Guapé

Guapé-MG
banner

Bem-vindo a Guapé!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Guapé e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Guapé.

A cidade de Guapé, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 760m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.228 habitantes. A área total de Guapé é de 937,2km², e sua densidade demográfica é de 15,18hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guapé-MG é 37177-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guapé

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Lago das Gerais

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras referências da origem do município datam de 1825, quando se deu a construção da primeira capela. Somente trinta anos depois o povoado é elevado a freguesia, com o nome de São Francisco de Aguapé, fazendo parte do município de Boa Esperança, com o nome de São Francisco do Rio Grande. Em 3 de fevereiro de 1924, o distrito foi elevado a município, passando a chamar-se Guapé.
A construção de uma represa, para instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas, idealizada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek no fim dos anos 50, provocou a inundação de 206 quilômetros quadrados do município, um terço da área total.
Porém a inundação pelas águas de Furnas provocaram um atraso no desenvolvimento da cidade. Pontes e estradas hoje submersas foram substituídas por balsas, e das cinco estradas de acesso a cidade, apenas uma é pavimentada.
Furnas inundou Guapé e a má administração da cidade dos tempos da inundação até hoje não soube correr e exigir de Furnas, e dos governos Federal e Estadual, obras de infra-estrutura, como pontes e estradas pavimentas.
O café, que é sua maior riqueza, foi roubado, quando uma quadrilha de ladrões desviou o café da [Coocafeg (Cooperativa dos cafeicultores de Guapé)] deixando vários produtores lesados e com grande prejuízo.
O município, situado entre os rios Grande e Sapucaí, teve grande parte de suas terras e sua própria sede inundadas. Foi, então, construída uma nova cidade em local mais alto. Hoje o município possui, para entretenimento de sua população e dos visitantes, o Ipê Clube Campestre Guapé, próximo à represa de Furnas, o Parque Municipal do Paredão com três cachoeiras de rara beleza.

Significado do Nome

Que é, na língua indígena, uma planta aquática que recobre a superfície dos lagos e rios com suas folhas, formando uma espécie de tapete verde.

Aniversário da Cidade

03 de Fevereiro

Gentílico

guapeense

População

13.838 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia local esta baseada na agricultura, com a predominância do café para exportação, leite, gado de corte, cachaça artezanal e milho, dentre outros produtos. A indústria da pedra decorativa (arenito) vem se sofisticando a partir da década de 90 e na entrada do século XXI despontou a indústria do vestuário.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Oeste

Limites

Capitolio, Formiga, Pimenta, Boa esperança, Cristais, Ilicinea, Carmo do Rio Claro, São José da Barra

Acesso Rodoviário

MG-050 /MG-170/Br-381

Distâncias:

Da Capital:

290 km

Outras:

Cidade     Distância (km)

Belo Horizonte       293
São Paulo             438
Rio de Janeiro       516
Brasília                806
Goiânia                800
Curitiba                847
Capitólio                26
Varginha              125
Passos                 103

hspace=0 TURISMO

Resumo:

A cidade de Guapé é dotada de belas cachoeiras, as quais você pode desfrutar da beleza durante os dias em que passar na cidade. Divirta-se pescando Tucunarés, Lambaris, Piaparas, Dourados, Traíras, Piau, Mandi, Tilápia Nilótica e Rendali e várias outras espécies!

