familiares, organizaram uma bandeira escravagista e, saindo de Taubaté, atravessaram a Mantiqueira e se embrenharam pelo Sul de Minas. De início ouviram referências a ouro e andaram pesquisando o precioso metal. Esses sertanistas deram início ao arraial de Pouso Alto.
Em 1748, foi elevado a freguesia com o título de Nossa Senhora da Conceição do Pouso Alto; a freguesia foi confirmada e elevada à natureza colativa, em 1752.
Segundo o depoimento escrito pelo tenente de Milícias Antônio Roiz Ribeiro, com data de 18 de Julho de 1816, a fazenda do Pouso Alto pertencia a Brás Esteves Leme que, em 1763, assinou documento, a pedido de 33 fregueses, dando licença para ser levantada Igreja Nova, ao pé de seu terreno, e também para construírem casas de morada, com a condição de não levantarem ranchos de passageiros nem trazerem gados que pudessem causar danos à dita fazenda. Durante muitos anos, ao redor da capela que servia de Matriz, só havia sete casas, uma das quais pertencia ao vigário, padre Francisco Lopes Guimarães, que morava com a mãe e irmão. Com dote do patrimônio da igreja, Esteves pagava seis mil réis por ano, para guisamento. Depois, o alferes Domingos Martins Alves Porto, como novo possuidor da fazenda é que teria liberado a construção de casas; e só então, tomou o arraial algum desenvolvimento.
Em 19 de Dezembro de 1874, foi a freguesia elevada a vila e criado o município, desmembrado do de Baependi.
Em 18 de Outubro de 1878, foi a vila elevada à categoria de cidade e no dia seguinte criava a comarca de Pouso Alto.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

19 de Outubro

Gentílico

pousoaltense

População

6.213 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

As atividades principais de Pouso Alto são a pecuária e a lavoura, seguida da produção de laticínios e de produtos alimentícios. O município conta com uma industria grande e doze pequenas.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Itamonte, Itanhandu, São Sebastião do Rio Verde, São Lourenço, Caxambu e Baepend 

Acesso Rodoviário

 

BR 381 - BR 267 - BR 354

Distâncias:

Da Capital:

409 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Buquerê

Distância aproximada de 27 km, sendo que 12 km é pela BR-354 sentido Caxambu e 5 km não pavimentados até o Sítio Florentino, de propriedade das irmãs carvalho: Benvinda, Madalena e Terezinha.
 
Cachoeira do Coura

Situada no Bairro da berberia, com acesso da BR-354 sentido Itamonte ou pela estrada de terra, sentido Hotel Serrano com distância aproximada de 7 km. As quedas d’água da cachoeira são ideais para banhos.
 
Cachoeira dos Florentino

Acesso pela estrada de terra sentido Florentino, com distância aproximada de 7 km.
 
Cachoeirão

Acesso feito pela BR-354 sentido Caxambu (13 km ) e entrar direção Bairro Cachoeira. E depois percorrer 13 km de estrada de terra.

Forum Municipal

O casarão foi construído na 2ª metade do século XIX e ainda conserva traços característicos da arquitetura oitocentista mineira. O prédio foi tombado pelo IEPHA ( Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico ) no dia 12 de abril de 2001.

Igreja Matriz N. Sra. da Conceição

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição possui um estilo eclético e encontra-se em bom estado de conservação. A Igreja foi construída em 14 de julho de 1832. Possui imagens sacras centenárias.
 
Igreja N. Sra. da Glória

Localizada no Bairro das Furnas (próximo ao Recanto dos Carvalhos) tem uma fonte cuja nascente fica sob o altar. Segundo crenças populares as águas são milagrosas. Festa dia 15 de agosto com romaria e banhos.

Imagem de N. Sra. da Conceição

Em 1748 chega de Portugal a imagem tão esperada, que foi encomendada pelo Capitão Bias Esteves Lemes.Devido a um incêndio ocorrido em 1855 na Igreja Matriz, todos os documentos que poderiam fornecer qualquer informação histórica da evolução do templo ou que fizessem alguma referência direta à imagem em questão, foram irremediavelmente perdidos.

