Pedro Leopoldo

Pedro Leopoldo-MG
banner

Bem-vindo a Pedro Leopoldo!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Pedro Leopoldo, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Pedro Leopoldo.

A cidade de Pedro Leopoldo, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 710m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 50.829 habitantes. A área total de Pedro Leopoldo é de 291,9km², e sua densidade demográfica é de 174,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pedro Leopoldo-MG é 33600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pedro Leopoldo

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico das Grutas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Foi seguindo as rotas formadas a partir das investidas dos bandeirantes e dos sertanistas, que Antônio Alves da Silva chegou à Cachoeira Grande, onde em 1893 construiria a Fábrica de Tecidos Cachoeira Grande que deu início, junto com a Estação Ferroviária, ao que hoje é a cidade de Pedro Leopoldo.
Em 1890, Antônio Alves Ferreira da Silva, ao fazer uma visita a sua irmã, Angélica, na Fazenda Quilombo, em Pindaíbas, conheceu a Cachoeira Grande, atual Pedro Leopoldo, e viu nela um potencial hidráulico maior do que o da Cachoeira dos Macacos, em sua fazenda, onde ele já tinha uma fábrica têxtil instalada. A partir de então Antônio Alves dedicou-se a adquirir a Fazenda da Cachoeira Grande ou Fazenda das Três Moças, como também era conhecida. Esta fazenda contava com o casarão principal - posteriormente queimado por ter abrigado vítimas de tuberculose -, a casa do engenho - atualmente conhecido como casarão da fábrica e que foi durante muito tempo utilizado pelos diretores da fábrica como moradia, e portanto, apesar de algumas modificações, ainda existe - , os armazéns, que seriam localizados em frente à Casa do Engenho, - ao que parece ainda existem -, uma casa ainda em construção - cuja descrição nos remete á atual Casa da Administração -, e a casa do caseiro, que imagina-se ser a casa de esquina da Rua N. Sra. Da Saúde, que ainda existe. Pedro Leopoldo é um promissor município da região metropolitana de Belo Horizonte (localizando-se a 42 km da capital), com acesso fácil para Brasília, Belo Horizonte, Aeroporto Tancredo Neves (Confins) e para o interior do Estado. No início, a Fábrica de Tecidos e a Estação Ferroviária impulsionaram o crescimento de Pedro Leopoldo – cidade que hoje tem como principais industrias instaladas empresas como a Multinacional Holcim, ou ainda a Camargo Corrêa e Precon Industrial.
Todas fazem parte da história dessa cidade que, segundo registros históricos, começou há 12.000 anos. Ao fazermos uma linha histórica da ocupação humana na região que hoje forma o município, podemos comprovar esta data, aproximadamente, segundo a datação do esqueleto conhecido como “Luzia”, encontrado em Pedro Leopoldo com idade de 11.500 anos. O município tem ao todo, mais de quinze sítios de valor arqueológico, espeliológico ou paleantológico, muitos sem nunca terem sido estudados; tudo encontrado numa região que também é rica em pinturas rupestres. Figuras de renome mundial como Peter Lund, Fernão Dias e Chico Xavier fazem parte da história dessa importante cidade, terra de belezas, história e cultura. Cultura escrita nas mãos de pessoas como Sr. José Issa, belezas escondidas nas terras e grutas da Quinta do Sumidouro e muita história que pode ser contada e apreciada nas grutas e lugares desconhecidos que valem a pena ser visitados.  

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:

pedroleopoldense

População:

58.686 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade de clima agradável e berço de mineiros como Chico Xavier, Dirceu Lopes e Nicolau Neto, Pedro Leopoldo está sempre de portas abertas para quem quer se deliciar com seus encantos ou se deixar seduzir pelo seu bem mais precioso: a hospitalidade de sua gente.

Clima:

Tropical úmido 

Temperatura Média: 

22° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região Belo Horizonte 

Limites:

Matozinhos, São José da Lapa, Confins, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves,Esmeraldas e Jaboticatubas 

Acesso Rodoviário:

MG-010/ MG-424 

Distâncias:

Da Capital:

46 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Pedro Leopoldo tem belezas naturais de raro valor. As grutas guardam vestígios, como restos de cerâmicas, instrumentos de vários tipos, fósseis humanos e de animais em bom estado de conservação e muitas pinturas rupestres. A Gruta do Baú é a preferida na região pelos escaladores. É também ótima para uma boa caminhada e ainda tem um quiosque que serve bebida gelada para os aventureiros ofegantes.