Principais Pontos Turísticos

Barragem de Furnas

A Barragem de Furnas, construída na garganta do Rio Grande, a jusante da sua confluência com o Rio Sapucaí, tem 127m de altura, 550m de comprimento e 15m de largura na sua Crista.
A característica mais notável do Lago de Furnas é o seu tamanho. A área inundada é de 1440 Km², estendendo o Lago por 240 Km no bravo do Rio Grande, cruzando a rodovia Federal 381 entre Belo Horizonte e São Paulo, nas proximidades de Ribeirão Vermelho. Estende-se também por cerca de 170 Km no Bravo do Rio Sapucaí, alcançando as proximidades de Varginha. O Lago tem a cota máxima de operação de 772m e a cota mínima de 750m. O volume de terra e enrocamento é de 9.450.000m².
No reservatório, o nível dágua máximo normal é de 768m, o nível mínimo dágua normal é de 750m, sendo o volume total de água de 22590 x 106 m³. Os objetivos primários da Barragem e do Lago de Furnas são a produção de eletricidade e a regularização da vazão do Rio Grande.
A terra que circunda o Lago de Furnas é caracterizada por uma variedade de aspectos físicos, sendo alguns de grande raridade. Topograficamente, tal região varia de terrenos razoavelmente planos para Colinas onduladas e de montanhas. Esta topografia determina a variedade de relações terra-água na área do Lago.
Endereço: Sudoeste do Estado de Minas Gerais
Como Chegar: Partindo de Belo Horizonte tomar MG 050 em direção ao Sudoeste do Estado. 

Cachoeira de Água Limpa

A Cachoeira de Água Limpa é formada pelo córrego de mesmo nome, que deságua na represa de Furnas.
Este córrego possui mais de seis quedas de águas cristalinas, que caem de um cannyon de aproximadamente 4 Km de extensão, formando várias piscinas naturais, próprias para o banho.
No local onde localiza-se a cachoeira, encontra-se área para camping e pesca. A região é cercada de altas montanhas, com vegetação densa de campos, possuindo matas ciliares ralas.
A fauna é rica e variada: capivaras, lobos-guará, macacos suá e monocarvoeiro, micos sagüi, raposas, tucanos e pica-paus. Os peixes mais encontrados são o mandi e a traíra.
Endereço: Serra da Rapadura
Como Chegar: Seguir até a saída para Passos e Boa Esperança. Tomar estrada que leva à comunidade de Jacutinga. Seguir até a Usina do Dr. Passos Maia e tomar estrada que leva a Carmo do Rio Claro até a divisa com o município. Após, seguir o curso do rio até o atrativo.
 
Cachoeira do Capão Quente

A Cachoeira do Capão Quente é formada pelas águas do Córrego da Jacutinga, com uma pequena queda de aproximadamente 6 metros de altura. Desaguando em uma piscina natural com cerca de 5 metros de profundidade, possui águas cristalinas, com temperatura em torno de 22ºC, apropriada para banhos e mergulhos.
A vegetação circundante é formada por árvores de grande porte, como a massaranduba, sendo encontradas várias espécies de pássaros e pequenos animais silvestres.
Endereço: Fazenda do Capão Quente
Como Chegar: Partindo de Guapé, seguir em direção à comunidade de Jacutinga. Tomar o acesso que leva à Fazenda Capão Quente, virando à direita na estrada que dá ao córrego da Jacutinga. Caminhar aproximadamente 700 m.
 
Cachoeira do Inferno

A Cachoeira do Inferno é formada pelas águas do Córrego da Anta, possuindo um salto de aproximadamente 35 metros de altura.
Ela corre por entre as pedras, desaguando em uma pequena piscina natural que, posteriormente, deságua em um poço impróprio para mergulho. A água é límpida e a temperatura encontra-se em torno de 20ºC.
A vegetação circundante é de mata de galeria, rala e rasteira.
A fauna consiste em variados pássaros e pequenos animais silvestres.
Endereço: Divisa de Município de Guapé/Ilicínea
Como Chegar: Partindo de Guapé, seguir em direção à comunidade de Monteiros. Após, tomar estrada que leva ao ponto de Fernandes até o córrego da Anta (aproximadamente 13 km).
 
Cachoeira do Macuco

A Cachoeira do Macuco é formada pelo Córrego da Empreitada, nascendo a 1.200 metros de altitude, com uma queda livre de 46 metros.
Suas águas cristalinas formam uma piscina natural, própria para saltos e mergulhos, com temperatura em torno de 20º C.
Ao redor desta piscina, a área é livre, com vegetação rala, servindo ao camping selvagem. Atrás da queda dágua, há um abrigo natural formado pelas rochas, com vegetação de mata-galeria, que permite atravessar de um lado para o outro.
Pássaros e pequenos animais silvestres formam a fauna da região.
Endereço: Estrada Guapé/Passos, próximo ao Parque do Paredão
Como Chegar: Partindo de Guapé, seguir em direção ao trevo que leva a Passos. Após, seguir aproximadamente 13 km à esquerda do Parque Paredão.
 
