Planura

Planura-MG
banner

Bem-vindo a Planura!

banner

As melhores pousadas em Planura podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Planura, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 492m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.651 habitantes. A área total de Planura é de 318,9km², e sua densidade demográfica é de 27,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Planura-MG é 38220-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Planura

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado começou por volta de 1929, quando a Cia. Paulista de Estradas de Ferro construía a sua estação ferroviária na cidade de Colômbia, no Estado de São Paulo. Esta trazia seus trilhos para os barrancos do Rio Grande.
Em 1919, surgiu um projeto para a construção de uma ponte ligando os dois estados de São Paulo e Minas Gerais, sobre o Rio Grande e Rio Pardo. Esta daria justamente na fazenda que era conhecida com o nome de Pôrto do Cemitério (devido ao Pôrto de seu nome), sendo o seu proprietário o Sr. João Aureliano. Mas o projeto não foi à frente.
Morava em Uberaba um senhor chamado João da Silva e Oliveira, este fazendeiro, mineiro, interessou-se pelas terras destas regiões, ou do lado de São Paulo ou de Minas Gerais. Por um simples bairrismo deixou de comprar o terreno do lado do Estado de São Paulo, pertencente ao Sr. João Avelino de Araújo, onde é hoje a cidade de Colômbia, para apossar das terras da região mineira.
De acordo com as escrituras, êste terreno possuía 850 alqueires sendo então comprado pelo Sr. Januário pelo preço de 250$000 (duzentos e cinquenta mil reis).
O meio de transporte nessa época, de um Estado para outro era feito por balsa no Pôrto Cemitério. No ano de 1950, teve início a construção da Ponte Rodoviária “Gumercindo Penteado”, pondo fim a travessia por balsa.
O Sr. João Januário resolveu valorizar suas terras loteando parte de sua fazenda e vendendo os lotes a particulares. Ele achou que com o movimento da construção da Estação Ferroviária, movimentaria também de seu lado. Estes lotes eram vendidos pelos preços de 150, 200 e 300 mil reis. O produto dessa venda era empregado nas despesas com a demarcação do terceiro e também custear os engenheiros e todo pessoal em serviço.
A primeira edificação foi a do Sr. Moisés Cançado do Zico, localizado hoje na Av. Segismundo Novaes, sendo também sua, a primeira casa de comércio, a qual existe até hoje trazendo o seu nome.
Fêz o Sr. Januário doação de seus lotes para a construção da Igreja, cemitério, campo de futebol, cinema e escola. Pelo traçado do mapa da cidade o centro seria a Praça Bandeirantes, onde estão os terrenos doados pelo Sr. João Januário, mas não se sabe por que motivo, ela se desenvolveu mais para o lado norte, passando a centralizar-se na Praça Tiradentes, onde está construída atualmente a Igreja de Santo Antônio, crescendo hoje aceleradamente para o leste, local onde está sendo construído pela Central Elétrica de Furnas S/A, a vila de operários e engenheiros, também no perímetro urbano da antiga cidade.
A construção da citada Igreja foi encabeçada pelo Sr. Bruno da Silva Oliveira Jr., com a ajuda do povo local.
Cada vêz mais aumentava a população da Nova Esplanada. A segunda casa comercial foi a de Rezende & Cia. de Uberlândia. Várias famílias começaram transferir suas residências para cá. A Sra. Rosenda Domingos, viúva do atual Prefeito. Sr. José Sebastião Domingos e demais filhos e irmãos. Construíram suas residências de tijolos, pois as ruas já estavam demarcadas. Outra família que também logo fixou morada foi a do Sr. Jacinto Peres com seus filhos, alguns ainda possuidores de fazendas no Município. Veio também o Sr. Antônio Manoel Luz, sendo hoje um de seus filhos, Antônio Manoel Filho, comerciante e fazendeiro no Município. Além desses moradores, destacamos também outros colaboradores não só comprando fazendas, mas trabalhando e construindo para o progresso e engrandecimento da terra, como Sr. José Guilherme de Freitas e seus filhos; Sr. Honorato Ribeiro da Silva; João Jacob da Silva; José Francisco Rodrigues e filhos e tantos outros.
Passando-se 10 anos como povoado; em 1º de Janeiro de 1939, passa a ser Distrito de Paz de Frutal. Passou a pertencer ao Município de Frutal, a pedido do povo porque teriam de pagar impostos de seus terrenos e outras compras e a distância até Frutal seria menor e de comunicação mais fácil. No ano seguinte, no dia 27 de outubro de 1940, foi instalado o Cartório de Paz, sendo o primeiro Escrivão, o Sr. Geraldo Martins e Juiz de Paz, o Sr. Lauro Peres. No dia 27 de outubro do mesmo ano foi feito o primeiro óbito, de Terezinha Gonçalves Ribeiro; no dia 28 de outubro era feito o 1º reg. de nascimento de: Antônio Marcelino de Mendes; em 28 de dezembro, realizou-se o 1º casamento; Vicente Macedo Garcia e D. Luzia de Castro, servindo de Juiz de Paz o Sr. Odilon Lacerda; no dia 7 de fevereiro de 1941, foi lavrada a primeira escritura, sendo vendedora a Sra. Antônia de Carvalho e comprador o Sr. Oscar da Silva. Depois de alguns tempos, passou a ser escrivão, Nilo de Castro de Oliveira e atualmente está sob. a direção do Sr. Alfredo de Paula Cançado.
Em 30 de dezembro de 1962, o Município é desmembrado do de Frutal, por ato do govêrno mineiro, Dr. José de Magalhães Pinto. No dia 1º de março de 1963, sob a presidência do Sr. José Benedito dos Reis, intendente, nomeado pelo Sr. Governador do Estado, assumiu a Prefeitura de Planura. Foi instalado provisoriamente na Prefeitura Municipal, situada à R. Araguari, 266, esquina c/ R. Monte Carmelo. Em 30/06/1963, realizou a primeira eleição para escolha do primeiro Prefeito, sendo eleito o Sr. José Sebastião Domingos. No dia 29/8/1963, o Sr. José Benedito dos Reis transmitiu o cargo, passando-o ao Prefeito eleito.