Ultimamente, tem sido um incrível cenário para shows de artistas de fama nacional. Já a Quinta do Sumidouro guarda muito da história da fundação da cidade. A lagoa do Sumidouro é mais um dos tesouros, com sua bela paisagem cercada de milenares pinturas rupestres.

A noite de Pedro Leopoldo é animada. A Exposição Agropecuária atrai várias pessoas com seus shows e rodeios, e o folclore tem seu espaço garantido no Encontro de Guardas de Congo. A festa de Nossa Senhora do Rosário, em Vera Cruz, tem fogos, apresentações de cavalhada, e os visitantes podem servir-se à vontade de uma deliciosa galinhada.

Principais Pontos Turísticos:

IGREJA DOS BEXIGUENTOS

Categoria do atrativo: Histórico / Cultural

Tipo do atrativo: Igreja

Nome do atrativo: Igreja dos Bexiguentos

Endereço: Fazenda do Campinho, s/n0
CEP: 33600-000

Descrição:
Pedro Leopoldo guarda, entre suas tradições, o culto às almas dos “bexiguentos”: a crença no poder de cura de vitimas de varíola – doença também conhecida como “bexiga”. As almas desses doentes teriam, segundo fiéis, se elevado a um plano superior e, devido ao grande sofrimento em vida, adquirido o poder de interceder junto a Deus pelos que a eles pedem ajuda.

A estória contada ao longo dos anos diz que essas pessoas teriam sido enterradas semi-vivas, numa cova comunitária. Os escravos contaminados que foram enterrados neste local foram: Joaquim “Bixento”, Carmélia, Carmelita, Camila, Candinha e Emília. O lugar no alto do morro ao lado da Igreja, ficou conhecido como Cemitério dos Bexiguentos.
As segundas-feiras, que é o dia das almas, os devotos visitam o local, acendem velas e rezam. Todos os anos, no dia de finados, uma missa é celebrada lá em intenção às almas.

GRUTA LAPA VERMELHA

Categoria do atrativo: Natural / ecológico

Tipo do atrativo: Gruta

Endereço: Fazenda Lapa Vermelha, s/nº - Zona Rural – Pedro Leopoldo – Cx. Postal 027

Responsável: IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Telefones para contato: (31) 3335-0724 / 3335-0528
Site: www.iphan.gov.br

Descrição: O sítio arqueológico da Lapa Vermelha revelou importantes fatos da nossa história geológica e tornou-se um marco para a História da Evolução Humana, nela foi encontrado o fóssil mais antigo das Américas, a Luzia.

CACHOEIRAS
 
Cachoeira das Três Moças

Cachoeira do Espinhaço, do Casado e das Três Moças
 
Capela Nossa Senhora do Rosário

Do final do século XVII, é uma das primeiras capelas mineiras. Apesar de ter sofrido algumas intervenções conserva as características arquitetônicas das capelas do período minerador.
O interior mantém a imaginária original, tendo sido apenas enriquecido. Fica na Quinta do Sumidouro.

Casa de Chico Xavier

Endereço: Rua Pedro José da Silva, 67 - Centro 

FAZENDA DO URUBU

Categoria do atrativo: Natural / Ecológico

Tipo do atrativo: Cachoeira

Endereço: Estrada do Urubu, s/n0
CEP: 33600-000

Telefone: (31) 3661-1026

Funcionamento: Sábado, domingo e feriado, de 08:00 às 17:00 horas

Distância do Centro: 11 Km 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- No início do ano, acontece o Festival de Verão, que agita a cidade com grandes shows e oficinas de arte e cultura. Um mês antes do Carnaval, começa a festa o Boi da Manta, um bloco divertidíssimo que sai toda quarta e sábado, com banda e muita gente fantasiada. Em abril, acontece a curiosa festa do poste. 

- Há alguns anos, descobriram uma plaquinha em um poste da cidade com a data da sua inauguração (20/04/1961), e algumas pessoas passaram a brindar no dia. Com o tempo, a brincadeira foi-se tornando uma grande festa, com direito a shows de bandas locais, bolo e discurso para o aniversariante.

- O município orgulha-se de manter vivas suas tradições folclóricas, com destaque para as festas religiosas e o “Boi da Manta” que, todos os anos, antecede o carnaval atraindo multidões.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRO LEOPOLDO

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3660-5100

Sites: http://www.pedroleopoldo.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso Unir

Telefone: (31) 3663-8000 / 8008

Site: http://www.expressounir.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3661-3022 / 1718

Sites: http://www.1cartoriopedroleopoldo.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Ao contrário de muitas fontes, que postulam que o médium teria nascido em Uberaba, no Triângulo Mineiro, Francisco Cândido Xavier nasceu no que hoje é Pedro Leopoldo, em 02 de abril de 1910, e lá viveu até 05 de janeiro 1959, quando de fato mudou-se para Uberaba, onde morreu em 2002, no mesmo dia em que o Brasil comemorava o pentacampeonato da Copa do Mundo da FIFA.