Cachoeira do Moinho

A Cachoeira do Moinho é formada pelas águas do Córrego do Palmital, possuindo uma queda de aproximadamente 22 metros de altura.
Deságua em uma pequena piscina natural, de águas límpidas, com temperatura em torno de 20ºC.
O acesso ao local da cachoeira é difícil, sendo feito margeando-se o córrego.
Endereço: Distrito de Araúna
Como Chegar: Partindo de Guapé, seguir em direção a Santo Hilário (antiga estrada Santo Hilário - Guapé), até a Fazenda Cachoeira. Após, caminhar aproximadamente 500 metros, margeando o córrego.
 
Cachoeira do Paredão
 
A Cachoeira do Paredão é formada pelo córrego do Paredão, que nasce na Serra da Rapadura a 1.300 metros de altura. A cachoeira forma várias quedas d’água que deságuam em grandes piscinas naturais e permitem banhos e mergulhos. As quedas possuem alturas variadas de 5 a 15 metros, tendo a principal aproximadamente 25 metros. As piscinas possuem em torno de 8 metros de profundidade, devendo o usuário tomar cuidado com pedras escorregadias que existem no local. A água é cristalina e sua temperatura está em torno de 20ºC. A paisagem circundante é composta por grandes paredões íngremes de quartzito, cercados por vegetação não muito densa e flora e fauna diversificadas.
Endereço: Parque Municipal do Paredão
Como Chegar: Partindo da praça Dr. Passos Maia, tomar avenida Brasil e rua Três de Fevereiro até a saída para o trevo de Passos e Boa Esperança. Andar 1.300 metros até o trevo e virar à direita, no sentido de Passos. Seguir aproximadamente 10 Km até o atrativo.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O município mantém ainda hoje um animado carnaval e grupos que mantém a tradição do congo, moçambique e a folia de reis.          

 Outubro 

04 - Padroeiro São Francisco

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPÉ

E-mail: [email protected]

Telefones:  (35) 3856-1250 / 1522   

Sites: http://www.guape.mg.gov.br/home

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTO E REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS DE JURÍDICAS:

E-mail:

Telefones: (35) 9966-0049 / 9803-9727   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Guapé

Nasci em Guapé,mas estou fora ja uns 37 anos,assim que posso vou pelo menos 1 vez por ano, ja fez mais de 2 que fui. `minha Cidade de coração meus irmão queridos moram ai.uma represa maravilhosa,que as autoridadestem que valorrizar mais, o turismo é importantissimo, traz riqueza, temos tudo ai. fiquei sabendo do asfalto Guapé Pimenta otimo, mas vamos lutar pra sair tambem para Passos, Capitolio, ai simvai ser um sucesso. um abraço Wellington
Por: Wellington Luiz Amaral

la e otimoooooooooooooooo melhor lugrar de mg eu nasci la minha querida cidade
Por: pepe

Já vivi em Guapé,e gosto muito .Acho uma cidade tranquila e acolhedora de um povo rico em simpatia de uma natureza incalculavel.Ribeirão preto
Por: Raquel Antonia da luz matos

gostaria muito de morar nessa cidade ela é maravilhosa meu esposo naceu e pasou toda sua adolesencia nela sempre quando poso visito pois tenho muitos parentes, gostaria que ela fose mais,divulgada esportes,turismo e etc.
Por: dioneia morales passoa

ccidade maravilhosa pela repreza e chachoeiras que a circundam.povo hospitaleiro,exc.clima, quem visita p/ lª vez jamais esquece e volta sempre.
Por: paulo policarpo luz

adorei esta cidade nao so as paisagems como seupovo umilde e cordeirosao otimos anfitriao vou la de novo no feroado de tiradente
Por: ricardo