Pedra do Rachado

Pico localizado a aproximadamente 20 km do município. Acesso feito pela estrada de terra sentido bairro Ribeirão. De lá, mais ou menos 8 km de caminhada até o Pico. Sua altitude corresponde mais ou menos 2.000 metros, possuindo rampa para vôo livre.

Pedra Preta

Pico localizado a 18 Km do centro da cidade, na Fazenda Pedra Preta. Da Fazenda até o Pico são, mais ou menos, cinco horas de caminhada. Altitude do Pico: mais ou menos 2.000 metros. Vista panorâmica da região. Trilhas na mata.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Férias de Janeiro, Carnaval Antecipado, Semana Santa, Corpus Cristie, Festa Junina da Apae, Festa Junina da Escofer, Festa Junina do Grupo, Férias de Julho, Festa da Santa Casa, 7 Setembro, Festa Dia Cidade, Encontro Jipeiros, Festa da Padroeira e Férias de Final de Ano. Além das Festas dos Bairros Rurais Festa Bairro Ribeirão, festa Bairro Cachoeira, Festa Bairro Triangulo, Festa da Boa Vista, Festa do Sengó, Festa da Vidinha, Festa do Matinho, Festa do Rafael, Festa do Taboão, Festa do Pessegueiro, Festa do Florentino entre outras.

Informações no site: www.pousoaltotur.com.br

 Dezembro

08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE POUSO ALTO

E-mail:

Telefones: (35 ) 3364-1206

Sites: http://www.prefeiturapousoalto.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3364-1352

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Pouso Alto

Visitava algumas vezes esta cidade quando morava em Itamonte. gosti muito em todas as ocasiões que la fui. Pretndo voltar outras vezes.
Por: Wilson Nogueira

eu amo,minha terra querida ,apesar de naõ esta morando mais ai,eu ainda sou uma pousoaltençe,com muito orgunho.as pessoas dai sao~,muito ,amigaveis,simpaticas,...beijos para todos os mineiros ,saudades.
Por: maria aparecida soares mendes

sou da cidade de Sorocaba SP. minha sogra e meu sogro são de Pouso Alto, achei nas fotos que a cidade é muito bonita. Em breve iremos conher a cidade.
Por: fernando bassanino

Não só conheço como sou filha desta marvalihosa terra, sinto muitas saudades... Peço a Deus que abençoe todos os pousoaltenses, proporciando-lhes paz, saúde e realizações. Vera Paiva
Por: Vera Lúcia Fonseca de Paiva

"Há um vilarejo ali, onde areja o vento bom, na varanda, quem descança vê o horizonte deitar no chão, pra acalmar o coração, lá o mundo tem razão, terra de heróis, lares de mãe, paraíso se mudou para lá..." Saudade da minha terra querida!!!
Por: Lidiane Márcia Pires Leopoldino

morei em pouso alto,minha mãe é de lá se cham Maria dos Anjos Siqueira filha de Julieta Felix já falecida MINHA VÓ. fui o Sambista nos carnavais de pouso alto erá otimo,tenho parente por ai e não esqueço foi otimo meu tempo de criança e adolecente,me chamo João Jorge,conhecido como joãozinho da Zanja,se um dia eu puder moraria ai e é um otimo lugar para descansar e boas amizades e familiares abraço ao povo POUSOALTENSE
Por: joao jorge siqueira

caro amigos e parentes Pousoaltenses,venho a agradecer é uma terra querida sinto saudades dos tempos em que minha Avó era viva,bons tempos,erá conhecida como Julieta felix,hoje a tempo que eu não vou passear por ai mas,não esqueço de ninguem um Grande abraço a todos cidade maravilhosa,fiquem todos com Deus. joazinho da Zanja,Maria dos Anjos minha mãe é muita conhecida por zanja da julieta felix.
Por: joão jorge siqueira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pouso Alto
Fundação:
1874
Altitude:
884m
População:
6.899 habitantes
Área:
261,9km²
Densidade Demográfica:
26,34hab/km²
CEP:
37468-000

Envie seu comentário sobre Pouso Alto

banner