Significado do Nome

PLANURA no início era um povoado com o nome de Pôrto do Cemitério, passando depois a chamar-se Nova Esplanada e agora o atual nome devido seu solo ser plano: “PLANURA”. Pertencia, a principio, às terras do Município de Campo Florido e Comarca de Uberaba.

Gentílico 

Planurense  

Aniversário da Cidade


Gentílico

planurense

População

10.393 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade do interior tranquila que acolhe muito bem aos turistas. Venha e divirta-se

Clima 

Tropical

Temperatura Média

23,8º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Triângulo Mineiro

Limites

Pirajuba, Conceição das Alagoas, Colômbia (SP) e Frutal

Acesso Rodoviário

BR-262, BR-050, MG-427, BR-364, BR-262

Distâncias:

Da Capital:

585 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia

O crescimento da cidade foi impulsionado com a construção da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia, iniciada em 1969 e inaugurada em 1973.

Rio Grande

Tornou-se um grande atrativo natural, preferido pelos visitantes devido à abundância de peixes e existência de locais propícios à pesca.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

13 - A mais importante festa religiosa da cidade é a do padroeiro Santo Antônio.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PLANURA

E-mail: [email protected]   

Telefones: (34 )3427-7000  

Sites: http://www.planura.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3427-1500

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Planura

planura e um otimo lugar para morar venha confirir temos varios loteamento nas margem do rio grande ...
Por: alexmar

Claro ke conheco Planura e simplismente ma cidade maravilhosa de conviver Tranguila e Boa de se morar Ehehe adoroo morar aki Bjus :)
Por: Rosi