GUAPÉ É UMA DAQUELAS CIDADES QUE SÓ CREMOS QUE EXISTE APÓS VISITÁ- LA, ONDE A NATUREZA, A PAZ,A VIDA CONSEGUIRAM SOBREVIVER À AÇÃO DESTRUIDORA DO HOMEN. ME ORGULHO DA MINHA FAMÍLIA TER ORIGEM GUAPEENSE.
Por: MARIO LUCIO DOS SANTOS

Etá cidadizinha boa..... Guapé!!!QUEM TE CONHECE;NAÕ TE ESQUECE JAMAIS!!!!!!! Bjussss
Por: Jéssica Freitas

Quem conhece uma vez quer voltar sempre. Essa cidade é um exemplo de sucego, calma, paz, e tranquilidade. Indicado pra quem quer refresacar a cabeça! Passem uns dias lá eu aconcelho
Por: fernanda

Essa Cidade e linda .Mais necessita de mais divulgação
Por: Edézio Rocha Teixeira Junior

Excelente local, povo hospitaleiro, clima agradavel,belos locais a serem visitados, em fim tudo o que o turista precisa para um bom descanso
Por: ademar ikeda

GUAPÉ...paraiso aquatico das gerais...................
Por: wanderley cunhA

¨" um dia ainda volto prá lá,para o meu querido GUAPÉ,paraiso aquatico das gerais o qual não esqueço jamais;essa grande industria sem CHAMINÉ.
Por: deley da conça

Um local que foi esculpido por Deus. Passei 02 dias mais lindos de minha vida.
Por: VALTERCI BARBOSA OLIVIERA

Já fui e amei o paredão é lindo, a cidade acolhedora tudo de bom.Quem ainda não foi vale a pena conhacer.
Por: Flávia Helena Gomes Honorato de Toledo

Eu Nasi ai na cidade de guape Fais muitos anos qe nao vol ai estou minto emcantado com as belesas de guape
Por: napoleao alves

Boa tarde Sou de Guapé, moro atualmente em Campo Grande-MS ja alguns anos,aqui omo em varios lugar a midia fala e mostra a Cidade de Bonito,realmente tem coisas bonito, mas o nosso paredão, macuco a represa, não deixa nada a desejar de bonito para mostrar para o Brasil, espero que a Midia de Minas realmente mostra as nossas belezas. Um abraço Wellington
Por: wellington Luiz Amaral

Ai, Guapé é uma cidade maravilhosa!É um lugar que Deus sonhou construir. Por do sol e nascer maravilhosos, cachoeiras mais lindas que já vi, povo hospitaleiro, simplicidade realmente humana. Aqui vc encontrará o que realmente procura: paz interior. Seja bem-vindo em nosso paraiso.
Por: Eliz Regina Florencio

sou da cidade de FORMIGA,estive no paredao de guape,agora em janeiro.achei maravihoso...lindo este lugar!um pedaço do paraiso,aqui na terra!voltarei mais vezes!aguas transparentes,para dar muitos merguhos!
Por: viviane araujo

tudo de bom . parabens por mais um aniversario felicidade
Por: maria divina lima

moro em são paulo meu pai e fiho de.guapé todo final de ano nós vamos pra gupé adoro a represa andar de balsa vamos ao paredão curtimos bastante a cidade ♥amo♥ guapé ♥ Parabéns para todos guape-emeses
Por: andressa morales de melo

tenho o privilegio de ter nascido nesta cidade.estive ai agora em maio estava muito frio mas o calor humano continua o mesmo.posso afirmar que grande parte da cidade de guapé é nosso parente, a familia de meu pai eram 22 irmaos e a de minha mae 14.imagina de 1950 pra cá rendeu bastante.bjs a todos os guapeenses.familia melo.barbosa, oliveira entre outras.jaime
Por: jaime oliveira melo

voces sao muito especias para min amo esta terra minha que eguape moro em floripa mas nunca esqueci dos meus amigos estou com muita saudade de todosvoces
Por: krica

