Ponte Nova

Ponte Nova-MG
banner

Bem-vindo a Ponte Nova!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Ponte Nova, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Ponte Nova.

A cidade de Ponte Nova, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1857. A localidade está em uma altitude de 431m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 55.303 habitantes. A área total de Ponte Nova é de 471,7km², e sua densidade demográfica é de 117,24hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ponte Nova-MG é 35430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ponte Nova

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Serras de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A origem do município de Ponte Nova, se dá com a história do Padre João do Monte de Medeiros que em 1756 com a carta da sesmaria da Vargem Alegre fundou uma propriedade, exatamente onde se ergue hoje a Fazenda-Indústria Santa Helena (... no Vau-Açu denominada também de Ponte Nova). O padre João requereu licença para erigir na sua fazenda uma capela em invocação de São Sebastião e Almas. Em 6 de Julho de 1770 foi assinada a provisão, concedendo-lhe a licença pedida assim foi providenciada a doação do patrimônio, e em 28 de Dezembro de 1770 era assinada a escritura de doação do terreno. Um ano depois era benta a capela, ao redor da qual se foi constituindo o arraial.
Em 14 de Julho de 1832 a capela foi elevada à paroquia.
Foi elevada a Vila em 26 de Abril de 1836, e a cidade em 30 de Outubro de 1866.
O santo bispo de Mariana D. Antônio Ferreira Viçoso ( cujo o processo de beatificação foi iniciado em 1916), esteve em Ponte Nova em 24 de Maio de 1846.
Até 1884 , não havia engenhos centrais em Minas Gerais para fabrico de açúcar cristalizado. Em 24 de Fevereiro de 1864 é autorizado pelo governo o financiamento para as companhias que se propusessem a estabelecer engenhos para fabricar açúcar de cana. Este incentivo tem lugar no Rio de Janeiro. A construção do primeiro engenho central, o Engenho Central de Quiçamã, foi erigido na zona limítrofe da cidade de Campos dos Goitacases, e marca uma era decisiva para o município de Ponte Nova.
O Contrato para a montagem dos seus primeiros maquinismos, foi celebrado em 1883 com a Firma Thompson Blak & Cia.

Significado do Nome:

A SEGUNDA metade do século XVIII, uma comissão incumbida oficialmente de abrir uma estrada para a capitania do Espírito Santo fez construir uma passagem provisória sobre o rio Piranga, a partir de sua margem esquerda . A passagem não resistiu por muito tempo, construindo-se no mesmo local, por determinação das autoridades, uma ponte apoiada em pilares de pedra e que logo seria denominada ponte nova, origem do topônimo do Município. 

Aniversário da Cidade:

-Fundação: 12 de Dezembro de 1770

-Emancipação: 30 de Outubro de 1866

Gentílico:

ponte-novense

População:

59.614 habtiantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É um lugar de aguas cristalinas, seus rios e cachoeiras encantam os olhos de quem vê. Pessoas alegres e comunicativas, de bem com a vida, assim torna a cidade agradável para quem a visita.

Clima:

Tropical Altitude

Temperatura Média:

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Ponte Nova é cortada por importantes rodovias estaduais, como, a MG-066, MG-262, MG-326, MG-329, e pela BR-120.

Localização:

Central Mineira

Limites:

Santa Cruz do Escalvado, Urucânia, Oratórios, Amparo do Serra, Teixeiras, Guaraciaba, Acaiaca, Barra Longa, Rio Doce.

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 183 km

-Brasília/DF - 907 km

-Rio de Janeiro/RJ -400 km

-São Paulo/SP - 706 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeira do Vau - Açu

  -Localizada a 14 km da cidade. Seguir rua em frente a prefeitura (mão única), após semáfaro, seguir em frente, quando chegar à bifurcação, seguir pela pista da direita, será avistado um posto de gasolina, após o posto entrar a primeira à direita, seguir por uma estrada estreita, vai chegar a mais um posto, seguir, mais a frente uma delegacia, depois a fábrica de papel. Seguir por mais uns 15 km na rodovia em direção ao lugarejo chamado Vau-Açu, passar a linha de trem desativada. Chegar na antiga estação, passar a ponte, chegar ao trevo para Guaraciaba, no trevo, entrar à direita e já está em Vau-Açu. Pegar informação.
 
-Igreja de São Sebastião

  -Arquitetura em estilo eclético.

-Parque Municipal Tancredo Neves

  -Reserva ecológica, playground, lagoas e escalada ecológica.