Fiquei muito feliz em poder participar dessa oportunidade, para deixar aqui meus comentários sob essa cidade. Eu viva a minha infancia nessa cidade durante o período de 72 a 81, onde tive mementos felizes e tristes...tirstes porque tive que deixar a minha familia depois que meu pai faleceu e desbravar novas fronteiras na cidade de São Paulo, onde vivo atualmente. Foi nessa cidade que desenvolvi o meu carater, fiz amigos, deixei parentes e acima de tudo, aprendi os principios básico da vida como humildade, respeito, honestidade etc.. Sinto saudade desse lugar que me acolheu. Lugar de gente simples, mas de um coração enorme.
Por: Fernando de Souza

NÂO CONHEÇO MAS ACHEI AS FOTOS LINDAS.UM DIA QUEM SABE FAÇO UMA VISITA,AINDA MAIS COM UM AMIGO MORANDO NESIA BELA CIDADE
Por: CIDA

Não conheço mas quero conhece-la no mês de Abril para uma turne de pesca.
Por: Claudionor Guimaraes

pelas fotos a cidade e linda minha irma moro ai em dezembro eu vou ate ai ver tudo de pertinho
Por: claudia renata mariano

Estive várias vezes em Planura e adorei. Quem quer sossego e boas pescarias em um rio de aguas limpidas, não pode deixar de ir à Planura. É garantias de bons peixes e de diversão. O povo é hospitaleiro e educado.
Por: EDSON LUIS SALMAZZI

planura o que fala de planura cidade muito bem localizada as margem do rio grande que tem em sua gente sua maior riqueza e sua maior virtude que tem em seu lago de furnas uma otima oportunidade de turismo e sua localidade planura como qualquer outra cidade brasileira tem seus pobremas mas que fica pequeno perante seu povo muito gentil e ospitaleiro um abraço para todos que admiram planura como um legitimo planurese saldades de planura tenho certesa que neses procimos anos planura vai onra seu nome e ser plana perante aos olhos de minas gerais e ser orgulho para o povo de planura um abraço
Por: sergio silva

eu costei muito e muito bonito a vila eu queria ver os miquinos mas nao deu
Por: eduarda de barrinha

CONHEÇO CIDADE DE PLANURA TENHO UMA TIA QUE MORA AI,ELA SE CHAMA ANA A MAE DO BUIU.ESPERO VOLTAR UM DIA PARA REVER TODOS DE PLANURA.
Por: ROSANA PINHEIRO

Ótimo lugar p descansar,praticar a pesca esportiva com grandes variedades e como o interior de mg calma e sossegada
Por: junior

nasci em planura,morei ai ate meus 22anossou filho de artur pinto,tenho 4 irmão que mora la vanda borges,vaina,fio,vanusa, é uma cidade maravilhosa choro de saudade dai graça DEUS TIVE UMA OTIMA CRIAÇÃOtenho muita saudades dos meus amigos que deixei la,soninha,duda,pedro,paulo cesar,plinio,jander,muitos outros,que saudades!!!!!amos todos la uma cidade maravilhosa,hoje vivo em belo horizonte ja 30 anos planura não sai do meu coração.obrigado planurenses por ter nascido é muito honra para minha vida ser um de vcs ai .Que Deus abençoe todo vcs ai recordação ao marcelo ,marcos borges meus sobrinhos do meu coração
Por: valter artur de oliveira

A cidade e´ boa de morar as pessoas nos recebe bem .Com isso deixa saudades uma pena nao poder ir este ano ai rever alguns amigos e familiares que moram ai fica a saudade. Gostaria que mostrassem este comentario aos meus parentes a DONA ANA WERLY AO NIL A MEIRE E ATECA BEIJOS
Por: rosana cuiaba mt