Guape e uma cidade maravilhosa...tudo mundo que conheçe nunka esqueçe adoro essa cidade! sz
Por: Dianielly

ja morei em guape ha vinte anos atras ,onde passei toda minha infancia ,nao existe cidade melhor para visitar
Por: patricia oliveira dutra

eu sa estive em guape muitas fez e tenho irmao ai .gosto muito guape em breve ire ai com toda minha familia e amigos ,de jaboticabal sp
Por: adair jose ferreira

Sou privilegiado por nascer e residir em guape, onde a natureza nos presenteou com tantas belezas;represa,cachoeiras paisagens lindas,gente hospitaleira e aqui onde moro um pedaço do paraiso.
Por: Elias Oliveira

Conheço Guapé moro aqui há 4 anos e adoro este lugar. Sua tranquilidade, os moradores são todos amigos de todos
Por: Andrea Alves

Bela cidade, muitas cachoeiras. A beleza da represa. Bom para prática de esportes naúticos. O Carnaval é brutal demais, festa de rua, a melhor do sul de Minas
Por: Carlos Henrique

Guapé é uma cidade maravilhosa, cheia de paz, natureza maravilhosa, muito verde, muita água, cachoeira, represa enorme. Lugar para pescar, acampar. Bom demais da conta é Guapé
Por: Silvana dos Santos

Gente quem não conhece não sabe o que está pderdendo! Guapé é uma delícia de cidade, rodeada pelo rio... MARAVILHOSA CIDADE!!!
Por: Sara

como e bom ver minha querida cidade assim tao bem cuidada o nosso parque do paredão cada vez mais lindo ha que saudade de minha querid cidade meu refugio protegido por deus
Por: Marcio Roberto De Alcantara

para quem não conheçe guapé eu falo p/ todos que, além de ser um lugar maravilhoso é também inesquessivél, os pontos turisticos,as comunidades e o mais lindo de todos, a represa.sempre que posso eu vou p/lá. amo muito a comunidade de santo antonio das posses.
Por: claudinei ap. da silva

Guapé é uma cidade maravilhosa, tive o prazer de viver lá por nove anos e posso garantir que é um dos melhores lugares para quem procura tranquilidade. É uma cidade acolhedora e que sempre recebe de braços abertos aqueles que chegam para visitar. Faça da visita a Guapé, uma constante na suas férias.
Por: Edslaine

eu morei no guape muito tempo e tenho vontade de voltar
Por: aurelianapaula

morei em guapé 06 anos. de 94 a 2000. cidade que ficou no meu coraçao. cidade de povo hospitaleiro e amigo. saudades maura.
Por: maura

guapé é tudo de bom,visitem guapé vçs irão amar este lugar
Por: claudinei ap. da silva

Trabalhei no Bradesco, e morei no Grande Hotel de Guape, no ano de 1.980, depois vim para Manaus, e estou ate agora aqui. Tenho otimas lembranças desta cidade de povo acolhedor. Tenho vontade de voltar a visita-la, recomendo a quem quiser descançar e pescar. Contato [email protected].
Por: RODOGERIO HASSELMANN

nasci e vivi em guape ate os dois anos minha familia inteira mora la cidade maravilhosa saudades nao existe lugar mais lindo no mundo do que guape vamos visitar sempre que podemos 2.3.4.vezes oa ano te amu guape lucimar franca sp
Por: lucimar de fatima gomes

Maravilhosoooooooooooooo... Perfeitooooooooooooo... Explêndidoooooooooooooooo... Gosto muitoooooooooooo daqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1 Beijos a todos visitantes.......... E venham todos conhecer nossa cidade!!!!!!!!!!!!!!1
Por: Danielle

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guapé
Fundação:
1923
Altitude:
760m
População:
14.228 habitantes
Área:
937,2km²
Densidade Demográfica:
15,18hab/km²
CEP:
37177-000

Envie seu comentário sobre Guapé

banner