Chico estudou até a 4a série na Escola Estadual São José. Trabalhou primeiramente na Fábrica de Tecidos, e posteriormente na Fazenda Modelo, como escriturário. Fundou o primeiro Centro Espírita na cidade, o Luiz Gonzaga, ainda operante, na mesma simplicidade em que começou. Foi alvo de diversas controvérsias e perseguições por parte da maioria católica e de muitos dos padres de então, pois o conservadorismo e a baixa instrução de grande parte da população era incompatível com os pensamentos de Allan Kardec.

Em 1959, sai da cidade, indo para Uberaba, cidade onde ganharia notoriedade nacional.

Outra personalidade famosa nascida em Pedro Leopoldo seria Dirceu Lopes, um dos maiores jogadores da história do país. Atuou a maior parte da vida no Cruzeiro, time no qual aposentou em 1979. Foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 1971, e um importante jogador da lendária Seleção Brasileira da copa de 1970.

Além de Chico Xavier e Dirceu Lopes, o ex-futebolista e atual técnico de futebol Marcelo Oliveira também é natural de Pedro Leopoldo. Ele já treinou equipes como Atlético Mineiro, Ipatinga, Paraná Clube e atualmente é o comandante do Coritiba. 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Pedro Leopoldo

tenho orgulho em ser pedro leopoldense!! adoro minha cidade suas festas e seus pontos turisticos... PEDRO LEOPOLDO sou 100%vc!!!
Por: Luene Martins

pedro leopoldo e a cidade mais linda que ja vivi porisso tenho muito orgulho de morar em uma cidade maravilhosa como pedro leopoldo.
Por: daniel barbosa dasilva

nasci nesta cidade maravilhosa ,pena que so conheço por foto,mas gostaria de conhecer bjos a tds de pedro leopoldo
Por: tamara prado

Não só conheço Pedro Leopoldo, como praticamente vivo la, é uma cidade linda, e principalmente pelas cachoeiras que sao maravilhosas e baratas pra entrar, os restaurantes sao muito bons tbm, ótima cidade pra passar um fim de semana fazendo um tour por todas as cachoeiras de la....
Por: SAMANTHA

vc que nao conhece pedro leopoldo.peço que venhao, pois temos muitas atraçoes.EX; BOI DA MANTA, CACHOEIRA DO MATUTO, LUGAR AGRADAVEL MUITO VERDE, PISCINAS NATURAIS,CERVEJA GELADISSIMA, UM BOM TIRA GOSTO,SEGURANÇAS TREINADOS E ESPERIENTE,UM QUADRO DE FUNCIONARIOS,RECEPITIVOS. TEMOS TAMBEM OUTROS LOCAIS DE LAZER SEM CONTAR COM O RODEIO SHOW QUE E UM DOIS MELHORES DO BRASIL. EM PEDRO LEOPOLDO E TUDO DE BOM
Por: carlos roberto soares

Qdo estou em Pedro Leopoldo,estou mais que feliz! Ai,posso dizer que sinto a vida!
Por: Vicente de paulo

Gostaria de ver mais fotos. A cidade parece ser muito bonita.
Por: Marli

Ainda nao mas quando voutar ao Brazil com certeca irei conhecer.
Por: Elismar Carolino

Conheço muito bem a cidade de Pedro Leopoldo, pois moro aqui há 16 anos. É uma boa para se morar, além de ser bastante tranquila, tem vários eventos aqui na cidade. Eu gosto de morar aqui. Valeu PL.
Por: Gabriel Marques

ja fui muito a pedro leopoldo,amo esta cidade,estou querendo comprar uma casa nesta cidade,atualmente estou morando em vitoria es,mais confesso que prefiro o sossego de pedro leopolde.
Por: juliene novais

conheci a cidade de pedro leopoldo no ultimo final de semana passado,amei a cidade nao deu tempo de conhecer os pontos turisticas mas concertesa deve ser maravilhoso como a cidade. valeuuuuuu pedro leopoldo.
Por: veralucia dantas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedro Leopoldo
Fundação:
1923
Altitude:
710m
População:
50.829 habitantes
Área:
291,9km²
Densidade Demográfica:
174,13hab/km²
CEP:
33600-000

Envie seu comentário sobre Pedro Leopoldo

banner