Adoro essa regiao. Ja pesquei muitas vezes no rio grande.
Por: Elizeu Travinski

Morei em Planura 1972 à 1975, meu finado pai trabalhava na Usina de Porto Côlombia. Eu tinha na êpoca 17anos, cidade gostosa de se morar. Nunca mais voltei aí. Mas um dia pretendo passear aí e rever amigos que deixei aí. Hoje sou aposentado e morando atualmente na cidade de Foz do Iguaçu Pr. Saudações à todos de Planura que tanto me acolheu. Abraços à todos. Messias.
Por: José Messias da Silva

cidade abençoada e esta. gosto muito de planura já faz 13 anos que me mudei de planura tenho muita saudade desta querida cidade onde toda a minha familia mora sou filho do falecido josé maria o zé banbú deixo um forte abraço a todos da cidade que Deus abençoe todos ai se voçê esta a procura de tranquilidade esta e uma cidade na qual vai te aconchegar não perca esta oportunidade de visitar a cidade de planura moro hoje com esposa e filha em cabo frio rio de janeiro. Deus abençoe esta linda cidade abençoada
Por: josé carlos de oliveira

conheci planura quando era apenas um vilarejo e nao me esqueço de tantas emoçoes que la vivi . principalmente de um namorado que me feis uma cerenata com a musica querida de jerry adriane da qual nunca vou me esquecer.
Por: ariadna de melo

ja conheço mt lindo ai, vou sempre no aniversario do moto clube vida loca. e sabado estamos indo novamente. um abraço.
Por: marlene ap leme

vou em planura 4 vezes ao ano e adoro esta cidade estive em um rancho com toda a familia foi maravilhoso nossa estadia em planura , aindo vou morar nesta cidade!.
Por: maria tonini

Gosto muito de Planura la é uma cidade maravilhosa tanto para morar quanto para passear.La tenho bastantes parentes,e la também as pessoas são bastante humilde e nos tratam super bem Planura vocÊ faz parte de minha infÂncia e quem sabe faça parte do meu Futuro.Vai um grande beijo e um forte abraço para Adenivalda;Fábio e Flávio;Paulinho;celsinho;Dudu;Eloisa;Luan e Leone enfim para todos de minha familía 'SILVA'amo todos voçes De:Luana Jaboticabal SP
Por: Luana Vital da Silva

estarei visintado planura em pouco tempo, estarei visitando a igreja Assembléia de Deus que estará em festa, até logo
Por: Wellington Braga

Já visitei a cidade e amei. É um lugar tranqüilo e gostoso para passar as férias ou descansar por um fim de semana. Maravilhoso.
Por: Ana Paula

planura é uma cidade pequena e, grande por todos seus encantos mil, rio,pesca,festas e um povo acolhedor,pessoas umildes, gente amiga e muito feliz. sempre que posso estou lá para me deliciar com os meus pais, irmaos e amigos. se vc puder conhecer ñ vai mas esquecer.
Por: Francisco Gilmar Machado de Lima

essa cidade planura e minha casa a minh. vida toda. ate eu.tive.vivo.
Por: maicon costa

já passei nesta pequena cidade do triângulo mineiro,na divisa do estado de são paulo,muito legal tinha um restaurante do carazinho muito show,comi uma bacalhoada dos deuses,feita pelo proprietário sr.carazinho,uma figura!
Por: itamar

planura que me viu nascer que saudade dos familiares e dos amigos em breve estarei ai nesta cidade linda abraços a todos
Por: pedro ferreira de carvalho

o estado de minas e tudo de bom eu sou paulista mas nunca me imaginei morando em minas mas a vida prega peças me apaixonei por um mineiro e vou morar em planura estou muito feliz em ir viver nesta terra que me acolheu de abraços abertos
Por: PRISCILA APARECIDA SILVA CAMPAGNIOLI

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Planura
Fundação:
1962
Altitude:
492m
População:
8.651 habitantes
Área:
318,9km²
Densidade Demográfica:
27,13hab/km²
CEP:
38220-000

Envie seu comentário sobre Planura

banner