-Estação Ferroviária

  -E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1994) 
VAU-ASSU
Município de Ponte Nova, MG
Linha de Caratinga - km
MG-1784
Inauguração: N/D
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
-Histórico da Linha: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo tráfego suspenso.
 
 
hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -Dia 20 - Festa do Padroeiro São Sebastião

-Outubro

  -Dia 30 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL PONTE NOVA

E-mail:

Telefones: (31) 3817-6939

Sites: http://www.pontenova.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Email: [email protected]

Telefone: (31) 3817-6937

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3881-1329 / 4239

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

CRÉDITOS:

Sites de Fotos e Informações:

-www.estradareal.org.br

-www.estacoesferroviarias.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ponte Nova

Sou de Ponte Nova, mas agora moro em Juiz de Fora. Amo a cidade, e sempre que posso vou lá. Bela cidade que jamais sera esquecida
Por: Tatiane Silva

cidade bonita,povo alegrir e educado ,espero visitala o mais breve possivel,obrigado.
Por: carlos

Ponte nova é uma cidade excelente para se viver,com pessoas alegres e comunicativas,pessoas bonitas e de bem com a vida.Não só porquê eu nasci em Ponte nova,mas sim, porquê é uma cidade muito bonita,só quem conhece é que pode dizer o mesmo.Ponte Nova a cidade exemplo que a cada dia creces no meu e nosso conceito.
Por: débora lúcia

Fazer uma viagem de Ponte Nova até Viçosa, passando por Vau Açu, é tudo de puro saudosimo. É uma região lindíssima. De muita simplicidade. Visitar a Igreja de São sebastião, lá no alto do lugarzinho mais querido, cuja escadaria fora construída com o auxilio das crianças, ex-alunas da Professora Maria das Neves. Faz muito tempo, mas o lugar não perde sua magia.
Por: Maria Helena Mommensohn

adoro ponte nova ,moro em monteiro na paraiba,mas minha mae e mineira ,e tem bastante familiares nessa terra maravilhosa,inclusive a minha vô ainda mora ai,estarei em ponte nova no carnaval.
Por: dorgival rodrigues ferreira

quero comecer cidade estou pretendendo mudar para ponte nova
Por: renata baeta barros

oi pnte nova eu moro no rj mas nunca vou me esquecer de vç eu sou nascida ai e adoro a minha ponte nova bj
Por: fabricia batista dos santos

Nasci em Ponte Nova....vim para São Paulo, aos 17 anos, já o visitei varias vezes, tenho muita saudades, tenho muitas recordações, a final é minha terra natal.. Pretendo estar visitando em neste mês de julho, onde estarei levando o meu pai, que também é filho da cidade. Saudades..... Ponte Nova.... aproveito para dar um abraço á todos os Pontenovenses, que sem duvidas são muitos HOSPITALEIROS
Por: Deilson N Queiroz

SOU PONTENOVENSE,E MORO EM MARIANA,MAS NÃO ACHEI CIDADES MELHOR QUE A MINHA LINDA PONTE NOVA,ALEGRIA,PAZ,SIMPATIA E MUITO MAIS ,ELA É DEMAIS.............
Por: GIOVANA CRISTINA TOTINO

Estive em P.Nova em 1982 e adorei esta cidade pois a mesma me traz recordações maravilhosas Recordo que fui a um restaurante chamado La em Casa onde almoçei com uma maravilhosa mulher chamada Çãozinha que trabalhava em uma otica no centro Um dia ainda voltarei nesta linda cidade e parabéns a voces , por permitir que nós leitores possa-mos expressar aqui nossos elogios Obrigado
Por: Joel albernaz

naci em ponte nova hoje so visito os meus pais ainda moram em ponte nova lugar acolhedor cidade maravilhosa para se viver tudo de bom
Por: claudia maria pena

Nasci em Ponte Nova. Hoje resido na cidade de Guarulhos/sp. Esta cidade sempre será minha origem. Saí da cidade por que em 1995 não haviam muitas empresas que ofereciam ofertas de empregos. Em Ponte Nova que aprendi a ler e escrever. Hoje em São Guarulhos/SP sou advogado. Sinto muita saudade de uma professora muito conhecida da cidade. senhora laene teixeira mucci. Grande escritora pontenovense. Um dia volterei minha eterna Ponte Nova.
Por: ramon

EU AMO PONTE NOVA,E AS SUAS BELEZAS.O RIO PIRANGA,PRACA DE PALMEIRAS,V OLIVEIRA,PONTENOVENSE F C,SOU FIHLO D SR:EMIDIO PADEIRO E A 40 ANOS VIVO EM SP.UM FORTE ABRACO AOS IR PONTENOVENSES DO FILHO D PN VADINHO PADERINHO.QUE DEUS EM CRISTO LHES ABENCOE COM TODAS AS BENCAOS E COSOLASOES.
Por: Osvaldo lopes faustino

ponte nova e uma bela cidade com sua linda igreja e avenida
Por: Joao Vitor

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ponte Nova
Fundação:
1857
Altitude:
431m
População:
55.303 habitantes
Área:
471,7km²
Densidade Demográfica:
117,24hab/km²
CEP:
35430-000

Envie seu comentário sobre Ponte Nova

banner